Disciplinas isoladas

O PPGPS aceita discentes especiais em algumas de suas disciplinas (estudantes que não passaram pelo processo seletivo e fazem matrícula isolada em uma ou mais disciplinas, conforme normas do Programa). Antes do início de cada semestre letivo, é divulgada a lista de disciplinas que irão receber matrícula de estudantes nessa modalidade e os critérios utilizados na seleção dos estudantes.

Essa modalidade de matrícula permite ao estudante familiarizar-se com a dinâmica do Programa, com suas linhas de pesquisa e docentes, e também permite ao estudante avaliar se, de fato, ele deseja dedicar-se integralmente ao programa de mestrado e dar sequência, como aluno regular, a uma pesquisa de dissertação, o que exigirá tempo de dedicação e esforço pessoal.

Para se inscrever e participar como aluno(a) especial – a aprovação dependerá da análise do(a) professor(a) da disciplina – é necessário apresentar ao menos diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso, currículo resumido (1 página) ou currículo lattes e carta de intenção. Documentos adicionais podem ser solicitados em cada chamada, ou a critério de cada disciplina.

Orientações:

• Você pode se inscrever em até 2 (duas) disciplinas por vez, e poderá ser discente especial somente por 2 (dois) semestres..
  • A disponibilidade de vagas discentes especiais é disponibilizada a cada semestre letivo, assim como o período de inscrições, que, em geral (pode sofrer modificações), é divulgado cerca de 2-3 semanas do início do semestre letivo do PPGPS (que pode não coincidir com o semestre regular da graduação e de escolas).