Dúvidas frequentes

Como ingressar no mestrado?

Para o ingresso é necessária aprovação em processo seletivo, que possui requisitos definidos em um edital de seleção. Os editais anteriores podem ser consultados nesta página.

Para saber mais sobre o Programa, acesse “O que é o mestrado?” e “Por que o PPGPS?“.


Como melhorar minha chance de aprovação no processo seletivo do PPGPS?

O primeiro passo é uma leitura atenta do edital do processo seletivo, já que é ele quem define as regras da seleção. Faça um planejamento de estudos, envolvendo a leitura e fichamento dos textos indicados para a realização da prova escrita; e a elaboração de um pré-projeto de pesquisa, que deverá ser entregue no momento da inscrição no processo seletivo. Na etapa de arguição do pré-projeto simule a apresentação do mesmo para colegas, familiares e egressos do Programa, buscando não ultrapassar o tempo previsto no edital.


Tenho que pagar para fazer o mestrado no PPGPS?

O PPGPS UNIFAL-MG é totalmente gratuito para alunos regulares e especiais.


O programa disponibiliza bolsas de estudo?

Sim. Para mais informações, acesse bolsas de pesquisa.


Em que período as aulas acontecem?

Por ser um Programa de ensino integral, as aulas são realizadas no período da manhã e da tarde, de segunda a sexta-feira. No período de matrícula, a cada início do semestre, o discente indicará as disciplinas a serem cursadas definidas em conjunto com o seu orientador(a), obedecendo o número mínimo de créditos (no 1o semestre, são 14 créditos) e o prazo máximo para a conclusão da qualificação e defesa da dissertação, estipulados nas normas do Programa.

É importante lembrar que a escolha das disciplinas deve guardar relação com sua linha de pesquisa e projeto de dissertação que será desenvolvido ao longo de sua jornada de aprendizagem.


As aulas são presenciais?

Sim. Acontecem no campus Varginha (MG) da UNIFAL-MG.


Quantos créditos* devo cumprir?

No 1o semestre letivo, devem ser cumpridos 14 créditos. Nos demais, essa decisão envolverá o planejamento da pesquisa realizado em conjunto com o seu orientador(a).

Para mais informações, consulte as normas do Programa a dinâmica curricular.

* No PPGPS, a carga horária das disciplinas é contabilizada via sistema de créditos, sendo que cada 15h equivale a 1 crédito. Há disciplinas de 2 créditos (30h) e de 4 créditos (60h).


Quais disciplinas devo cursar?

O programa oferta diversas disciplinas por semestre. Elas podem ser obrigatórias (comuns a todos estudantes ou específicas da linha de pesquisa que o estudante pertence) ou eletivas. Cada uma possui uma quantidade determinada de créditos que podem ser verificados na dinâmica curricular. É desejável que o discente programe-se para finalizar a quantidade de créditos necessários em até 12 meses após o ingresso no Programa, dado que os últimos 12 meses estariam dedicados para cumprimento de estágio docente, publicação de artigo acadêmico e participação em congressos, exame de qualificação e defesa da dissertação, que deve acontecer em até 24 meses do ingresso no PPGPS.

Obs.: No PPGPS, a carga horária das disciplinas é contabilizada via sistema de créditos, sendo que cada 15h equivale a 1 crédito. Há disciplinas de 2 créditos (30h) e de 4 créditos (60h).


Quais são as linhas de pesquisa do PPGPS?

Linha 1 – Sociedade, trabalho e lutas sociais, descrita por eixos temáticos específicos que podem ser consultados neste link.

Linha 2 – Políticas públicas, gestão pública e desenvolvimento, descrita por eixos temáticos específicos que podem ser consultados neste link.


Como é a dinâmica das aulas no PPGPS?

Cada professor(a) tem sua própria metodologia, mas, em regra, existe um cronograma e todos(as) exigem a leitura de artigos científicos, livros e demais instrumentos para o desenvolvimento do conteúdo. Além disso, geralmente, ao final de cada semestre, o docente pode solicitar (e auxiliar) na produção de artigo científico ou projetos/produtos relacionados aos temas do Programa.

Os saberes e experiências compartilhados na sala de aula são muito ricos e proporcionam um salto de qualidade no processo de ensino/aprendizagem e formação cidadã do(a) mestrando(a). Os estudantes entram em contato com conhecimentos, dinâmicas, práticas e leituras essenciais para o seu desenvolvimento humano e profissional.


Há alguma informação sobre como os egressos percebem o PPGPS?

Sim. Consideramos que a a avaliação dos egressos do PPGPS é um dos principais indicadores de sucesso da excelência acadêmica, profissional e da formação humanista priorizas pelo Programa.

Informações específicas podem ser acessadas aqui.


Passei no PPGPS e agora?

Uma vez aprovado(a), a primeira etapa a ser cumprida pelo(a) discente será a efetivação da matrícula. Fique atento(a) aos prazos e aos documentos necessários. Veja as orientações básicas na área do discente e também leia as normas acadêmicas do Programa.