Objetivos e Público-alvo

O PPGPS tem por finalidade proporcionar formação científica interdisciplinar que contribua para o desenvolvimento de atividades de docência e de pesquisa. Com esse entendimento, o PPGPS forma mestres com elevado nível acadêmico, sólida formação teórica e prática e com perfil e capacidade para atuar em atividades de ensino, pesquisa e extensão, bem como, em consultorias e assessorias de forma interdisciplinar. A atuação se concentra no desenvolvimento de competências específicas para gestão, avaliação e planejamento em diversos setores e organizações como instituições públicas, privadas e do terceiro setor, que caracterizam sua área de concentração.

Após a conclusão do curso, os estudantes estarão aptos a:

  • Promover estudos e discussão teórica e conceitual sobre a articulação entre os setores público e privado e seu impacto na gestão pública e na sociedade.
  • Estudar instituições e regulações estatais e políticas públicas que atuem especificamente na interface entre o setor público e o setor privado, por exemplo, agências reguladoras, parcerias público-privadas (PPP) e políticas públicas com visão estratégica nas escalas local, regional e global que incentivem a justiça social, desenvolvimento econômico, equilíbrio ecológica, a diversidade cultural, a criatividade e a inovação.
  • Exercer perfil de professor em IES pública e/ou privada com conhecimento e flexibilização colaborando com a diversidade e promoção da acessibilidade à educação e às escolas.
  • Atuar em instituições comunitárias, educacionais, associativas, movimentos sociais entre outras, implementando estratégias de gestão e integração participativa com a comunidade, apoiando-se numa gestão participativa e democrática.
  • Compreender a sociedade como um campo de pesquisa explorando estrategicamente as metodologias quantitativas e qualitativas para diagnosticar a realidade social na qual se pretende fazer uma intervenção profissional pública.
  • Fazer uso de ferramentas de gestão destinadas ao planejamento, formulação, implementação, gerenciamento e avaliação de projetos

Público-alvo

Graduados nas diversas áreas do conhecimento, interessados na área de concentração Gestão Pública e Sociedade.