Linha 1 – Sociedade, trabalho e lutas sociais

Esta linha de pesquisa analisa os processos relativos à construção das instituições políticas, da democracia e da cidadania, investiga aspectos relacionados às formas de mobilização coletiva ancoradas na luta pelos direitos humanos, além de abordar questões teóricas e práticas ligadas ao mundo do trabalho e às desigualdades sociais em suas múltiplas dimensões e escalas.

Descrição dos eixos temáticos da linha:

• Eixo temático 1: trabalho
    • Esse eixo aborda pesquisas de várias vertentes envolvendo o trabalho e os trabalhadores, suas formas de organização e as transformações no mundo do trabalho, o que implica no estudo do caráter ontológico do trabalho, dos sentidos do trabalho, centralidade do trabalho, dos aspectos psicossociais do trabalho e da saúde do trabalhador. Assim, as temáticas mais comuns nesse eixo envolvem: formação da classe trabalhadora brasileira; regulação e instituições do trabalho e sua transformação histórica; sua organização e gestão; terceirização e outras metamorfoses do trabalho; estudos marxistas do trabalho, organização coletiva e ação sindical de trabalhadores; desigualdades no trabalho (de gênero, geracionais, étnicas, raciais, etc.); experiência subjetiva nos cotidianos de trabalho; representações e identidades sociais no mundo do trabalho; emoções e afetos no trabalho; estresse ocupacional e ocorrência de transtornos psíquicos relacionados ao trabalho; etc.
  • Eixo temático 2: economia solidária
    • Esse eixo procura articular conhecimento e prática acerca da economia solidária e social, do cooperativismo popular e da autogestão, buscando articular diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, são possíveis os seguintes temas de pesquisa: a relação da economia solidária com a extensão universitária; agricultura Familiar e agroecologia na economia solidária; associativismo; autogestão; clubes de trocas; consumo ético e solidário; cooperativismo; economia Solidária e educação popular; empreendimentos econômicos solidários; empresas recuperadas; fábricas ocupadas; práticas alternativas e contra hegemônicas de organização; finanças solidárias; incubadoras tecnológicas de cooperativas populares, metodologias e os processos de incubação dos empreendimentos; relações de gênero na economia solidária; tecnologias sociais; etc.
  • Eixo temático 3: movimentos, direitos e lutas sociais
    • Esse eixo abrange investigações sobre os movimentos sociais e direitos sociais, considerando sua relevância nas lutas sociais (contra diversas formas de exploração e opressão) pela autonomia e emancipação política/humana no processo histórico de desenvolvimento do capitalismo. O eixo abre espaço para a discussão das relações da educação com a formação profissional, política e social de discentes e docentes. Este eixo também se propõe a discutir os movimentos sociais em sua pluralidade de experiências de representação política “alternativas” ou “novas”, seja pela natureza de suas reivindicações, pelos atores políticos que as compõem ou pela forma em que atuam (ativismo, protesto, associativismo, coletivos, etc.), bem como o processo de criminalização dessas iniciativas.
  • Eixo temático 4: desigualdades e minorias
    • Esse eixo discute as desigualdades produzidas na sociedade contemporânea em seus diversos espaços – organizações (privadas, governamentais, não-governamentais, etc.), coletivos (associações, movimentos sociais, sindicatos, coletivos políticos, etc.), espaços públicos, etc. –, considerando as temáticas de raça e etnia, gênero, sexualidade, classe social, pessoas com deficiência, educação, comunicação e liberdade de expressão, etc. São bem-vindos estudos sobre a promoção da igualdade social e do reconhecimento de grupos construídos historicamente como minoritários/subalternos, observando as relações desses grupos com aqueles que ocupam lugares de privilégio, bem como sobre políticas públicas orientadas a tais temáticas

Docentes integrantes:

• Adílio Renê Almeida Miranda