Habilidades e competências dos egressos

As competências adquiridas ao longo da trajetória estudantil no PPGPS podem ser resumidas em:

  • Compreensão acerca da complexidade teórica e conceitual e das diferentes interfaces e articulações na gestão pública que envolvem os setores público e privado e o impacto social.
  • Qualificação para a gestão de ferramentas e instrumentos, mecanismos e recursos para produzir e impulsionar conexões entre a sociedade, os setores públicos e os setores privados.
  • Competências e habilidades gestoras para contribuir e fomentar vínculos socioeconômicos, políticos e culturais para a gestão dos setores públicos e privados em escala local, regional, nacional e global.
  • Habilidades para o trabalho educacional com indivíduos, grupos e comunidades apoiada numa atitude de humildade pedagógica para aprender com o próximo , identificando e gerenciando conflitos, oportunizando conhecimento, num processo participativo de ensino aprendizagem, diversidade e promoção da acessibilidade.
  • Preparação para desenvolver, gerenciar, coordenar, equacionar e avaliar programas, projetos, atividades e ações em instituições comunitárias, educacionais, associativas e movimentos sociais entre outras, implementando estratégias de gestão e integração participativa com a comunidade, apoiando-se numa gestão  democrática.
  • Competências para o desenvolvimento de pesquisas e investigação e atuação sobre as realidades locais e regionais, com um conjunto adequado de métodos de investigação, cujas ferramentas e indicadores de trabalho permitam a ação, intervenção e controle da realidade. 
  • Domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos de investigação científica para o desenvolvimento de projetos na realidade social com estratégias de gestão com impacto a curto, médio e longo prazos.