Apoio à pesquisa (recursos)

O PPGPS, através de recursos PROAP/CAPES (Programa de Apoio à Pós-Graduação) e da PRPPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNIFAL-MG), disponibiliza apoio financeiro para as atividades de pesquisa junto ao seu corpo docente e discente. 

O total de recursos disponíveis, seus limites de gastos e o prazo para solicitá-los são definidos anualmente, com base nos valores e diretrizes repassados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), PRPPG e Colegiado do PPGPS. 

Contato para dúvidas específicas (recibos, notas e outros comprovantes):
sfe.prppg@unifal-mg.edu.br.


Formulário para preenchimento de discentes:

  1. Eventos (apresentação de trabalho em congressos, seminários e simpósios), aqui;
  2. Trabalhos de campo e coleta de dados, aqui;

Orientações para reembolso de discentes e docentes:

  • Discentes e docentes que tiverem interesse no reembolso, deverão consultar previamente a Coordenação ou Secretaria do PPG Economia, para se informar sobre limites dos recursos.
  • Os reembolsos com inscrição em eventos e hospedagem deverão ser comprovados por meio de notas fiscais emitidas em nome da Universidade Federal de Alfenas, com o respectivo CNPJ da Universidade (17879859-0001-15), bem como, da instituição organizadora (no caso de inscrições). Nas inscrições em que a instituição promotora não emite nota fiscal, deverá ser apresentado um recibo com a menção de isenção fiscal, com as mesmas informações acima.  Para exemplos, clique aqui.
  • Os docentes poderão solicitar reembolso somente de passagens rodoviárias e inscrições. O certificado de apresentação de trabalho também deverá ser anexado ao formulário disponível no SEI (“Formulário PRPPG – Participação Evento Docente”);
  • Fique atento, pois: passagens rodoviárias são reembolsadas (com apresentação das originais), mas passagens aéreas e combustível não são passíveis de reembolso’.

Formulário para preenchimento de docentes

Todas as solicitações de docentes deverão ser realizadas via SEI. Além do formulário de solicitação, é necessária a entrega do formulário de afastamento (assinado pela chefia imediata) e carta de aceite. O certificado de apresentação deverá ser anexado, naqueles casos em que o docente do Programa recebe diárias.

Orientações:

  • Orientações gerais podem ser acessadas aqui.
  • O Relatório de utilização de verba PROAP (disponível no SEI) é para aqueles casos em que o docente recebe diárias ou encaminha pedido para um convidado ou palestrante. Prazos e documentação necessária para solicitação de diárias e passagens podem ser visualizados mais abaixo.
  • Além do Relatório Final de utilização de verba PROAP/CAPES ou Recurso Institucional (PRPPG), cada docente deverá apresentar também os canhotos ou cartões de embarque, nos casos em que há concessão de passagens aéreas.

Orientações gerais:

Período de dias compatíveis com recebimento de diárias
Viagens Nacionais
10 dias para solicitação de diárias e passagens no SCDP;
05 dias para prestação de contas.
Viagens Internacionais
15 dias para solicitação de diárias e passagens no SCDP;
05 dias para prestação de contas
Um colaborador eventual e/ou professor(a) convidado(a)

As diárias de professores(as) e/ou pesquisadores(as) convidados para bancas examinadoras e/ou palestras. Anexar ao pedido os seguintes documentos comprobatórios:

Documento de identificação (documento com foto);

Currículo resumido do beneficiado (plataforma lattes).

 Atualizado em 22/04/2024.