Por que o PPGPS?

O Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS) foi criado em 2012,  estando vinculado ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) do campus avançado da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), em Varginha (sul de Minhas Gerais), que desde 2011, vem desenvolvendo a sua vocação interdisciplinar, tendo em vista a centralidade que a cidade ocupa na rede urbana regional, que a transforma num espaço privilegiado para o desenvolvimento acadêmico-científico e num local estratégico para a atuação do Programa proposto.

Desde 2012, o PPGPS – também chamado de Mestrado em Gestão Pública e Sociedade – formou diversos discentes que ingressaram na carreira acadêmica ou no mercado de trabalho. A pesquisa com os egressos do PPGPS demonstra claramente o sucesso do Programa ao longo de seus anos.

Esse sucesso se deve ao fato de uma grade curricular sólida que aborda conteúdos relevantes para a formação de um profissional e cidadão críticos, com capacidade de intervir positivamente em nossa realidade. Além disso, o PPGPS conta com um corpo docente qualificado e comprometido com os objetivos e diretrizes do Programa.

A modalidade de ensino do PPGPS é presencial e o Programa está enquadrado na CAPES como um mestrado acadêmico na área de avaliação Interdisciplinar, na subárea Sociais e Humanidades. Uma vez por ano, o Programa publica o edital para ingresso no PPGPS, onde constam informações sobre o período de inscrição, etapas do processo seletivo (prova escrita, elaboração do projeto e banca de arguição), número de vagas, dentre outras.

Partindo do ideário de que a ciência é uma prática interdisciplinar, o objetivo do PPGPS é estimular a integração de distintos pontos de vista e discursos das várias disciplinas para formar pesquisadores(as), cidadãos e profissionais aptos para contribuir com a resolução de desafios estruturais de nosso tempo no contexto social, econômico, cultural e ambiental, e nas escalas global, regional e local e especialmente no sul de Minas Gerais. Por tal razão, o Programa valoriza a diversidade e aceita candidatos(as) com formação em áreas distintas, não se restringindo às Ciências Sociais e Humanidades.

O PPGPS investiga diferentes processos sociais através de duas linhas de pesquisa, sendo que para cada uma delas há quatro eixos temáticos:

  • Linha 1 – Sociedade, trabalho e lutas sociais:
    • Trabalho;
    • Economia solidária;
    • Movimentos, direitos e lutas sociais;
    • Desigualdades e minorias.
  • Linha 2 – Políticas públicas, gestão pública e desenvolvimento.
    • Políticas públicas e gestão social;
    • Gestão pública, relações público-privado e controle governamental;
    • Desenvolvimento local e sustentabilidade;
    • Produção de territórios urbanos e rurais.

Para estimular e fomentar a produção acadêmica, o Programa disponibiliza apoio pedagógico-administrativo e bolsas de pesquisa das agências de fomento (CAPES, FAPEMIG e CNPq) e da UNIFAL-MG; oferece auxílio para eventos e pesquisas de campo, além da oportunidade de ingresso em grupos de pesquisa registrados no CNPq. Para mais informações, navegue nas demais seções deste site. O PPGPS conta ainda com excelente infraestrutura: sala de aula com ar-condicionado, biblioteca, cantina, xerox, dentre outros.

 

Pontos forte do PPGPS: compromisso com o bem estar do(a) aluno(a) e com  o aprendizado e a excelência acadêmica

Pontos fortes do PPGPS