O que é o mestrado?

É considerado um grau acadêmico com ênfase na formação de pesquisadores(as) e professores (as) universitários(as). O Mestrado é o primeiro nível de um curso de pós-graduação stricto sensu e são abertos e destinados aos candidatos diplomados em cursos superiores de graduação, conforme as exigências das instituições de ensino e dos editais de seleção. As chamadas pós-graduações stricto sensu, segundo a Lei de Diretrizes e Base para Educação Nacional, compreendem os programas de mestrado e doutorado.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é uma fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil, cujo objetivo é atuar na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da federação. Segundo a CAPES, a finalidade  básica dos cursos de mestrado é preparar recursos humanos para a docência superior ou para a realização de pesquisa acadêmica (no caso do mestrado acadêmico), ou ainda capacitar profissionais para o atendimento de demandas do mercado de trabalho privado e público (mais especificamente, o mestrado profissional). É importante lembrar que o PPGPS é um programa de mestrado acadêmico e que para ingresso é necessário que o candidato verifique a disponibilidade de vagas e seja aprovado em processo seletivo.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu estão sujeitos às exigências de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento previstas na legislação – Resolução CNE/CES nº 1/2001, alterada pela Resolução CNE/CES nº 24/2002. Para checar o credenciamento do PPGPS junto à CAPES, basta acessar o site https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/, clicar em “Cursos Avaliados e Reconhecidos”, escolher a opção “Busca avançada” e inserir os dados solicitados.

O ciclo de estudos do mestrado inclui a necessidade do cumprimento de uma quantidade determinada de disciplinas (normalmente as disciplinas são medidas em créditos, por exemplo, uma disciplina de 30 horas equivale a 2 créditos), de Seminários de Pesquisa e Banca de Qualificação em que deve apresentar o projeto de pesquisa desenvolvido ao longo dos 2 anos do mestrado. Além disso, o(a) estudante deverá realizar o estágio docente, participar de eventos acadêmicos (congressos e escrita de artigos acadêmicos), enquanto se dedica à sua pesquisa. Ao final dos 24 meses, produzirá uma dissertação, texto acadêmico que deverá ser defendido perante uma banca constituída por docentes da UNIFAL-MG e de outras universidades, em que demonstrará todo o caminho percorrido para alcançar resultados e contribuições relevantes para a comunidade acadêmica e para a sociedade em geral.

Os cursos de mestrado têm duração máxima de dois anos. Nesse intervalo de tempo, além das atividades descritas acima, o discente precisa, em até seis meses da data de ingresso, apresentar a comprovação de aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira.

O conjunto de atividades descritas exige uma dedicação integral ao mestrado e para atender a essa necessidade, o PPGPS oferece bolsas de pesquisa provenientes das agências de fomento (CAPES, CNPq e FAPEMIG) e da própria UNIFAL-MG. É muito importante que o estudante planeje o período em que ficará dedicado ao mestrado, acessando as informações disponíveis neste site e informando-se com a secretaria, com docentes, estudantes de anos anteriores e de outras programas de pós-graduação e universidades também.

Convidamos você a conhecer o Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade (PPGPS).