Catálogo de Sistemas Desenvolvidos

UNIFAL-MG - Universidade Federal de Alfenas
  • Acadêmico: Sistema que faz a gestão acadêmica da instituição. Atende aos cursos de graduação e pós-graduação (latu e strictu sensu), presenciais e a distância. É utilizado por vários tipos de usuários, como Departamento de Registro Acadêmico, Pró Reitorias de Graduação e Pós-Graduação, Centro de Educação a Distância, Docentes, Coordenadores de Curso, Coordenadores de Comissão de Estágio, Coordenadores de Comissão de Atividade Formativa e Discentes. Possui cadastro de cursos, discentes, disciplinas, gerenciamento de dinâmicas curriculares, renovação de matrícula online de forma automatizada, aproveitamentos de disciplinas, gerenciamento de estágios e atividades formativas, geração automática de matrículas em disciplinas, controle de registros de diploma, gerenciamento de programas de ensino, cadastro de grade horária, gerenciamento de ocorrências (trancamento, desistência etc) e de licenças, gestão de monitoria, emissão de documentos, entre outros.

  • Almoxarifado: Sistema de gerenciamento do almoxarifado central. Controle de estoque, entrada e saída (requisições).

  • Almoxarifado Químico: Sistema de gerenciamento dos materiais químicos estocados.

  • Almoxarifado Setorial: Sistema para controle dos estoques setoriais. Controle de entrada, saída, validade, quantidade em estoque gerenciados pelas unidades (departamentos, setores etc).

  • Assistência Estudantil: Sistema de gestão de ações desenvolvidas pela Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis – PRACE, através do Programa de Assistência Estudantil. O sistema possibilita o cadastro de editais e auxílios, o controle do processo de inscrição, a análise e a geração dos resultados. Além disso o sistema faz o controle da permanência do discente no Programa e possui integração com os sistemas Acadêmico e Restaurante Universitário.

  • Avaliação Institucional: Sistema de gestão de Avaliações Institucionais. Por meio desse sistema a C.P.A. (Comissão Própria de Avaliação) pode criar e aplicar instrumentos de avaliação e toda a comunidade acadêmica pode participar dos processos de consulta. O sistema também faz o processamento dos resultados e emite relatórios e gráficos completos, permitindo assim que os dados coletados sejam devolvidos em forma de respostas para a comunidade acadêmica.

  • Biotério: Sistema de suporte a gestão do biotério da Instituição.

  • Censo: Sistema de suporte ao processo de importação e exportação de dados para a plataforma do Censo do Ensino Superior junto ao INEP. O sistema também gera os relatórios necessários para a auxiliar a verificação in loco dos dados exportados.

  • Centro Integrado de Assistência ao Servidor - C.I.A.S.: Sistema de agendamento de consultas e gestão de atendimentos realizados pelo C.I.A.S.

  • Clínica Fisioterapia: Sistema de gestão dos atendimentos realizados pelas clínicas do curso de Fisioterapia.

  • Clínica Odontológica: Sistema para as clínicas odontológicas. Cadastro dos pacientes, atendimentos, procedimentos.

  • Clínicas da Medicina: Sistema para agendamento de pacientes e registro dos atendimentos oferecidos pelas Clínicas de Especialidades Médicas da UNIFAL-MG.

  • Compras: Sistema de suporte ao processo de compras da Instituição. O sistema cobre desde a solicitação de materiais até o empenho.

  • Computadores e Licenças: Sistema de gerenciamento de computadores.

  • Contratos: Sistema de Gestão de Contratos como os de prestação de serviços e terceirização

  • Controle de Acesso a Sítios Eletrônicos: Sistema para controle de acesso aos sítios eletrônicos mantidos pela Instituição.

  • Controle de Ações de Extensão - C.A.E.X.: Sistema para gestão e controle de ações de extensão. Tem como objetivo captar, gerenciar, organizar e disponibilizar as Ações de Extensão organizadas pela Pró-Reitoria de Extensão no âmbito da UNIFAL-MG. Por meio dele, as ações são propostas pelos servidores, avaliadas pelos Coordenadores de Extensão das Unidades Acadêmicas, aprovadas e transformadas em Ação de Extensão pelo Colegiado de Extensão. Em seguida, essas Ações são administradas pelos seus coordenadores, as inscrições nas atividades são realizadas pelos participantes, os trabalhos são submetidos e avaliados, as presenças dos participantes nas Ações e atividades são apontadas, os certificados são gerados e disponibilizados e relatórios gerenciais são obtidos. Para os participantes, autores de trabalhos, ministrantes, palestrantes e demais colaboradores, o CAEX oferece a comodidade de centralizar em um só local o cadastro, as inscrições e os certificados.

  • Controle de Interrupções de Serviços de T.I.: Sistema para controle de interrupção dos serviços de T.I.

  • Crachá Web: Sistema de gerenciamento de crachás.

  • Data Warehouse: Sistema de Banco de Dados para Dados Institucionais. Sistema que dá suporte ao Portal de Dados abertos no sentido em que coleta, concentra e mantém dados históricos de vários outros sistemas institucionais.

  • Equipamentos de T.I.: Sistema de suporte a gestão de equipamentos de T.I. disponíveis nas salas de aula da Instituição.

  • Espaço Físico: Sistema de gerenciamento do espaço físico. Cadastro de prédios, salas etc.

  • Estágio Probatório: Sistema de acompanhamento e gestão do período de estágio probatório do servidor.

  • Exportador - Biblioteca: Sistema de suporte a exportação de dados de discentes para o sistema da biblioteca. O sistema faz a integração entre Sistema Acadêmico e Sophia (solução proprietária de software atualmente utilizada pelas bibliotecas da UNIFAL-MG) possibilitando que alunos regularmente matriculados na Instituição se tornem automaticamente usuários desse sistema externo.

  • Extrator de Dados dos Discentes: Sistema para extrair dados dos discentes, como lista de e-mails.

  • Gestão da Base de Usuários: Sistema de administração de usuários do LDAP. Sistema que concentra o cadastro de todos os logins e senhas que são utilizados na grande maioria dos sistemas da Instituição, serviços internos como o e-mail institucional e a rede wi-fi além de ser utilizado para serviços externos como o EduRoam da RNP.

  • Gestão de Pessoas: Sistema de Gestão de Pessoas. Sistema base para os demais sistemas da Instituição, onde são mantidos os cadastros de todos os servidores e colaboradores. Oferece emissão de ficha funcional, lançamento e controle de ocorrências, emissão de portarias, controle de exames periódicos, expedição de identidade funcional, solicitação e aprovação de férias integrada ao SIAPENET, gestão de riscos para a Segurança do Trabalho, controle de pagamento de GECC e adicional noturno também integrado ao SIAPENET, gestão de cursos de capacitação, administração do quadro de vagas para professor equivalente e TAE equivalente, cadastro de unidades e diversos relatórios.

  • Gestão de Projetos de Pesquisa - GPesq: Sistema de gestão de projetos de pesquisa. O sistema possibilita o cadastro de todos os atributos necessários a gestão de um projeto de pesquisa como equipe, vigência, modalidade, categoria, grupo de pesquisa, produtos gerados, ocorrências, financiamentos, edital, resumo, etc. A partir dos dados cadastrados a PRPPG – Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação tem acesso a uma gama variada de relatórios e pode fazer cruzamentos de dados. O sistema ainda possui uma integração com o PSP para a importação de projetos aprovados em editais de iniciação científica.

  • Histórico Cobol: Sistema de suporte a emissão de histórico escolar para discentes do Sistema Acadêmico em Cobol. O sistema mantém o cadastro de discentes e disciplinas anteriores a implantação do atual Sistema Acadêmico e permite a consulta e a emissão dos históricos escolares dessa época.

  • Importador - Calouros: Sistema para importar os discentes matriculandos ingressantes do SiSU.

  • Impressoras: Sistema para gestão do parque de impressoras da Instituição.

  • Ingresso - Chamadas Calouros: Sistema que gerencia o ingresso dos calouros, incluindo as chamadas dos ingressantes.

  • Inscrições - Concursos Públicos: Sistema de gestão de concursos públicos e processos seletivos. Sistema que permite a COPEVE criar e personalizar editais que recebam inscrições para vagas de todos os cargos ativos na Instituição. O sistema ainda permite que o candidato a uma dessas vagas faça e gerencie a sua inscrição de modo totalmente independente. A gestão de bancas e o lançamento de notas também são contemplados nesse sistema.

  • Inscrições - Graduação: Sistema de gestão de inscrições oferecidas pela Pró-Reitoria de Graduação.

  • Inscrições - Pós-Graduação: Sistema de inscrições da Pós-Graduação. Sistema que permite as secretarias de cursos de Pós-Graduação gerenciar as inscrições dos candidatos aos programas oferecidos pela Instituição em processos seletivos anuais e semestrais.

  • Integração S.E.I. - Sistema Integrado: Conjunto de ferramentas de software que visa conectar e manter a integração de dados entre o S.E.I. (sistema externo à Instituição) e o Sistema Integrado de Informações da UNIFAL-MG.

  • Licitações: Sistema de Gestão das Licitações abertas pela Instituição

  • Núcleo Controle de Qualidade - N.C.Q.: Sistema do NCQ - Núcleo Controle de Qualidade para gerenciar os laudos de análises (certificados analíticos). Gerenciamento de clientes, laudos, visitas e ouvidoria.

  • Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - N.A.I.: Sistema para gestão do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão.

  • Orçamento: Sistema de Gestão Orçamentária da UNIFAL-MG.

  • Ordem de Serviço - S.O.S.: Sistema de suporte a requisições e gestão de ordens de serviço. O sistema permite ao usuário enviar requisições de diversas naturezas ao Departamento de Infraestrutura – DI (antigo DSG) e ao Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI e acompanhar o atendimento. O sistema possibilita ao gestor distribuir requisições entre as áreas da unidade responsável pelo atendimento e obter relatórios de desempenho e custos relacionados aos atendimentos efetuados. Somado a isso é possível fazer via sistema a emissão do laudo de baixa de bem móvel e a requisição de alteração patrimonial.

  • Ouvidoria: Sistema de suporte e gestão da ouvidoria institucional. O sistema permite o envio e o acompanhamento das manifestações (elogios, críticas, sugestões, denúncias, reclamações, solicitações, etc.) de qualquer pessoa ligada à comunidade acadêmica ou não. Para o ouvidor institucional o sistema oferece controle sobre o trâmite das manifestações dentro da Instituição e a opção de exportar dados para o Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal.

  • Patologia: Sistema de gerenciamento dos exames patológicos.

  • Patrimônio: Sistema de gestão do patrimônio.

  • Pesquisa Alunos: Sistema com um conjunto de filtros e pesquisa dos dados relativos aos discentes, apresentando as seguintes pesquisas:
    Tabela Geral dos Discentes da UNIFAL-MG;
    Tabela dos Cursos;
    Gráficos Cotas;
    Tabela Dependentes Disciplinas;
    Tabela Disciplinas Discentes.

  • Plataforma de Submissão de Projetos de Pesquisa - P.S.P.: Sistema de suporte a submissão e avaliação de Projetos de Pesquisa. Possibilita a configuração de editais personalizados, a gestão de propostas recebidas, a distribuição entre avaliadores, o cálculo de resultados após apreciação, o recebimento de recursos e a divulgação do resultado definitivo.

  • Portal de Dados Abertos: Sistema de consolidação, consulta e exportação de dados institucionais. Atendendo a uma legislação do Governo Federal sobre a abertura de dados institucionais, o sistema permite a qualquer pessoa conectada a internet obter dados atuais e históricos mantidos pelos sistemas de informação da Universidade. Os dados podem ser obtidos no formato de relatório para leitura imediata ou de forma bruta de forma que possam ser processados por sistemas independentes.

  • Porteiro Web: Sistema de suporte a reserva de salas e demais espaços físicos da Instituição. Permite não só que a Pró-Reitoria de Graduação efetive o agendamento das salas de aula e laboratórios para um semestre letivo inteiro como também possibilita que demais membros da comunidade acadêmica consultem e reservem locais restantes disponíveis.

  • Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente - PRODOC: Sistema de gestão das atividades do Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente – PRODOC. Por meio desse sistema qualquer servidor (docente ou TAE) pode se inscrever em atividades oferecidas pela Coordenação Pedagógica (órgão ligado a Pró-Reitoria de Graduação) ou por outros órgãos da Instituição, receber o apontamento das presenças nessas atividades e ao fim obter o certificado de participação. O sistema ainda disponibiliza aos seus usuários um relatório completo de acompanhamento de carga horária cursada, muito utilizado especialmente por docentes em fase de estágio probatório.

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - P.I.B.I.D.: Sistema para gerenciamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Cadastro de Alunos, Coordenadores, Supervisores e Escolas, Projetos, Planos de Trabalho, Orçamentos, Atividades, Diagnósticos, Portfólios e Avaliações.

  • Progressão Docente: Sistema de gestão da Progressão Docente. Sistema que possibilita ao docente solicitar a sua progressão mediante o envio de uma série de dados funcionais e permite que a CPPD – Comissão Permanente de Pessoal Docente analise os dados informados e forneça uma pontuação que definirá a aprovação ou não da progressão, com base em regras previamente conhecidas pelo sistema.

  • Protocolo: Sistema de Protocolo. Sistema de acompanhamento de processos físicos que permite ao usuário protocolar, despachar, dar entrada e saída em processos. O sistema faz o controle da movimentação do processo possibilitando que o usuário saiba em que unidade o seu processo se encontra em determinado momento. Sistema utilizado até a implantação total do S.E.I. na Instituição.

  • Questionário Sócio-Econômico-Cultural: Questionário aplicado aos matriculandos ingressantes.

  • Recebimento de Notas Fiscais: Sistema para confirmação de recebimento de notas fiscais.

  • Restaurante Universitário: Sistema de gestão do Restaurante Universitário. O sistema registra a passagem de clientes pelo estabelecimento, sejam eles alunos, servidores ou membros da comunidade externa. Além disso, o sistema cuida do fluxo de caixa do Restaurante e permite a reserva de refeições (opção disponível apenas para alunos e servidores da Instituição) além de fornecer à Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – PRACE, controle sobre as atividades do Restaurante e relatórios gerenciais. Está fortemente integrado aos sistemas Acadêmico e Assistência Estudantil.

  • S.E.I. - Sistema Eletrônico de Informações: Sistema de gestão de processos e documentos arquivísticos eletrônicos, com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

  • Senha de Discentes: Sistema de suporte a alteração de senha do discente. O sistema possibilita que um usuário previamente autorizado faça a troca de senha para discentes regularmente matriculados na Instituição. Faz uso do sistema de Gestão da Base de Usuários.

  • Sistema Integrado de Transportes - S.I.T.: Sistema de gestão da frota e do transporte na UNIFAL-MG.

  • Taksilo: Sistema para emissão dos Relatórios de Avaliação Institucional das avaliações realizadas na UNIFAL-MG entre 2009 e 2016/1. Desenvolvido no ano de 2008 com o objetivo de minimizar os custos da Instituição com a contratação de serviços externos de avaliação, foi o precursor do Sistema de Avaliação Institucional atualmente em uso.