Apoio de TI para Eventos
- Videoconferência
- Webconferência
Videoconferência
O serviço oferece apoio técnico e acompanhamento a eventos de videoconferência (comunicação por audio e video entre duas ou mais pessoas, ponto a ponto, ou multi ponto. Esse último, quando a comunicação se estabelece entre pessoas a partir de mais de dois locais distintos).
Observação: Reserva de sala e equipamento de SOM deverá
As salas de videoconferência da UNIFAL-MG
- Sede (2)
- Campus Poços de Caldas
- Campus Varginha
Docentes, TAEs
Como SolicitarWebconferência
O serviço de Conferência Web (WebConferência ou webconf) viabiliza a realização de reuniões virtuais entre dois ou mais participantes. É voltado para as instituições que precisam realizar trabalhos colaborativos, que envolvam compartilhamento de áudio, vídeo, apresentações de slides, quadro de notas, chat ou compartilhamento de tela. A webconferência permite que cada participante assista em seu dispositivo em qualquer lugar. O apoio por parte do NTI está condicionado à disponibilidade de pessoal técnico, sendo que o NTI não se responsabiliza por agendamentos, comunicação a usuários externos, reservas de salas, de equipamentos de outros setores, etc. O NTI fornecerá o link da WebConferência ao solicitante e este será responsável por encaminhá-lo aos demais participantes. Caso haja a necessidade de testes com antecedência, favor informar. Caso haja necessidade de equipamentos de som, deve ser criada uma requisição específica para esse fim ao DSG.
Público AlvoDocentes, TAEs
Como SolicitarVia Sistema de Ordens de Serviço, com no mínimo 48 horas de antecedência.
Acesso / InformaçõesCertificados Digitais
- Certificado Digital para Computadores Servidores
- Certificado Digital Pessoal (Token)
Certificado Digital para Computadores Servidores
O serviço permite a emissão gratuita de certificados digitais válidos assinados pela ICPEDU/RNP em parceria com autoridades certificadores confiáveis ao redor do mundo. Os certificados são automaticamente reconhecidos pelos principais navegadores e aplicações comerciais, fortalecendo a confiança dos usuários, que têm a garantia de estar fazendo negócios com uma instituição idônea e segura. Esses certificados são aplicados na assinatura digital e sigilo de servidores e sistemas.
Público AlvoNão se aplica
Como SolicitarNão se aplica
Certificado Digital Pessoal (Token)
Aquisição e controle de emissão de certificados digitais utilizados para acesso a sistemas do governo e assinatura de processos eletrônicos.
Público AlvoDocentes, TAEs
Como Solicitar1) Solicitar o certificado ao NTI, através de processo no SEI (tipo de documento solicitação de certificado digital), contendo nome, e-mail institucional, telefone, unidade, situação (novo token ou renovação) e justificativa (direção de unidade, utilização de sistema, etc).
2) Preencher solicitação no SOU.GOV conforme orientações disponíveis em https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/certificado-digital/certificado-digital.
3) Após autorizado pelo NTI, instalar o App e configurar o certificado conforme orientações enviadas no processo.
4) Instalar o certificado no computador, também conforme instruções no processo.
Compras de TI
- Aquisição de equipamentos
- Aquisição de software
- Compras de TI Institucionais
Compras de TI Institucionais
Levantamento de necessidades, especificação, cotação para aquisição institucional de Computadores, Notebooks, Equipamentos de Rede, Periféricos, Peças de reposição, Insumos de impressão,Softwares, etc;
Público AlvoDocentes, TAEs, Discentes
Como SolicitarNão se aplica
Redes e Infraestrutura
- Acesso ao Portal de Periódicos CAPES
- ArcGis
- EDUROAM
- E-mail Institucional
- Federação CAFe
- FileSender
- Hospedagem de Projeto de Pesquisa
- Hospedagem de Servidor
- Lista de Discussão
- Login Institucional
- Máquina Virtual para Projeto de Pesquisa
- Pleres
- Rede Cabeada
- Rede Wireless
- Servidor de Arquivos SAMBA
- Sophia
- VPN (Virtual Private Network)
Acesso ao Portal de Periódicos CAPES
Acesso livre e gratuito aos periódicos completos assinados pela Capes e às suas bases de dados. O Portal de Periódicos da CAPES é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza produção científica para as instituições de ensino e pesquisa brasileiras.
Público AlvoDocentes, TAEs, Discentes
Como SolicitarO acesso ao portal se dará por meio da CAFe, com a utilização do login institucional, no link ACESSO CAFE no topo do site. Serviço disponível nativamente a todos os usuários do público alvo.
Acesso / InformaçõesEDUROAM
O Eduroam (Education Roaming) é um serviço desenvolvido para a comunidade nacional e internacional de educação e pesquisa que oferece acesso federado à rede sem fio de forma simples, rápida e segura.
A iniciativa permite que os estudantes, pesquisadores e equipes das instituições participantes obtenham conectividade à Internet, através de conexão sem fio (Wi-Fi), dentro de seus campi e em qualquer outra instituição que ofereça essa facilidade, utilizando as mesmas credenciais da sua instituição de origem.
Docentes, TAEs, Discentes
Como Solicitar-
Acesso / InformaçõesE-mail Institucional
O serviço de e-mail da UNIFAL-MG, é uma plataforma de colaboração que fornece agenda e correio eletrônico, disponível a servidores, discentes e unidades.
Público AlvoDocentes, TAEs, Discentes
Como Solicitar- Unidades: Via Sistema de Ordens de Serviço
- Servidores: Criação automática ao ingressar na instituição.
- Discentes: Via Sistema Acadêmico
Federação CAFe
A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras para disponibilizar o serviço de gestão de identidade comum entre seus participantes. Com a utilização de seu login institucional, o usuário pode acessar os serviços federados disponíveis e integrados por várias instituições, o que elimina a necessidade de múltiplas senhas de acesso e processos de cadastramento. A UNIFAL-MG é instituição participante da Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) como Provedor de Identidade.
Público AlvoDocentes, TAEs, Discentes
Como SolicitarNão se aplica
Acesso / InformaçõesFileSender
Viabiliza a troca de arquivos grandes entre usuários da rede para múltiplos destinatários, de forma confiável, garantindo a autenticidade das credenciais do remetente, atribuída pela Comunidade Acadêmica Federada (CAFe).
Público AlvoDocentes, TAEs
Como SolicitarAcessar o site do serviço e autenticar-se com o login institucional. Serviço disponível nativamente a todos os usuários do público alvo.
Acesso / InformaçõesHospedagem de Servidor
O serviço consiste na alocação de computadores (servidores físicos) em racks/estantes, no ambiente do datacenter, o que possibilita maior disponibilidade dos serviços. O atendimento a solicitação está condicionado a disponibilidade dos recursos de elétrica e refrigeração existentes no datacenter. A administração e gerencia do computador é de responsabilidade do solicitante. O NTI se responsabiliza em manter a infraestrutura do datacenter.
Público AlvoDocentes, TAEs
Como SolicitarVia processo ao NTI e posterior assinatura de termo de responsabilidade.
Lista de Discussão
Plataforma de e-mails, responsável por gerenciar, enviar e receber mensagens eletrônicas destinadas a uma lista pré-configurada de membros.
Público AlvoDocentes, TAEs
Como SolicitarVia Sistema de Ordens de Serviço
Acesso / InformaçõesLogin Institucional
O login institucional Unifal-MG é composto pelo nome.sobrenome para servidores e número de matrícula para alunos. É utilizado em serviços e sistemas como Rede Wireless, VPN, Protocolo, Intranet, Webmail, Assistência Estudantil, Porteiro Web, Sistema Acadêmico, entre outros. Também é utilizado para acesso a serviços federados através da Federação Café.
Público AlvoDocentes, TAEs, Discentes
Como SolicitarServiço disponível nativamente a todos os usuários do público alvo.
Acesso / InformaçõesRede Cabeada
Provimento de interligação de equipamentos à Rede UNIFAL-MG permitindo o compartilhamento de recursos de rede e acesso à Internet. Serviços de manutenção de infraestrutura de rede de dados, ponto de rede e equipamento de rede na Universidade.
Público AlvoDocentes, TAEs, Discentes, Comunidade externa
Como Solicitar- Novas instalações: Via processo
- Manutenção: Via Sistema de Ordens de Serviço
Rede Wireless
Serviços de manutenção de infraestrutura de rede de dados, instalação e verificação de ponto de acesso (access point), avaliação da rede instalada na UNIFAL-MG.
Público AlvoDocentes, TAEs, Discentes, Comunidade externa
Como Solicitar- Novas instalações: Via processo ao NTI.
- Manutenção: Via Sistema de Ordens de Serviço
VPN (Virtual Private Network)
Acesso a serviços e equipamentos restritos à Rede interna da UNIFAL-MG, quando conectado à internet fora da Universidade.
Público AlvoDocentes, TAEs
Como SolicitarServiço disponível nativamente a todos os usuários do público alvo.
Acesso / Informaçõeshttps://www.unifal-mg.edu.br/nti/guiainstalacaoutilizacaovpn/
Segurança da Informação
- Backup
- Desbloqueio de sites
- Perícia Forense
- Reporte de Incidentes de Segurança da Informação
- Suporte em Segurança da Informação
- Verificação de e-mail malicioso
Verificação de e-mail malicioso
Análise e orientação sobre conteúdo de e-mail malicioso ou com suspeita de fraude.
Público AlvoDocentes, TAEs
Como SolicitarVia Sistema de Ordens de Serviço
Acesso / Informaçõeshttps://www.unifal-mg.edu.br/nti/esclarecimentos-sobre-e-mails-falsos/
Serviços de Impressão
- Disponibilização de impressora terceirizada
- Ilha de Impressão para Documentos Coloridos
- Suporte em Serviços de Impressão
Ilha de Impressão para Documentos Coloridos
Ilha de impressão colorida na sala V101-E (anexo ao DRGCA). O local conta com computador e impressora colorida para uso dos servidores e colaboradores que executam atividades administrativas no campus.
Público AlvoDocentes, TAEs, Colaboradores
Como SolicitarPara utilizar o serviço, basta se dirigir ao local, copiar o arquivo para o computador através da internet ou pen drive, se autenticar com login institucional no Papercut e efetuar a impressão. Para coibir excessos, todas as impressões efetuadas são registradas associadas ao login do usuário que efetua a impressão.
Suporte em Serviços de Impressão
Suporte para instalação, configuração, reposição de toner e resolução de problemas de impressora local ou em rede.
Público AlvoDocentes, TAEs
Como SolicitarVia Sistema de Ordens de Serviço
Acesso / InformaçõesSistemas de Informação
- Biblioteca Digital de Teses e Dissertações
- Desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação
- Leitura Óptica de Cartões
- Questionário online
- Revista Eletrônica
- Sites Institucionais
- Sites Pessoais
Desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação
Desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação para suprir as demandas acadêmicas e administrativas da Universidade.
Público AlvoDocentes, TAEs, Discentes
Como Solicitar- Novos Sistemas ou novas funcionalidades em sistemas existentes: Via processo ao NTI.
- Manutenção corretiva em sistemas existentes: Via Sistema de Ordens de Serviço
https://www.unifal-mg.edu.br/nti/desenvolvimento-de-sistemas/
Questionário online
Serviço que disponibiliza uma ferramenta que permite ao usuário criar, publicar e coletar respostas de questionários sobre qualquer assunto.
Público AlvoDocentes, TAEs
Como SolicitarVia Sistema de Ordens de Serviço.
Acesso / InformaçõesRevista Eletrônica
O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas é um software desenvolvido para a construção e gestão de publicações periódicas no formato eletrônico.
Público AlvoPesquisadores
Como SolicitarSolicitação de inclusão de novas revistas no sistema devem ser enviadas via processo ao NTI.
Acesso / InformaçõesSites Pessoais
Sistema de gerência de conteúdo para implementação de site acadêmico pessoal destinado a Docentes e TAEs da UNIFAL-MG.
Público AlvoDocentes, TAEs
Como SolicitarVia Sistema de Ordens de Serviço
Acesso / InformaçõesSuporte ao Usuário
- Instalação, configuração e atualização de aplicativos
- Instalação e configuração de sistema operacional
- Laudo Técnico de Equipamentos
- Manutenção de hardware
- Manutenção Preventiva em laboratórios de informática
- Manutenção Preventiva em salas de aula
Manutenção Preventiva em laboratórios de informática
Serviço de manutenção periódica em laboratórios de informática da instituição. Os serviços realizados são: diagnóstico de desempenho, remoção de virus, análise do estado físico dos equipamentos e instalação de softwares básicos de ensino solicitados pelos professores que utilizam o ambiente.
Público AlvoDocentes, TAEs
Como SolicitarVia Sistema de Ordens de Serviço, com antecedência de 30 dias.
Manutenção Preventiva em salas de aula
Serviço de manutenção periódica em computadores de sala de aula da instituição. Os serviços realizados são: diagnóstico de desempenho, remoção de virus, análise do estado físico dos equipamentos e instalação de softwares básicos de ensino solicitados pelos professores que utilizam o ambiente.
Público Alvo-
Como Solicitar