A Gerência de Segurança da Informação possui as seguintes atribuições:
- acompanhar, implementar e responder às orientações do Centro de Atendimento de Incidentes e Segurança (CAIS) da Rede Nacional de Pesquisa (RNP); do CERTbr – Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Segurança no Brasil e de outros mecanismos de segurança da informação institucionalizados pelo Governo Federal;
- avaliar e monitorar estratégias de segurança e performance nos servidores de rede;
- executar e monitorar as rotinas de salvamento de dados (back-up)
- realizar o monitoramento geral do funcionamento de serviços e infraestrutura de redes;
- acompanhar e elaborar propostas de solução relativas aos incidentes provocados por vírus eletrônicos (worms, “cavalos de tróia” e assemelhados);
- acompanhar e analisar os logs dos ativos de rede;
- divulgar informações relativas à segurança e monitoramento pertinentes à comunidade;
- implementar, controlar e monitorar métodos e processos que visam a segurança dos ativos de informação;
- garantir que cada membro do ecossistema formado por processos de negócios, pessoas e tecnologia, esteja em conformidade com as normas internas e normatizações externas, nacionais e internacionais;
- zelar pela disponibilidade dos ativos de informação.