FAQ

Padrão:
Mconf: 75
Meet: 100

Caso seja necessário, é possível solicitar à RNP reuniões para até 150 pessoas.

Para reservar uma sala que caiba até 150, deve ser enviado por email para nti@unifal-mg.edu.br contendo data, horário de início e horário de fim. A solicitação deve ser enviada com 48 horas mínimas de antecedência impreterivelmente. O NTI checará junto à RNP disponibilidade de infraestrutura para realização da reunião. A recomendação da RNP é de uma antecedência maior que as 48 horas uma vez que o serviço está sendo muito demandado e tem havido pouca disponibilidade para reserva.

Nesse caso deve ser encaminhado email para extens@unifal-mg.edu.br
O e-mail deve ser enviado com o assunto “Atualizar Cadastro CAEX”, o corpo da mensagem deve conter nome completo, CPF e o e-mail correto.

A fim de cumprir a Resolução CGD 02/2020, as antigas listas de discussão foram desativadas. A partir de agora, as listas gerais serão usadas exclusivamente para comunicados e avisos institucionais, sendo que o envio somente poderá ser feito a partir de e-mails setoriais nas suas respectivas áreas de atuação. (Pró-Reitorias, Unidades Acadêmicas e Administrativas, Departamentos, Divisões, Gerências, Coordenadorias, Coordenações de curso, etc). Para que o e-mail setorial esteja habilitado para envio nas listas, ele deve estar associado a uma unidade. 
Caso não esteja, é necessário solicitar ao setor de cadastro da PROGEPE a atualização do email do setor no sistema de gestão de pessoas.
Os novos endereços de listas se encontram disponíveis em:
https://www.unifal-mg.edu.br/nti/gsuite/?target=Listas

A recuperação de senha deve ser realizada através do endereço:
http://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/nti/usuarios/recuperacaosenha.php
A senha será enviada ao seu e-mail pessoal cadastrado no sistema acadêmico ou gestão de pessoas. 
Para e-mails setoriais, informar o e-mail do setor e o CPF do dirigente. A nova senha será enviada ao e-mail pessoal do dirigente cadastrado junto à PROGEPE.

A senha temporária recebida no e-mail pessoal deve ser alterara no endereço: 
http://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/nti/usuarios/alteracaosenha.php
Lembrando que a senha cadastrada deve obedecer aos critérios de segurança sendo de no mínimo 8 caracteres e contendo pelo menos uma letra, um número e um caractere especial.

O proprietário da gravação de uma reunião pode ser quem cria a sala (organizador) ou quem entra primeiro nela. Se a sala é criada por um professor via Google Classroom por exemplo, mas o primeiro a entrar nela é um aluno, o proprietário da sala será o aluno e somente o organizador pode iniciar a gravação. Segundo o Suporte do Google isso acontece porque uma sala não pode existir sem um proprietário, então, se o organizador (por definição, o proprietário) não está presente, a propriedade passa para quem já está na sala.
Para evitar que isso ocorra basta utilizar o Google Agenda para criar as salas. Quando se utiliza o Agenda, a definição de quem é o organizador (e proprietário) fica assegurada pela configuração do evento e, mesmo que outras pessoas entrem antes, a propriedade do arquivo de gravação fica sempre com o organizador do evento. Se não for possível agendar, a criação da sala via Google Meet no momento da reunião pelo organizador, também garante que a propriedade da gravação fique com quem a criou.
Para criar uma sala do Meet a partir de um evento no Google Agenda, basta clicar no botão azul [Adicionar videoconferência do Google Meet] quando você estiver criando o evento. Esse botão fica logo depois do campo Adicionar Convidados.

É necessário solicitar cadastro do usuário no Sistema Acadêmico à PROGRAD ou PRPPG. Deve ser solicitado cadastro como “pessoa externa” com vinculo de “docente”. Após este cadastro e vinculação do usuário com a turma. Após o cadastro a pessoa receberá dados de acesso (login e senha) no email informado, em até 24 horas após o cadastro. No Moodle a vinculação será feita automaticamente, enquanto que no Classroom o usuário responsável pela turma deverá vincular o docente cadastrado à sua turma pelo sistema “Minha UNIFAL-MG”.

Não, de acordo com informado pelo DRGCA através do processo 23087.012506/2020-14.

O solicitante deve abrir Ordem de Serviço do tipo “Criação/manutenção de sítio Web” e informar os dados do novo usuário como nome completo e login ou matrícula (se aluno).

O e-mail é enviado para todos os discentes que estão matriculados na turma, pois o sistema já tem essa informação. A mensagem é enviada para o e-mail institucional do discente. Desde que o professor deixe marcada a opção “Enviar uma Cópia para Meu E-mail” ele receberá cópia da mensagem enviada aos discentes.

Acadêmico: DRGCA
Requerimentos: DRGCA
Inscrições: PROGRAD / PRPPG
SEI: Automático a partir da alteração no cadastro na progepe (alteração leva até 24 hrs)
Impressoras: NTI
Recebimento de email do Almoxarifado: Setor de Compras

Sim, continuam podendo usar as ferramentas, porém com algumas limitações, principalmente em relação ao espaço.

Enviar e-mail a partir do endereço pessoal previamente cadastrado no Sistema Acadêmico ou Gestão de Pessoas solicitando a reativação, que será válida por 5 dias corridos, única e exclusivamente para esta finalidade.

Seguir o que está descrito no tutorial acessível em https://support.google.com/accounts/answer/3024190?hl=pt-BR

Todo colaborador já possui acesso à rede wireless por padrão. Basta ter cadastrado o e-mail alternativo no sistema para recebimento da senha, cadastro esse que deve ser realizado pelo Setor de Fiscalização de Contratos de Terceirização (GEFISCT) . Após esse procedimento, o usuário deverá realizar o procedimento de recuperação e alteração de senha que segue abaixo:

A recuperação de senha deve ser realizada através do endereço:
http://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/nti/usuarios/recuperacaosenha.php
A senha será enviada ao seu e-mail pessoal cadastrado no sistema acadêmico ou gestão de pessoas.
Para e-mails setoriais, informar o e-mail do setor e o CPF do dirigente. A nova senha será enviada ao e-mail pessoal do dirigente cadastrado junto à PROGEPE.

A senha temporária recebida no e-mail pessoal deve ser alterara no endereço:
http://sistemas.unifal-mg.edu.br/app/nti/usuarios/alteracaosenha.php
Lembrando que a senha cadastrada deve obedecer aos critérios de segurança sendo de no mínimo 8 caracteres e contendo pelo menos uma letra, um número e um caractere especial.

Após esse passo, basta configurar o wi-fi no celular através dos tutoriais disponíveis em https://www.unifal-mg.edu.br/nti/rede-wireless/.

O erro pode estar relacionado por ter mais de uma conta google logada no navegador.

A sugestão nesse caso é pedir pra pessoa tentar em aba anônima.

Caso seja percebida alguma discrepância no cadastro de unidades ou na lotação de usuários nas unidades, seguem os procedimentos:


UnidadeUsuárioProcedimento
RegimentalServidor(a) ou estagiário(a)Enviar e-mail para cadastro@unifal-mg.edu.br
Colaborador(a) Terceirizado(a) de AlfenasEnviar processo SEI para GEFISCT
Colaborador(a) Terceirizado(a) de Poços de CaldasEnviar e-mail para contratos.pocos@unifal-mg.edu.br
Colaborador(a) Terceirizado(a) de VarginhaEnviar e-mail para administracao.varginha@unifal-mg.edu.br
Não RegimentalServidor(a), estagiário(a) ou Colaborador(a)Enviar processo SEI para PROTARQ

Para mais esclarecimentos, entrar em contato com o Chefe da Seção de Protocolo e Arquivo Alex Trindade Barbosa pelo e-mail alex.trindade@unifal-mg.edu.br ou número (35) 98419-5002.

×

Fale com o NTI

× Fale com a Central de Atendimento