Google Workspace Fundamentals

Informações Gerais

Seja bem-vindo a página do Google Workspace UNIFAL-MG para discentes, servidores e colaboradores!

O que é o Google Workspace

Google Workspace é nome dado a um conjunto de ferramentas desenvolvidas e mantidas pelo Google e que podem ser personalizadas de forma independente para uso em uma instituição, organização ou empresa. Entre essas ferramentas estão soluções para e-mail (Gmail), web conferência (Google Meet), repositório de arquivos (Google Drive), edição de documentos (Google Docs), ensino a distância (Google Classroom), agenda (Google Agenda) e várias outras que são úteis no dia a dia de uma instituição de ensino como a nossa. A UNIFAL-MG obteve junto ao Google o direito de utilizar o Google Workspace e oferecer a sua comunidade acadêmica e administrativa as principais ferramentas que fazem parte desse pacote de aplicações. Dessa forma, a partir de agora vamos nos referir ao Google Workspace como Google Workspace UNIFAL-MG.

Confira nesse link a reportagem produzida pela Diretoria de Comunicação sobre a adesão da UNIFAL-MG ao Google Workspace.

Assista ao vídeo em que o Reitor da UNIFAL-MG, Prof. Sandro Amadeu Cerveira, anuncia a adesão da Universidade ao Google Workspace.

Acessando o Google Workspace UNIFAL-MG

O primeiro passo é ativar sua conta no Google Workspace, através do link abaixo. A ativação deve ser feita uma única vez para que se tenha acesso aos serviços disponibilizados através do Google Workspace.

https://gsuite.unifal-mg.edu.br/gsuite/ativarconta

Após a ativação da conta, para acessar um serviço do Google Workspace basta abrir o link abaixo em um navegador (recomenda-se o Google Chrome ou o Mozilla Firefox) e se autenticar:

https://gsuite.unifal-mg.edu.br/

😀 Dica: armazene esse endereço nos favoritos do seu navegador preferido!

Em seguida basta digitar o seu usuário institucional (nome.sobrenome) e  a senha que você já utiliza para acessar os sistemas e serviços da UNIFAL-MG.

  • Se você é servidor (Docente ou TAE) o usuário deve ser seguido de @unifal-mg.edu.br;
  • Se você é colaborador terceirizado o usuário deve ser seguido de @colab.unifal-mg.edu.br;
  • Se você é aluno o usuário deve ser seguido de @sou.unifal-mg.edu.br. O seu login do GSuite foi enviado para seu email pessoal e poderá ser consultado também no Sistema Acadêmico. O acesso a todos os demais sistemas permanece com a matrícula/senha. É necessário ressaltar ainda que ao confirmar a criação de sua conta, se você possuir mais de uma matrícula, todas as suas senhas serão unificadas.

 😀 Dica: se for o seu primeiro acesso, você deverá ler a aceitar os Termos de Serviço e a Política de Privacidade do Google!

Para ler o tutorial completo de acesso clique aqui!

Serviços

Esta página tem como objetivo apresentar aos discentes, servidores e colaboradores as principais ferramentas que compõem Google Workspace, para que todos as conheçam e as utilizem com eficiência em suas atividades acadêmicas e administrativas, obtendo o máximo de aproveitamento possível dessa tecnologia.

Dica: Sempre que solicitado o login, você terá que utilizar o email completo (nome.sobrenome@unifal-mg.edu.br, nome.sobrenome@sou.unifal-mg.edu.br ou nome.sobrenome@colab.unifal-mg.edu.br).

Gmail

Gmail

O que é: O Gmail é um serviço gratuito de webmail criado pelo Google em 2004, que usa um protocolo seguro de comunicação e por isso fornece comunicações autenticadas e criptografadas. Substitui o Zimbra como solução de email.
Endereços:

Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Meet

Google Meet

O que é: Google Meet é um serviço de comunicação por vídeo (webconferências). Até 30/09/2020 está permitindo gravações e salas com até 250 participantes. Após esse período, perderá a função de gravação e o limite de usuários passará a ser de 100 participantes.
Endereço: https://meet.google.com
Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Classroom

Google Classroom

O que é: Google Classroom é um gerenciador de conteúdos educacionais que permite criação e publicação de conteúdos, artigos, vídeos e avaliações que podem ser integrados por meio de ferramentas disponíveis no Google Workspace, tais como o Calendar, Drive, Meet e outras. Possuirá integração com o Sistema Acadêmico para criação de salas virtuais e inserção de usuários nas salas.
Endereço: https://classroom.google.com
Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Agenda

Google Agenda

O que é: Google Agenda é um serviço de agenda e calendário on-line. Disponível em uma interface web, é possível adicionar, controlar eventos, compromissos, compartilhar a programação com outras pessoas, agregar à sua agenda diversas agendas públicas, entre outras funcionalidades. Também pode ser acessado a partir da barra lateral direta do Gmail.
Endereços:

Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Drive

Google Drive

O que é: Google Drive é um serviço de armazenamento e sincronização de arquivos. Google Drive abriga agora o Google Docs, um leque de aplicações de produtividade, que oferece a edição de documentos, folhas de cálculo, apresentações, e muito mais.
Endereços:

Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Docs

Google Docs

O que é: Conjunto de soluções para escritório que engloba editor de textos, editor de planilhas e editor de apresentações, permitindo a construção colaborativa de documentos.
Endereço: https://docs.google.com
Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Forms

O que é: Ferramenta para criação de formulários online.
Endereço: https://forms.google.com
Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Keep

Google Keep

O que é: Keep é um serviço do Google para anotações e listas. O aplicativo permite a criação e acesso de notas via celular ou via web e pode ser sincronizado com o Google Drive. Também pode ser acessado a partir da barra lateral direta do Gmail.
Endereço: https://keep.google.com
Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Groups

Google Groups

O que é: O Google Groups é uma ferramenta para se comunicar com grupos de pessoas on-line, criar comunidades e grupos de discussão. Substitui o serviço de listas do Zimbra.
Endereço: grupos.unifal-mg.edu.br
Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Jamboard

Google Jamboard

O que é: O Jamboard é um aplicativo que pode ser utilizado de diversas maneiras em atividades colaborativas. Pode ser utilizado como lousa digital, mural, com atividades interativas e outras possibilidades. Ele está disponível como plugin no Google Chrome e como aplicativo Android e iOS.
Endereço: https://jamboard.google.com
Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Google Tarefas

O que é: Gerenciador de tarefas integrado ao Gmail.
Endereço: Disponível na barra do lado direito do Gmail ou via aplicativo para celular.
Tutorial: clique aqui para conhecer melhor a ferramenta

********************

Cotas

Tutoriais

FAQ

Geral

  • Qual login/senha devo utilizar? E se esqueci minha senha, como recuperá-la?

A senha da sua conta no Google Workspace é a mesma utilizada para todos os sistemas da UNIFAL-MG. Discentes deverão utilizar nome.sobrenome (consulte no Sistema Acadêmico). Para recuperar sua senha, utilize o link https://www.unifal-mg.edu.br/nti/login-institucional/. Você receberá instruções no seu endereço de e-mail alternativo. 

  • Não consigo ativar a minha conta no GSuite, o sistema fala que as senhas não conferem. O que eu faço?

Nesse caso é provável que você tenha esquecido a sua senha. Então primeiro você deve recuperá-la e só depois ativar a sua conta GSuite. Clique aqui para ver um passo a passo de como fazer esse procedimento.

 

E-mail

  • Já possuo uma conta no Gmail. O que acontecerá?

Nada. A nova conta @unifal-mg.edu.br é independente, apenas utiliza a infraestrutura do Gmail. Para saber como trabalhar de maneira paralela entre as duas contas, acesse o tutorial em https://www.unifal-mg.edu.br/nti/trabalhando-com-o-gsuite-e-sua-conta-pessoal-de-maneira-paralela/

  • Como encaminhar meus e-mails para outras contas?

O encaminhamento de e-mails setoriais é permitido apenas para contas dentro do domínio unifal-mg.edu.br. Para todos os tipos de encaminhamentos, uma vez que o espaço do Google Workspace é ilimitado, deve ser mantida cópia da mensagem na conta institucional UNIFAL-MG. Para efetuar o encaminhamento para outra conta siga os passos conforme o link https://www.unifal-mg.edu.br/nti/encaminhamento-de-e-mail/ .

  • Quero importar o conteúdo de outra conta em outro serviço para minha conta institucional UNIFAL-MG. Como proceder?

É importante ressaltar que de acordo com a Resolução Nº 02/2020 do CGD, O serviço de e-mail institucional da UNIFAL-MG é destinado ao ensino, à pesquisa, à extensão e à administração, sendo vedado ouso para fins particulares”. Dessa maneira, somente utilize essa importação caso utilizasse, antes da implementação do GSuite, algum serviço de e-mail externo à UNIFAL-MG somente para fins institucionais. Para proceder a importação, acesse o tutorial no link https://www.unifal-mg.edu.br/nti/tutoriais/importacao-de-emails-e-contatos-de-outros-servicos-para-o-gsuite/.

  • Como enviar e-mail como nome.sobrenome@unifal-mg.edu.br ou setor@unifal-mg.edu.br a partir de outra conta?

Siga os passos descritos em: https://www.unifal-mg.edu.br/nti/tutoriais/enviar-email-como/

  • Como solicitar confirmação de leitura de um e-mail?

Escreva a mensagem no Gmail normalmente. Em seguida, na parte inferior da janela “Escrever”, clique em Mais (3 pontinhos) , após em Solicitar confirmação de leitura.

Entretanto, não dependa das confirmações de leitura para verificar a entrega de e-mails. Elas geralmente funcionam em vários sistemas de e-mail, mas de acordo com a documentação disponível em https://support.google.com/a/answer/1383374?hl=pt-BR, você pode receber confirmações de mensagens não lidas ou não receber confirmações de mensagens lidas.

  • É possível acessar o e-mail em dispositivos móveis?

Sim. Recomendamos a utilização do aplicativo Gmail que pode ser encontrado nas lojas de aplicativos do seu dispositivo. Para configurá-lo, veja o tutorial no link https://www.unifal-mg.edu.br/nti/trabalhando-com-o-gsuite-e-sua-conta-pessoal-de-maneira-paralela/

  • As minhas mensagens não estão em ordem de recebimento. O que fazer?

Por padrão, o Gmail organiza as mensagens por assunto (conversa). Para desativar este recurso, siga os passos do guia disponível em https://support.google.com/mail/answer/5900?hl=pt-BR.

  • Como configurar clientes de e-mail POP/IMAP?

Os dados de acesso são:

Servidor de recebimento: imap.gmail.com, Porta: 993, Usuário: <nome.sobrenome>@unifal-mg.edu.br, Segurança da conexão: SSl/TLS, Método de Autenticação: OAuth2

Servidor de envio: smtp.gmail.com, Porta: 587, Segurança da conexão: STARTTLS, Método de Autenticação: OAuth2, Usuário: <nome.sobrenome>@unifal-mg.edu.br

Acesse o link https://support.google.com/mail/topic/7280141?hl=pt-BR&ref_topic=7280290, e verifique as configurações para cada serviço.

  • Como configurar a nova conta em meus dispositivos móveis, Android ou iOS (Iphone)?

Para Android, seguir as orientações: https://support.google.com/mail/topic/2451697?hl=pt-BR&ref_topic=2451730.

Para iOS, seguir as orientações: https://support.google.com/mail/topic/2467017?hl=pt-BR&ref_topic=2451730.

  • Como configurar clientes de e-mail com Acesso IMAP para o Gmail utilizando, Outlook, Thunderbird, Apple Mail, IPhone ou Outros clientes de e-mail?

Informações sobre IMAP / SMTP:

Servidor de recebimento: imap.gmail.com, Porta: 993, Usuário: <nome.sobrenome>@unifal-mg.edu.br, Segurança da conexão: SSl/TLS, Método de Autenticação: OAuth2

Servidor de envio: smtp.gmail.com, Porta: 587, Segurança da conexão: STARTTLS, Método de Autenticação: OAuth2, Usuário: <nome.sobrenome>@unifal-mg.edu.br

Para configurar siga as orientações em: https://support.google.com/mail/answer/78892?hl=pt-BR&ref_topic=7280141.

  • Como realizo a configuração de resposta automática no Gmail?

A configuração de resposta automática no Gmail está disponível em: https://support.google.com/mail/answer/25922?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR.

  • É possível definir prioridade de mensagens?

No momento em que estiver escrevendo uma mensagem, clique em “Mais opções” (três pontos na parte inferior direita da tela da mensagem), selecione “Marcador” e clique em “Adicionar estrela”. Dessa forma, quando a mensagem for respondida, ela voltará marcada com uma estrela e poderá ser visualizada na área das mensagens com estrela ou no marcador “Com estrela”. Para separar as mensagens, clique em “Configurações” na parte superior direita da tela do Gmail, vá em “TIPO DE CAIXA DE ENTRADA” e selecione “Caixa prioritária”.

 

Grupos

  • Como criar um grupo (lista)?

Além dos grupos automáticos que podem ser gerados para turmas a partir do Sistema Acadêmico, agora qualquer usuário pode criar grupos (listas) no Google Workspace. Para tanto, basta acessar o link Minha UNIFAL-MG no portal de Sistemas Integrados (https://sistemas.unifal-mg.edu.br). Você terá acesso à criação automática de grupos para sua unidade (se for dirigente), para comissões e afins se for membro e, ainda, grupos manuais, podendo inserir qualquer usuário, para qualquer tipo de agrupamento como laboratórios, grupos de pesquisa, interesses em comum, etc, podendo ainda incluir membros externos à UNIFAL-MG. Neste formato de grupo, é facultado ao usuário participante sair a qualquer momento do referido grupo.

  • Como ativar o histórico de conversas de um grupo?

Acesse o tutorial Como ativar o histórico de conversas de um grupo.

  • É possível enviar mensagens para todos os usuários a partir das listas?

A fim de cumprir a Resolução CGD 02/2020, as antigas listas de discussão foram desativadas. A partir de agora, as listas gerais serão usadas exclusivamente para comunicados e avisos institucionais, sendo que o envio somente poderá ser feito a partir de  e-mails setoriais nas suas respectivas áreas de atuação. (Pró-Reitorias, Unidades Acadêmicas e Administrativas, Departamentos, Divisões, Gerências, Coordenadorias, Coordenações de curso, etc). Mais informações na aba Listas desta página.

Classroom

  • Como importar o conteúdo de uma sala do Google Classroom para outra?

Basta seguir os passos que constam no link https://support.google.com/edu/classroom/answer/9093680?hl=en

  • Como redefinir o link do Meet atribuído para uma sala do Classroom?

1) entrar no Classroom;
2) clicar a sala da qual se deseja alterar o link do Meet;
3) clicar na Engrenagem (canto superior direito);
4) descer até a aba geral e localizar o link do Meet;
5) clicar na seta à direita do link e escolher a opção Redefinir;
6) aguardar alguns segundos até redefinição do link;
7) fechar as configurações da turma no canto superior esquerdo (não é necessário salvar); 

 

Meet

  • O Google Meet institucional possui possibilidade de gravação? Quantos usuários podem estar na sala?

Até 30/09/2020 está permitindo gravações e salas com até 250 participantes. Após esse período, perderá a função de gravação e o limite de usuários passará a ser de 100 participantes.

  • Como realizar reuniões seguras no Google Meet?

Acesse o guia Orientações de Segurança e Privacidade no uso do Google Meet.

  • A opção de gravação não aparece pra mim. O que devo fazer?

A opção de gravação no Meet não está habilitada para discentes, portanto se você acessou a reunião com e-mail @sou.unifal-mg.edu.br, não conseguirá gravar.

A opção de gravação está disponível apenas para usuários institucionais (@unifal), portanto se você acessou a reunião com e-mail particular não conseguirá gravar.

Se você está logado no Meet com a sua conta institucional e não é um discente, tente o seguinte:
a) sair da sala por um instante;
b) fazer logout de todas as contas ativas em seu navegador;
c) limpar memória cache e cookies do navegador;
d) fazer login na sua conta institucional (se precisar manter a sua conta pessoal aberta, faça isso em uma aba privativa ou em outro navegador);
e) acessar novamente o link da reunião;

Se nada disso funcionar, use outro app de gravação de tela para gravar a reunião no seu computador. Depois, faça upload do arquivo para a sua conta no Drive e compartilhe a gravação com sua equipe ou turma.

Caso reste alguma dúvida, tente a leitura do Suporte do Google sobre o assunto: https://support.google.com/meet/answer/9308681

  • A reunião foi gravada mas não sei onde está o arquivo com a gravação, e agora?

O arquivo com a gravação é salvo automaticamente no Drive de cada participante, ou seja, todos que estavam presentes na reunião terão acesso ao arquivo. Portanto, basta aguardar um tempo após o término da gravação para que o arquivo possa ser visto na sua conta do Google Drive. A pasta onde os arquivos de gravação do Meet são salvos se chama Meet Recordings. Se você não tem esta pasta no seu Drive, não se preocupe, após a primeira gravação que você fizer, ou participar, a pasta será criada automaticamente.

Não é possível determinar o tempo exato que leva para o Google salvar o arquivo no seu Drive. Isso depende de vários fatores como o tempo de duração da gravação,  a quantidade de gravações que estavam ocorrendo ao mesmo tempo que a sua, enfim, pode levar minutos ou até horas. Você não precisa ficar checando constantemente a sua pasta Meet Recordings para saber se a gravação já está disponível, quando isso ocorrer, tanto quem iniciou a gravação quanto o organizador da reunião, recebem um e-mail de notificação. 

  • Por que acontece de o proprietário do arquivo de gravação não ser eu? O que fazer para que isso não ocorra?

O proprietário da gravação de uma reunião pode ser quem cria a sala (organizador) ou quem entra primeiro nela. Se a sala é criada por um professor via Google Classroom por exemplo, mas o primeiro a entrar nela é um aluno, mesmo que o professor inicie a gravação, o proprietário do arquivo será o aluno. Segundo o Suporte do Google isso acontece porque uma sala não pode existir sem um proprietário, então, se o organizador (por definição, o proprietário) não está presente, a propriedade passa para quem já está na sala.

Para evitar que isso ocorra basta utilizar o Google Agenda para criar as salas. Quando se utiliza o Agenda, a definição de quem é o organizador (e proprietário) fica assegurada pela configuração do evento e, mesmo que outras pessoas entrem antes, a propriedade do arquivo de gravação fica sempre com o organizador do evento. Se não for possível agendar, a criação da sala via Google Meet no momento da reunião pelo organizador, também garante que a propriedade da gravação fique com quem a criou. 

Para criar uma sala do Meet a partir de um evento no Google Agenda, basta clicar no botão azul [Adicionar videoconferência do Google Meet] quando você estiver criando o evento. Esse botão fica logo depois do campo Adicionar Convidados.

 

Agenda

  • Como publicar a agenda pública no site?

Para publicar sua agenda pública, siga os passos disponíveis em https://www.unifal-mg.edu.br/nti/tutoriais/compartilhamento-publico-da-agenda-google/.

  • Como delegar a agenda para outros usuários?

Para delegar a gestão de sua agenda, siga os passos disponíveis em https://www.unifal-mg.edu.br/nti/tutoriais/delegar-agenda/.

  • Como exportar o conteúdo da agenda do Zimbra para publicação no site?

Para exportar a agenda do Zimbra, siga os passos disponíveis em https://www.unifal-mg.edu.br/nti/tutoriais/exportacao-da-agenda-do-zimbra/ .

  • Como criar uma sala de reunião no Google Meet a partir do Google Agenda?

Ao criar um evento (uma reunião, uma aula, etc.) no Google Agenda é possível definir previamente uma sala do Google Meet onde esse evento vai ocorrer. Para fazer isso basta clicar no botão azul [Adicionar videoconferência do Google Meet] quando você estiver criando o evento. Esse botão fica logo depois do campo Adicionar Convidados.

 

Drive

  • Como eu faço para compartilhar um arquivo?

Para compartilhar um arquivo que está no seu Drive, siga o passo a passo:

1) clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que deseja compartilhar;
2) escolha a opção [Compartilhar];
3) na tela que abrir clique no texto [Copiar Link];
4) logo abaixo do link você verá três opções de compartilhamento:
    * Restrito (somente pessoas previamente selecionadas terão acesso ao arquivo)
      Se escolher esta opção precisará informar um a um os e-mails de quem pode ter acesso ao arquivo. Essas pessoas receberão um e-mail com o link do arquivo. E se esquecer de alguém, poderá liberar o acesso depois ou quando for solicitado pelo interessado.
    * Universidade Federal de Alfenas (qualquer pessoa dentro do domínio da UNIFAL-MG terá acesso ao arquivo)
      Se escolher esta opção não precisará listar os e-mails de quem pode ter acesso ao arquivo, qualquer pessoa que tiver um e-mail @unifal ou @sou.unifal poderá acessá-lo, desde que tenha o link. 
    * Qualquer Pessoa com o Link (qualquer pessoa na internet poderá ter acesso ao arquivo)
Se escolher esta opção, mais aberta, qualquer pessoa com acesso à internet poderá encontrar o arquivo, desde que tenha o link.
5) Feita a escolha, clique no botão [Copiar Link];
6) Para finalizar, clique em [Concluído] para fechar a janela;
7) Caso tenha optado pela segunda ou terceira opção você precisará enviar o link por e-mail ou compartilhá-lo em alguma plataforma como o Moodle ou o Classroom, por exemplo.
  • Sempre que compartilho algo, tenho que ficar autorizando o acesso um a um. Como fazer de forma que eu não precise dar permissões individuais? 

Em primeiro lugar, se isto está ocorrendo é porque pessoas que você não autorizou previamente tiveram acesso ao link que você criou e estão interessadas em ver o material. Se o seu desejo é que este tipo de situação não ocorra você precisa definir como quer compartilhar o material que você tem no Drive, por isso, antes de prosseguir, leia o tópico anterior “Como eu faço para compartilhar um arquivo“.

Como você deve ter lido, você tem duas opções de compartilhamento em que não é necessário definir quais pessoas terão acesso ao material. A primeira opção é mudar o tipo do compartilhamento de “Restrito” para “Universidade Federal de Alfenas”. Dessa forma, qualquer pessoa que tenha uma conta dentro do domínio @unifal poderá ter acesso ao material. A segunda opção é mudar o tipo de compartilhamento de “Restrito” para “Qualquer pessoa com o link”. Dessa forma, a pessoa interessada não precisa ter conta no domínio @unifal para ter acesso ao material.

Essa mudança de tipo de compartilhamento é feita na aba “Copiar Link”, quando se abre a janela de compartilhamento. Você clica com o botão direito sobre o arquivo que deseja compartilhar e escolhe a opção “Gerar Link”.

Lembrete importante: o fato de você mudar o tipo do compartilhamento para “Universidade Federal de Alfenas” ou “Qualquer pessoa com o link” não faz com que o link do material que você deseja compartilhar seja enviado automaticamente para as pessoas. Você deve copiar esse link e divulgá-lo em um local apropriado, como uma página web, uma sala do Moodle ou do Classroom, ou até mesmo enviar por e-mail.

  • Posso compartilhar um arquivo que eu não criei mas está no meu Drive porque foi compartilhado comigo?

Não, nesse caso a opção de compartilhamento não será mostrada.

  • Existe limite de compartilhamento?

Sim, existe. Para saber mais leia o Suporte do Google sobre este assunto clicando aqui

 

Legislação e Privacidade

Privacidade e Segurança

Segundo o Google, as instituições podem usar os serviços principais do Google Workspace em compliance com a Lei de Proteção da Privacidade On-line (COPPA, na sigla em inglês) e a Lei dos Direitos Educacionais e da Privacidade da Família (FERPA, na sigla em inglês). Esses serviços não exibem anúncios e não usam as informações presentes neles para fins publicitários.

Quais os termos do acordo feito entre UNIFAL-MG e Google?

Os termos de adesão ao “Google Workspace” estão disponíveis no seguinte link: Termos Google Workspace. Qualquer escola que pretende dispor destes recursos pode cadastrar seu domínio a partir deste mesmo endereço.

Observe que estes termos genéricos e incluem condições de pagamento para escolas particulares com fins lucrativos. Para a UNIFAL-MG estas condições não se aplicam.

Qual a regulamentação e a política de proteção de dados dos usuários neste acordo?

O uso das ferramentas inerentes ao pacote Google Workspace, assim como o uso de todos recursos disponíveis no domínio “unifal-mg.edu.br”, é regulamentado pelas seguintes resoluções aprovadas pelo Comitê de Governança Digital disponíveis em https://www.unifal-mg.edu.br/portal/comite-de-governanca-digital/

Além disso, foram enviados os seguintes ofícios circulares:

OFÍCIO CIRCULAR No 3/2020/NTI/Reitoria/UNIFAL-MG – Classificação de Informações que poderão transitar na nuvem.

OFÍCIO CIRCULAR No 4/2020/NTI/Reitoria/UNIFAL-MG – Divulgação da Adesão ao Gsuite for Education

Além destes regulamentos internos, a própria Google oferece e expõe no link Google Privacidade a sua política de privacidade. Ao fazer uso das ferramentas disponíveis no “Google Workspace”, assumimos que o usuário tem ciência de suas responsabilidades como usuário da UNIFAL-MG e da política de privacidade do Google.

O Google é a proprietário dos dados das instituições ou dos alunos?

Não. O Google não se considera proprietário dos dados dos clientes nos serviços principais do Google Workspace, e isso é afirmado nos contratos, na seção “Propriedade intelectual”.

O Google vende os dados dos alunos ou das instituições para terceiros?

Não. O Google não vende seus dados do Google Workspace para terceiros nem compartilha informações pessoais armazenadas nos sistemas com terceiros, exceto em algumas circunstâncias excepcionais descritas no contrato do Google Workspace e na Política de Privacidade do Google, como quando o usuário solicita o compartilhamento ou quando é obrigado a fazer isso de acordo com a lei.

O Google Workspace tem anúncios?

Não. No pacote de serviços principais do Google Workspace não há anúncios. Fora desse pacote, os serviços adicionais do Google podem exibir anúncios, conforme descrito no Aviso de privacidade do Google Workspace. Para os usuários do Google Workspace, o Google não usa informações pessoais, ou informações associadas a uma Conta Google, para segmentar anúncios.

Links Importantes  – Termos e políticas Google

Migração

Email

Inicialmente, os emails antigos hospedados no Zimbra, não serão migrados para a plataforma GSuite. Após a criação e adequação de todas as caixas de email, a migração de mensagens será feita de forma gradativa e sem um prazo definido para conclusão. O tempo de migração irá variar de acordo com tamanho da caixa e da quantidade de caixas a serem migradas. O processo de migração segue as regras impostas pelo Google e certos tipos de conteúdo não são migrados.

O que será migrado?

  • Mensagens de email, pastas e subpastas;

O que NÃO será migrado?

Enquanto o processo de migração de todos os emails não tiver sido concluído, todos os emails antigos continuarão disponíveis para consulta no endereço https://zimbra.unifal-mg.edu.br e https://discentes.unifal-mg.edu.br. É importante frisar que todas as mensagens após a migração serão enviadas para o GSuite e o email antigo deixará de receber novas mensagens. Não será mais possível também o envio de novas mensagens através do servidor antigo. Para os discentes que já possuem email e passam a usar o email @sou.unifal-mg.edu.br, os endereços antigos @discentes.unifal-mg.edu.br continuarão funcionando normalmente para recebimento de mensagens na plataforma do Google.

Arquivos

O Samba continuará funcionando normalmente. A migração dos arquivos será definida após a conclusão da migração das caixas de email.

Listas

Acesse as informações sobre listas de email em https://www.unifal-mg.edu.br/nti/listas-de-email/.

×

Fale com o NTI

× Fale com a Central de Atendimento