Orientações de Segurança e Privacidade no uso do Google Meet

Visando disseminar boas práticas de segurança e privacidade no uso da ferramenta Google Meet pela comunidade acadêmica a fim de evitar abusos e possibilitar a averiguação em possíveis ocorrências, o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), através da Gerência de Segurança da Informação (GSI), compartilha as seguintes orientações no gerenciamento de reuniões e apresenta ainda os procedimentos para a denúncia caso ocorram incidentes e/ou mau uso da ferramenta.

Boas Práticas

Boas práticas
  • Utilize sempre sua conta institucional para criar ou participar de reuniões pois o uso de contas externas não permite qualquer tipo de rastreamento ou auditoria.
  • No caso de aulas ou outros eventos com discentes, incentive-os a ativar suas contas no G Suite e negue, sempre que possível, a participação de usuários externos.
  • Não compartilhe links de reuniões de maneira pública a não ser que seja extremamente necessário.
  • Se você precisar compartilhar publicamente uma captura de tela da reunião, verifique se o URL na barra de endereço do navegador foi removido da imagem.
  • Recomenda-se, sempre que possível, o envio dos convites para reuniões do Google Meet apenas pelo e-mail institucional ou pelo Google Agenda.
  • Verifique e só aceite os novos participantes que você reconhecer antes de autorizá-los a participar de uma reunião.
  • Se você perceber um comportamento indevido durante uma reunião, use os controles de segurança do moderador para desativar o som do participante ou removê-lo da reunião.
  • Se necessário, é possível bloquear o chat ou a possibilidade de compartilhamento de tela por outros usuários;
  • Não compartilhe informações pessoais nas reuniões, como senhas, números de contas bancárias e cartões de crédito ou até mesmo seu aniversário e seu telefone. Respeite, também, a privacidade dos participantes.
  • Nunca compartilhe capturas de tela com imagens dos participantes sem os seus consentimentos.
  • Para eventos onde houver participação de vários membros da comunidade externa e que a interação via chat for suficiente, recomendamos que se utilize a transmissão via Youtube. O bloqueio de usuários no chat ou do próprio chat como um todo, se necessário, é mais simples e efetivo no Youtube em relação ao Google Meet.

Sugerimos fortemente que sejam evitados os aceites de usuários externos à UNIFAL-MG às reuniões institucionais, a não ser em casos de extrema necessidade.

Configurações de Segurança

É possível silenciar e remover usuários, conforme imagem abaixo. Para isso, selecione a lista de participantes no canto superior direito e em seguida clique em um participante.

A fim de melhorar a segurança, foram criadas novas configurações conforme descrição na imagem abaixo.  As novas configurações de segurança incluem: bloquear compartilhamento de tela por outros usuários, bloquear o chat e desabilitar o acesso rápido. Essas configurações estão disponíveis a partir do botão no canto inferior esquerdo da tela do Meet.

Denúncias

Como denunciar um abuso no Google Meet

Caso ocorra um incidente, devem ser feitas as denúncias necessárias para que seja possível a responsabilização e para coibir a ocorrência de novos incidentes. A denúncia deve ser feita ao próprio Google, que poderá tomar medidas internas, e à UNIFAL-MG, para averiguação técnica e jurídica.

Formulário de denúncia do Google

Nos casos de violação da Política de Uso aceitável ou dos Termos de Uso do Google Meet a denúncia deverá ser feita ao Google através do endereço: https://support.google.com/meet/contact/abuse

Serão analisadas as informações e a equipe poderá entrar em contato se for preciso mais detalhes, mas você não receberá uma resposta nem confirmação por e-mail.

Envio de informações de abuso para medidas legais 

Além da denúncia do abuso ao Google, deverá ser aberto processo no SEI com as informações referentes ao incidente. O processo deve ser encaminhado à Gerência de Segurança da Informação do NTI que fará análise técnica e encaminhará o ocorrido à Procuradoria Jurídica. As seguintes informações são obrigatórias:

  • Link da reunião
  • Data e horário da reunião
  • Horário do incidente
  • Nome dos usuários que estiverem envolvidos no incidente
  • Descrição detalhada do incidente

De posse destas informações, será possível identificar se o abuso foi praticado por um usuário institucional ou externo e, a partir disso, serão tomadas as medidas legais cabíveis.

×

Fale com o NTI

× Fale com a Central de Atendimento