Microsoft 365

 

Informações Gerais

A comunidade acadêmica da UNIFAL-MG conta a partir de agora com os serviços disponíveis no Microsoft 365 de maneira integrada com a conta institucional, incluindo aplicativos para edição online de documentos (Word), planilha eletrônica (Excel), apresentações (Power Point), gestão de arquivos e armazenamento (One Drive), trabalho em equipe (Teams) entre outros. Há destaque para o OneDrive, o sistema de armazenamento em nuvem com capacidade, no momento, de 1 TB para cada usuário. Isso equivale a cerca de um milhão de documentos no Office ou 400 mil fotos O conjunto de aplicativos disponíveis correspondem à versão Microsoft 365 Educação – A1, com acesso e edição de documentos na web (on-line).

Os usuários podem acessar os serviços do Microsoft 365 pelo endereço https://www.microsoft365.com. A autenticação na plataforma seguirá a mesma dinâmica de acesso aos serviços do Google Workspace (antigo G Suite for Education). As credenciais de acesso correspondem ao login único e senha utilizados nos demais serviços de tecnologia da informação da UNIFAL-MG.

A disponibilização deste serviço é fruto da parceria estabelecida entre a UNIFAL-MG, por meio do Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI), e o Ministério da Educação através da plataforma MecPlace. A utilização desse conjunto de aplicativos favorecerá o desenvolvimento de atividades acadêmicas e administrativas da UNIFAL-MG.

A implantação do novo serviço foi feita de maneira integrada ao login único e ao e-mail institucional, de forma a não necessitar da criação de nova conta. Assim, todos os usuários que já possuem e-mail institucional tiveram sua respectiva conta criada automaticamente no Microsoft 365.

Informações Importantes:

  • Dentre os aplicativos do Microsoft Office 365 disponíveis para a conta da UNIFAL-MG, o Outlook foi desabilitado, uma vez que já é utilizado pela comunidade acadêmica o e-mail institucional da plataforma Google Workspace – GMail.
  • Ao acessar o link da plataforma o usuário deverá informar o seu e-mail institucional. A partir da informação que trata-se de uma conta do domínio UNIFAL-MG a plataforma irá redirecionar o usuário à tela de autenticação do Google, que é utilizado como autenticador no serviço, evitando-se a redundância na criação de contas. Deverá ser informado o email institucional completo e senha de acesso.
  • O suporte e orientações aos usuários quanto ao uso dos aplicativos da plataforma estão disponíveis no Centro de Treinamento e Ajuda ao Office da Microsoft, com link disponível no endereço https://support.microsoft.com/pt-br/microsoft-365.
  • Um dos pontos fundamentais do acordo é a garantia de segurança e de sigilo dos dados depositados na nuvem. “Sem anúncios e sem mineração de dados”. Por operar em solo brasileiro, a empresa é regida pela legislação nacional. A Microsoft é auditada, caso não atenda às legislações de segurança e privacidade de dados e responde legalmente.
  • Sobre arquivos que podem ou não transitar na nuvem, permanece a orientação do OFÍCIO CIRCULAR No 3/2020/NTI/Reitoria/UNIFAL-MG – Classificação de Informações que poderão transitar na nuvem.

Aplicativos Disponíveis

Aplicativos e ferramentas disponíveis na plataforma Microsoft 365

A central de aplicativos do Microsoft 365 pode ser acessada a partir do link https://www.microsoft365.com/apps. O licenciamento Microsoft Office 365 Educacional A1 (versão nuvem) inclui os seguintes recursos e serviços:

  • Microsoft 365 para dispositivos móveis: Word, Excel, PowerPoint,  Lens, Visualizador de PDF,  em um único aplicativo;
  • Microsoft 365 para a web (Office Online): Word, Excel, Powerpoint e outros aplicativos acessíveis diretamente do navegador;
  • Onedrive com 1TB de armazenamento: serviço em nuvem que permite aos usuários armazenar, compartilhar e sincronizar arquivos e pastas em diferentes dispositivos, além de oferecer recursos de colaboração em tempo real e backup automático de arquivos;
  • Power BI: Criação de painéis de dados acionáveis, dinâmicos com a utilização de Business Intelligence que permite coletar, analisar e visualizar dados de diversas fontes de dados, transformando-os em informações e insights úteis visualizáveis graficamente;
  • Microsoft Teams: plataforma de colaboração para comunicação e trabalho em equipe, incluindo videoconferência e compartilhamento de arquivos;
  • Microsoft Forms: ferramenta para criação de pesquisas e questionários online;
  • Microsoft OneNote: aplicativo de anotações digital que permite criar e organizar notas em diferentes formatos, como texto, imagens, áudio, vídeo e desenhos à mão livre. As notas podem ser organizadas em cadernos, seções e páginas, facilitando a gestão de informações e o trabalho colaborativo;
  • Visio para a web: criação de fluxogramas, diagramas de rede, organogramas, mapas mentais, entre outros tipos de diagramas;
  • Microsoft Planner:  ferramenta de gestão de tarefas que permite a criação de quadros com listas de tarefas, acompanhamento de prazos, atribuição de responsáveis e status de conclusão;
  • Power Apps: plataforma para criação e compartilhamento de aplicativos personalizados, sem a necessidade de programação;
  • Microsoft Whiteboard: permite a colaboração em tempo real entre usuários através de um quadro branco virtual, no qual é possível desenhar, escrever, inserir imagens e notas adesivas, entre outros;
  • Microsoft To-Do: aplicativo de gerenciamento de tarefas que permite criar listas personalizadas, definir lembretes, compartilhar tarefas com outras pessoas e sincronizar os dados em todos os seus dispositivos;
  • Microsoft Sway: ferramenta de apresentação e storytelling mais flexível, com layouts dinâmicos e design interativo. Enquanto o PowerPoint é uma ferramenta mais estruturada e voltada para apresentações formais, o Sway é mais adequado para apresentações mais criativas e informais.

Outras opções que podem ser citadas são o Microsoft Lists (gestão de listas personalizadas em colaboração), Yammer Academic (Rede social corporativa colaborativa) , Microsoft Stream (plataforma de vídeo privada e segura voltada para o ambientes com controle de acesso), Sharepoint (compartilhamento de conteúdo) e Power Automate (automação de tarefas).

 

Microsoft Azure

Além disso, a comunidade acadêmica da UNIFAL-MG terá acesso gratuito ao Azure for Students, um conjunto de ferramentas de nuvem da Microsoft que permite o desenvolvimento de aplicativos, armazenamento de dados e análise de dados em larga escala.

Todos os usuários terão direito a 100 dólares de crédito na Azure para uso durante o período de um ano para assuntos educacionais. Os usuários terão acesso a uma série de serviços gratuitos ou que utilizem o crédito oferecido e podem ser explorados por pesquisadores e estudantes nas áreas de Inteligência artificial, ciência de dados, desenvolvimento de sistemas, DevOps, engenharia de dados e de segurança, além de várias trilhas de aprendizado. Além disso há uma área de download de softwares Microsoft que possuem licenças pagas mas podem ser usados para fins acadêmicos como SQL Server, Windows Server, entre outros.

Para se inscrever, basta acessar o site do Azure for Students (https://azure.microsoft.com/pt-br/free/students/) e seguir as instruções. O processo de inscrição é simples e rápido. Abaixo pode ser visto um vídeo tutorial sobre o acesso.

Como acessar

No primeiro acesso à  plataforma Microsoft 365, o  usuário deve acessar o campo “Entrar”, na página  na página: https://www.microsoft365.com e informar o e-mail institucional. A partir dessa informação,  a plataforma vai redirecionar o usuário à tela de autenticação da Google, evitando a criação de uma nova conta.

O suporte e orientações aos usuários quanto ao uso dos aplicativos da plataforma estão disponíveis no Centro de Treinamento e Ajuda ao Office da Microsoft, com link disponível no endereço https://support.microsoft.com/pt-br/microsoft-365.

No caso da Azure for Students,  basta acessar o site: https://azure.microsoft.com/pt-br/free/students/ e seguir as instruções. Um vídeo tutorial sobre o acesso pode ser visto em https://youtu.be/XsthcOey5Sw. O processo de inscrição é simples e rápido.

×

Fale com o NTI

× Fale com a Central de Atendimento