O Google Drive File Stream é um software de nuvem do Google para PC, disponível para assinantes do GSuite. Com ele instalado, o usuário pode utilizar todos os seus arquivos armazenados no Google Drive e acessar documentos do Microsoft Office sem precisar abrir a nuvem no navegador. O programa também permite habilitar pastas e arquivos para serem acessados, compartilhados e editados quando o usuário estiver offline.
Existe ainda a possibilidade de trabalhar nos documentos dos seguintes softwares: Word, Excel e PowerPoint armazenados no Drive com mais facilidade e sem precisar de Internet, pois as modificações serão sincronizadas quando a conexão for reestabelecida, o que não é possível utilizando o Drive no navegador. Confira, a seguir, como funciona e como fazer download do Google Drive File Stream.
Como funciona o Google Drive File Stream
O Google Drive File Stream funciona como um compartimento virtual de memória no PC, que possui armazenamento online ligado ao Drive utilizado no navegador. É possível usá-lo para transferir arquivos em que o usuário está trabalhando para a nuvem, liberando espaço no dispositivo, ou para abrir documentos do Microsoft Office salvos na nuvem diretamente do PC. Além disso, todas as alterações realizadas em arquivos compartilhados, como documentos, slides e planilhas são salvas em tempo real e exibidas aos outros usuários com acesso a eles.
* Google Drive File Stream cria unidade que permite o usuário acessar os arquivos armazenados no Drive.
Como fazer download do Google Drive File Stream
Para fazer download da versão para o sistema Windows acesse o endereço em seu navegador:
https://dl.google.com/drive-file-stream/GoogleDriveFSSetup.exe
Ou acesse o endereço a segir para outra plataforma:
support.google.com/drive/answer/7329379
Execute o arquivo baixado (GoogleDriveFSSetup.exe) quando o download for concluído, informe o e-mail associado ao G Suite. O Google Drive File Stream vai criar um atalho na área de trabalho e uma unidade, que pode ser acessada a partir da aba “Este computador”, para visualizar os arquivos do Drive.
Em sua Área de Trabalho do computador clique no ícone do Google Drive File Stream:
Clique no Atalho demonstrado acima para acessar a tela de login do sistema, informe seu e-mail e clique em Próxima
Na janela a seguir, clique em: Abrir Pasta do Google Drive
Ele criará uma Unidade com seus arquivos e pastas do Drive, caso os arquivos do seu setor não apareçam na relação de drives compartilhados (Drives de equipe), peça à sua chefia imediata adicionar seu usuário nas permissões do drive do setor.
A manipulação de arquivos ocorrerá no ambiente acima mencionado e o processo poderá ser acompanhado através do utilitário mostrado abaixo:
Você também pode alterar a Unidade definida e a conta Google clicando com o Botão Direito sobre o ícone da Drive File Stream ao lado esquerdo da data e hora do sistema ou encontra-lo no ícone ^.
Selecione Preferências.
Criando Drives de Equipe (Administradores)
Efetue seu login através do link : https://sistemas.unifal-mg.edu.br/portal/index.php
Selecione o ícone do G Suite
Entre com os dados de sua conta, após efetuar o login no sistema, serão exibidos as informações de configuração de sua conta institucional. Semelhante as opções que o Google fornece a contas particulares e gratuitas. Para acessar seu disco virtual, clique no menu de aplicações e selecione o ícone do Drive.
Veja imagem abaixo:
Ao abrir o Drive, a tela a seguir será exibida ao usuário.
Repare que iremos usar a opção Drives de equipe (na esquerda).
Na janela da direita, clique com o botão direito do mouse para selecionar a opção “Novo Drive de equipe…”. Veja imagem abaixo:
Em seguida, atribua um nome ao novo grupo. Em nosso exemplo usaremos o nome “RH”. Ao confirmar o nome, ele será exibido na lista de pastas, logo abaixo do Drive de equipe (menu esquerdo). O menu de comandos já estará disponível possibilitando administrar o diretório.
Adicionando Membros em uma Equipe (Administradores)
Ao acessar o Google Drive File Stream, localize o drive da equipe que deseja gerenciar e clique no menu de opções que fica na parte superior da janela conforme imagem abaixo:
Escolha a opção adicionar membros, e uma nova janela será exibida, solicitando o e-mail do usuário que será inserido no compartilhamento e o nível de permissão de acesso que ele receberá (Acesso total, Acesso Edição, Acesso – Comentários e Acesso – Visualização). As explicações de cada tipo de acesso são exibidas na janela.
Para inserir o e-mail de um aluno, funcionário ou docente da universidade, repare que o aplicativo já conta com um catálogo de todas as contas institucionais. Portanto, a procura pode ser feita usando o nome do usuário ou seu e-mail. É possível inserir contas de e-mails de usuários que não pertencem ao catálogo de usuários ativos da universidade.
Nota: Lembramos que dentro do ambiente administrativo da Unifal-MG, os usuários devem abrir ordens de serviço (OS) á equipe de apoio e suporte técnico de Informática NTI para a realização da instalação do utilitário Google Drive File Stream, uma vez que são necessárias permissões administrativas.