VPN – Guia de Instalação e Utilização

Leia com Atenção: Desde julho/2016 a VPN da UNIFAL-MG não pode mais ser utilizada para conexão ao Portal de Periódicos da CAPES. Para acessar o Portal de Periódicos da CAPES o usuário (servidor ou aluno) deve fazer o acesso através da CAFe – Comunidade Acadêmica Federada, clicando no link ‘ACESSO CAFE’ no próprio Portal de Periódicos. O acesso pode ser feito de qualquer computador ou sistema que tenha um navegador (Chrome, Mozilla, Explorer, etc) sem a necessidade de nenhuma instalação ou configuração adicional do sistema.

Este guia serve como referência para a instalação e utilização do programa cliente OpenVPN (no Windows Vista e mais novos e Linux) e o aplicativo OpenVPN Connect (no Android) e da configuração para acesso seguro à rede da UNIFAL-MG através de redes externas não seguras. Esta conexão pode ser utilizada por servidores para acesso aos recursos de Tecnologia da Informação da UNIFAL-MG.

Atenção: O acesso através da VPN não está disponível para alunos uma vez que todos os serviços disponíveis para os alunos podem ser acessados sem a utilização da VPN. Neste caso a instalação dos programas apresentados aqui é dispensável.

OBS: As mesmas restrições e controles que se aplicam aos computadores conectados na rede da UNIFAL-MG se aplicam, também, aos dispositivos conectados na VPN.

Para entender o que é uma VPN clique aqui.

Windows

Instalação e Utilização em Computadores com Sistema Windows Vista e mais novos

Primeiramente, faça o download do programa clicando aqui (este arquivo possui a instalação do cliente OpenVPN e da configuração para a rede da UNIFAL-MG), salve em algum lugar no seu computador e execute-o com duplo clique. Confirme qualquer solicitação do Windows sobre a execução do arquivo (não se preocupe, o arquivo está livre de vírus).

Siga os passos abaixo, com atenção, para fazer a instalação e utilização do cliente OpenVPN conforme mostrado nas imagens (basicamente você deve clicar em ‘Next >’ (Avançar) e responder afirmativamente (confirmar) a qualquer solicitação do Windows):

 

Instalação do Programa – Siga com a instalação do programa conforme as imagens abaixo:

Clique no botão ‘Next >’.

Clique no botão ‘I Agree’.

Não desmarque nenhuma opção e clique no botão ‘Next >’.

Não altere a opção ‘Destination Folder’ deixando que o programa seja instalado no diretório padrão do Windows. Clique no botão ‘Install’.

O programa será instalado automaticamente. Atenção: Neste momento você poderá ser perguntado pelo Windows se deseja instalar a Interface TAP. Confirme a instalação da interface para que o cliente OpenVPN funcione. Clique no botão ‘Next >’.

Desmarque a opção ‘Show Readme’ e clique no botão ‘Finish’.

Neste momento o programa faz a instalação da configuração da rede da UNIFAL-MG para o cliente OpenVPN. Clique no botão ‘Close’ para finalizar a instalação.

O programa e a configuração para acesso à rede da UNIFAL-MG estarão instalados no seu computador e prontos para uso. Siga os passos abaixo para utilizar a VPN da UNIFAL-MG.

 

— ATENÇÃO PARA ESTE PASSO —

Utilização do Programa – Siga os passos abaixo, conforme as imagens, para se conectar com segurança à rede da UNIFAL-MG. Lembrando que vocẽ precisa estar conectado à Internet, de preferência através de uma conexão banda larga:

Depois de instalado, o ícone do programa aparecerá na área de trabalho (Desktop) do seu sistema.

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone OpenVPN GUI e selecione a opção ‘Executar como administrador’.

Atenção: se não utilizar esta opção a conexão não irá funcionar.

Depois de executado o OpenVPN GUI aparecerá no canto inferior direito do seu sistema, ao lado do relógio (ícone com dois computadores e um globo). Neste momento os dois computadores vermelhos indicam que você está desconectado da rede da UNIFAL-MG.

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone OpenVPN GUI e escolha a opção ‘Conectar’.

Para se conectar, informe o seu Login Único UNIFAL-MG e clique no botão ‘OK’ (para entender o que é o Login Único UNIFAL-MG clique aqui).

Neste momento o firewall do Windows irá lhe informar que bloqueou a sua conexão. Clique no botão ‘Permitir acesso’ para que o acesso seja liberado. Geralmente esta solicitação só será feita na primeira conexão com o OpenVPN GUI. Atenção: se você tem instalado um outro tipo de firewall no seu computador a mensagem poderá ser diferente e talvez seja necessário liberar a conexão diretamente no seu firewall.

Se o seu Login Único UNIFAL-MG foi aceito (usuário e senha corretos), a sua conexão foi estabelecida e o seu computador já faz parte da rede da UNIFAL-MG. Neste momento os dois computadores verdes indicam que você está conectado.

Utilize os serviços necessários como se estivesse com seu computador conectado à rede local da UNIFAL-MG.

Lembre-se:

  • TODAS as conexões são logadas (usuário conectado, data/hora e IP de conexão arquivados) por motivo de segurança.
  • TODAS as políticas de acesso à sites, serviços, downloads, etc, serão aplicados à sua conexão VPN.
  • Uma conexão VPN é geralmente um pouco mais lenta que o normal pois utiliza criptografia nos dados trafegados.
  • Utilize somente para acesso aos recursos de Tecnologia da Informação da UNIFAL-MG.

Finalizar a Conexão e sair do Programa – Siga os passos abaixo para se desconectar da VPN e desligar o OpenVPN GUI:

Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do OpenVPN GUI ao lado do relógio do sistema e selecione a opção ‘Desconectar’.

Neste momento os dois computadores vermelhos indicam que você não está mais conectado à rede da UNIFAL-MG.

Clique novamente com o botão direito do mouse sobre o ícone do OpenVPN GUI e selecione a opção ‘Sair’ para que o programa seja finalizado.

Linux

Instalação e Utilização em Computadores com Sistema Linux padrão Debian (Ubuntu)

– Abra um terminal digitanto Ctrl+Alt+T;
– Execute a sequência de comandos abaixo para criar uma pasta “VPN” em sua pasta pessoal e instalar o aplicativo e seus arquivos de configuração;

usuario@ubuntu:~$ mkdir VPN
usuario@ubuntu:~$ cd VPN
usuario@ubuntu:~/VPN$ sudo su
[sudo] password for usuario:           <— informe a sua senha
root@ubuntu:/home/usuario/VPN# apt-get install openvpn wget unzip
root@ubuntu:/home/usuario/VPN# wget https://www.unifal-mg.edu.br/nti/wp-content/uploads/sites/12/2019/08/VPN-UNIFAL-MG-config.zip
root@ubuntu:/home/usuario/VPN# unzip VPN-UNIFAL-MG-config.zip

– Para acessar a VPN abra um terminal digitando Ctrl+Alt+T e execute a sequência de comandos abaixo;

usuario@ubuntu:~$ cd VPN
usuario@ubuntu:~/VPN$ sudo su
[sudo] password for usuario:          <— informe a sua senha
root@ubuntu:/home/usuario/VPN# openvpn kilauea-UDP4-1194.ovpn
Enter Auth Username:          <— informe o seu Login Único UNIFAL-MG
Enter Auth Password:          <— informe a sua senha

– Minimize a tela do terminal para que a VPN fique ativa e você possa fazer a sua pesquisa;
– Depois de fazer a sua pesquisa, volte nesta tela do terminal e digite Ctrl+C para fechar a VPN;

Android

Instalação e Utilização em Dispositivos com Sistema Android 4.0 e mais novos

OBS: Para instalação no Android, acesse o tutorial através do navegador do seu dispositivo.

Primeiramente, instale o aplicativo OpenVPN Connect em seu dispositivo Android. Para isto, acesse a Google Play Store, procure pelo aplicativo e faça a instalação (o aplicativo é grátis). Não baixe o aplicativo de nenhum outro local que não seja a Google Play Store.

Baixe o arquivo de configuração da VPN no site do NTI aqui. O arquivo será gravado na pasta Download, do seu dispositivo com nome VPN-UNIFAL-MG-android-config.ovpn. Caso o arquivo seja mostrado na tela do navegador do seu dispositivo, volte e mantenha o dedo selecionando o arquivo por 1 segundo. Selecione a opção Fazer o download do link, conforme mostrado na imagem abaixo:

Siga os passos abaixo, com atenção, para fazer a configuração e utilização do aplicativo conforme mostrado nas imagens.

Execute o aplicativo OpenVPN Connect selecionando o seu ícone:

Selecione a opção OVPN Profile, conforme mostrado abaixo

Caso apareça a tela abaixo, selecione OK:

Caso seja solicitada permissão para que o aplicativo OpenVPN Connect acesse fotos, mídia e arquivos do dispositivo, selecione PERMITIR:

Encontre o arquivo de configuração da VPN baixado do site do NTI (geralmente na pasta Download):

Selecione o arquivo VPN-UNIFAL-MG-android-config.ovpn na pasta de Download:

Depois de selecionar o arquivo, selecione a opção IMPORT:

Informe o seu nome de usuário (Login Institucional) e selecione a opção ADD:

Verifique que a VPN foi configurada e está desligada (DISCONNECTED). Para ligar a VPN, entre no aplicativo OpenVPN Connect e selecione o controle, conforme mostrado abaixo:

Informe a sua senha:

Verifique as informações que identificam a VPN como conectada (CONNECTED). Use os aplicativos em seu dispositivo normalmente:

Quando quiser se desconectar da VPN, entre no aplicativo OpenVPN Connect e selecione o controle, conforme mostrado abaixo:

Caso seja solicitada confirmação, selecione a opção OK. Feche o aplicativo OpenVPN Connect:

 

Downloads