Implantação de Cota de Armazenamento no Google Workspace

O Núcleo de Tecnologia de Informação (NTI) informa à comunidade universitária que, devido a mudanças na política do Google Workspace for Education, passou a ocorrer aplicação de cotas máximas de armazenamento para todas as instituições usuárias do serviço, conforme previamente informado através do processo 23087.000217/2022-26 e reforçado por email em outras oportunidades.
Para garantir a sustentabilidade do serviço e espaço de armazenamento para os cerca de 15 mil usuários do Google Workspace na UNIFAL-MG, de forma a não exceder os limites definidos pela Google, o NTI estabelece uma nova aplicação de cotas de armazenamento das contas institucionais para contas de institucionais. Assim, é necessário todos os usuários se adequarem ao novo limite, de 50GB para servidores, unidades e colaboradores e 30 GB para discentes – isso inclui emails e seus anexos e todos os arquivos do Google Drive. Para fins de comparação, a cota de uma conta Google gratuita (@gmail) é de 15GB. Os usuários que possuem um armazenamento inferior às cotas estabelecidas já tiveram automaticamente as cotas aplicadas e não tem com o que se preocupar. Já as contas de usuários que excedam esses valores tiveram uma cota maior aplicada de maneira provisória, com prazo para adequação até 31/12/2023. Após essa data, a cota padrão será aplicada a todas as contas. Ao ultrapassar o limite de dados, os usuários serão impedidos de fazer upload de arquivos no Google Drive, receber emails com anexos e criar arquivos em apps de conteúdo colaborativo, como o Docs, Planilhas, Apresentações, Desenhos e Formulários Google. Até a redução do uso do armazenamento, também não é possível editar nem copiar os arquivos afetados nem enviar formulários que pertençam ao usuário. Os usuários ainda vão poder fazer login na conta do Google Workspace e ver e fazer o download de arquivos.

Para otimizar o uso de espaço, os usuários devem analizar o uso atual do armazenamento e excluírem os arquivos desnecessários no Drive e Gmail. Confira as orientações técnicas para esse procedimento:
1. Para confirmar a quantidade de armazenamento que você está usando, acesse https://drive.google.com/settings/storage.
2. Para revisar e excluir arquivos grandes ou desnecessários do Drive, acesse https://drive.google.com/drive/quota.
3. Para pesquisar e excluir e-mails desnecessários ou grandes, consulte a ajuda disponível no link https://support.google.com/drive/answer/6374270#zippy=%2Cexcluir-permanentemente-e-mails-grandes-no-gmail

Como alternativa, feitos esses passos, caso seu armazenamento ainda ultrapasse a cota estabelecida, a UNIFAL-MG também oferece o serviço Microsoft 365 que nos disponibiliza uma nuvem gratuita de 1TB (Terabyte) POR PESSOA, através do One Drive (https://onedrive.live.com/). O tutorial de migração automática de seu conteúdo do Google Drive para o Microsoft One Drive está disponível em https://www.unifal-mg.edu.br/nti/tutoriais/migracao-de-dados-do-google-drive-para-o-microsoft-one-drive/ .
Caso sua dermanda seja para armazenamento de Vídeos, sugerimos ainda a plataforma Eduplay da RNP, conforme tutoriais disponíveis em https://www.unifal-mg.edu.br/nti/tutoriais/upload-de-videos-no-eduplay/.

Reforçamos que o serviço de e-mail e armazenamento de dados fornecido pela UNIFAL-MG para a comunidade acadêmica por meio do Google Workspace destina-se exclusivamente para atividades institucionais, não sendo permitido o uso da conta para fins de armazenamento de arquivos pessoais, filmes, jogos e outros conteúdos não relacionados às atividades acadêmicas e administrativas.

A norma de uso de armazenamento de dados na UNIFAL-MG está disponível em Resolução Nº 05/2020, DE 10 DE JULHO DE 2020.

×

Fale com o NTI

× Fale com a Central de Atendimento