Criando uma aula ou reunião no MCONF

O MCONF é uma ferramenta de webconferências e pode ser utilizado em substituição ao Meet e conta com recursos diferenciados como enquete, salas de apoio, cronômetro, geração de lista de participantes, anotações em apresentações, entre outros.

1. Acesse o site do Mconf, por meio do endereço https://conferenciaweb.rnp.br/ e clique no botão “Entrar“. Em seguida, selecione o acesso federado para se autenticar.
  2. Na tela seguinte, escolha a UNIFAL-MG e em seguida digite seu login (nome.sobrenome) e senha para acessar o serviço.
  3. Após se autenticar, você terá acesso à página inicial do serviço. Do lado direito da tela, você visualizará o endereço de sua sala pessoal, bem como o botão para começar uma reunião.
  4. Ao entrar na sala, você deverá escolher se quer ativar seu microfone ou somente ouvir. Selecione a opção Microfone. Seu navegador solicitará permissão para acesso ao microfone no canto superior esquerdo, clique em Permitir.
  5. Sua reunião está iniciada. Resumidamente, estes são os recursos disponíveis:

1. Chat: Ferramenta de bate papo síncrono entre os usuários.
  2. Controles de usuário: Possibilidade de limpar ícones de status dos usuários, restringir participantes, salvar lista de participantes, criar salas de apoio, entre outros.
  3. Opções do apresentador: Possibilidades de iniciar enquete, Carregar apresentação (Powerpoint ou preferencialmente PDF), Ativar cronômetro, Compartilhar Vídeo, Transmitir sessão, entre outros.
  4. Opções de som, câmera e compartilhamento: Pela ordem, botões para ativar ou desativar o Microfone, Ativar ou desativar o som, Ativar webcam, Compartilhar webcam e fechar apresentação.

Informações adicionais:

Fale com o NTI