Gravando a tela do computador

A captura de tela pode ser utilizada para gravação de reuniões no Meet, criação de video tutoriais e afins. Neste tutorial listamos algumas ferramentas para este fim, conforme listagem abaixo.

Informamos que essas são ferramentas disponibilizadas por outras empresas, e que o NTI não tem responsabilidade sobre elas. Possuem tutoriais e links de ajuda disponíveis na Internet, e são pensadas para a simplicidade – dentro de seus próprios contextos. Incentivamos os usuários a explorarem, conhecerem e aprenderem aqui listadas, de acordo com seu nível de conhecimento no uso de programas de gravação.

1. Gravação web no Windows (RECOMENDADO)

Faça a gravação utilizando o botão abaixo. No primeiro uso será necessário a instalação de um plugin no seu computador. A partir do segundo uso, basta clicar no botão abaixo.

Gravar Tela

2. Ferramenta nativa de captura do Windows 10 (RECOMENDADO)

Adaptado de https://www.oficinadanet.com.br/hardware/33494-como-gravar-a-tela-no-windows-10

O Windows 10 foi a primeira versão do sistema operacional da Microsoft a contar com uma solução nativa para gravação de tela, principalmente para permitir que gamers compartilhem seus gameplays facilmente. Entretanto, só funciona na janela ativa. Segue passo a passo:

Estando na janela do aplicativo que pretente gravar, aperte a combinação de teclas Windows + G. No quadro “Capturar”, ative o microfone e clique no botão que inicia a gravação

Caso queira selecionar o que é gravado basta clicar no ícona da engrenagem na parte superior da tela e ir no menu Capturando.

Você pode selecionar somente somente o microfone ou todos os sons do sistema (opção Tudo). Use esta opção para capturar o áudio dos outros participantes da reunião.

Os vídeos ficam salvos na pasta Vídeos/Capturas em seu Disco Local. Para encerrar, clique no botão Parar.

3. OBS Studio (Windows, Linux e MacOS)

Adaptado de https://tecnoblog.net/responde/como-gravar-a-tela-do-pc-com-o-obs-studio/

O OBS é um programa para gravação e transmissões e está disponível para download no endereço https://obsproject.com/pt-br/download. Após efetuar a sua instalação com todas as opções padrão, abra o programa e faça a configuração inicial selecionando a opção “Otimizar para gravação, não farei transmissão”. Clique em Avançar nas telas seguintes e aplique as configurações recomendadas. Feito isso, para efetuar sua gravação, siga os seguintes passos:

1. Assim que o software iniciar, clique no ícone de “+” na seção “Fontes”;

2. Clique na opção “Captura de tela” e, quando surgir um pop-up, clique em “OK”.

3. Se você tem mais de um monitor, clique no menu suspenso ao lado de “Monitor”, escolha a outra tela e depois clique em “OK” — se esse não for o caso, apenas clique em “OK”;

4. Clique em “Configurações” no canto inferior direito;

5. No menu lateral esquerdo, clique na aba “Saída”. Em “Caminho de gravação”, clique em “Explorar” e escolha em qual local o arquivo será salvo;

6. Clique em “Iniciar gravação” para começar a gravar a tela do PC. Caso queira encerrar, clique em “Interromper gravação” — o software também permite pausar clicando no ícone de pause ao lado.

Assim que a captura for concluída, o arquivo final estará disponível na pasta de destino para ser compartilhado nas redes sociais ou editado em um software apropriado.

É importante ressaltar que, além de gravar as imagens que aparecem no display, o programa também salvará o áudio. Para desativar essa opção, basta diminuir a “barrinha” Mic/Aux na seção “Mixer de áudio”.

4. Ferramenta nativa de captura do Ubuntu

Você pode fazer uma gravação em vídeo do que está acontecendo em sua tela:

Pressione Ctrl+Alt+Shift+R para começar a gravar o que está na sua tela.

Um círculo vermelho é exibido no canto superior direito da tela enquanto a gravação estiver em andamento.

Uma vez que você tenha finalizado, pressione Ctrl+Alt+Shift+R novamente para parar a gravação.

O vídeo é salvado automaticamente em sua pasta de Vídeos em sua pasta pessoal com um nome de arquivo que inicia com Gravação de tela e inclui a data e hora em que ele foi obtido.

Se você não tem uma pasta Vídeos, os vídeos serão salvos em sua pasta pessoal.

5. Ferramenta nativa de captura do MacOS

A versão mais recente do macOS introduziu uma central de comandos completa para permitir a captura fácil da tela do sistema, seja na forma de imagens ou de um vídeo.

1. Aperte a combinação de teclas Shift + Command + 5 (em um teclado não-Apple, Shift + Tecla Windows + 5);
  2. Para gravar toda a tela, clique no botão Gravar Tela Inteira (circundado em vermelho na imagem acima) e depois, clique em qualquer área da tela;
  3. Para gravar apenas uma área selecionada, clique no botão Gravar Área Selecionada (circundado em azul), ajuste a região da tela que deseja capturar e clique em Gravar;
  4. Para interromper a gravação, clique no botão Parar.

Fale com o NTI

× Fale com a Central de Atendimento