WordPress – Posts

  • Todos os posts: Uma tabela lista todos os posts criados, por linha. São listados os mais recentes primeiro.
  • Adicionar novo: Uma tela é aberta para adicionar o novo post.
  • Categorias: É possível criar uma nova categoria, além de visualizar, editar e excluir categorias já criadas.
  • Tags: É possível criar uma nova tag, além de visualizar, editar e excluir tags já criadas.
  1. Lista todos os posts, dos mais recentes para os mais antigos.
  2. Filtros que facilitam a localização rápida de postagens que correspondam a determinados critérios. Além dos filtros é possível usar a caixa de pesquisa para buscar um post.
  3. A tabela de posts apresenta as seguintes colunas: título, autor, categorias, tags e data.
    • Título – Exibe o título do post como um link. Clique no link Título para permitir que este post seja editado. Ao lado do título, se um post for de natureza rascunho, particular, pendente, aderente ou protegida por senha, virá identificada em negrito. Também ao lado do título poderá vir identificado em negrito qual editor foi usado para criar o post (editor clássico ou editor em blocos).
    • Autor – Exibido na forma de um link, é o autor que escreveu o post. Clicar no link do autor faz com que todos os posts criados por aquele usuário sejam exibidos na Tabela de posts (permitindo, assim, que uma ação em massa seja aplicada a todos os posts de um determinado autor).
    • Categorias – Exibe todas as categorias, na forma de links, às quais este post pertence. Cada link de categoria, quando clicado, fará com que a lista de posts atribuídas a essa categoria seja exibida na tabela de posts (observe que a caixa Filtro de categoria na parte superior da tabela mostra a categoria exibida).
    • Tags – Exibe todas as tags, na forma de links, associadas a uma post. Cada link de Tag, ao ser clicado, fará com que a lista de posts atribuídas a essa Tag seja exibida na Tabela de posts.
    • Data – A coluna Data mostra a data “Publicado” para posts publicados ou a data “Última Modificação” para outros posts. Se o post for um “post futuro”, a data agendada para publicação será exibida.
      Alguns títulos de coluna, como Título e Data, podem ser clicados para classificar a Tabela em ordem crescente ou decrescente. Passe o mouse sobre o título da coluna, por exemplo Título, para ver a seta para cima ou para baixo. Clique no título para alterar a ordem de classificação.
  4. Na tabela, ao passar o mouse sobre o título é possível acessar os links para edição do post (edição com o editor em blocos ou edição com o editor clássico). A edição rápida é uma ação imediata realizada em um post. A edição rápida permite alterar os seguintes itens sem acessar o post – Título, Slug, Data, Autor, Senha, Categorias, Tags, Status. A opção “Lixeira” envia o post para a lixeira. Nos filtros (2) é possível visualizar a ‘Lixeira’, e seus itens com opções que permitem ‘Restaurar’ ou “Excluir Definitivamente” um post. O link “Ver” permite visualizar o post.
  5. As ações em massa permitem que vários posts selecionados possam ser alterados. Selecione a ação disponível, marque os posts que deseja alterar e clique no botão “Aplicar”.
  1. Esta caixa deve conter o título do seu post.
  2. A caixa em branco é onde o usuário insere sua escrita, links, imagens, links para imagens e qualquer informação que deseja exibir em seu sítio usando um editor. 
    O editor mostrado na imagem acima é o editor clássico. O conteúdo da página pode ser inserido e formatado por ele. A edição pelo editor clássico será detalhado em um tópico específico.
  3. Page Settings: Por padrão o tema UNIFAL, não utiliza barra laterais nos seus sítios. E caso, esta configuração não seja alterada para todo o sítio (o que é possível pelo menu Aparência -> Personalizar) pode-se alterar o layout de cada página/post individualmente. Se desejar alterar o layout do post individualmente, basta marcar a opção escolhida. A definição do layout feita por aqui será aplicado somente a este post.
  4. Publicar:
    • Botão “Salvar como rascunho”: o usuário pode salvar seu post sem ter que publicá-lo imediatamente. Dessa forma poderá trabalhar em seu post, salvando seu progresso e somente publicá-lo quando estiver pronto.
      Para retornar aos seus rascunhos mais tarde, visite Posts – Todos os posts na barra de menu e selecione seu post na lista. Pode ser usado o filtro “Rascunhos” para encontrá-los mais facilmente.
    • Botão “Visualizar”: Permite que o usuário veja o post antes de publicá-lo.
    • Botão Publicar/Atualizar: No momento de criação do post, ou seja, a primeira vez que for publicar o post o botão apresentado será o “Publicar”. Se estiver editando um post publicado anteriormente, o botão apresentado será “Atualizar”.

      Status: os principais status são Rascunho e Publicado. Rascunho significa que o post não foi publicado e permanece em rascunho para o criador do post. Um status Publicado significa que a post foi publicado e está ativo em seu sítio, podendo ser visualizado por todos.

      Visibilidade: Determina como o post aparece para o mundo. (clique em Editar ao lado de Visibilidade ). Os posts públicos serão visíveis para todos os visitantes do sítio depois de publicados. Posts protegidos por senha são publicados para todos, mas os visitantes devem saber a senha para visualizar o conteúdo do post. Posts privados são visíveis apenas para o usuário (e para outros editores ou administradores do sítio).

      Agendamento: Para agendar um post para publicação em uma hora ou data futura, clique em Editar ao lado das palavras “Publicar imediatamente”. Também é possível alterar a data de publicação para uma data no passado para posts retroativos. Altere as configurações para a hora e data desejadas. Clique em “Ok” e então no botão “Agenda ” quando tiver concluído o post para publicar na data e hora desejadas.
  5. Formato: o tema padrão UNIFAL não tem suporte para os formatos de posts. Portanto deve-se usar sempre o formato padrão.
  6. Categorias: nesta caixa são apresentadas as categorias que foram previamente criadas no menu Post – Categorias, como também oferece a possibilidade de criação de novas categorias (Adicionar nova categoria). Pela lista de categorias (abas Todas as categorias ou Mais usadas) é possível associar o post à sua categoria bastando marcar uma ou mais opções.
    Importante: por padrão o sistema cria a categoria “Sem categoria”. Esta categoria NÃO deve NUNCA ser apagada e nem editada.
  7. Tags: são microcategorias para o post, semelhantes a incluir entradas de índice para uma página. Adicione novas tags ao post digitando a tag na caixa e clicando em “Adicionar”. Você também pode clicar no link “Escolha entre as tags mais usadas” para ver todas as tags usadas pelo sítio. No menu principal do painel, em Posts – Tags, também é possível incluir novas tags.
  8. Editor: Como mostrado no item 2, o editor de conteúdo padrão habilitado nos sítios é o editor clássico. Entretanto, atualmente, o editor padrão do WordPress é o editor em blocos. Como muitos usuários mantenedores dos conteúdos dos sítios da UNIFAL-MG estão acostumados ao editor clássico, este foi mantido como padrão, porém foi adicionada uma opção para o novo editor em blocos. Este editor, assim como o clássico, é utilizado para a construção de conteúdo dentro das páginas e posts dos sítios.
    Na caixa Editor é possível alternar para o Editor em Blocos através da opção “Switch to block editor”.
    O editor em blocos oferece uma experiência superior em relação ao editor clássico. Ele permite não apenas a edição de texto, mas também alterações de layout e estrutura da página de forma fluída e simples, mesmo sem o conhecimento de códigos HTML e CSS.
    Toda a criação de conteúdo se baseia em blocos de edição, possibilitando recursos como arrastar e soltar para reorganizar cada bloco.
    O editor clássico se parece muito com o editor do Microsoft Word. Justamente por isso, ele dificulta algumas tarefas que deveria ser simples. Por exemplo, inserir duas imagens, uma ao lado da outra, usando o editor clássico é mais trabalhoso que no novo editor em blocos.
    Os recursos oferecidos pelos dois editores serão mostrados em tópicos específicos.
  9. Imagem destacada: é possível definir uma imagem destacada para o post. Esta imagem será exibida no topo do post, antes do título e do conteúdo. Em uma exibição de vários posts numa página, é a imagem que aparece junto ao título e a chamada do post.
  1. O usuário pode inserir uma categoria para ser utilizada em seus posts. Preencha o nome da categoria a ser criada. O slug será criado automaticamente, conforme o nome da categoria, se não for preenchido.
  2. Esta tela mostra as categorias criadas e as opções para editá-las ou excluí-las.
    Importante: Não editar e nem excluir a categoria padrão do sistema “Sem categoria”.
    A coluna “Contagem” mostra quantos posts estão associados àquela categoria. Clicando no nº é possível visualizar a lista de posts.
  1. O usuário pode inserir uma tag para ser utilizada em seus posts. Preencha o nome da tag a ser criada. O slug será criado automaticamente, conforme o nome da tag, se não for preenchido.
  2. Esta tela mostra as tags criadas e as opções para editá-las ou excluí-las.
    A coluna “Contagem” mostra quantos posts estão associados àquela tag. Clicando no nº é possível visualizar a lista de posts.
×

Fale com o NTI

× Fale com a Central de Atendimento