Disciplinas/Horários

Menssagem de erro

Notice: Undefined offset: 1 em counter_get_browser() (linha 70 de /server/www/ppgca/sites/all/modules/counter/counter.lib.inc).

Horários 2020/02 - AQUI

Horários 2020/01 - AQUI


Disciplinas ofertadas - 2º semestre de 2020

Cód.

Disciplina

Responsável

Créditos 

CA025

Gestão de Projeto e Processos Ambientais

Rafael de Oliveira Tiezzi

4
Obrigatória

CA029

Ciências Ambientais

Ronaldo, Rogério, Maria José, Tales, Breno

5
Obrigatória

CA033

Pesquisa Bibliográfica e Redação Científica

Kamila Rezende Dázio de Souza

1
Obrigatória
CA032 Estudos e Pesquisas Interdisciplinares Plinio Rodrigues dos Santos Filho

4

Obrigatória Doutorado

  Proficiência em Inglês

Marina Wolowski Torres

Obrigatória

CA035 Fundamentos Em Delineamento Experimental Flávio, Érica

 

4
Eletiva
CA003

Biotecnologia e Conservação de Germoplasma vegetal

 

Sandro, Breno 5
Eletiva

 

 
Disciplinas do PPGCA:
 
Código Disciplina Creditos  
CA001

PLANEJAMENTO DE PESQUISA E REDAÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: Conceito de projeto, conhecimentos de elaboração e execução de projetos, Redação Científica. Conhecimentos gerais de leitura e publicação de artigos. Estudar o planejamento, execução e análise de experimentos, bem como a interpretação dos resultados obtidos. Conceitos básicos de Estatística. Correlação e Regressão. Princípios e conceitos básicos de modelagem. Modelagem de Dados. Modelos teóricos e empíricos.
 
 5

Obrigatória

(Está disciplina passou a ser a CA033)

CA002

GENÉTICA DA CONSERVAÇÃO

Ementa: Análises genéticas das estruturas das populações naturais; manejo genético de populações selvagens em cativeiro e para reintrodução; conservação de metapopulações e populações fragmentadas; populações viáveis geneticamente; relação entre tamanho populacional e diversidade genética; importância de pequenas populações na genética da conservação; endocruzamento; análise molecular da biodiversidade; valor da informação sobre a diversidade genética para a pesquisa, manejo e conservação.

4 Eletiva
CA003

BIOTECNOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE GERMOPLASMA VEGETAL 

Ementa: Fundamentos, técnicas e aplicações da biotecnologia no melhoramento de plantas e na produção vegetal. Aplicações ambientais da Biotecnologia Vegetal. Técnicas de cultura "in vitro”, micropropagação de plantas, regeneração de plantas a partir de células. Transformação de plantas. Produção de sementes sintéticas. Aplicação Ambiental da Conservação de Germoplasma, tipos de bancos de Germoplasma, tecnologias para conservação e transferência de Germoplasma.

5 Eletiva
CA004

MORFOFISIOLOGIA DE PLANTAS E AMBIENTE

Ementa: estudo da morfologia vegetal, sua anatomia e funcionalidade; estresses; alterações morfoanatômicas provocadas pelo meio ambiente em plantas terrestres e aquáticas; alelopatia e superação ecológica.

5 Eletiva
CA005

ESTUDOS E PESQUISAS INTERDISCIPLINARES 

Ementa: Conhecer as características dos estudos interdisciplinares. Conhecer e debater a diferença entre multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Discutir sobre o uso prático da interdisciplinaridade.

4 Eletiva
CA006

FILOSOFIA DA CIÊNCIA E ÉTICA EM PESQUISA 

Ementa: Conhecimento científico: natureza e diferenças em relação a outras formas de conhecimento. Empirismo e Indução. Dedução. A filosofia da ciência de Popper. Teorias, modelos e hipóteses. Considerações éticas e morais na produção de conhecimento científico em diferentes níveis.

4 Eletiva
CA007

GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Ementa: Conhecer as técnicas de gerenciamento de projetos aplicadas à pesquisas científicas, incluindo os projetos de dissertação dos alunos. Debater e discutir casos concretos das vantagens e desvantagens da aplicação destas técnicas.

4 Eletiva
CA008

 GEOQUÍMICA AMBIENTAL 

Ementa: Processos geoquímicos fundamentais que afetam a mobilidade e destino dos poluentes orgânicos e inorgânicos no ambiente terrestre. 

3 Eletiva
CA009

LIMNOLOGIA E TAXONOMIA DE COMUNIDADES PLANCTÔNICAS E BENTÔNICAS

Ementa: Estrutura, funcionamento e metabolismo de ecossistemas aquáticos; Ciclo da água; Características físicas e químicas da água, Dinâmica de nutrientes; Comunidades de água doce; Produtividade primária e secundária; Interações interespecíficas, Limnologia de ambientes inundáveis; Eutrofização; Manejo e recuperação de ecossistemas aquáticos; Amostragem em Limnologia. Comunidades aquáticas: fitoplâncton, zooplâncton e bentos.  Composição do fitoplâncton. Tipos de associações de algas. Mecanismos de flutuação. Características gerais do zooplâncton e suas interações com peixes.  Variações horizontais da distribuição do zooplâncton. Ciclomorfose e predação.  Características gerais da comunidade bentônica. Mecanismos tróficos e tipos de alimentos. Influência da luz, temperatura e matéria orgânica no desenvolvimento das comunidades. Sucessão sazonal e variações diurnas das comunidades planctônica e bentônica.  Produtividade do fitoplâncton, zooplâncton e bentos. Marcadores moleculares com fins taxonômicos. Técnicas moleculares aplicadas à taxonomia: extração de DNA, RFLP, AFLP, RAPD, minissatélites, microssatélites, DNA fingerprinting, eletroforese DGGE, sequenciamento de DNA.

3 Eletiva
CA010

FUNDAMENTOS DA ECOTOXICOLOGIA 

Ementa: Conceitos em ecotoxicologia, biomonitoramento e qualidade ambiental. O estresse ambiental: tipos e seus efeitos. Apresentar e discutir o uso dos testes ecotoxicológicos como forma de avaliação dos compartimentos ambientais e prevenção à poluição. Avaliação da susceptibilidade dos sistemas ecológicos à poluição. Diagnóstico e predição de feitos de efluentes industriais ou orgânicos e de resíduos sólidos. Avaliação de toxicidade visando a sua redução no ambiente.

5 Eletiva
CA011

BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL

Ementa: Introdução a Biotecnologia Ambiental. Caracterização e Monitoramento da Poluição ambiental. Fundamentos para análise da qualidade do solo. Biorremediação. Fitorremediação. Biossorção e bioacumulação. Estudo das Tecnologias para o Controle e recuperação de áreas degradadas.

5 Eletiva
CA012

FILOSOFIA E HISTÓRIA DA ECOLOGIA 

Ementa: Conhecer a história da Ciência, Biologia e Ecologia. Conhecer a ciência pré e pós-Renascença. Conhecer as mudanças e progressos da história da ciência, Biologia, História Natural e Ecologia até os tempos modernos, destacando os cientistas, filósofos e personalidades que mais contribuíram para esse progresso.

4 Eletiva
CA013

APLICAÇÃO DE GEOPROCESSAMENTO EM ECOLOGIA DE PAISAGEM

Ementa: Base conceitual dos Sistemas de Informação Geográfica. Modelos de Representação de Dados. Introdução de Métodos de transformação de Dados Espaciais, Estrutura Geral de um Sistema de Informação Geográfica. Definição de Áreas de Estudo, Pesquisa Espacial. Modelos de Classificação de Dados, métodos de Cruzamento e Mensuração Espaciais. Análise de Proximidade e Zonas de Influência. Introdução à ecologia de paisagem abordando aspectos: históricos, conceitos básicos, estrutura e dinâmica da paisagem. Discussão de métodos e delineamentos experimentais com testes de hipóteses na escala de paisagem. Perspectivas futuras e lacunas no conhecimento da Ecologia de Paisagem no Brasil. 

3 Eletiva
CA014

TÓPICOS ESPECIAIS E SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS 

Ementa: A disciplina tem como objetivo a discussão de temas multidisciplinares atuais relacionados às ciências ambientais, sob a forma de cursos ou séries de palestras e seminários.

5 Eletiva
CA019

TÓPICOS ESPECIAIS: INTRODUÇÃO AO USO DO SOFTWARE R PARA ANÁLISE E MODELAGEM DE DADOS ECOLÓGICOS

Ementa: Histórico e introdução à Linguagem R; Noções básicas de programação em R; Material de suporte; Usando o R como uma calculadora; Criando, reconhecendo e manipulando objetos no R; Importando e exportando dados; Concatenação e indexação de objetos; Usando as funções mais conhecidas; Medidas de tendência central, variância e intervalos de confiança; Construindo e alterando gráficos; Funções de controle de fluxo, amostragem e randomização. Teste de hipóteses a partir de aleatorização dos dados; Introdução à inferência estatística por máxima verossimilhança; Simulando dados a partir de distribuições de probabilidade; Análise exploratória dos dados; Análise de dados com distribuição normal de erros; Seleção de modelos concorrentes; Apresentação dos resultados e validação de modelos; Análise de dados de contagem; Análise de dados binários e de proporção; Análise de modelos não-lineares.

5 Eletiva
CA020

TÓPICOS ESPECIAIS: DIREITO AMBIENTAL

Ementa: Contribuir para a formação de estudantes e profissionais que irão atuar na resolução de problemas concretos relacionados com o meio ambiente, capacitando- os  para implementar, efetivamente, seja no setor público como no setor privado, as normas e regras do novo Código de Conduta que está sendo, forçosamente firmado, em prol da correta utilização dos recursos naturais.

3 Eletiva
CA021

TÓPICOS SISTEMÁTICA E ECOLOGIA DE OLIGOCHAETA DE SISTEMA AQUÁTICOS CONTINENTAIS

Ementa: Ecologia dos oligoquetos, sua importância como bioindicadores e participação nas redes tróficas. Reconhecimento dos principais caracteres diagnósticos e manuseio de chave de identificação.

5 Eletiva
CA022

TÓPICOS ANÁLISE DE DADOS MULTIVARIADOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Ementa: Dados multivariados. Medidas de semelhança. Teste de significância aplicado a matrizes de semelhança. Técnicas de classificação e de ordenação. Análises fatoriais.

3 Eletiva
CA023

TÓPICOS ESPECIAIS E SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS: FUNDAMENTOS EM DELINEAMENTO EXPERIMENTAL

Ementa:  Compreender as diferenças entre objetivos, hipóteses, predições e o como desenvolver esses tópicos de maneira efetiva. Explicar a importância do delineamento experimental e o valor do poder do teste estatístico no suporte das evidências empíricas na pesquisa científica. Introduzir alguns fundamentos de métodos estatísticos, visando a compreensão das condições em que cada um deles são utilizados e como interpretá-los nos resultados. Avaliar criticamente os delineamentos experimentais em diferentes áreas da ciências, identificando suas limitações e como seria possível melhorá-los. Avaliar criticamente o próprio projeto de pesquisa e quais seriam as sugestões para melhorá-lo.

5 Eletiva
CA024

TÓPICOS ESPECIAIS E SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS: ANÁLISES MULTIVARIADAS NO R

Ementa: Discutir os princípios básicos que norteiam as análises multivariadas e sua utilidade para a exploração dos dados biológicos e testes de hipótese; Fazer um panorama sobre as principais análises multivariadas disponíveis; Revisar o funcionamento do ambiente R, utilizando a interface R-Studio; Apresentar os principais recursos para análises multivariadas, por meio da solução de problemas que simulem situações reais de pesquisa.

 
5 Eletiva
CA025

GESTÃO DE PROJETO E PROCESSOS AMBIENTAIS

Ementa: Etapas genéricas do PDP aplicada aos produtos sustentáveis; Modelos de gestão de projetos sustentáveis; gerenciamento de projetos (processos: escopo, planejamento, execução, controle, encerramento; áreas de conhecimento preconizadas pelo PMBoK: escopo, prazo, orçamento, comunicação, riscos, integração, recursos humanos, aquisições e qualidade); Tomada de decisão na gestão de projetos e processos. Gestão de processos ambientais, Gestão e Auditoria Ambiental, ISO 14001 e outras certificações. 

 
4 Obrigatória
CA026

TÓPICOS ESPECIAIS E SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS SUSTENTABILIDADE E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Ementa: Apresentar conceitos e discussões fundamentais nas temáticas sustentabilidade e mudanças climáticas; O conceito de sustentabilidade à luz da cosmologia, arqueoantropologia e epistemologia da ciência; Pensamento, modelos e práticas em Permacultura; História e análise crítica do conceito de desenvolvimento sustentável; Teoria dos limites planetários; Teoria e práticas sociais e econômicas emergentes em sustentabilidade; Mudanças climáticas e estratégias de adaptação e mitigação. Métricas, indicadores e índices de sustentabilidade.

 
5 Eletiva
CA027

ECOLOGIA E MANEJO DE POPULAÇÕES DE ANIMAIS E PLANTAS

Ementa: Definição de populações. Amostragem de populações. Ontogenia e estrutura populacional. Modelos de crescimento populacional. Manejo de populações para a extração de Produtos Florestais Não-Madeireiros. Metapopulações. Conservação e manejo de populações pequenas. Controle de espécies invasoras. Manejo de populações vegetais para o extrativismo de Produtos Florestais Não-Madeireiros. Manejo de populações em paisagens fragmentadas. Impactos das mudanças climáticas globais nas populações.            

3 Eletiva
CA028

META-ANÁLISE EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Ementa: Discussão de problemas em Ciências Ambientais e contextualização dos temas de pesquisa. Aplicação de meta-análise para solução de problemas. Levantamento de literatura: bases de referências bibliográficas, literatura cinza, palavras-chave. Codificação das informações: identificação das variáveis de interesse, oportunidades de análise, sistema de codificação e tomada de decisão. Cálculo do tamanho do efeito: tamanho do efeito para dados contínuos e categóricos, tamanho do efeito global, modelos fixos e randômicos. Interpretação dos dados: análise de sensibilidade e de diagnóstico, viés de publicação. Divulgação dos resultados: explanação visual e narrativa.

5 Eletiva
CA029

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Ementa: Relações entre populações  humanas  e  ambiente  natural. Tendências da população humana, agricultura, poluição do ar e da água, biodiversidade, floresta e uso da terra, energia e recursos  minerais  e  substâncias  tóxicas.  Comportamento  dos  poluentes nos  diferentes  compartimentos  ambientais.  Gerenciamento de   ambientes poluídos. Mitigação da  poluição.  Consideração  de fatores  relacionados  à economia, legislação, política, comportamento político e questões éticas. Avaliação de  Impactos  Ambientais: histórico  e  legislação aplicada

5 Obrigatória
CA030

TÓPICOS ESPECIAIS E SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS: ECOLOGIA DE PAISAGEM APLICADA À CONSERVAÇÃO

Ementa: Ameaças à biodiversidade ao nível de paisagem (fragmentação, perda de habitat, extinção de espécies, espécies invasoras). Introdução à ecologia de paisagem abordando os seguintes aspectos: conceitos teóricos, estrutura, configuração e dinâmica da paisagem. Padrões e consequências destes padrões para os organismos. Planejamento de delineamento amostral para estudos envolvendo ecologia de paisagens. Conservação e manejo de espécies. Seleção de áreas para conservação. Restauração de paisagens. Efeitos de paisagem nos serviços ecossistêmicos. Introdução ao uso SIG, sensoriamento remoto, cartografia. Aquisição e tratamento de banco de dados ambientais espaciais e biológicos. Classificação manual e automática. Cálculo de métricas e análise da paisagem. Análise de dados espaciais (autocorrelação espacial, análise de agregação, hotspot e outliers). Estatísticas descritivas espaciais.

4 Eletiva
CA031

ECOLOGIA DE PAISAGEM APLICADA À CONSERVAÇÃO

Ementa: Ameaças à biodiversidade ao nível de paisagem (fragmentação, perda de habitat, extinção de espécies, espécies invasoras). Introdução à ecologia de paisagem abordando os seguintes aspectos: conceitos teóricos, estrutura, configuração e dinâmica da paisagem. Padrões e consequências destes padrões para os organismos. Planejamento de delineamento amostral para estudos envolvendo ecologia de paisagens. Conservação e manejo de espécies. Seleção de áreas para conservação. Restauração de paisagens. Efeitos de paisagem nos serviços ecossistêmicos. Introdução ao uso SIG, sensoriamento remoto, cartografia. Aquisição e tratamento de banco de dados ambientais espaciais e biológicos. Classificação manual e automática. Cálculo de métricas e análise da paisagem. Análise de dados espaciais (autocorrelação espacial, análise de agregação, hotspot e outliers). Estatísticas descritivas espaciais.

4 Eletiva
CA032

ESTUDOS E PESQUISAS INTERDISCIPLINARES

Ementa: Conhecer as características dos estudos interdisciplinares. Conhecer e debater a diferença entre multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Discutir sobre o uso prático da interdisciplinaridade.


 
Obrigatória
(Disciplina de doutorado)
CA033

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E REDAÇÃO CIENTÍFICA

Ementa: Pesquisa em bases bibliográficas, Relação da pesquisa bibliográfica com a publicação científica, Otimização do processo de operação das bases de dados bibliográficos, redação científica e plágio, ética em ciência.

1 Obrigatória
CA035

FUNDAMENTOS EM DELINEAMENTO EXPERIMENTAL

Ementa:  Compreender as diferenças entre objetivos, hipóteses, predições e como desenvolver esses tópicos de maneira efetiva. Explicar a importância do delineamento experimental e o valor do poder do teste estatístico no suporte das evidências empíricas na pesquisa científica. Introduzir alguns fundamentos de métodos estatísticos, visando a compreensão das condições em que cada um deles são utilizados e como interpretá-los nos resultados. Avaliar criticamente os delineamentos experimentais em diferentes áreas da ciências, identificando suas limitações e como seria possível melhorá-los. Avaliar criticamente o próprio projeto de pesquisa e quais seriam as sugestões para melhorá-lo.

5 Eletiva
CA036

TÓPICOS ESPECIAIS E SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS: INSTRUMENTAÇÃO EM ECOFISIOLOGIA VEGETAL

Ementa: Estudo das metodologias de medição de fluorescência da clorofila e trocas gasosas em folhas; avaliação do status hídrico vegetal e compreensão da interação dos estímulos ambientais com as respostas biológicas das plantas.

4 Eletiva
CA037

TÓPICOS ESPECIAIS E SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS: MODELAGEM ESTATÍSTICA EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS USANDO O R

Ementa: Introdução à inferência estatística e modelagem; Introdução à Linguagem R; Noções básicas de programação em R; Distribuições de probabilidade; Importando dados em R e análise exploratória dos dados; Entendendo a distribuição de erro dos dados; Construindo modelos;  Regressão linear com distribuição de erro normal; Estimativa de parâmetros usando máxima verossimilhança; Seleção de modelos e seleção de variáveis; Regressão linear com distribuições de erro binomial e Poisson. 

5 Eletiva
CA038

TÓPICOS ESPECIAIS E SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS: ANÁLISE BIOQUIMICA DE PLANTAS SOB ESTRESSE

Ementa: Breve revisão sobre metabolismo vegetal. Alterações bioquímicas em plantas sob diferentes estresses: estresse hídrico, estresse por temperatura, estresse salino. Principais técnicas bioquímicas para estudos de plantas sob estresse. Estratégias para mitigação de estresse em plantas.

5 Eletiva
CA039

TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS: OS FUNDAMENTOS DA SUSTENTABILIDADE E DA GRANDE TRANSIÇÃO

THE FOUNDATIONS OF GREAT TRANSITION AND SUSTAINABILITY SCIENCE

Ementa: Conceitos e perspectivas internacionais em sustentabilidade; os objetivos do desenvolvimento sustentável; Holoceno e Antropoceno; “system thinking”; “resilience thinking”; “future thinking”; “planetary boundaries”; “doughnut economics”; tipping points, regime shifts, feedback loops; mudanças climáticas; modelagem de sistemas humano-planetários; a teoria da grande transição.

5 Eletiva
CA040

TÓPICOS ESPECIAIS E SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS: MODELAGEM DE DISTRIBUIÇÃO DE ESPÉCIES

Ementa: Estudo das metodologias de medição de fluorescência da clorofila e trocas gasosas em folhas; avaliação do status hídrico vegetal e compreensão da interação dos estímulos ambientais com as respostas biológicas das plantas.

5 Eletiva
CA041

TÓPICOS ESPECIAIS E SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS: FUNDAMENTOS E FRONTEIRAS EM ECOLOGIA DA POLINIZAÇÃO V

Ementa: Vamos abordar o papel dos polinizadores na evolução dos sistemas sexuais, mecanismos reprodutivos e morfologia floral. Estratégias reprodutivas em angiospermas e evolução de sistemas de polinização generalistas e especialistas. Redes de interações e macroecologia da interação entre plantas e polinizadores. Evolução floral mediada por polinizadores. Aspectos cognitivos dos polinizadores e evolução floral. Estudos cromossômicos na compreensão de barreiras reprodutivas e na formação de novas espécies.

5 Eletiva
CA042

TÓPICOS ESPECIAIS E SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS: GESTÃO AMBIENTAL EM ECOSSISTEMAS DE ÁGUAS CONTINENTAIS

Ementa: Conceituação sobre características limnológicas (fatores bióticos e abióticos) de ambientes límnicos (rios, lagos e reservatórios, etc.). Biodiversidade de ecossistemas de águas continentais e caracterização de ambientes lóticos e lênticos. Conceituação sobre impactos ambientais (tipos, causas, etc.) antrópicos em ambientes de águas continentais. Estudos da bioecologia de organismos aquáticos, especialmente de interesses econômicos, relacionadas à processos de produção, bioinvasão e impactos ambientais negativos. Aspectos sobre a utilização de mananciais para produtividade socioeconômica de alto impacto. Gestão Ambiental: Políticas públicas, diagnóstico, planejamento, implementação, controle e monitoramento recursos aquáticos e mananciais de água doce. Mecanismos de controle e mitigação de impactos ambientais negativos. Estudos integrados e interdisciplinaridade na gestão e sustentabilidade ambiental de ecossistemas de águas continentais.

5 Eletiva
CA043

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

 

Ementa: A Questão Ambiental e a Educação: conceitos, histórico e perspectivas. Fundamentos da Educação Ambiental como área do conhecimento teórico, científico-metodológico e aplicado às ciências ambientais. Princípios e objetivos da Educação Ambiental. Educação Ambiental como Instrumento de Gestão. Práticas em Educação Ambiental.

3 Eletiva
CA044

ESTUDOS E PESQUISAS INTERDISCIPLINARES

Ementa: Conhecer as características dos estudos interdisciplinares. Conhecer e debater a diferença entre multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade. Discutir sobre o uso prático da interdisciplinaridade.

4 Eletiva
CA045

TÓPICOS ESPECIAIS: MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA A SISTEMAS AMBIENTAIS

Ementa: Noções de matemática elementar, funções, cálculo diferencial e integral. Definição de modelagem matemática, passos para construção de modelos matemáticos. Exemplos de aplicação.

3 Eletiva
EAB052

BIOESTATÍSTICA

Ementa: Introdução aos objetivos e Importância da Estatística na Ciência. Estatísticas descritivas. Probabilidades e distribuição Normal e Binomial. Inferência estatística, construção e interpretação de Intervalo de Confiança para Média, Proporção; Dimensionamento de amostras; Teste de Hipóteses para Média, Proporção, Variância e para diferença de Médias. Introdução à Análise de Variância. Correlação e Regressão. Modelos de Regressão polinomial. Métodos de validação de modelos. Teste exato de Fisher e Qui-quadrado. Estimação e inferência para o Risco relativo e Odds Ratio.

4 Eletiva
FAR030

INOVAÇÃO, PROPRIEDADE INTELECTUAL E INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA

EmentaDefinição e conceitos gerais relacionados à Inovação e à Propriedade Intelectual. Informação Tecnológica. O Documento de Patente. Classificação Internacional de Patentes. Busca em Bases de Patentes.

2 Eletiva