Missão, Objetivos e Valores

Missão

      Formar profissionais capacitados para atuar no ensino de graduação, em projetos de pesquisa e extensão relacionados à área das Ciências Ambientais, conservação e recuperação ambiental, análise da diversidade biológica nos níveis de genoma, populações, comunidades e ecossistemas terrestres e aquáticos, aplicação de tecnologias voltadas ao meio ambiente. Além de poder vir a atuar nos setores de empreendedorismo relacionados ao uso e monitoramento dos recursos naturais renováveis, dentro de uma visão interdisciplinar das questões sociais e naturais, com ênfase nas questões relacionadas à ciência e tecnologia dos ambientes aquáticos, terrestres, em especial de resíduos provenientes de águas servidas, bem como aplicações voltadas à conservação de recursos florestais.

 

Objetivos

      Formar e aprimorar recursos humanos com conhecimentos em ecologia das interações entre organismos, meio ambiente e população humana, visando fomentar e consolidar pesquisas voltadas para o desenvolvimento do conhecimento na área ambiental, tanto sob o ponto de vista básico quanto aplicado, em ambos os casos com um enfoque de longo prazo voltado para o estudo dos impactos humanos no ambiente. O objetivo maior é oferecer soluções aos problemas causados por estes impactos sob diferentes pontos de vista, sempre de forma multidisciplinar.

      O aprimoramento dos conhecimentos gerados através do desenvolvimento dos projetos é de fundamental importância para concretização destes objetivos, propiciando a transferência de conhecimento e tecnologia. A proposta apresentada para o Programa engloba a vinculação de ações cooperativas entre universidade/empresa/produtores rurais, sobretudo com a perspectiva de obtenção, desenvolvimento e aplicação de novas metodologias para melhor conhecer, recuperar e conservar áreas naturais bem como subsidiar o setor industrial quanto ao tratamento e destino de seus resíduos.

 

Valores

– Ética: atuação dos profissionais na pesquisa e no relacionamento com seus pares;

– Progresso científico: contribuir para o crescimento científico e tecnológico do país;

– Indissociabilidade: retornar à sociedade o conhecimento produzido por meio de informações e ações de extensão.