Eletivas

Código Disciplina Créditos
CA002

GENÉTICA DA CONSERVAÇÃO

Ementa: Análises genéticas das estruturas das populações naturais; manejo genético de populações selvagens em cativeiro e para reintrodução; conservação de metapopulações e populações fragmentadas; populações viáveis geneticamente; relação entre tamanho populacional e diversidade genética; importância de pequenas populações na genética da conservação; endocruzamento; análise molecular da biodiversidade; valor da informação sobre a diversidade genética para a pesquisa, manejo e conservação.

 

4
CA003

BIOTECNOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE GERMOPLASMA VEGETAL

Ementa: Fundamentos, técnicas e aplicações da biotecnologia no melhoramento de plantas e na produção vegetal. Aplicações ambientais da Biotecnologia Vegetal. Técnicas de cultura “in vitro”, micropropagação de plantas, regeneração de plantas a partir de células. Transformação de plantas. Produção de sementes sintéticas. Aplicação Ambiental da Conservação de Germoplasma, tipos de bancos de Germoplasma, tecnologias para conservação e transferência de Germoplasma.

 5
CA004

MORFOFISIOLOGIA DE PLANTAS E AMBIENTE

Ementa: estudo da morfologia vegetal, sua anatomia e funcionalidade; estresses; alterações morfoanatômicas provocadas pelo meio ambiente em plantas terrestres e aquáticas; alelopatia e superação ecológica.

 5
CA006

FILOSOFIA DA CIÊNCIA E ÉTICA EM PESQUISA

Ementa: Conhecimento científico: natureza e diferenças em relação a outras formas de conhecimento. Empirismo e Indução. Dedução. A filosofia da ciência de Popper. Teorias, modelos e hipóteses. Considerações éticas e morais na produção de conhecimento científico em diferentes níveis.

4
CA008

GEOQUÍMICA AMBIENTAL

Ementa: Processos geoquímicos fundamentais que afetam a mobilidade e destino dos poluentes orgânicos e inorgânicos no ambiente terrestre.

 3
CA009

LIMNOLOGIA E TAXONOMIA DE COMUNIDADES PLANCTÔNICAS E BENTÔNICAS

Ementa: Estrutura, funcionamento e metabolismo de ecossistemas aquáticos; Ciclo da água; Características físicas e químicas da água, Dinâmica de nutrientes; Comunidades de água doce; Produtividade primária e secundária; Interações interespecíficas, Limnologia de ambientes inundáveis; Eutrofização; Manejo e recuperação de ecossistemas aquáticos; Amostragem em Limnologia. Comunidades aquáticas: fitoplâncton, zooplâncton e bentos.  Composição do fitoplâncton. Tipos de associações de algas. Mecanismos de flutuação. Características gerais do zooplâncton e suas interações com peixes.  Variações horizontais da distribuição do zooplâncton. Ciclomorfose e predação.  Características gerais da comunidade bentônica. Mecanismos tróficos e tipos de alimentos. Influência da luz, temperatura e matéria orgânica no desenvolvimento das comunidades. Sucessão sazonal e variações diurnas das comunidades planctônica e bentônica.  Produtividade do fitoplâncton, zooplâncton e bentos. Marcadores moleculares com fins taxonômicos. Técnicas moleculares aplicadas à taxonomia: extração de DNA, RFLP, AFLP, RAPD, minissatélites, microssatélites, DNA fingerprinting, eletroforese DGGE, sequenciamento de DNA.

 3
CA010

FUNDAMENTOS DA ECOTOXICOLOGIA

Ementa: Conceitos em ecotoxicologia, biomonitoramento e qualidade ambiental. O estresse ambiental: tipos e seus efeitos. Apresentar e discutir o uso dos testes ecotoxicológicos como forma de avaliação dos compartimentos ambientais e prevenção à poluição. Avaliação da susceptibilidade dos sistemas ecológicos à poluição. Diagnóstico e predição de feitos de efluentes industriais ou orgânicos e de resíduos sólidos. Avaliação de toxicidade visando a sua redução no ambiente.

5
CA011

BIOTECNOLOGIA AMBIENTAL

Ementa: Introdução a Biotecnologia Ambiental. Caracterização e Monitoramento da Poluição ambiental. Fundamentos para análise da qualidade do solo. Biorremediação. Fitorremediação. Biossorção e bioacumulação. Estudo das Tecnologias para o Controle e recuperação de áreas degradadas.

 5
CA025 GESTÃO DE PROJETO E PROCESSOS AMBIENTAIS

Ementa: Etapas genéricas do PDP aplicada aos produtos sustentáveis; Modelos de gestão de projetos sustentáveis; gerenciamento de projetos (processos: escopo, planejamento, execução, controle, encerramento; áreas de conhecimento preconizadas pelo PMBoK: escopo, prazo, orçamento, comunicação, riscos, integração, recursos humanos, aquisições e qualidade); Tomada de decisão na gestão de projetos e processos. Gestão de processos ambientais, Gestão e Auditoria Ambiental, ISO 14001 e outras certificações.

 

4
CA028

META-ANÁLISE EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

Ementa: Discussão de problemas em Ciências Ambientais e contextualização dos temas de pesquisa. Aplicação de meta-análise para solução de problemas. Levantamento de literatura: bases de referências bibliográficas, literatura cinza, palavras-chave. Codificação das informações: identificação das variáveis de interesse, oportunidades de análise, sistema de codificação e tomada de decisão. Cálculo do tamanho do efeito: tamanho do efeito para dados contínuos e categóricos, tamanho do efeito global, modelos fixos e randômicos. Interpretação dos dados: análise de sensibilidade e de diagnóstico, viés de publicação. Divulgação dos resultados: explanação visual e narrativa.

 5
CA031

ECOLOGIA DE PAISAGEM APLICADA À CONSERVAÇÃO

Ementa: Ameaças à biodiversidade ao nível de paisagem (fragmentação, perda de habitat, extinção de espécies, espécies invasoras). Introdução à ecologia de paisagem abordando os seguintes aspectos: conceitos teóricos, estrutura, configuração e dinâmica da paisagem. Padrões e consequências destes padrões para os organismos. Planejamento de delineamento amostral para estudos envolvendo ecologia de paisagens. Conservação e manejo de espécies. Seleção de áreas para conservação. Restauração de paisagens. Efeitos de paisagem nos serviços ecossistêmicos. Introdução ao uso SIG, sensoriamento remoto, cartografia. Aquisição e tratamento de banco de dados ambientais espaciais e biológicos. Classificação manual e automática. Cálculo de métricas e análise da paisagem. Análise de dados espaciais (autocorrelação espacial, análise de agregação, hotspot e outliers). Estatísticas descritivas espaciais.

4
CA036

TÓPICOS ESPECIAIS E SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS: INSTRUMENTAÇÃO EM ECOFISIOLOGIA VEGETAL

Ementa: Estudo das metodologias de medição de fluorescência da clorofila e trocas gasosas em folhas; avaliação do status hídrico vegetal e compreensão da interação dos estímulos ambientais com as respostas biológicas das plantas.

 4
CA040

TÓPICOS ESPECIAIS E SEMINÁRIOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS: MODELAGEM DE DISTRIBUIÇÃO DE ESPÉCIES

Ementa: Estudo das metodologias de medição de fluorescência da clorofila e trocas gasosas em folhas; avaliação do status hídrico vegetal e compreensão da interação dos estímulos ambientais com as respostas biológicas das plantas.

5
CA042

Tópicos Especiais e Seminários em Ciências Ambientais: Gestão Ambiental em Ecossistemas de Àguas Continentais

Ementa: Conceituação sobre características limnológicas (fatores bióticos e abióticos) de ambientes límnicos (rios, lagos e reservatórios, etc.). Biodiversidade de ecossistemas de águas continentais e caracterização de ambientes lóticos e lênticos. Conceituação sobre impactos ambientais (tipos, causas, etc.) antrópicos em ambientes de águas continentais. Estudos da bioecologia de organismos aquáticos, especialmente de interesses econômicos, relacionadas à processos de produção, bioinvasão e impactos ambientais negativos. Aspectos sobre a utilização de mananciais para produtividade socioeconômica de alto impacto. Gestão Ambiental: Políticas públicas, diagnóstico, planejamento, implementação, controle e monitoramento recursos aquáticos e mananciais de água doce. Mecanismos de controle e mitigação de impactos ambientais negativos. Estudos integrados e interdisciplinaridade na gestão e sustentabilidade ambiental de ecossistemas de águas continentais.

5
CA043

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Ementa: A Questão Ambiental e a Educação: conceitos, histórico e perspectivas. Fundamentos da Educação Ambiental como área do conhecimento teórico, científico-metodológico e aplicado às ciências ambientais. Princípios e objetivos da Educação Ambiental. Educação Ambiental como Instrumento de Gestão. Práticas em Educação Ambiental.

3
CA045

TÓPICOS ESPECIAIS: MODELAGEM MATEMÁTICA APLICADA A SISTEMAS AMBIENTAIS

Ementa: Noções de matemática elementar, funções, cálculo diferencial e integral. Definição de modelagem matemática, passos para construção de modelos matemáticos. Exemplos de aplicação.

 3
CA046

FUNDAMENTOS EM DELINEAMENTO EXPERIMENTAL

Ementa: Compreender as diferenças entre objetivos, hipóteses, predições e o como desenvolver esses tópicos de maneira efetiva. Explicar a importância do delineamento experimental e o valor do poder do teste estatístico no suporte das evidências empíricas na pesquisa científica. Introduzir alguns fundamentos de métodos estatísticos, visando a compreensão das condições em que cada um deles são utilizados e como interpretá-los nos resultados. Avaliar criticamente os delineamentos experimentais em diferentes áreas da ciências, identificando suas limitações e como seria possível melhorá-los. Avaliar criticamente o próprio projeto de pesquisa e quais seriam as sugestões para melhorá-lo.

4
CA047

TÓPICOS ESPECIAIS: TECNOLOGIAS EM ENERGIAS RENOVÁVEIS – ENERGIA SOLAR

Ementa: Panorama da energia solar fotovoltaica e térmica no Brasil e no mundo. Radiação Solar. Células e módulos fotovoltaicos. Sistemas fotovoltaicos.

3
CA048

Tópicos Especiais: Transição da Indústria de Eletricidade para Economia de Baixo Carbono- Desafios Tecnológicos e Regulatórios

Ementa: Os desafios tecnológicos e regulatórios da transição para economia de baixo carbono; as metas regionais e nacionais para redução de emissão de gases efeito estufa; as fontes de geração convencionais e as renováveis; a necessidade de armazenamento energético e suas formas de implementação; a transição energética pelo lado da demanda e mercados de energia; a situação do Brasil em fase de transição.

 3
CA049

Microbiologia Ambiental

Ementa: A microbiologia envolvida na ciclagem de nutrientes; Microbiologia dos processos aeróbios e anaeróbios de tratamento de resíduos; Métodos clássicos e moleculares de Ecologia Microbiana; Microorganismos no monitoramento ambiental; Biorremediação; Utilização de atividades microbianas anaeróbias como ferramenta para monitorar acidentes pontuais em Reservatório – O caso Brumadinho/Vale-Paraupebá

3
CA050

Tópicos especiais: Hidroeletricidade e Sustentabilidade Ambiental: Novos Projetos e Operação de Sistemas Existentes

Ementa: Conceitos básicos sobre projetos hidrelétricos. Principais impactos à ictiofauna, lesões e mortandade de peixes decorrentes de usinas hidrelétricas. Soluções de mitigação e suas limitações em projetos hidrelétricos. A experiência internacional em projetos hidrelétricos e boas práticas de sustentabilidade ambiental em hidroeletricidade. Projetos hidrelétricos no Brasil e planos de hidreletricidade com atendimento a condicionantes socioambientais. Estudos de casos e discussões.

2
CA051

Tópicos especiais: Planejamento e Gestão de Unidades de Conservação

Ementa: Estratégias de conservação da biodiversidade (in situ, ex situ e on farm). Unidades de Conservação como estratégia de proteção à Biodiversidade. Histórico das áreas protegidas. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). Categorias de UCs. Plano de Manejo em UCs. UCs e população de entorno. UCs e comunidades tradicionais. Gestão participativa de UCs. Estudos de Casos.

3
CA052

Tópicos especiais: Sustentabilidade

Ementa: Estratégia e meio ambiente; Meio ambiente global como referência para implantação de políticas ambientais; Convenções Internacionais e problemas ambientais; “Rebotilização” ambiental; Criação de novos mercados verdes decisivo ao desenvolvimento sustentável; Certificação ambiental e novos mercados.

5
CA053

Tópicos especiais: Inovação Tecnológica, Transferência de Tecnologia e empreendedorismo na área de Ciências Ambientais

Ementa: Inovação tecnológica; Empreendedorismo e Inovação; A propriedade Intelectual: Patentes – Requisitos necessários para o patenteamento; Registro de software; Documento de patente: importância e busca; Importância da patente para evitar apropriação ilegal de propriedade intelectual e industrial; Protótipo e Produto; Transferência de Tecnologia; Aula Prática: Contratos em Transferência de Tecnologias; Prática: Busca de Patentes.

4
CA054

Tópicos especiais: Modelagem Matemática Fuzzy

Ementa: Representação do conhecimento perfeito e imperfeito. Conceitos de incerteza, imprecisão, vaguidade, verdades parciais e subjetividade. Definições e características básicas da Lógica Nebulosa. Conjuntos Nebulosos: definições, propriedades e características. Operações Lógicas. Definições de norma-t e conorma-t. Modificadores. Relações e Composições Nebulosas. Logica tradicional: modus ponens e modus tollens. Lógica nebulosa: modus ponens generalizado. Sistemas Nebulosos: Base de Regras, Módulos de Inferência, Fuzzificação, Defuzzificação. Aplicações.

4
CA055

Tópicos especiais: Seminários em Ciências Ambientais

Ementa: Sustentabilidade, Homem e meio ambiente, Projetos em Ciências Ambientais

2
CA056

Tópicos especiais: Tópicos em desafios socioambientais

Ementa: Abordar alguns dos desafios socioambientais atuais. Sociedade, cultura e ambiente. Povos tradicionais
e territorialidades. Desenvolvimento, ecologia política e justiça ambiental. Conflitos envolvendo Unidades
de Conservação. Estudos de casos referentes a desafios socioambientais.

CA057

Tópicos especiais: Divulgação Científica Socioambiental

1. Introdução à Comunicação Pública da Ciência: definição de ciência, fundamentos da comunicação, marketing e jornalismo, tecnologia da desinformação e percepção pública da ciência; 2. Demandas de Divulgação das Ciências da Conservação: ODS e divulgação, divulgação institucional e marketing social na Conservação; 3. Laboratório de Produção de Conteúdo: conhecendo seu público, roteiro, oficinas de texto, áudio e vídeo.

CA058

Tópicos Especiais em Sustentabilidade 2: Nexo Água e Energia

O “Nexo Energia-Água” aborda as interconexões críticas entre os setores de energia e recursos hídricos, destacando a importância de compreender como sua demandas e usos estão intrinsecamente relacionados. Nessa abordagem integrada, exploraremos como a produção, distribuição e consumo de energia impactam o suprimento, qualidade e disponibilidade de água, e vice-versa. Ao analisar esse nexo, buscaremos soluções sustentáveis e inovadoras para promover a gestão eficiente e equilibrada desses recursos vitais, visando a construção de um futuro mais resiliente e harmonioso para o planeta.

5

Disciplinas oferecidas por outros Programas de Pós-Graduação para todos os Programas da UNIFAL-MG:

Código Disciplina Créditos
FAR030

INOVAÇÃO, PROPRIEDADE INTELECTUAL E INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA

Professora Responsável: Professora Márcia Paranho Veloso (Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas).
Ementa: Definição e conceitos gerais relacionados à Inovação e à Propriedade Intelectual. Informação Tecnológica. O Documento de Patente. Classificação Internacional de Patentes. Busca em Bases de Patentes.

 2
EAB052

BIOESTATÍSTICA

Professor Responsável: Professores do Instituto de Ciências Exatas (ICEX) que revezam ao longo do ano.
Ementa: Introdução aos objetivos e Importância da Estatística na Ciência.Estatísticas descritivas. Probabilidades e distribuição Normal e Binomial. Inferência estatística, construção e interpretação de Intervalo de Confiança para Média, Proporção; Dimensionamento de amostras; Teste de Hipóteses para Média, Proporção, Variância e para diferença de Médias. Introdução à Análise de Variância. Correlação e Regressão. Modelos de Regressão polinomial. Métodos de validação de modelos. Teste exato de Fisher e Qui-quadrado. Estimação e inferência para o Risco relativo e Odds Ratio.

 4