Laboratórios

Complexo Laboratorial do Jardim Botânico de Poços de Caldas

      A Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas – MG possui um convênio de colaboração científica assinado com a UNIFAL-MG, o que permite docentes e discentes do PPGCA executarem experimentos em suas repartições. O espaço compreende um laboratório de propagação de sementes e micropropagação in vitro (50 m2); um herbário com cerca de 4.000 exsicatas (40 m2); material básico para coleta de material botânico; veículo para visitas e coleta de material botânico; uma estufa de germinação e uma estufa de desenvolvimento para a produção de mudas (capacidade máxima para produção de 30.000 mudas).

Herbário 

      O Herbário UALF abriga a coleção botânica com cerca de 3000 espécimes de plantas nativas, na sua maioria, representantes da flora da região do Sul de Minas. O Herbário UALF está cadastrado na Rede Brasileira de Herbários e a coleção botânica está em fase de digitalização para incorporação à coleção digital do REFLORA que coordena o projeto Flora do Brasil. 

Herbário Geraes do IF Sul de Minas

      Estrutura contínua ao Laboratório de Botânica e Ecologia de Plantas que tem por função armazenar, em condições adequadas (baixa umidade relativa do ar e temperatura), os acervos das coleções botânicas, científicas e didáticas, de exsicatas e coleções anexas (carpoteca, sementeca e xiloteca) oriundas dos projetos de pesquisa, ensino e extensão. 

Horto Botânico e de Plantas Medicinais da Unidade Educacional Santa Clara – UNIFAL-MG 

      Este espaço compreende um Horto de Plantas Medicinais (70 m2); viveiro de mudas (100 m2); 6 estufas de plantas/casa de vegetação para cultivo em malhas fotoconversoras e condição de luminosidade natural (tamanho: 5 estufas de 15 m2 e 1 casa de vegetação de 60 m2); campo experimental (200 m2). Experimentos de campo e de condições controladas podem ser realizados nesse espaço com ferramentas de jardinagens, irrigação, vasos e demais utensílios próprios para o desenvolvimento das pesquisas.

Laboratório Aplicado de Pesquisas em Eficiência Energética 

      Este laboratório é uma referência na área de energia. Tal fato pode ser verificado pelo documento “Quem é Quem na Eficiência”, no qual o mesmo é consagrado em material disponível a nível nacional,  além das parcerias entre o Ministério de Minas e Energia, Deutsche Gesellschaft fur Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e o Instituto Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre), no âmbito do projeto “Sistemas de Energia do Futuro II”. O laboratório, denominado  LAPEE – Laboratório de Pesquisas Aplicadas em Eficiência Energética e o  Grupo Energética, foram criados a partir de aprovação de projeto de P&D e condiz com um laboratório de pesquisa e ensino totalmente equipado para medição e controle de ações que envolvem eficiência energética e temas correlacionados.  

Laboratório de apoio às aulas de Ecologia

      O laboratório tem a função de suportar atividades de apoio às disciplinas de ecologia e botânica e também funciona como sala de apoio à pesquisa dos discentes de graduação e pós-graduação do grupo de pesquisa ECOFRAG. Esse espaço conta com mesas e rede de internet para as pesquisas realizadas nos computadores, como análises estatísticas, análises de SIG e modelagens ecológicas. Assim como abriga o material de trabalho de campo e laboratório realizado nas pesquisas e disciplinas.

Laboratório de Biologia Molecular aplicada à Biodiversidade 

      Este laboratório é voltado para o desenvolvimento de aulas práticas (apoio no preparo e realização das aulas) de Biologia Molecular para os cursos de Graduação e Pós-graduação.

Laboratório de Bioquímica 

      O Laboratório de Bioquímica foi construído com verba institucional para impulsionar o crescimento da Pós-Graduação na Instituição e para alocar vários equipamentos comprados com verbas aprovadas pelos docentes pesquisadores em órgãos de fomento. Entre os principais equipamentos que compõem a infraestrutura deste laboratório constam: cromatógrafo líquido de alta eficiência (HPLC, marca Shimadzu, modelo Prominence), dotado de injetor automático de amostras e acoplado a detectores DAD, de fluorescência e eletroquímico; equipamentos para realização de cultura de células (incubadora celular com fluxo contínuo de CO2/O2, marca IncuSafe; fluxo laminar, marca Filter Flux); sistema de purificação de água contendo deionizador, destilador e ELGA (Purelab maxima); três espectrofotômetros UV-VIS.

Laboratório de Biotecnologia Ambiental e Genotoxicidade 

      Este laboratório é voltado para o auxílio e preparo de aulas práticas das disciplinas: Biotecnologia Vegetal e Conservação de Germoplasma, Fisiologia Vegetal, Genética Clássica, Citogenética e Fundamentos de ecotoxicologia. O laboratório congrega atividades de pesquisa nas áreas de Biotecnologia Vegetal; Ecofisiologia Vegetal, Genética e Citogenética de Plantas e Ecotoxicologia.  

Laboratório de Biotecnologia Computacional

      Laboratório inserido no Instituto de Ciências Exatas (ICEX) com 80 m2 de construção  e equipado com 20 computadores com mesas e cadeiras para trabalhos de Bioinformática, Gestão Ambiental e  análise e modelagens de dados.

Laboratório de Botânica 

      O laboratório de Botânica atende ao desenvolvimento de projetos de pesquisa e aulas práticas em Biologia Vegetal. Os projetos de pesquisa desenvolvidos neste espaço abrangem as áreas de Florística e Fitossociologia, Ecofisiologia e Reprodução de Plantas. Neste sentido, o laboratório dá suporte às etapas de coleta, herborização e identificação de material botânico, beneficiamento e germinação de sementes e etapas iniciais de produção de mudas, entre outras.  

Laboratório de Botânica e Ecologia de Plantas do IF Sul de Minas

      Este laboratório atende às demandas de pesquisas em Botânica e Ecologia Vegetal, dando suporte ao ensino de disciplinas (Organografia e Sistemática de Espermatófitas, Biologia e Ecologia de Criptógamas e Ecologia) e extensão (visitas monitoradas de escolas e cursos diversos). Fornece suporte à realização de projetos de pesquisa no processo de coleta de material botânico, serapilheira e solos, identificação de espécimes, secagem e preparação de exsicatas de plantas, preparação de frutos, sementes e madeiras para coleções. Possui coleções científicas e didáticas de plantas herborizadas, carpoteca, sementeca e xiloteca (Herbário Geraes do IFSULDEMINAS – Campus Machado).  

Laboratório de Ciências das Engenharias

      O laboratório de Ciências das Engenharias é um espaço multidisciplinar onde ocorrem aulas práticas e pesquisas acadêmicas do ensino dos cursos de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Engenharia Química, Engenharia Ambiental e Engenharia de Minas, além de pesquisas de alunos de pós-graduação orientados por docentes do campus de Poços de Caldas. O espaço conta com salas de aula, oficinas mecânicas e eletromecânica e laboratórios equipados com diversos aparelhos e sistemas destinados ao estudo de engenharia. 

Laboratório de Ecologia de Macroinvertebrados Aquáticos

      Este laboratório funciona no mesmo espaço que o Laboratório de Espectrofotometria e Cromatografia Ambiental e tem como finalidade, estudos taxonômicos e ecológicos de comunidade de macroinvertebrados aquáticos em ecossistemas lóticos e lênticos, principalmente na região do Planalto de Poços de Caldas.  

Laboratório Experimental com Simulador de Chuva 

      Este espaço está no campus de Poços de Caldas-MG e é utilizado para aulas práticas e pesquisa. Dentro dele está o maior simulador de chuva do Brasil e da América Latina. O laboratório possibilita pesquisas utilizando simuladores de chuva sobre superfícies impermeáveis e transporte de poluentes. Constitui-se de 16 aspersores ligados a um sistema hidráulico molhando uma superfície de 100m2.

Laboratório de Geologia e Paleontologia 

      O laboratório possui bancadas de granito com banquetas altas e tem capacidade para 40 (quarenta) alunos. Foi adquirido para este laboratório, em 2018, um drone equipado com sensores na faixa do visível e infravermelho através de editais internos da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. O laboratório é utilizado para aulas práticas de graduação e pós-graduação, para atividades de pesquisa e experimentações.

Laboratório de Limnologia 

      Este laboratório é voltado para o desenvolvimento de pesquisas em Limnologia, com ênfase na comunidade planctônica, e permite a realização de análises físicas, químicas e biológicas de amostras coletadas em rios, lagos e reservatórios, além de digitalização e análise dos dados obtidos. Infraestrutura: sala de cultivo e para testes de toxicidade, sala de análises químicas, sala de microscopia, sala de triagem de material, sala de estudo (equipada com computadores), sala de professores e almoxarifado, barco de 5 metros e motor de 15HP, barco de 6 metros e motor de 110HP, barco 3,5 metros com motor de 5HP.

Laboratório de Modelagem Ecológica

      Este laboratório é voltado para o desenvolvimento de aulas práticas e pesquisas em Ecologia ligadas à modelagem e análises estatísticas. Possibilita também a digitalização e análise dos dados coletados em campo, de trabalhos já publicados ou teóricos. Equipamentos: Computadores (23).

Laboratório de Zoologia 

      Este laboratório é voltado para o desenvolvimento de aulas práticas e pesquisas em zoologia. Funciona como centro de apoio ao ensino (disciplinas de Zoologia/Ecologia), pesquisa (nas áreas de Zoologia/Ecologia) e extensão (visitas monitoradas de escolas e cursos diversos). Subsidia vários projetos de pesquisa, no processo de coleta de material zoológico, identificação de espécimes, fixação e conservação desse material em vias úmida e/ou seca. Possui uma coleção zoológica didática que serve de apoio para as aulas práticas de zoologia. 

 

Atenção: Você pode conhecer alguns de nossos laboratórios fazendo um Tour 360o. Clique aqui: