Nome: HORTA COMUNITÁRIA PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Período: 01/02/2014 a 31/12/2016
Descrição:
Tem por objetivo a construção de um espaço ecológico produtivo, organizado em forma de canteiros, no qual os membros da comunidade acadêmica interessados em participar do projeto, terão acesso e direito ao uso. Por meio da realização de um cadastro, grupos de até 05 alunos se tornarão responsáveis pelo manejo de um canteiro e, em contrapartida terão apoio técnico e acesso a ferramentas, insumos e mudas. Desta forma, espera-se que os alunos interessados na proposta, possam obter mais contato com a agricultura, com a forma de produção orgânica e com os alimentos produzidos. A ideia de a horta comunitária ser dividida e os canteiros concedidos para adoção por parte dos alunos é idealizada a partir da responsabilização compartilhada. Esta forma poderá garantir uma continuidade à horta ao final do projeto de extensão e dinamizando a responsabilidade pelo cuidado a partir da rotatividade de alunos. Horta Escola Constituirá um espaço educador sustentável, destinado ao desenvolvimento de atividades educativas abertas para comunidade. Prevê-se a construção de uma horta mandala (imagem), jardim de plantas medicinais e aromáticas, pomar agroflorestal e viveiro de mudas. Desse modo a horta se tornara um importante espaço para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, pois propicia aos alunos possibilidades de interagir e a integrar-se com o meio ambiente. Assim o projeto propõe uma prática de educação ambiental não restrita a quatro paredes, mas estendida e entendida de forma ampla, fazendo com que a teoria seja vivenciada, construída e transformada (imagem). Nesse sentido a horta torna-se um laboratório de aprendizado de conceitos muitas vezes abstratos em sala de aula, pois oferece estímulos e subsídios para uma maior integração entre os conhecimentos disciplinares, constituindo um “lugar de transversalidade. Portanto, este espaço poderá ser utilizado pelas escolas públicas do município por meio de visitas acompanhadas de monitores que explicarão os processos de criação, produção e manejo, a fim de contribuir com a formação ética e social do aluno, utilizando dos recursos da educação ambiental e sustentabilidade. Como exemplo de êxito desta metodologia utilizada no ensino público, temos a pesquisa-ação realizada pela pós graduanda, Evangelista (2010), da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, em que após oficinas de agroecologia e permacultura, relata: “Dessa forma, experienciar a agroecologia e a permacultura, enquanto recurso pedagógico, e também como filosofia inspiradora da ecoformação para professores, certamente possibilitaria a emersão de sujeitos com uma nova percepção da realidade, com sentido de viver e atuar no mundo a partir da legítima ética do cuidado”.
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa |
Área de Concentração |
Data de Início |
TECNOLOGIA AMBIENTAL |
MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E DIVERSIDADE BIOLÓGICA |
01/02/2014 |
TECNOLOGIAS AMBIENTAIS APLICADAS |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
19/11/2014 |
Equipe
Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
BRENO REGIS SANTOS (Responsável pelo Projeto) |
Docente |
01/02/2014 |
31/12/2016 |
MARINA WOLOWSKI TORRES |
Docente |
30/11/2016 |
31/12/2016 |
Nome: PRESERVAÇÃO E MANEJO DA VEGETAÇÃO NATIVA PARA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS NO MUNICÍPIO DE POÇOS DE CALDAS, MG
Período: 15/09/2014 a 15/12/2015
Descrição:
O município de Poços de Caldas destaca-se, além do turismo, pelas atividades de mineração e agroindústria. Convive com uma permanente demanda pela recuperação das áreas onde o solo encontra-se sob efeito dos processos de degradação, sobretudo em consequência das atividades econômicas mencionadas. O suprimento de mudas, sobretudo de espécies da flora nativa da Mata Atlântica, tanto a produtores da atividade mineradora para execução do PRAD (plano de recuperação de áreas degradadas) quanto a produtores rurais para delimitação das áreas de reserva legal e APP (área de preservação permanente), se faz necessário. Com isso, a partir da demanda de conhecimentos técnicos sobre espécies arbóreas nativas da região, sobretudo para produção sustentável de mudas, propõe-se o presente projeto, em parceria com a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas. O projeto será dividido em duas ações onde em uma delas pretende-se estudar as limitações quanto à germinação das plantas nativas olho de cabra e barbatimão, espécies já não tão frequentes nos remanescentes de Mata Atlântica da região devido às freqüentes intervenções não autorizadas, e produção propriamente dita de mudas destas espécies com a tecnologia da inoculação com fungos micorrízicos arbusculares (FMAs). O uso da tecnologia de inoculação micorrízica teve grandes avanços no país sobretudo, nas plantas propagadas em viveiros, e como resultados mais recorrentes promovem menor tempo de permanência das mudas no viveiro, maior índice de “pegamento” no campo e redução de fertilizantes químicos. Espera-se que com o presente projeto, as ações implementadas proporcionem, além da preservação das plantas nativas citadas, a maximização/otimização econômico-ambiental do processo produtivo, e que promova a consolidação da parceria da Unifal-MG com o Jardim Botânico, melhoria da percepção ambiental dos alunos, comunidade universitária do campus, extensionistas e de técnicos do setor no município.
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa |
Área de Concentração |
Data de Início |
TECNOLOGIA AMBIENTAL |
MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E DIVERSIDADE BIOLÓGICA |
15/09/2014 |
TECNOLOGIAS AMBIENTAIS APLICADAS |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
19/11/2014 |
Equipe
Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
LUCIANA BOTEZELLI |
Participante Externo |
15/09/2014 |
15/12/2015 |
ROMERO FRANCISCO VIEIRA CARNEIRO (Responsável pelo Projeto) |
Docente |
15/09/2014 |
15/12/2015 |
Nome: PROTAGONISMO JUVENIL E CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS EDUCADORES SUSTENTÁVEIS NAS ESCOLAS: APLICANDO O MÉTODO PERMACULTURA
Período: 01/04/2014 a 30/11/2014
Descrição:
Transformação de espaços ociosos dentro da instituição Centro Social Juvenato de Paraguaçu – MG, em espaços sustentáveis, produtivos e com finalidade pedagógica, por meio de práticas Agroecológicas. 1a Etapa: Escolha do local, aulas introdutórias, estudos de caso, planejamento participativo, elaboração do projeto de intervenção e croqui; 2a Etapa: Implantação e manejo da compostagem; 3a Etapa: Implantação do Sistema Agroflorestal e plantio de adubação verde; 4a Etapa: Execução dos sistemas previstos no croqui (Horta Mandala, Espiral de plantas medicinais, jardim em pneus e jardim vertical em garrafas pet.); 5a Etapa: Plantio, manejo e avaliação.
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa |
Área de Concentração |
Data de Início |
TECNOLOGIA AMBIENTAL |
MEIO AMBIENTE, SOCIEDADE E DIVERSIDADE BIOLÓGICA |
01/04/2014 |
TECNOLOGIAS AMBIENTAIS APLICADAS |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
19/11/2014 |
Equipe
Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
EDUARDO LOUREIRO ABREU |
Discente – Graduação |
01/04/2014 |
30/11/2014 |
NATHAN PEREIRA DOURADO |
Discente – Graduação |
01/04/2014 |
30/11/2014 |
RONALDO LUIZ MINCATO (Responsável pelo Projeto) |
Docente |
01/04/2014 |
30/11/2014 |
Não houve início de nenhum projeto ou programa de extensão relacionado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) neste ano.
Nome: ESTUDOS SOBRE ESPÉCIES AMEAÇADAS DO PLANALTO DE POÇOS DE CALDAS, VISANDO O MANEJO E RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS
Período: 01/01/2016 a 31/12/2016
Descrição:
O objetivo é implantar um protocolo para a germinação e para a produção de mudas das espécies canela sassafrás (Ocotea odorífera (Vell.) Rohwer) e a Cedrela fissilis Vell. com uso de insumo biológico como uma prática otimizadora da produção vegetal com sustentabilidade econômica e ambiental.
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa |
Área de Concentração |
Data de Início |
TECNOLOGIAS AMBIENTAIS APLICADAS |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
01/01/2016 |
Equipe
Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
LUCIANA BOTEZELLI |
Participante Externo |
01/01/2016 |
31/12/2016 |
ROMERO FRANCISCO VIEIRA CARNEIRO (Responsável pelo Projeto) |
Docente |
01/01/2016 |
31/12/2016 |
Nome: LIGA ACADÊMICA DE COMPORTAMENTO ANIMAL E EVOLUÇÃO: “É O BICHO”
Período: 01/10/2016 a 31/12/2018
Descrição:
A Liga Acadêmica de Comportamento Animal e Evolução é um grupo estudantil que já se reúne há sete anos para discussão de assuntos relacionados à etologia e evolução. O grupo é composto por um orientador, que direciona os temas e ações, e principalmente por acadêmicos dos cursos de Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) e pós-graduandos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais que realizam encontros semanais. O grupo tem como principal objetivo o aprofundamento do conhecimento nas áreas de comportamento animal e evolução, o que é feito por meio de discussões críticas sobre artigos científicos, metodologias e linhas de pensamento, além de atividades como apresentações orais. Em paralelo, são também discutidos temas de relevância para os acadêmicos, tais como: redação científica, ética científica, estatística, administração do tempo e gestão da vida acadêmica. Como visão, o grupo almeja alcançar a comunidade acadêmica em geral com ações para difusão do conhecimento sobre comportamento animal e evolução, realizar saídas de campo para aperfeiçoamento dos conhecimentos e da parte prática, e convidar outros profissionais da área para palestras, assim aumentando o ganho de experiência dos alunos. Além disso, a Liga possui a finalidade de médio prazo de repassar à comunidade externa conhecimentos sobre comportamento animal, evolução e sobre aspectos relacionados à preservação do meio ambiente. Valores indispensáveis de seus participantes são a ética, responsabilidade, comprometimento, busca do saber e respeito ao meio ambiente e à vida.
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa |
Área de Concentração |
Data de Início |
DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CONSERVAÇÃO |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
01/10/2016 |
Equipe
Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
CAROLINA WOOD FERNANDEZ GIUGNI GENEROSO |
Discente – Graduação |
01/10/2016 |
31/12/2018 |
GEANNE CONCEICAO DE SOUZA |
Discente – Mestrado |
02/08/2017 |
31/12/2018 |
LEONARDO DA SILVA LINO |
Discente – Graduação |
23/03/2018 |
31/12/2018 |
MARCOS SILVA DIAS |
Discente – Graduação |
01/10/2016 |
31/12/2018 |
MATHEUS COUTINHO COSTA FERREIRA |
Discente – Mestrado |
01/10/2016 |
28/02/2018 |
ROGERIO GRASSETTO TEIXEIRA DA CUNHA (Responsável pelo Projeto) |
Docente |
01/10/2016 |
31/12/2018 |
VERA LUCIA CUNHA DE OLIVEIRA |
Egresso – Mestrado |
03/10/2016 |
07/08/2017 |
Nome: PROGRAMA DE AGROECOLOGIA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SOBERANIA ALIMENTAR
Período: 06/03/2017 (em andamento)
Descrição:
O Programa é coordenado pelos professores Breno Regis dos Santos e Marina W. Torres e busca fomentar a ação conjunta dos projetos que atuam no combate ao uso de agrotóxico, busca da Segurança Alimentar, bioconstrução e a produção de hortaliças por meio do cultivo de orgânicos e fomentar a capacitação de produtores rurais familiares do município de Alfenas e região sul-mineira, professores da rede pública e comunidade, da realização de eventos, cursos e oficinas; estimular a agricultura familiar. O Programa/Projeto é constituído de cursos/eventos (“Simpósio de Agroecologia” e “Semana da horta”) e 4 projetos de extensão: 1) FÓRUM DE COMBATE AO USO DE AGROTÓXICO , coordenado pelos professores Adriano Pereira Santos e José Francisco Lopes Xarão,com o objetivo de criar e desenvolver espaços de discussões e intercâmbio entre pesquisadores, agricultores, consumidores, movimentos sociais, organizações e instituições de saúde a fim de construir processos de conscientização e sensibilização da população acerca dos riscos do uso de agrotóxicos para a saúde humana e meio ambiente, apresentando as possibilidades da agroecologia como alternativa ao agronegócio; 2) HORTA COMUNITÁRIA PARA PROMOÇÃO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL, coordenado pelos Professores Breno Regis Santos e Sandro Barbosa, com objetivo de realizar práticas de produção e manutenção de hortas comunitárias de base agroecológica no ambiente da universidade e comunidade incorporando práticas de Educação Ambiental e Educação Alimentar e Nutricional; 3) NUTRIR ARTE: OFICINAS CULINÁRIAS LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL, coordenado pela professora Flávia Della Lucia, com o objetivo de promover alimentação saudável no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Professor Pedro Paulo Csizmar de Oliveira e na comunidade do entorno, utilizando as oficinas culinárias lúdicas como estratégia de Educação alimentar e nutricional; 4) SISTEMAS AGROFLORESTAIS COMO FERRAMENTA PARA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS, coordenado pela professora Marina W. Torres, com o objetivo de desenvolver práticas agroecológicas que contribuem para a conservação da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos relacionadas à produção de alimentos. São parceiros desse Programa: EMATER-MG, INSTITUTO FEDERAL DO SUL DE MINAS – MACHADO, CEMEI PROFESSOR PEDRO PAULO CSIZMAR DE OLIVEIRA, SINDICATO DOS AGROPECUARISTAS EM REGIME DE ECONOMIA FAMILIAR DE CAMPO DO MEIO, ASSOCIAÇÃO DOS ASSENTADOS FAMILIAR DO ASSENTAMENTO PRIMEIRO DO SUL DE CAMPO DO MEIO. O Programa envolve 15 bolsistas de graduação (Apoio a Extensão – PROEX-UNIFAL-MG), voluntários, docentes e discentes de Pós-Graduação nas áreas de Agronomia, Química, Nutrição, Engenharia de alimentos, Geografia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Ciências Ambientais.
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa |
Área de Concentração |
Data de Início |
TECNOLOGIAS AMBIENTAIS APLICADAS |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
06/03/2017 |
DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CONSERVAÇÃO |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
07/03/2017 |
Equipe
Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
ALLAN DE FIGUEIREDO VILLELA |
Discente – Graduação |
11/02/2019 |
– |
ANTONIO RODRIGUES DA CUNHA NETO |
Discente – Mestrado |
06/03/2017 |
10/11/2017 |
BRENO REGIS SANTOS (Responsável pelo Projeto) |
Docente |
06/03/2017 |
– |
BRUNO SALOMAO PAVAN |
Discente – Mestrado |
04/02/2019 |
– |
BYANCA LANZA DOMINGOS |
Discente – Graduação |
05/03/2018 |
– |
CAROLINA ROSA MAGALHAES |
Discente – Graduação |
05/02/2018 |
– |
CAUE LAZARETH BALASSA JACQUES |
Discente – Graduação |
05/02/2018 |
– |
FERNANDO ANDRE DE CASTRO ALVES VICTAL |
Discente – Mestrado |
03/04/2017 |
30/08/2018 |
FLAVIA DELLA LUCIA |
Participante Externo |
03/04/2017 |
– |
GABRIELA EZEQUIEL COSTA MARTINS |
Discente – Mestrado |
06/03/2017 |
31/08/2018 |
GABRIELA TAISE POIATI XAVIER |
Discente – Graduação |
05/03/2018 |
– |
GIOVANA ESTEVES |
Discente – Doutorado |
21/10/2019 |
– |
GIOVANA ESTEVES |
Discente – Mestrado |
13/03/2017 |
22/02/2019 |
GLEIKA MARIA MARQUES |
Discente – Mestrado |
13/08/2018 |
18/05/2020 |
GUILHERME AUGUSTO DOMINGUES |
Discente – Graduação |
05/02/2018 |
– |
HELENA MAILLET ROCHA LENZI |
Discente – Graduação |
05/03/2018 |
– |
JEAN LUKA FERNANDES DUTRA |
Discente – Graduação |
05/03/2018 |
– |
JESSICA DE MELO GONCALVES |
Discente – Graduação |
05/03/2018 |
– |
JULIA ADRIANO ARAUJO |
Discente – Graduação |
05/03/2018 |
– |
JULIEUZA CAMILA ALVES |
Discente – Graduação |
05/03/2018 |
– |
KAMILLA PACHECO GOVEA |
Discente – Mestrado |
06/03/2017 |
26/02/2018 |
LILIAN MAYRA E SILVA |
Discente – Graduação |
05/03/2018 |
– |
LUCAS DA SILVA TAMURA |
Discente – Graduação |
05/03/2018 |
– |
MARINA DE OLIVEIRA DAVOLI |
Discente – Graduação |
05/03/2018 |
– |
MARINA WOLOWSKI TORRES |
Docente |
06/03/2017 |
– |
MARTA ROMAO DE LIMA |
Discente – Graduação |
05/03/2018 |
– |
NADIA RODRIGUES SENA |
Discente – Graduação |
05/03/2018 |
– |
NATHALIA KLANN TORRES |
Discente – Graduação |
05/03/2018 |
– |
SANDRO BARBOSA |
Docente |
15/07/2019 |
– |
SANTOS APARECIDO BARBOSA DE SOUSA JUNIOR |
Discente – Graduação |
15/03/2018 |
– |
Produções Intelectuais Associadas
Título |
Tipo da Produção |
Subtipo da Produção |
Ano da Publicação |
“AÇÕES EXTENSIONISTAS DE: EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL COM PAIS E RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS DE UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL-CEMEI- EM ALFENAS-MG |
BIBLIOGRÁFICA |
TRABALHO EM ANAIS |
2019 |
ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO PERÍODO DA PÁSCOA COM OS ALUNOS DA ESCOLA DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CEMEI) DE ALFENAS/MG |
BIBLIOGRÁFICA |
TRABALHO EM ANAIS |
2019 |
IV SEMANA DO MEIO AMBIENTE: AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL PARA O CONSUMO DE ALIMENTOS SAUDÁVEIS POR ESCOLARES |
BIBLIOGRÁFICA |
TRABALHO EM ANAIS |
2019 |
SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL E AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PELA PROMOÇÃO DE DIREITOS HUMANOS |
BIBLIOGRÁFICA |
TRABALHO EM ANAIS |
2017 |
UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NUTRICIONAL NA PROMOÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES SAUDÁVEIS NA COMUNIDADE INTERNA E EXTERNA DA UNIFAL-MG. CAMPUS SEDE |
BIBLIOGRÁFICA |
TRABALHO EM ANAIS |
2019 |
Nome: VIVÊNCIA ENTRE PISCICULTORES E UNIVERSIDADE PARA A MELHORIA DA PRODUÇÃO DE PEIXE E QUALIDADE DA ÁGUA
Período: 01/02/2017 a 30/07/2020
Descrição:
Com a grande mortalidade de peixes registrada em maio/2016 houve um interesse na reativação da Associação de Piscicultores do Município de Alfenas e região e de parcerias com a universidade. Algumas atividades já foram realizadas, como apoio aos piscicultores por meio de análise de amostras e reuniões para conhecimento da atual situação. A piscicultura pode contribuir para o aumento da eutrofização, pois além dos resíduos de ração e excretas dos peixes, muitos piscicultores lançam no reservatório os resíduos do abate dos peixes. O uso intensivo de antibióticos pode diminuir a qualidade do produto e afetar a biota local, pois contribui para a seleção de organismos resistentes e deterioração da qualidade da água. Portanto, há necessidade da conscientização da importância do destino correto do resíduo do abate e do uso consciente de ração e antibióticos, bem como a identificação e monitoramento de fontes poluidoras. Esta parceria busca a troca de informações entre os piscicultores e a universidade e com isto a busca de soluções para a melhoria na qualidade da água e dos peixes.
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa |
Área de Concentração |
Data de Início |
DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CONSERVAÇÃO |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
01/02/2017 |
Equipe
Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
ADOLFO PAULO DE MATTOS JUNIOR |
Discente – Mestrado |
01/02/2019 |
30/07/2020 |
CAROLINE OLIVEIRA MIRANDA |
Discente – Graduação |
01/02/2017 |
31/01/2019 |
CELIO WISNIEWSKI |
Participante Externo |
01/02/2017 |
30/07/2020 |
DEIVID ARIMATEA SALDANHA DE MELO |
Discente – Mestrado |
26/02/2019 |
28/02/2020 |
GIOVANA DE FATIMA LIMA MARTINS |
Participante Externo |
01/02/2017 |
30/07/2020 |
HUGO DE MELLO BATISTA |
Discente – Mestrado |
30/11/2018 |
28/02/2020 |
MARIA JOSE DOS SANTOS WISNIEWSKI (Responsável pelo Projeto) |
Docente |
01/02/2017 |
30/07/2020 |
RENATO MIZIARA ASSEF DOS SANTOS |
Discente – Mestrado |
01/02/2017 |
26/01/2018 |
TAMIRES VEGA TORRES DA COSTA |
Discente – Graduação |
01/02/2017 |
31/01/2018 |
Produções Intelectuais Associadas
Título |
Tipo da Produção |
Subtipo da Produção |
Ano da Publicação |
ASPECTOS BIOLÓGICOS, FÍSICOS E QUÍMICOS RELACIONADOS A EVENTO DE MORTANDADE DE PEIXES NO RESERVATÓRIO DE FURNAS |
BIBLIOGRÁFICA |
TRABALHO EM ANAIS |
2019 |
Nome: DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: ECOLOGIA, EVOLUÇÃO E EDUCAÇÃO
Período: 05/01/2018 (em andamento)
Descrição:
Esse projeto tem o intuito de divulgar ciência e educação para a comunidade, tanto acadêmica quanto externa. Os assuntos que vamos divulgar são relacionados à biologia, mais ligados à área ambiental especificamente, que é a nossa área de atuação, mas nem sempre os temas serão específicos. Pretendemos divulgar também sobre assuntos macia, educação como um todo, ética, filosofia da ciência, etc. com o intuito de não restringir o público à biólogos ou estudantes de biologia. Divulgaremos também algumas profissões ou atividades não acadêmicas que biólogos podem desempenhar, que é uma preocupação daqueles alunos que não gostam de pesquisa e/ou querem trabalhar em uma área mais aplicada, ou ainda que ainda estão em dúvida sobre a profissão e as sub-áreas que podem seguir. A divulgação será feita através de um programa em áudio (podcast), vídeo (canal do youtube) ou texto (blog ou fanpage Facebook).Esse projeto de extensão gerou e gera, pois ainda está acontecendo, os episódios do podcast ECO-EVOLUÇÃO, disponíveis no nosso site (https://www.unifal-mg.edu.br/ecofrag/podcast-eco-evolucao/), spotify (https://open.spotify.com/show/2zpNSq1wfLSADEk6PRFQTr?si=rRQXyma2SJuoJnGtyqgnVw), apple e google podcast e no nosso canal do youtube (http://www.youtube.com/playlist?list=PLaeAFYpFvL1frJNOj9tguQBfXGSiK6N7b).
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa |
Área de Concentração |
Data de Início |
DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CONSERVAÇÃO |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
05/01/2018 |
Equipe
Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
BEATRIZ DE SOUZA SILVA |
Discente – Mestrado |
05/03/2018 |
– |
FLAVIO NUNES RAMOS (Responsável pelo Projeto) |
Docente |
05/01/2018 |
– |
MARINA ROSA NEVES DA SILVA |
Discente – Graduação |
05/01/2018 |
– |
ROGERIO GRASSETTO TEIXEIRA DA CUNHA |
Docente |
05/01/2018 |
– |
Nome: EMPRESA DAS MINHOCAS: CONSTRUINDO SUSTENTABILIDADE
Período: 01/04/2018 a 25/04/2019
Descrição:
Este projeto nasceu da discussão de alunos de Biotecnologia e da Empresa Júnior BiotecInova com o coordenador desta ação. A compostagem é uma técnica biotecnológica baseada na biodegradação da matéria orgânica por microrganismos, porém, modificações desta técnica podem maximizar os processos envolvidos. Assim entram as minhocas que agrupadas (nossa empresa) conseguem produzir um biocomposto pela degradação mais eficiente: vermicompostagem. Toda empresa gera um produto e com nossas atividades gostaríamos de além de gerar um produto (pelas minhocas), gerar sustentabilidade pela troca de conhecimentos e transformações de atitudes entre todas pessoas envolvidas. Queremos mesclar a cultura de sustentabilidade com a empreendedora. Se observarmos bem, perceberemos que, diferente de outros países como os EUA, o Brasil possui poucas empresas baseadas em técnicas biotecnológicas para a eliminação de resíduos orgânicos. Por isso precisamos incentivar o empreendedorismo nesta Nação Jovem!. Este projeto está sendo executado na Escola Estadual Samuel Engel e envolve professores de Ciências, Biologia, Física, Filosofia, Geografia, alunos do ensino médio e supervisores e pedagogos da escola.
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa |
Área de Concentração |
Data de Início |
TECNOLOGIAS AMBIENTAIS APLICADAS |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
01/04/2018 |
Equipe
Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
ALEXANDRA DOS SANTOS AMBROSIO |
Discente – Mestrado |
01/04/2018 |
29/07/2019 |
ALEXANDRE BORGES MATIAS |
Discente – Graduação |
01/04/2018 |
25/04/2019 |
ANA BEATRIZ DOS REIS ZURLO |
Discente – Graduação |
01/04/2018 |
25/04/2019 |
BRENO REGIS SANTOS |
Docente |
01/04/2018 |
25/04/2019 |
GISELE DE FATIMA ESTEVES |
Discente – Mestrado |
01/04/2018 |
04/10/2019 |
INDIRA RODRIGUES SANTOS |
Discente – Graduação |
01/04/2018 |
25/04/2019 |
JOICE APARECIDA DE NOVAIS PORTUGAL |
Discente – Mestrado |
01/04/2018 |
25/04/2019 |
KAMILA REZENDE DÁZIO DE SOUZA |
Pós-doutoranda |
05/02/2018 |
21/12/2018 |
THIAGO CORREA DE SOUZA (Responsável pelo Projeto) |
Docente |
01/04/2018 |
25/04/2019 |
Produções Intelectuais Associadas
Título |
Tipo da Produção |
Subtipo da Produção |
Ano da Publicação |
EMPRESA DAS MINHOCAS: CONSTRUINDO SUSTENTABILIDADE |
BIBLIOGRÁFICA |
TRABALHO EM ANAIS |
2019 |
Nome: IMPLANTAÇÃO DA TÉCNICA DE INOCULAÇÃO COM INSUMO BIOLÓGICO NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ESPÉCIES ARBÓREAS EM PARCERIA COM O JARDIM BOTÂNICO DE POÇOS DE CALDAS
Período: 01/01/2018 a 31/12/2018
Descrição:
O município de Poços de Caldas destaca-se, além do turismo, pelas atividades de mineração e agroindústria. Convive com uma permanente demanda pela recuperação das áreas onde o solo encontra-se sob efeito dos processos de degradação, sobretudo em consequência das atividades econômicas mencionadas. O suprimento de mudas, sobretudo de espécies da flora nativa da Mata Atlântica, tanto a produtores da atividade mineradora para execução do PRAD (plano de recuperação de áreas degradadas) quanto a produtores rurais para delimitação das áreas de reserva legal e APP (área de preservação permanente), se faz necessário. Com isso, a partir da demanda de conhecimentos técnicos sobre espécies arbóreas nativas da região, sobretudo para produção sustentável de mudas, propõe-se o presente projeto, em parceria com a Fundação Jardim Botânico de Poços de Caldas. O projeto tem o objetivo específico de acompanhamento técnico da produção propriamente dita de mudas destas espécies com a tecnologia da inoculação com fungos micorrízicos arbusculares (FMAs). O uso da tecnologia de inoculação micorrízica teve grandes avanços no país sobretudo, nas plantas propagadas em viveiros, e como resultados mais recorrentes promovem menor tempo de permanência das mudas no viveiro, maior índice de “pegamento” no campo e redução de fertilizantes químicos. Espera-se que com o presente projeto, a maximização/otimização econômico-ambiental do processo produtivo, e que promova a consolidação da parceria da Unifal-MG com o Jardim Botânico, melhoria da percepção ambiental dos alunos, comunidade universitária do campus, extensionistas e de técnicos do setor no município.
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa |
Área de Concentração |
Data de Início |
TECNOLOGIAS AMBIENTAIS APLICADAS |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
01/01/2018 |
Equipe
Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
LUCIANA BOTEZELLI |
Participante Externo |
01/01/2018 |
12/06/2018 |
LUCIANA BOTEZELLI |
Docente |
13/06/2018 |
31/12/2018 |
MARCO AURELIO PERBONE SOUZA |
Discente – Graduação |
01/01/2018 |
31/12/2018 |
ROMERO FRANCISCO VIEIRA CARNEIRO (Responsável pelo Projeto) |
Docente |
01/01/2018 |
31/12/2018 |
Produções Intelectuais Associadas
Título |
Tipo da Produção |
Subtipo da Produção |
Ano da Publicação |
EFEITO DA INOCULAÇÃO DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES NA PORCENTAGEM DE GERMINAÇÃO DE MUDAS DE CEDRELA ODORATA |
BIBLIOGRÁFICA |
TRABALHO EM ANAIS |
2018 |
Nome: Matemática e Cidadania
Período: 07/01/2019 a 31/12/2019
Descrição:
O Programa Lar-Escola Zita Engel Ayer – CAZITA foi fundado em 1996 com a missão de promover o desenvolvimento humano, através da formação da criança e do adolescente em vulnerabilidade social, oferecendo atividades no contraturno escolar, atende atualmente 93 crianças e adolescentes, cuja inclusão é feita por encaminhamentos do Ministério Público e diretamente pelas famílias. Este projeto tem como objetivo em 2019, promover a discussão e consolidação de conceitos matemáticos básicos, afim de explorar conceitos de distância, tempo e volume utilizando o Google Maps e planilhas do EXCEL, efetivando a relevância das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) na resolução de problemas práticos envolvendo Matemática e na posterior análise dos resultados obtidos. Também foram discutidas questões relativas às fontes de energia, combustíveis fósseis e conscientização ecológica. Realizamos encontros semanais para definir estratégias e a confecção de material para o desenvolvimento das atividades. No início do primeiro semestre, foi aplicada uma avaliação diagnóstica para identificar as dificuldades dos alunos. Trabalhamos com duas turmas, do 5º e 6º anos. No encerramento do primeiro semestre, uma segunda avaliação diagnóstica confirmou uma significativa evolução dos alunos. Os resultados obtidos no primeiro semestre em sua maioria foram em relação a consolidação de conceitos básicos das operações fundamentais. As duas turmas apresentaram dificuldades na primeira avaliação, principalmente na interpretação de textos matemáticos e na operação de divisão, sendo este último o enfoque maior do primeiro semestre. Na segunda avaliação foi possível verificar que os alunos assimilaram os conceitos discutidos. Os resultados obtidos proporcionaram aos alunos a base necessária para atingirem o objetivo final do projeto de aplicar os conhecimentos estudados na utilização das TICs como ferramenta auxiliar para discutir conceitos matemáticos do dia a dia, questões ligadas a ecologia e consumo de combustíveis fósseis.
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa |
Área de Concentração |
Data de Início |
TECNOLOGIAS AMBIENTAIS APLICADAS |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
07/01/2019 |
Equipe
Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
EMMANUEL FREITAS FERREIRA |
Discente – Graduação |
07/01/2019 |
31/12/2019 |
TALES ALEXANDRE AVERSI FERREIRA (Responsável pelo Projeto) |
Docente |
07/01/2019 |
31/12/2019 |
Produções Intelectuais Associadas
Título |
Tipo da Produção |
Subtipo da Produção |
Ano da Publicação |
MATEMÁTICA E CIDADANIA |
TÉCNICA |
APRESENTAÇÃO DE TRABALHO |
2019 |
Nome: PROGRAMA LEGADO AMBIENTAL
Período: 04/02/2019 (em andamento)
Descrição:
O Programa é coordenado pela Técnica e egressa do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais Gabriela Ezequiel e Prof. Sandro Barbosa. Ele é vinculado ao Termo de Cooperação entre a Universidade Federal de Alfenas e ViaSolo Engenharia Ambiental S/A (Processo: 23087.013258/2018-04) e aporte financeiro de R$100.600,00. Extrato do presente termo encontra-se publicado no Diário Oficial da União – Seção 3, de 14/12/2018, Pág. 56.O desenvolvimento sustentável e a educação ambiental se tornaram uma grande demanda de governos e sociedade e envolvem muitas ações dos diferentes segmentos da população, no que tange os direitos e deveres do homem para com o ambiente, inserindo a análise das relações ciência-tecnologia-sociedade. Tal tema é altamente relevante, sobretudo em uma sociedade que busca melhoria na qualidade de vida, transformação social dos cidadãos com foco em preservação, restauração e desenvolvimento ambiental destacando, principalmente, a geração e gestão de resíduos e a conscientização do uso dos recursos naturais. O programa Legado Ambiental buscará promover, por meio de diversas atividades, uma conscientização ambiental junto à comunidade, incluindo o ambiente da Unifal-MG (alunos, servidores e colaboradores), a sociedade civil e o público escolar de ensino fundamental e médio gerando, assim, impactos positivos e relevantes para o município, além de formar agentes multiplicadores. O programa de extensão é constituído de 3 Projetos de Extensão e dois cursos. O projeto de extensão Re-Curso Água é coordenado pelos Técnicos Luiz Carlos de Almeida e Charles Guimarães Lopes com o objetivo de levantar informações, implementar medidas que gerem economia e conscientização dos alunos, servidores e colaboradores da UNIFAL-MG a respeito do consumo de água na instituição. O projeto visa ainda estimular a multiplicação dessas ações fora da universidade e melhorar a posição da UNIFAL-MG nos rankings sobre sustentabilidade como o UI GreenMetric. O Projeto de extensão “Plano Municipal de Educação Ambiental de Alfenas” coordenado pela Julieta Moreira e Gabriela Ezequiel possuiu como objetivo desenvolver e implementar o documento oficial do Plano Municipal de Educação Ambiental no Município de Alfenas, Minas Gerais. Vale ressaltar que essa implementação foi realizada pela implementação da Lei Municipal 4.948 de 06 de março de 2020. O projeto “Colaboração” coordenado pela Gabriela Ezequiel e Prof. Sandro Barbosa possui o objetivo de promover ações que levem a redução no consumo ou à formas alternativas de consumo que, assim, promovam uma diminuição na quantidade de resíduos gerados. Por fim o programa Legado Ambiental desenvolveu dois eventos: “IV Semana do Meio Ambiente” e “5ª Campanha do do descarte do lixo eletrônico”.
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa |
Área de Concentração |
Data de Início |
TECNOLOGIAS AMBIENTAIS APLICADAS |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
04/02/2019 |
Equipe
Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
ANA BEATRIZ TEODORO CHAVES |
Discente – Graduação |
04/02/2019 |
– |
BRUNO HIDEKI TAMAISHI WATANABE |
Discente – Graduação |
04/02/2019 |
– |
CHARLES GUIMARAES LOPES |
Participante Externo |
04/02/2019 |
– |
EMERSON COSTA CARVALHO SOUZA |
Discente – Graduação |
04/02/2019 |
– |
FELIPE DA SILVA VIEIRA |
Discente – Graduação |
04/02/2019 |
– |
GABRIELA EZEQUIEL COSTA MARTINS |
Egresso – Mestrado |
04/02/2019 |
– |
LUIZ CARLOS DE ALMEIDA RODRIGUES |
Participante Externo |
04/02/2019 |
– |
MARCUS VINICIUS SILVEIRA CAMBRAIA |
Discente – Graduação |
04/02/2019 |
– |
NATAN LEANDRO DE MELO |
Discente – Graduação |
04/02/2019 |
– |
SANDRO BARBOSA (Responsável pelo Projeto) |
Docente |
04/02/2019 |
– |
SAULO TADEU JERONIMO ROCHA |
Discente – Graduação |
04/02/2019 |
– |
VIVIANA APARECIDA DA SILVA |
Discente – Graduação |
04/02/2019 |
– |
Produções Intelectuais Associadas
Título |
Tipo da Produção |
Subtipo da Produção |
Ano da Publicação |
LEGADO AMBIENTAL |
BIBLIOGRÁFICA |
TRABALHO EM ANAIS |
2019 |
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ALFENAS |
BIBLIOGRÁFICA |
TRABALHO EM ANAIS |
2019 |
PRÁTICA DO CONSUMO COLABORATIVO COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL |
BIBLIOGRÁFICA |
TRABALHO EM ANAIS |
2019 |
PROJETO COLABORAÇÃO |
BIBLIOGRÁFICA |
TRABALHO EM ANAIS |
2019 |
PROJETO RE-CURSO ÁGUA |
BIBLIOGRÁFICA |
TRABALHO EM ANAIS |
2019 |
Nome: VALORIZAÇÃO DO SABER TRADICIONAL NA FORMAÇÃO ACADÊMICA PARA A SUSTENTABILIDADE
Período: 14/01/2019 a 31/12/2019
Descrição:
O discurso da sustentabilidade, considerando ações ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis, está cada vez mais presente nos processos educativos e na inclusão de comunidades tradicionais como atores ativos nas tomadas de decisão. O conhecimento popular, muitas vezes marginalizados no contexto científico, tem sido incluído na produção do conhecimento acadêmico, considerando questões culturais, éticas, de percepção do meio ambiente. Alinhada a esta visão de sustentabilidade, esta proposta pretende aproximar as comunidades tradicionais da cidade de Poços de Caldas às atividades de formação acadêmica dos estudantes do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal de Alfenas, campus de Poços de Caldas, buscando atender a demandas ambientais locais e a solução de problemas que contemplem a articulação do saber empírico e saber científico na construção coletiva do conhecimento.
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa |
Área de Concentração |
Data de Início |
DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CONSERVAÇÃO |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
14/01/2019 |
Equipe
Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
ADRIANA MARIA IMPERADOR (Responsável pelo Projeto) |
Docente |
14/01/2019 |
31/12/2019 |
LETICIA BLAIOTTA PEREIRA |
Discente – Graduação |
14/01/2019 |
31/12/2019 |
THALES DE ASTROGILDO E TREZ |
Participante Externo |
14/01/2019 |
31/12/2019 |
Nome: DEBATENDO “A ORIGEM DAS ESPÉCIES”
Período: 03/02/2020 (em andamento)
Descrição:
O livro “A Origem das Espécies”, de Charles Darwin, publicado em 1859, é, sem sombra de dúvida, o livro mais importante para as Ciências Biológicas, sendo ainda uma das obras da literatura mundial mais influentes e que tiveram um enorme impacto fora de sua área de especialidade, da Filosofia à Religião, das Ciências Sociais à Economia, da Medicina à Geologia. Sua publicação influenciou influenciou nossa maneira de pensar, mudou a percepção de nosso lugar no mundo e gerou acalorados debates que perduram até hoje. Este projeto tem por finalidade debater esta obra por meio de transmissões ao vivo quinzenais, com a discussão de um capítulo do livro por transmissão e espaço para questionamentos e debates com os espectadores. No YouTube (https://www.youtube.com/user/ECOFRAG) ocorre os debates que podem ser visualizados.
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa |
Área de Concentração |
Data de Início |
DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CONSERVAÇÃO |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
03/02/2020 |
Equipe
Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
ERICA HASUI |
Docente |
03/02/2020 |
– |
FLAVIO NUNES RAMOS (Responsável pelo Projeto) |
Docente |
03/02/2020 |
– |
JOAO PEDRO COSTA ELIAS |
Discente – Doutorado |
03/02/2020 |
– |
MATHEUS FELIPE SOARES SILVA |
Discente – Graduação |
03/02/2020 |
– |
ROGERIO GRASSETTO TEIXEIRA DA CUNHA |
Docente |
03/02/2020 |
– |
VINICIUS XAVIER DA SILVA |
Participante Externo |
03/02/2020 |
– |
Nome: PROGRAMA: SEMEANDO IDEIAS
Período: 03/02/2020 (em andamento)
Descrição:
O programa “Semeando Ideias” apresenta uma série de projetos articulados, em diferentes áreas do conhecimento ligadas às ciências ambientais e da terra, baseados nas diretrizes da educação ambiental inclusiva, visando a melhoria da qualidade ambiental e consequentemente da qualidade de vida de diferentes públicos. O programa conta com profissionais, servidores, estudantes de graduação e pós-graduação e docentes de diferentes formações (Pedagogia, Psicologia, Ciências biológicas, Geografia, Biotecnologia, Engenharia Florestal e Agronômica, Nutrição, Farmácia etc), visando desenvolver atividades que possam alicerçar uma vida ambientalmente mais coerente e sustentável através da discussão, entendimento e mudança de paradigmas relacionadas a implementação de práticas agroecológicas, resgate de espécies potencialmente benéficas a saúde e ao desenvolvimento humano, tratamento de resíduos e educação ambiental aplicada a diferentes grupos, inclusive aqueles em situação de vulnerabilidade social. O programa é coordenado pelo professor Visitante Dalmo Arantes de Barros e sub-coordenado pelo Professor Rogério Grassetto T. Da Cunha. O programa foi contemplado com 11 bolsistas de Extensão (bolsas de apoio a Extensão – PROEX-UNIFAL) e possui 4 projetos de extensão e um curso. São os projetos: (1) “Jardim Sensorial: difundindo a educação ambiental” coordenado por Dalmo Arantes de Barros e Tereza Cristina Orlando, com o objetivo de implantar um jardim sensorial em espaço existente no campus de Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL – MG), município de Alfenas, MG, a fim de demonstrar a capacidade do paisagismo como uma ferramenta promotora de atividades de inclusão social e educação ambiental; (2) “Do lixo ao luxo: destinando os resíduos orgânicos de forma sustentável”, coordenado pelos professores Thiago Corrêa de Souza e Breno Regis dos Santos com objetivo de equilibrar o tripé da Universidade, “extensão-pesquisa-ensino”, através de compostagem e vermicompostagem dos resíduos orgânicos gerados no Restaurante Universitário/ou na UNIFAL-MG, assim contribuindo para a sustentabilidade da Instituição e para a divulgação do conhecimento nas escolas públicas da região; (3) “Despertar da consciência ambiental a partir do cultivo de orquídeas e bromélias”, coordenado pelos professores Luisa Dias Brito e Flávio Nunes Ramos, com objetivos de i. projetar e implantar um viveiro/epifitário para cultivar as espécies de epífitas, principalmente orquídeas e bromélias, nativas da região de Alfenas para auxiliar na conservação e educação ambiental. ii. Organizar visitas guiadas e atividades específicas que promovam a compreensão e inserção do público interessado acerca das espécies nativas da região. iii. Utilizar o viveiro como ferramenta didática para experiências de educação ambiental e percepção dos sentidos, principalmente: iv. Apresentar noções de cultivo consciente, expondo o problema do comércio de plantas nativas (retiradas do habitat) e com o uso de materiais alternativos, sem o uso de substratos extraídos de forma ilegal da natureza; (4) “Horticultura social e terapêutica aplicado a realidade do idoso”, coordenado pelos professores Plínio Rodrigues do Santos Filho e Breno Régis Santos, com objetivo de realizar práticas de produção e manutenção de hortas comunitárias de base agroecológica no ambiente da universidade e comunidade incorporando práticas de Educação Ambiental e Educação Alimentar e Nutricional aliado a integração da comunidade idosa da cidade de Alfenas, estimulando a troca de experiências e melhora na qualidade de vida dos participantes. Por fim este projeto realizará um curso intitulado Curso de Biocontruções da UNIFAL-MG” que será coordenado pelos professores Dalmo Arantes de Barros e Rodrigo José Pisani com objetivo estimular a adoção de tecnologias limpas, de mínimo impacto ambiental nas construções de estruturas e infraestruturas por meio de técnicas de arquitetura e construção adequadas ao clima, que valorizem a eficiência energética, o tratamento adequado de resíduos, o uso de recursos matérias-primas locais, aproveitando os conhecimentos e saberes.
Histórico de Linhas de Pesquisa
Linha de Pesquisa |
Área de Concentração |
Data de Início |
DIVERSIDADE BIOLÓGICA E CONSERVAÇÃO |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
03/02/2020 |
TECNOLOGIAS AMBIENTAIS APLICADAS |
CIÊNCIAS AMBIENTAIS |
04/02/2020 |
Equipe
Nome |
Categoria |
Início do Vínculo |
Fim do Vínculo |
ALEX JUNIOR DE ANDRADE |
Discente – Graduação |
03/02/2020 |
– |
ALINE DOS SANTOS SOARES |
Discente – Graduação |
03/02/2020 |
– |
ANA CAROLINA GRANERO E SILVA |
Discente – Mestrado |
03/02/2020 |
– |
BRENO REGIS SANTOS |
Docente |
03/02/2020 |
– |
CAMILA NARDY DELGADO |
Discente – Doutorado |
06/04/2020 |
– |
CATHARINA OLIVEIRA RIBEIRO |
Discente – Graduação |
03/02/2020 |
– |
DALMO ARANTES DE BARROS (Responsável pelo Projeto) |
Participante Externo |
03/02/2020 |
– |
FLAVIA DELLA LUCIA |
Participante Externo |
03/02/2020 |
– |
FLAVIO NUNES RAMOS |
Docente |
03/02/2020 |
– |
JOAO PEDRO COSTA ELIAS |
Discente – Doutorado |
03/02/2020 |
– |
JULIETA APARECIDA MOREIRA RODRIGUES |
Participante Externo |
03/02/2020 |
– |
KAMILLA PACHECO GOVEA |
Discente – Doutorado |
03/02/2020 |
– |
LAIANE CORSINI ROCHA |
Participante Externo |
03/02/2020 |
– |
LETICIA HELENA PARREIRA |
Discente – Graduação |
03/02/2020 |
– |
LORENZO DE MELO NOGUES GIAMPAOLO |
Discente – Graduação |
03/02/2020 |
– |
LUCAS JOSE BATISTA DE SOUSA |
Discente – Graduação |
03/02/2020 |
– |
LUISA DIAS BRITO |
Participante Externo |
03/02/2020 |
– |
LUIZ CARLOS DE ALMEIDA RODRIGUES |
Participante Externo |
03/02/2020 |
– |
MARIA EDUARDA MORAIS ROCHA |
Discente – Graduação |
03/02/2020 |
– |
MELISSA DE MELLO WIEZEL |
Discente – Graduação |
03/02/2020 |
– |
PLINIO RODRIGUES DOS SANTOS FILHO |
Docente |
03/02/2020 |
– |
ROGERIO GRASSETTO TEIXEIRA DA CUNHA |
Docente |
03/02/2020 |
– |
TEREZA CRISTINA ORLANDO |
Docente |
03/02/2020 |
31/12/2020 |
THIAGO BELLESIA DOS SANTOS AMARAL |
Discente – Graduação |
03/02/2020 |
– |
THIAGO CORREA DE SOUZA |
Docente |
03/02/2020 |
– |
WESLEY PEREIRA DOS SANTOS |
Discente – Graduação |
03/02/2020 |
– |