Área de concentração: Gestão e manejo de recursos naturais e biodiversidade
Linhas de Pesquisa do Programa
Conservação e remediação de recursos naturais
A linha de pesquisa tem seu escopo pautado no manejo e intervenção no meio ambiente, a partir da gestão de sistemas e estratégias
ambientais, bem como o aperfeiçoamento de ferramentas para caracterização, avaliação, monitoramento e remediação de sistemas ambientais. Por meio desta abordagem, são desenvolvidos desde estudos fundamentais até trabalhos de aplicação tecnológica, com enfoque interdisciplinar em tecnologia ambiental, aspectos quantitativos e qualitativos dos recursos naturais, tecnologias de produção vegetal e ecotoxicidade.
Conservação da biodiversidade e dinâmicas socioambientais
A linha de pesquisa tem seu escopo pautado no entendimento de fenômenos socioambientais, considerando aspectos ecológicos, interações humanas e conservação da biodiversidade. Nesta abordagem, são tratados, de forma interdisciplinar, temáticas ambientais que possuam estreita relação com aspectos sociais, sob múltiplas óticas e em diferentes ambientes (urbanos, rurais, naturais, aquáticos), envolvendo temas ligados à: educação ambiental; unidades de conservação; sustentabilidade; comunidades tradicionais; legislação e políticas públicas; e diversidade biológica.