Recursos de Informática

A infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na UNIFAL-MG é de responsabilidade do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI). O NTI, Órgão Suplementar da UNIFAL-MG, é responsável pela prestação de serviços de Tecnologia da Informação (TI) à administração, ensino, pesquisa e extensão.

 
Rede lógica

A UNIFAL-MG conta hoje com ligação por fibra óptica da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em todos os seus campi. Todos os prédios em uso, com exceção do Departamento de Serviços Gerais (DSG) da Unidade Educacional Santa Clara, recebem conectividade por meio de fibra óptica.

 
Disponibilidade e Acordo de Nível de Serviço

Atualmente, percebe-se a preocupação da Instituição com questões relacionadas à disponibilidade de TIC e ANS, do original em inglês, Service Level Agreement (SLA). Uma das necessidades identificadas no Plano de Desenvolvimento TIC é manter o Datacenter da UNIFAL-MG seguro, disponível e com capacidade de armazenamento e processamento compatível com a demanda de serviços de TIC necessários às atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração.

De maneira análoga, relacionam-se plano de contingências e condições de funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, como por exemplo o objetivo de aumentar a redundância de serviços disponibilizados no datacenter.

 
Segurança da Informação

O tema segurança da informação tem ganhado destaque e importância na UNIFAL-MG nos últimos anos. Dentre diretrizes e normas, destacam-se a Política de Segurança da Informação (PSI) vigente, aprovada pelo CONSUNI e também a existência da Equipe de Tratamento e Resposta a Incidentes de segurança (ETIR) .

 
Sistemas de Informação

A UNIFAL-MG é uma organização com várias unidades acadêmicas e administrativas que possuem funções vitais ao bom andamento dos processos da instituição. Esses processos devem trabalhar de maneira integrada e automatizada. Essa automatização se dá através dos Sistemas Integrados UNIFAL-MG, onde cada sistema é um módulo apoiado por uma infraestrutura sólida de TI, fazendo uso de uma única base de dados centralizada, sem redundância e compartilhada entre os setores pertinentes.

Os Sistemas Integrados UNIFAL-MG possuem uma interface padronizada, acessível via web, sendo acessados através de usuário e senha únicos, a partir de uma tela unificada. O uso de sistemas integrados possibilitou a automatização de vários processos institucionais como renovação de matrículas, elaboração e aprovação de programas de ensino, oferta de disciplinas optativas, emissão de portarias, oferta de assistência estudantil, submissão e avaliação de projetos de extensão e iniciação científica, eventos, compras, entre outros. Os principais Sistemas Integrados são o Acadêmico, CAEX (Extensão), Gpesq (pesquisa), Gestão de Pessoas, Compras, entre outros.

FONTE: NTI/UNIFAL-MG