Biblioteca

O Sistema de Bibliotecas da UNIFAL-MG (SIBI) conta com quatro Bibliotecas, sendo elas: Biblioteca Central, localizada no Campus Sede; Biblioteca da Unidade Santa Clara; Biblioteca do Campus de Poços de Caldas e a Biblioteca do Campus de Varginha.

 
Estrutura

A área total destinada às Bibliotecas na UNIFAL-MG é de 3.911m², contando com salas para estudo individual e em grupo, mesas para estudo em grupo, computadores para pesquisa, banheiros, bebedouros, escaninhos e mais de 600 assentos no total. As Bibliotecas contam com scanner planetário. A disponibilização dos scanners tem contribuído para auxiliar, facilitar e ampliar o acesso ao conteúdo das Bibliotecas, como também para diversificação dos serviços prestados, trazendo inovação. Todas as bibliotecas contam com rede wireless para acesso de todos os usuários.

 
Recursos humanos

As equipes nas bibliotecas são compostas por bibliotecários, assistentes administrativos e auxiliares em administração terceirizados. Destaca-se que a implantação de autoatendimento utiliza a tecnologia de Identificação por Radiofrequência (RFID) e visa promover a automação e otimização dos serviços prestados pelas Bibliotecas, maior segurança ao acervo das mesmas, uma vez que a tecnologia é mais avançada do que a utilizada atualmente (eletromagnética) e, consequentemente, melhorar a qualidade do atendimento prestado.

 
Acervo

O acervo bibliográfico das Bibliotecas do SIBI/UNIFAL-MG é constituído por livros, periódicos, CDs, DVD’s, teses, dissertações, mapas, entre outros. A atualização e expansão do acervo é feita conforme resoluções internas e  com base nas exigências do MEC/INEP de forma a atender as bibliografias básica e complementares descritas nas unidades curriculares dos cursos oferecidos na Instituição. Nos últimos seis anos, o acervo apresentou crescimento de 29,77% no número de títulos e 12,07% na quantidade de exemplares, em relação ao acervo de 2015. As aquisições visam atender as necessidades das disciplinas e as exigências do Instrumento de Avaliação do MEC/INEP.

Quanto ao acervo digital, em julho de 2015, foi implantada a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) da UNIFAL-MG, com o objetivo de tornar acessível, de forma rápida e sem fronteiras, o acesso à versão digital completa das teses e dissertações defendidas nos 22 programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da UNIFAL-MG, atendendo assim a Portaria CAPES 013/2006 [98], que institui a divulgação digital das teses e dissertações produzidas pelos programas de doutorado e mestrado reconhecidos.

Em relação ao uso do Portal de Periódicos CAPES, foram realizados um total de 880.616 acessos de 2015 a 2019, sendo 491.798 acessos às bases de referências, 388.818 acessos aos textos completos. As Bibliotecas do SIBI/UNIFAL-MG oferecem o serviço de comutação bibliográfica que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Nos anos de 2015 a 2020 foram atendidos 87 pedidos de COMUT.

As mudanças tecnológicas e culturais que vêm ocorrendo nas últimas décadas tornam necessária a constituição de acervos em formato digital. Recentemente efetivou a assinatura de duas plataformas digitais de e-books (Biblioteca Virtual e Minha Biblioteca da Pearson) passando a oferecer à comunidade universitária o acesso a quase 20 mil títulos de diversas áreas do conhecimento.

Em 2020 houve a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia Covid-19, o que contribuiu para queda no número de consultas em relação aos anos anteriores.

Fonte: SIBI/UNIFAL-MG (2020), SophiA Biblioteca (2020) e GEOCAPES (2020)