Capítulos e Livros

*Publicações com estudantes/egressos do Programa

 

Capítulos de livros:

1*. TEIXEIRA, G.C.; RIBEIRO, A.S.; TAVARES, A.S.; MINCATO, R.L. Classificação geomorfológica e o código florestal brasileiro: considerações sobre as relações de uso do solo na sub-bacia hidrográfica do Rio Mandu. In: PERES FILHO, A. e AMORIM, R.R. Os desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. p. 360-369.  doi

2*. GUIÇARDI, A.C.F.; SPALEVIC, V.; MINCATO, R.L. Diagnóstico do meio físico como subsídio para o planejamento da sub-bacia hidrográfica do Córrego Estiva, Alfenas, Sul de Minas Gerais. In: PERES FILHO, A. e AMORIM, R.R. Os desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. p. 370-381. doi    

3. SOUZA, T.C. Ecofisiologia e suas implicações no manejo cultural do milho safrinha. In: PAES, M. C. D. (ed.) Construindo sistemas de produção sustentáveis e rentáveis: palestras do XIV Seminário Nacional [de] Milho Safrinha, Cuiabá, MT, 21 a 23 de novembro de 2017.  p. 42-85 Link

4*. FELIX, F.C.; AVALOS, F.A.P.; SILVA, M.L.N.; MINCATO, R.L. Mapeamento da cobertura vegetal a partir de imagens de alta resolução obtidas por VANT. In: PERES FILHO, A. e AMORIM, R.R. Os desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. p. 5095-5105 doi

5*. SAKUNO, N.R.R.; KAWAKUBO, F.S.; SPALEVIC, V.; MINCATO, R.L. Mapeamento de superfícies impermeáveis em áreas urbanas utilizando imagens índices geradas pelo sistema Landsat-5 Thematic Mapper. In: PERES FILHO, A. e AMORIM, R.R. Os desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. p. 5221-5233 doi   

6*. TAVARES, A.S.; MENDES JÚNIOR, H.; SPALEVIC, V.; MINCATO, R.L. Modelos de erosão hídrica e tolerância das perdas de solo em latossolos distróficos no sul de minas gerais. In: PERES FILHO, A. e AMORIM, R.R. Os desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. p. 7221-7232 doi

7*. DE FREITAS ALVES, G.; NETO, W.L.; COLI, M.C.; BERMEJO, P.H.S.; SANT’ ANA, T.D.; SALGADO, E.G. Perception of enterprise risk management in Brazilian higher education institutions. In: Themistocleous M., Morabito V. (eds). (Org.). Lecture Notes in Business Information Processing. p. 506-512. doi  

8*. SERVIDONI, L.E.; AYER, J.E.B.; SILVA, M.L.N.; MINCATO, R.L. Uso das terras e suas potencialidades na prestação dos serviços ambientais. In: PERES FILHO, A. e AMORIM, R.R. Os desafios da Geografia Física na Fronteira do Conhecimento. p. 6718-6728. doi

9. POLO, M. O Cerrado. In: CARVALHO, G. A. et al. Marolo: um fruto, várias ideias! / p.23-25. doi 

 

Livros

1. SALGADO, E.G.; SALOMON, V.A.P.; MELLO, C.H.P.; SILVA, C.E.S. Gestão do processo de desenvolvimento de produtos eletrônicos: guia prático para o lançamento de produtos para empresas de base tecnológica de pequeno e médio porte. 1. ed. Curitiba: Editora Prismas, 2017. 208p (Impresso)     

*Publicações com estudantes/egressos do Programa

 

Capítulos de livros

1. SILVA, M.F.; SARDINHA, D.S.; MARFILANHE, A.C.B.; GODOY, L.H.; MARTINS, P.D.  Avaliação ambiental no sistema de amortecimento de cheias do Parque das Acácias, Uberaba (MG). In: OTOONI, A.B. et al. Drenagem Urbana: Soluções Alternativas Sustentáveis. p. 59-76. Link

2. SALOMON, M.F.B.; MELLO, C.H.P.; SALGADO, E.G.; BITENCOURT, M.P. Components to construct a business model innovation under a product-service system approach in the aerospace industry through analytical hierarchy. In: VILES E. et al. (Org.). Lecture Notes in Management and Industrial Engineering. p. 29-37. doi

3. CARDOZO JUNIOR, F.M.; CARNEIRO, R.F. Conversão de mata nativa em sistemas de produção a pasto: efeitos sobre a comunidade de fungos micorrízicos arbusculares. In: CARDOZO JUNIOR, F.M; NUNES, M.C.A. (Org.). A prática da pesquisa no contexto universitário: a epistemologia numa abordagem crítica. p. 91-110. (Impresso)       

4*. Ayer, J.E.B.; Olivetti, D.; Garofalo, D.F.T.; Silva, M.L.N.; Mincato, R.L. Evolução do uso e cobertura do solo do Município de Alfenas, Sul de Minas Gerais. In: FERREIRA, M.M.; VALE, A.R. (Org) Dinâmicas Geográficas no Sul de Minas Gerais. p. 177-205. Link

5. CARDOZO JUNIOR, F.M.; CARNEIRO, R.F.V.; GOTO B.T.; ARAUJO, A.S.F. Fungos micorrízios arbusculares como indicadores de sustentabilidade de pastagens. In: SANTOS-FILHO, F.S.; ALMEIDA JR., E.B. (Org.). Biodiversidade do Meio Norte do Brasil: conhecimentos ecológicos e aplicações. p. 89-111. doi     

6*. NEVES, F.O.; SALGADO, E.G.; BEIJO, L.A.; HIKICHI, S.E.; CARNEIRO, A.M. Influência científica e tecnológica sobre a produção industrial brasileira. In: ANDRADE, D.F. (Org.). Gestão da Produção em Foco. p. 222-231 Link

7. URBANI, B.; KOWALEWSKI, M.; da CUNHA, R.G.T.; de la TORRE, S.; CORTES-ORTIZ, L. La primatología en latinoamérica: una introducción. In: URBANI, B. et al. (Org). La primatologia en Latinoamérica 2. p. 17-25. Link

8. CASELLI, C.B.; PAULA, V.R. RUIZ, C.R.; CUNHA, R.G.T. Las voces de los primates neotropicales: Qué dicen? In: URBANI, B. et al. (Org). La primatologia en Latinoamérica 2. p. 267-282. Link     

9. CÄSAR, C. CUNHA, R.G.T.; BEZERRA, B.M.  Plathyrrhine vocal communication. In: Encyclopedia of Animal Cognition and Behavior. p. 1-11. doi

10. SOUZA, T.C. SOUZA, K.R.D.; MAGALHÃES, P.C. Respostas morfofisiológicas do milho e sorgo sob déficit hídrico. In: PAES, M.C.D. et al. (Org). Soluções integradas para os sistemas de produção de milho e sorgo no Brasil. p. 576-621. Link

 

Livros

1. TORRES, M.W.; AGOSTINI, K.; RECH, A.R.; NUNES, C.E.O.; SILVA, F.J.T.; CARVALHEIRO, L.M.G.R.; CUNHA, N.C.; FERREIRA, P.A.; BERGAMO, P.J.; MENDONÇA, P.K.M.; BRITO, V.L.G. Annals of the XII International Pollination Course. 80 p.  Link

2. SALGADO, E.G. et al. ForRisco: gerenciamento de riscos em instituições públicas na prática. 200 p. Link

3. URBANI, B. (Org.) ; KOWALEWSKI, M. (Org.) ; da CUNHA, R. G. T. (Org.) ; de la TORRE, S. (Org.) ; CORTES-ORTIZ, L. (Org.) . La primatologia en Latinoamérica 2 – A primatologia na América Latina 2. 716p Link

4. AVERSI-FERREIRA, T.A. Matemática básica interdisciplinar – Razão e Proporção. 150 p. Link    

*Publicações com estudantes/egressos do Programa

 

Capítulos de livros

1. MATIAS, T.P.; PRATA, T.V.; IMPERADOR, A.M. Levantamento de aspectos e impactos ambientais aplicado aos ecossistemas de ilhas e oceanos. In: TOLEDO, F.S. (Org). Meio Ambiente em Foco. p. 154-165.  doi

2. BERMEJO, P.H.S.; SANT’ANA, T.D.; MENDONÇA, L.C.; SALGADO, E.G.; ANJOS, F.H.; PINHEIRO, I.F.  Risk management in the public sector: a proposed reference model and tool survey. In: YANG, X.S. et al. (eds). Third International Congress on Information and Communication Technology. Advances in Intelligent Systems and Computing. p. 817-834. doi

3. SALGADO. E.G.; ANJOS, F.H.; SILVA, V.N.; SOUZA, M.; SANT’ANA, T.D., BERMEJO, P.H.S.; MENDONÇA, L.C.; PINHEIRO, I.F. Systematic literature review of the risk management process literature for the public sector. In: YANG, X.S. et al. (eds). Third International Congress on Information and Communication Technology. Advances in Intelligent Systems and Computing. p. 865-882. doi

 

Livros

1. TORRES, M.W. et al. Relatório temático sobre polinização, polinizadores e produção de alimentos no Brasil. Link

*Publicações com estudantes/egressos do Programa

 

Capítulos de livros:

1*. LIBANIO, C.; SARDINHA, D.S. Estado trófico da Bacia hidrográfica do Rio Muzambo. In: HAYASHI, C. et al. (Org). Ciências Ambientais: Recursos Hídricos. p. 131-144. Link

2. SARDINHA, D.S.; VICTAL, F.A.C.A.; Transporte de sedimentos no planalto de Poços de Caldas (MG): Bacia Tributária do Reservatório Bortolan. In: HAYASHI, C. et al. (Org). Ciências Ambientais: Recursos Hídricos. p. 145-163. Link

3. BOTEZELLI, L.; WILLIAMS, E.A.; BRAGA, J.P.L.; BUCCI, M.E. A contribuição de Anders Fredrik Regnell ao conhecimento da Flora do Sul de Minas Gerais. In: HAYASHI, C. et al. (Org). Ciências Ambientais: Diagnósticos Ambientais. p. 126-145. Link

4*. SERVIDONI, L.E.; AYER, J.E.B.; SILVA, M.L.N.; MINCATO, R.L. Erosão hídrica na sustentabilidade agrícola dos solos do Sul de Minas Gerais. In: HAYASHI, C. et al. (Org). Ciências Ambientais: Diagnósticos Ambientais. p. 23-40. Link

5. SARDINHA, D.S.; GODOY, L.H. Geodiversidade da caldeira vulcânica de Poços de Caldas (MG), Brasil: Planejamento para a exploração geoturística. In: HAYASHI, C. et al. (Org). Ciências Ambientais: Diagnósticos Ambientais. p. 7-22. Link

6*. COSTA, D.A.T.; SARDINHA, D.S.; RIBEIRO JUNIOR, L.U. Proposta metodológica para classificação de impacto ambiental em APPS ciliares. In: HAYASHI, C. et al. (Org). Ciências Ambientais: Diagnósticos Ambientais. p. 172-186. Link

7*. FELIX, F.C.; SILVA, L.F.P.M.; OLIVETTI, D.; SILVA, M.L.N.; ROIG, H.L.; MINCATO, R.L. Uso de sensores embarcados em veículo aéreo não tripulado no monitoramento da vegetação, do solo e das águas interiores. In: HAYASHI, C. et al. (Org). Ciências Ambientais: Diagnósticos Ambientais. p. 41-63. Link

8. SANT’ANNA, D.; BOTEZELLI, L. Vilas e condomínios sustentáveis. In: HAYASHI, C. et al. (Org). Ciências Ambientais: Diagnósticos Ambientais. p. 201-214. Link

9. IMPERADOR, A.M.; BOTEZELLI, L.; COSTA, D.T.R. As comunidades tradicionais, o direito ambiental, o uso de recursos naturais e a educação ambiental em um contexto de impacto ambiental. In: HAYASHI, C. et al. (Org). Ciências Ambientais: Gestão e Educação Ambiental. p. 92-105. Link

10*. HAYASHI, C.; RABELO, J.P.M.; GARCIA, N.D. Considerações sobre questões ambientais do Município de Ribeirão Preto – SP. In: HAYASHI, C. et al. (Org). Ciências Ambientais: Gestão e Educação Ambiental. p. 186-204. Link

11*. RABELO, J.P.M.; HAYASHI, C. Educação ambiental: aspectos gerais e inserção nos diferentes níveis do ensino. In: HAYASHI, C. et al. (Org). Ciências Ambientais: Gestão e Educação Ambiental. p. 139-152. Link

12*. HAYASHI, C.; RABELO, J.P.M.; PELLI, A. Gestão ambiental e sustentabilidade no Brasil. In: HAYASHI, C. et al. (Org). Ciências Ambientais: Gestão e Educação Ambiental. p. 153-172. Link

*PEREIRA, D.M.; BONIFACIO, F.A.M.; RABELO, J.P.M.; SILVA, L.F.P.M.; IMPERADOR, A.M.; BOTEZELLI, L. Percepção dos discentes do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais – PPGCA, sobre a educação ambiental. In: HAYASHI, C. et al. (Org). Ciências Ambientais: Gestão e Educação Ambiental. p. 125-138. Link

*HAYASHI, C.; SILVA, F.A.; FERREIRA, C.A. Políticas públicas de gestão ambiental e sustentabilidade no Brasil. In: HAYASHI, C. et al. (Org). Ciências Ambientais: Gestão e Educação Ambiental. p. 173-185. Link

11*. MOREIRA, R.S.; LENSE, G.H.E.; CHIBA, M.K.; MINCATO, R.L. Economia circular: gestão de resíduos na agricultura. In: HAYASHI, C. et al. (Org). Ciências Ambientais: Gestão e Educação Ambiental. p. 44-65. Link

12. PEREIRA, L.H.; DUTRA, I.C.; OLIVEIRA, J.H.F.; SOARES, L. H.; TIEZZI, R.O. Análises gravimétricas como ferramenta de gestão dos resíduos sólidos dos setores 4, 15 e 16 de Poços de Caldas MG. In: ANDRADE, D.F. Gestão de resíduos sólidos – volume 1. 120 p. Link

13*. HAYASHI, C.; RABELO, J.P.M.; SILVA, F.A. Certificação e implementação do sistema de gestão ambiental nas empresas sob a égide das normas ISO 14001 e ISO 14004. In: NOBRE, C.P.; OLIVEIRA, A.C.S.O. (Org.) Coletânea Estudos Ambientais e Agronômicos: resultados para o Brasil. p. 81-93. Link

14*. CUNHA NETO, A.R.; CARVALHO, M.; GOVEA, K.P.; MELO, G.M.; GUARALDO, M.M.S.; SANTOS, H.O.; BARBOSA, S. Expressão diferencial da superóxido dismutase e catalase durante a germinação de Lactuca sativa L. exposta a metais pesados. In: AZEVEDO, E.M. (Org.) A Química nas Áreas Natural, Tecnológica e Sustentável 3. doi

15. HAYASHI, C. Histórico, fases, modelos e ferramentas midiáticas na educação a distância. In: Bianchessi, K. (Org.) EDUCAÇÃO, CURRÍCULO, CULTURA DIGITAL: reflexões para a escola na atualidade. p. 89-104. Link

16*. HAYASHI, C.; RABELO, J.P.M.; SARDINHA, D.S. Marketing verde no processo de gestão e sustentabilidade ambiental. In: NOBRE, C.P.; OLIVEIRA, A.C.S.O. (Org.) Coletânea Estudos Ambientais e Agronômicos: resultados para o Brasil. p. 42-55. Link

17. ORLANDO, T.C. Modelos didáticos 3D em Biologia celular, molecular e genética: uma estratégia interativa para inclusão de alunos com deficiência visual. In: OLIVEIRA, A.A. Práticas inclusivas no ensino de ciências e biologia doi

18. HAYASHI, C. Novas tecnologias digitais na educação a distância. In: Bianchessi, K. (Org.) EDUCAÇÃO, CURRÍCULO, CULTURA DIGITAL: reflexões para a escola na atualidade. p. 105-119. Link

19. FERREIRA, E.F.; CARVALHO, L.C.; FERREIRA, T.A.A. Purpose of sustainable engineering proceedings in a place for a social support for needy population. In: BARBOSA, F.C. (Org.) Ensino, Pesquisa e Extensão: uma abordagem pluralista. p. 235-252 Link

20. RANIERO, M.; MINCATO, R.L. Resíduos sólidos e coleta seletiva, um estudo de caso no município de Alfenas – MG. In: SALES, R.E.S. (Org.) A Educação Ambiental Em Uma Perspectiva Interdisciplinar. p. 344-364. Link

 

Livros:

1. HAYASHI, C. (Ed.) (Org).; SARDINHA, D.S. (Org).; PAMPLIN, P.A.Z. (Org).  Ciências Ambientais: Recursos Hídricos. 299 p. Link 

2. HAYASHI, C.(Ed.) (Org).; SARDINHA, D.S. (Org).; PAMPLIN, P.A.Z. (Org). Ciências Ambientais: Diagnósticos Ambientais. 293 p. Link

3. HAYASHI, C. (Ed.) (Org.); SARDINHA, D.S. (Org.); BOTEZELLI, L. (Org.); PAMPLIN, P.A.Z. (Org.)  Ciências Ambientais: Gestão e Educação Ambiental. 226 p. Link

4. KARAM, D.; BORGHI, E.; MAGALHÃES, P.C.; PAES, M.C.D.; PEREIRA FILHO, I.A.; MANTOVANI, E.C.; SOUZA, T.C.; ADEGAS, F.S.  Antecipe: cultivo intercalar antecipado. 105 p. Link

*Publicações com estudantes/egressos do Programa

Capítulos de livros:

1*. RABELO, J. P. M.; GARCIA, N. D.; BONIFÁCIO, F. A. M.; HAYASHI, C.  A influência da gestão hídrica nacional na gestão dos recursos hídricos de Minas Gerais. In: NOBRE, C. P.; OLIVEIRA, A. C. S. de  (Org). Coletânea Estudos Ambientais e Agronômicos: resultados para o Brasil. V. 8, p. 26-37. Link

2. SIANI, S. R.; HAYASHI, C. As mudanças na gestão das igrejas evangélicas em função do Coronavírus: Uma Reflexão. In: FREITAS, P. G.C. et al. (Org). Impactos da pandemia no Brasil e no mundo. p.159 a 167. Link

3*. HAYASHI, C.; RABELO, J. P. M.; SIANI, S. R. Bases teóricas no planejamento de um curso a distância de  Ecologia Geral.  In: BIACHESSI. C. et al. (Org). ENSINO E SUAS EXPRESSÕES interdisciplinaridade, tecnologias, direitos humanos, linguagens, artes, discursos e recursos. p. 63 a 75. Link

4*. HAYASHI, C.; RABELO, J. P. M.; SIANI, S. R. Recursos do design instrucional no planejamento de cursos a distância.  In: BIACHESSI. C. et al. (Org). ENSINO E SUAS EXPRESSÕES interdisciplinaridade, tecnologias, direitos humanos, linguagens, artes, discursos e recursos. p. 76 a 89. Link

5. BARBOSA, P. S.; BAJAY S. V.; ADELAIDE, M.; YASUOKA J.; PINHEIRO, V. Pré-Dimensionamento de Usinas Hidrelétricas
Reversíveis Selecionadas. In: BRANDÃO, R. et al. (Org). A Viabilidade das Usinas Reversíveis no Sistema Interligado Nacional. p. 227. Link

6. AVERSI FERREIRA, T. A. Comments on the perception of the students  and the teacher in a mathematical modeling discipline in an environmental sciences graduation – A remote education experience. In: SILVA, A. J. N. da et al. (Org). Incompletudes e contradições para os avanços da pesquisa em matemática 3. p 126 a 143. Link

7*. ABREU, T.; OLIVEIRA, K. C. de; TREVISAN, K.; SILVA, E. V. da; SILVA, S. F. da; AVERSI FERREIRA, T. A. Considerações farmacológicas sobre o uso de anabolizantes em humanos e animais domésticos. In: PESSOA, D. L. R. et al. (Org). Farmácia na Atenção e Assistência à Saúde 3”. p. 46 a 58. Link

8*. LIMA, S. V. A. M. de; RODRIGUES, F. L. de O.; SILVA, E. V. da; TREVISAN, K.; AVERSI FERREIRA, R. A. G. M. de F.; AVERSI FERREIRA, T. A. Diversity of bats in forest fragments in UFLA using canopy nets. In: SILVA, C. D. D. da et al. (Org). A estruturação e reconhecimento das ciências biológicas na contemporaneidade. p. 54 a 65. Link

9*. MAGALHÃES, P. C. ; GOMES JÚNIOR, C. C.; SOUZA, T. C. de. Ecofisiologia: Impactos do ambiente na planta do milho. In: DUARTE, A. P. et al. (Org). Três décadas de inovações na cultura do milho safrinha: avanços e desafios. p. 69 a 91. Link

10*. SIMEONE, M. L. F.; MAGALHÂES, P. C.; CARNEIRO, N. P.; GOMES JÚNIOR, C. C.; ÁVILA, R. G.; SOUZA, T. C.; OLIVEIRA, A. C. de. Ecophysiological Characterization of sorghum genotypes submitted to water deficit tolerance. In: GOES, R. J. et al. (Org). Cadeias produtivas e novas tecnologias: aspectos econômicos, ecológicos e sociais. p. 69 a 83. Link

11*. MAGRI, M. P. de F.; BRITO, R. B. de; AVERSI FERREIRA, T. A. Gestão ambiental em hospitais: Descarte dos resíduas de explantes metálicos ortopédicos. In: SILVA, M. E. D. et al. (Org). Interfaces entre desenvolvimento, meio ambiente e sustentabilidade 2. p. 64 a 71. Link

12*. IMPERADOR, A. M. et al. Minicurso planilhas eletrônicas. In: SILVA, A. J. N. da et al. (Org). A Educação dos Primórdios ao Século XXI: Perspectivas, Rumos e Desafios, Volume 5. p. 167 a 173. Link

13*. RAMOS, F. N.; MORTARA, S. R.; ELIAS, J. P. C. Vascular epifhytes of the atlantic forest: diversity and community ecology. In: MARQUES, M. C. M.; GRELLE, C. E. V. (Org). ENSINO E SUAS EXPRESSÕES interdisciplinaridade, tecnologias, direitos humanos, linguagens, artes, discursos e recursos. p. 133 a 149. Link

14. GASCO, A. D. C.; CUNHA, R. G. T. Larynx evolution: Comparative research with primates and carnivores. In: OTTA, E.; MONTICELLI, P. F. (Org). Acoustic communication: an interdisciplinary approach. p. 102 a 114. Link

15*. IMPERADOR, A. M.; NEVES, J. A.; FRAGA, L. de A. G.; MASTERGHIN, L. T.; BOTEZELLI, L.; MACHADO, N. R. C.; MATIAS, T. P. Jogo “Fato ou Fake”. In: FERREIRA, C. S. et al. (Org). Jogos didáticos para uma abordagem multidisciplinar do tema ‘Vacinas’ em sala de aula. p. 95 a 108. Link

16*. IMPERADOR, A. M.; REIS, E. A. dos; RAMIRES, A. A. F. Jogo “Imuno – O jogo de cartas da imunização”. In: FERREIRA, C. S. et al. (Org). Jogos didáticos para uma abordagem multidisciplinar do tema ‘Vacinas’ em sala de aula. p. 81 a 94. Link

17. EDUARDO, J. J.; PEREIRA, F. F.; PEREIRA, G. M.; MENEZES, L. L. S. de; SILVA, L. H. G.; AVERSI FERREIRA, T. A. Doença de Alzheimer ? Características e anamnese. In: FREITAS, G. B. L. de et al. (Org). Saúde do Ensino à Pesquisa. p. 459 a 469. Link

Livros:

1*. FERREIRA, C. S. (Org).; IMPERADOR, A. M. (Org).; LEITE, T. C. R. (Org). et al. Jogos didáticos para uma abordagem multidisciplinar do tema ‘Vacinas’ em sala de aula. p. 119. Link

*Publicações com estudantes/egressos do Programa

Capítulos de livros:

1. NERY, L. M.; SABONARO, D. Z.; CUNHA e SILVA, D. C. da. Áreas de pastagens como prioritárias para a transferência de tecnologia na implementação de sistemas integrados. In: SORES, L. S. (Org) et al. Interdisciplinaridade e sustentabilidade para o ordenamento territorial de bacias hidrográficas. p. 316 a 324. Link

2. NOGUEIRA, E. W.; HOLANDA, B. R.; BRUCHA, G.; DAMIANOVIC, M. H. R. Z. Biological recovery of rare earth elements from mine drainage using the sulfidogenic process. In: SINHAROY, A.; LENS, P.N. L. (Org). Environmental Technologies to Treat Rare Earth Elements Pollution: Principles and Engineering. p. 227 a 252.Link

3*. NEVES, J. A.; IMPERADOR, A. M.; Estratégias Agroecológicas Utilizadas pelos Pequenos Cafeicultores na Gestão Territorial: o sul de Minas Gerais. In: TEIXEIRA, N. F. F. et al (Org). Agroecologia, permacultura e conhecimentos ecológicos na gestão territorial. p. 163 a 171. Link

4. PAMPLIN, R. C. de O.; FRANCISCO, B. G. de F.; PAULA, M. S. de; CANEDO JUNIOR, E. de O. Impacto da pandemia nas atividades do subprojeto pedagogia do PIBID – UEMG/Poços de Caldas. In: CASTRO, P. A. de (Org); SILVEIRA, K. S. D. (Org). CONEDU – Formação de Professores. p. 551 a 577. Link

5. HAYASHI, C. Merton: Sobre a Ciência, a Sociedade e o Ethos Científico (parte 1). In: BLANCHESSI, C. (Org). SABERES EM DIÁLOGO reflexões, contextos e práticas – vol. 1.Link

6. HAYASHI, C. Merton: Sobre a Ciência, a Sociedade e o Ethos Científico (parte 2). In: BLANCHESSI, C. (Org). SABERES EM DIÁLOGO reflexões, contextos e práticas – vol. 1.Link

7. HAYASHI, C. O processo de pejotização nas relações de trabalho. In: LEITE, S. V.(Org) et al. Direito, Pesquisa e Sociedade – vol. 2. Link

8. PAMPLIN, R. C. de O.; FRANCISCO, B. G. de F.; PAULA, M. S. de; CANEDO JUNIOR, E. de O. O plano de ensino tutorado como recurso para o ensino remoto no estado de minas gerais: possibilidades e limitações. In: CASTRO, P. A. de (Org); FERREIRA, J. K. S. (Org). CONEDU – Didática e Currículo. p. 161 a 186. Link

9. HAYASHI, C. Proposta de emenda à constituição (PEC) e reforma constitucional: considerações gerais. In: LEITE, S. V.(Org) et al. Direito, Pesquisa e Sociedade – vol. 2. Link

 

Livros:

1. LUCIA, F. D. (Org); LOPES, M. de O.(Org); SANTOS, B. R.(Org). Alimentação divertida: + saúde para você. 72 p. Link

2. SALGADO, E. G. (Org) et al. Gestão pública em projetos e práticas – abordagens, estratégias, teorias e casos da educação superior. 259 p. Link

3. BOTEZELLI, L.; CANEDO JUNIOR, E. de O. (prefácio).Meio Ambiente e Sociedade: Práticas, Perspectivas e Reflexões. 115 p. Link

4. QUEIROZ, A. C. M. de. et al. Produção aliada à conservação no cerrado: como as formigas podem nos ajudar? 37 p.Link