No PPGPS o discente precisa cumprir 36 créditos no total e o estágio docente (1 crédito, não incluído na integralização). Destes 36 créditos, 24 devem ser em disciplinas, sendo 14 em obrigatórias e 10 em eletivas. Os 12 créditos restantes estão divididos entre os seminários de dissertação I e II (2 créditos cada), qualificação (4 créditos) e defesa (4 créditos).

Os dois primeiros semestres são reservados ao cumprimento das disciplinas e realização dos seminários de dissertação, sendo obrigatório o cumprimento de no mínimo 14 créditos no primeiro semestre. O quadro abaixo resume a dinâmica curricular do PPGPS, deixando claro as obrigações que o estudante tem ao longo de seu percurso formativo.
Para mais informações, consulte as normas do PPGPS.
| “Pré-semestre” | Natureza | Créditos | Ementas |
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Nivelamento |
Obrigatória comum (núcleo I) |
— |
1) Critérios e serviços de busca bibliográfica. Organização da informação: gerenciadoresde referências. 2) A normalização bibliográfica (normas da ABNT e normas de periódicos científicos). 3) A natureza dos trabalhos científicos. 4) A estrutura básica dos textos científicos. 5) Características dos textos científicos: estilo e redação. 6) A ilustração científica: lidando com tabelas e gráficos. 7) Construção do banco de dados pessoal. |
| 1º semestre | Natureza | Créditos | Ementas |
| Gestão Pública e Sociedade | Obrigatória comum (núcleo I) | 4 | O Estado, governo e sociedade. Administração pública: definição. O desenvolvimento da administração pública como ciência e prática social no Brasil. Ponderações teóricas históricas sobre capitalismo nacional e internacional. Capitalismo na contemporaneidade e globalização. Evolução da administração pública brasileira: patrimonialismo, burocracia, gerencialismo e societal. Padrões Institucionalizados e Contextos Contemporâneos das relações entre Sociedade e Estado. |
| Ciência e Interdisciplinaridade | Obrigatória comum (núcleo I) | 2 | Introdução ao Pensamento Epistemológico. A construção do objeto científico. Episinterdisciplinaridade. |
| Saúde Psíquica e Trabalho | Obrigatória Linha 1 (núcleo I) | 2 | Relação trabalho e saúde. Saúde psíquica no trabalho: definições, temas e abordagens teórico-metodológicas no campo de estudo e atuação profissional. Variáveis individuais e saúde no trabalho. Variáveis organizacionais e promoção da saúde psíquica e bem-estar no trabalho. |
| Trabalho e Sociedade | Obrigatória Linha 1 (núcleo I) | 2 | Abordagem do debate teórico e metodológico no mundo do trabalho e suas transformações, no contexto do capitalismo. Estudos sobre o trabalho enquanto categoria. Assim como teses sobre o trabalho, seu significado, sua centralidade e suas configurações mais recentes. Análise das relações entre capital e trabalho no processo produtivo. O trabalho e a análise das classes sociais, bem como a luta de classes e o trabalho no capitalismo contemporâneo. |
| Público, privado e sociedade: tensões e complementaridades | Obrigatória Linha 2 (núcleo I) | 4 | Abordagem histórica e construção social dos conceitos de público e privado; Diferentes perspectivas de estado, sociedade e mercado; Conceitos fundamentais de políticas públicas; Arranjos institucionais contemporâneos. |
| Seminário I | Atividade obrigatória (núcleo III) | 2 | Elaboração de pré-projeto de dissertação ao longo do semestre e seminário de socialização e debate dos projetos, envolvendo discentes e banca formada por docentes do Programa e externos. |
| 2º semestre | Natureza | Créditos | Ementas |
| Métodos qualitativos de pesquisa | Obrigatória comum (núcleo I) | 2 | Pesquisa qualitativa: história, abordagens, conceitos e desafios. Métodos e técnicas qualitativas em Ciências Sociais e Humanas. Triangulação e a interdisciplinaridade. Planejamento do trabalho de campo e procedimentos de organização e análise do material produzido. Ética na pesquisa. |
| Métodos quantitativos em pesquisa social | Obrigatória comum (núcleo I) |
2 |
População e amostragem. Definição de variáveis. Estatística descritiva, escalas. Dados agregados. Média, variância, desvio e erro padrão. Distribuição normal. Teste de hipótese. Poder estatístico e efeito do tamanho da amostra. Análise paramétrica: Teste t de Student, Análise de variância (ANOVA). Análise não paramétrica. Correlação. Regressão. |
| Eletivas | Eletivas / Optativas (núcleo II) | 10 | Estudante em conjunto com o(a) orientador(a) escolhe as disciplinas eletivas/optativas que pretende cursar, visando a conclusão e aprofundamento de sua pesquisa (núcleo II). |
| Seminário II | Atividade obrigatória (núcleo III) | 2 | Elaboração de projeto de dissertação ao longo do semestre e seminário de socialização e debate dos projetos, envolvendo discentes e banca formada por docentes do Programa e externos. |
| 3º semestre | Natureza | Créditos | Ementas |
| Estágio docente | Atividade obrigatória | A educação superior na Brasil. A docência como uma profissão e o papel do docente no processo ensino aprendizagem. | |
| Exame de Qualificação | Atividade obrigatória (núcleo IV) | 4 | Exame de qualificação da dissertação em formato de banca de defesa composta por orientador(a) e docentes do PPGPS e externos ao Programa. |
| Elaboração da dissertação | Atividade obrigatória (núcleo IV) | Elaboração da pesquisa de dissertação. | |
| 4º semestre | Natureza | Créditos | Ementas |
| Elaboração e defesa da dissertação | Atividade obrigatória (núcleo V) | 4 | Elaboração e apresentação da dissertação em formato de banca de defesa composta por orientador(a) e docentes do PPGPS e externos ao Programa. |
Disciplinas eletivas
Abaixo, segue lista das disciplinas eletivas oferecidas com regularidade pelo Programa.
Obs.: Outras disciplinas também podem ser oferecidas a cada semestre. O estudante também pode cursar disciplinas de outros Programas de Pós-graduação da UNIFAL-MG ou de outras universidades, mediante concordância de seu orientador(a), e solicitar ao Colegiado do PPGPS que as mesmas sejam integralizadas em seu histórico como disciplinas eletivas.
| Disciplina | Natureza | Créditos | Ementas |
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Prática de Pesquisa |
Eletiva (núcleo II) |
2 |
Aspectos linguísticos e estruturais dos gêneros acadêmicos. Aspectos éticos da pesquisa científica. Elementos da pesquisa científica. Sistema de publicação em periódicos. |
| Teoria Crítica – psicanálise e atualidades | Eletiva (núcleo II) | 4 | Noções sobre a Teoria Crítica: história e principais conceitos; Freud como pensador da cultura e da sociedade: a psicologia das massas e o mal-estar na cultura; a Teoria Crítica hoje. |
| Relações Raciais | Eletiva (núcleo II) | 4 | Formação do Estado brasileiro e a questão racial; Colonização e escravidão; Raça, Racismo, preconceito e discriminação racial; Construção social e discursiva da raça; Desigualdades raciais; Políticas Públicas de promoção da igualdade racial e ações afirmativas. |
| Saúde e Previdência | Eletiva (núcleo II) | 4 | A seguridade social. Saúde como direito social e suas interações com o setor privado. Previdência social (pública) e a previdência complementar (privada). |
| Vieses cognitivos e erros na tomada de decisões | Eletiva (núcleo II) | 4 | |
| Desenvolvimento, Sociedade e Sustentabilidade | Eletiva (núcleo II) | 4 | Antropoceno e o novo regime climático. Colapso global. Desenvolvimento sustentável: conceito, contradições e desafios. Ecologia política. Grande transição planetária. |
| Colapso socioambiental e ecologias políticas decoloniais: o desenvolvimento em debate | Eletiva (núcleo II) | 4 | Mudanças climáticas. História e conjuntura ambiental do Brasil. Ecologias políticas latinoamericanas. Bem-viver, Agroecologia, Bens Comuns, Ecossocialismo. Desenvolvimento territorial. Governança territorial. Experiências de desenvolvimento territorial. |
| Educação e Capacitação Financeira | Eletiva (núcleo II) | 4 | A disciplina apresenta conceitos introdutórios relacionados à área de Economia Monetária e Finanças Comportamentais, descrevendo sua evolução, importância e aplicação em um contexto contemporâneo de financeirização das relações sociais. |
| (Des)informação e políticas públicas | Eletiva (núcleo II) | 4 | A disciplina investiga os efeitos da desinformação na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Discute a transformação do espaço público contemporâneo com a ascensão das redes digitais, o papel dos algoritmos, plataformas e campanhas de desinformação nas democracias contemporâneas. Analisa estratégias de enfrentamento por parte do Estado, da sociedade civil e de organismos internacionais. Parte de referenciais teóricos interdisciplinares para pensar a produção e circulação da (des)informação no contexto da gestão pública, da ciência e da comunicação institucional. Estudo de casos sobre políticas públicas afetadas por fake news, negacionismo científico e manipulação algorítmica. |
| Análise do discurso aplicada à pesquisa social | Eletiva (núcleo II) | 2 | Fundamentos da análise crítica do discurso. Conceitos-chave da análise crítica do discurso. Discurso e prática social. Metodologia de análise. Categorias de análise. Aplicações na pesquisa social. |
Estágio docente
Para cumprir o estágio docente, o estudante deverá realizar atividades práticas (preparação e ministração de aulas) e teóricas. Para orientações e formulários, acesse aqui.
Grade curricular (2012-2021)
Até 2021 (inclusive), a grade curricular do PPGPS era composta por outras disciplinas e exigia do discente o cumprimento de 36 créditos, mais o estágio docente (2 créditos, não incluídos na integralização). Destes 36, 24 eram em disciplinas, sendo 12 em obrigatórias e 12 em eletivas. Os 12 créditos restantes estão divididos entre os seminários de dissertação I e II (2 créditos cada), qualificação (4) e defesa (4).
Clique aqui para acessar a grade curricular vigente entre 2012 e 2021.