Ementas das disciplinas

Avaliação quantitativa de políticas públicas

A disciplina aborda a avaliação quantitativa de políticas públicas com foco em interpretação de resultados e execução de análises no programa R e não em cálculos manuais ou aspectos teóricos. Os principais problemas presentes na avaliação quantitativa de eficiência e de impacto de políticas públicas. Revisão das ferramentas básicas para esse tipo de avaliação (amostragem, regressão, agrupamento, análise espacial e programa R). Técnicas de avaliação de impacto: modelo de resultados potenciais, pareamento, diferenças em diferenças, regressão descontínua, variáveis instrumentais. A análise envoltória de dados como avaliação de eficiência do gasto público.

 

Desenvolvimento, sociedade e sustentabilidade

Ementa: Contextualizar o conceito de Antropoceno e o novo regime climático por ele engendrado, para a partir daí analisar criticamente os debates em torno do desenvolvimento e desenvolvimento sustentável. Pretende-se, ainda, apresentar e debater alternativas sistêmicas/sustentáveis/regenerativas ao modelo hegemônico, considerando especificidades da realidade brasileira.

 

Gestão pública e sociedade

Ementa: Administração pública: definição. A sociologia de Max Weber. O paradigma patrimonial. O paradigma burocrático. A orientação gerencial. A orientação societal. O desenvolvimento da administração pública como ciência e prática social no Brasil. Divergências e convergências entre a administração de organizações públicas e privadas.

 

Metodologia de Pesquisa

Ementa: Ciência e conhecimento científico; método científico; projeto de pesquisa, dissertação, tese e artigo científico; definição do objeto e do problema de pesquisa; revisão de literatura; causalidade e correlação; técnicas de coleta de dados; pesquisas quantitativas e qualitativas; técnicas de seminário de apresentação do trabalho; regras de normalização da ABNT.


Políticas públicas em interface com o privado

Ementa: Gestão como prática social. Corporativismo e clientelismo na gestão pública brasileira; construção do espaço público. Empresas, empresários e a articulação com o Estado; Novos arranjos organizacionais: Redes e gestão do espaço público. Políticas públicas, descentralização e participação social.


Relações Raciais

E m e n t a: Formação do Estado brasileiro e a questão racial; Colonização e escravidão; Raça, Racismo, preconceito e discriminação racial; Construção social e discursiva da raça; Desigualdades raciais; Políticas Públicas de promoção da igualdade racial e ações afirmativas.




Tópicos Especiais em Gestão Pública e Sociedade: Saúde Psíquica e Trabalho

Ementa: Relação trabalho e saúde. Saúde psíquica no trabalho: definições, temas e abordagens teórico-metodológicas no campo de estudo e atuação profissional. Variáveis organizacionais e promoção da saúde psíquica e bem-estar no trabalho.

 

Tópicos especiais em gestão pública e sociedade: Teoria Crítica - psicanálise e atualidades

 
Noções sobre a Teoria Crítica: história e principais conceitos; Freud como pensador da cultura e da sociedade: a psicologia das massas e o mal-estar na cultura; a Teoria Crítica hoje.
 

Tópicos Especiais em Gestão Pública e Sociedade: Trabalho e Sociedade

Ementa: Abordagem do debate teórico e metodológico no mundo do trabalho e suas transformações, no contexto do capitalismo. Estudos sobre o trabalho enquanto categoria. Assim como teses sobre o trabalho, seu significado, sua centralidade e suas configurações mais recentes. Análise das relações entre capital e trabalho no processo produtivo. O trabalho e a análise das classes sociais, bem como a luta de classes e o trabalho no capitalismo contemporâneo.

Atualizado em 26/10/2021.