Ementas das disciplinas

Gestão pública e sociedade

Ementa: Administração pública: definição. A sociologia de Max Weber. O paradigma patrimonial. O paradigma burocrático. A orientação gerencial. A orientação societal. O desenvolvimento da administração pública como ciência e prática social no Brasil. Divergências e convergências entre a administração de organizações públicas e privadas.


Políticas públicas em interface com o privado

Ementa: Gestão como prática social. Corporativismo e clientelismo na gestão pública brasileira; construção do espaço público. Empresas, empresários e a articulação com o Estado; Novos arranjos organizacionais: Redes e gestão do espaço público. Políticas públicas, descentralização e participação social.


Relações Raciais

E m e n t a: Formação do Estado brasileiro e a questão racial; Colonização e escravidão; Raça, Racismo, preconceito e discriminação racial; Construção social e discursiva da raça; Desigualdades raciais; Políticas Públicas de promoção da igualdade racial e ações afirmativas.


Tópicos Especiais em Gestão Pública e Sociedade: Saúde Psíquica e Trabalho

Ementa: Relação trabalho e saúde. Saúde psíquica no trabalho: definições, temas e abordagens teórico-metodológicas no campo de estudo e atuação profissional. Variáveis organizacionais e promoção da saúde psíquica e bem-estar no trabalho.

 

Tópicos Especiais em Gestão Pública e Sociedade: Trabalho e Sociedade

Ementa: Abordagem do debate teórico e metodológico no mundo do trabalho e suas transformações, no contexto do capitalismo. Estudos sobre o trabalho enquanto categoria. Assim como teses sobre o trabalho, seu significado, sua centralidade e suas configurações mais recentes. Análise das relações entre capital e trabalho no processo produtivo. O trabalho e a análise das classes sociais, bem como a luta de classes e o trabalho no capitalismo contemporâneo.

Atualizado em 10/01/2020.