Dinâmica curricular

No PPGPS o discente precisa cumprir 36 créditos no total e o estágio docente (1 crédito, não incluído na integralização). Destes 36 créditos, 24 devem ser em disciplinas, sendo 14 em obrigatórias e 10 em eletivas. Os 12 créditos restantes estão divididos entre os seminários de dissertação I e II (2 créditos cada), qualificação (4 créditos) e defesa (4 créditos). 

Os dois primeiros semestres são reservados ao cumprimento das disciplinas e realização dos seminários de dissertação, sendo obrigatório o cumprimento de no mínimo 14 créditos no primeiro semestre. O quadro abaixo resume a dinâmica curricular do PPGPS, deixando claro as obrigações que o estudante tem ao longo de seu percurso formativo.

Para mais informações, consulte as normas do PPGPS.

 

“Pré-semestre” Natureza Créditos Ementas
 

Nivelamento

 

Obrigatória comum (núcleo I)

 

1) Critérios e serviços de busca bibliográfica. Organização da informação: gerenciadoresde referências. 2) A normalização bibliográfica (normas da ABNT e normas de periódicos científicos).  3) A natureza dos trabalhos científicos. 4) A estrutura básica dos textos científicos. 5) Características dos textos científicos: estilo e redação. 6) A ilustração científica: lidando com tabelas e gráficos. 7) Construção do banco de dados pessoal.
1º semestre Natureza Créditos Ementas
Gestão Pública e Sociedade Obrigatória comum (núcleo I) 4 O Estado, governo e sociedade. Administração pública: definição. O desenvolvimento da administração pública como ciência e prática social no Brasil. Ponderações teóricas históricas sobre capitalismo nacional e internacional. Capitalismo na contemporaneidade e globalização. Evolução da administração pública brasileira: patrimonialismo, burocracia, gerencialismo e societal. Padrões Institucionalizados e Contextos Contemporâneos das relações entre Sociedade e Estado.
 Ciência e Interdisciplinaridade  Obrigatória comum (núcleo I) 2 Introdução ao Pensamento Epistemológico.  A construção do objeto científico. Episinterdisciplinaridade.
 Saúde Psíquica e Trabalho Obrigatória Linha 1 (núcleo I) 2 Relação trabalho e saúde. Saúde psíquica no trabalho: definições, temas e abordagens teórico-metodológicas no campo de estudo e atuação profissional. Variáveis individuais e saúde no trabalho. Variáveis organizacionais e promoção da saúde psíquica e bem-estar no trabalho.
 Trabalho e Sociedade Obrigatória Linha 1 (núcleo I) 2 Abordagem do debate teórico e metodológico no mundo do trabalho e suas transformações, no contexto do capitalismo. Estudos sobre o trabalho enquanto categoria. Assim como teses sobre o trabalho, seu significado, sua centralidade e suas configurações mais recentes. Análise das relações entre capital e trabalho no processo produtivo. O trabalho e a análise das classes sociais, bem como a luta de classes e o trabalho no capitalismo contemporâneo.
Público, privado e sociedade: tensões e complementaridades Obrigatória Linha 2 (núcleo I) 4 Abordagem histórica e construção social dos conceitos de público e privado; Diferentes perspectivas de estado, sociedade e mercado; Conceitos fundamentais de políticas públicas; Arranjos institucionais contemporâneos.
 Seminário I Atividade obrigatória (núcleo III) 2 Elaboração de pré-projeto de dissertação ao longo do semestre e seminário de socialização e debate dos projetos, envolvendo discentes e banca formada por docentes do Programa e externos.
2º semestre Natureza Créditos Ementas
Métodos qualitativos de pesquisa Obrigatória comum (núcleo I) 2 Pesquisa qualitativa: história, abordagens, conceitos e desafios. Métodos e técnicas qualitativas em Ciências Sociais e Humanas. Triangulação e a interdisciplinaridade. Planejamento do trabalho de campo e procedimentos de organização e análise do material produzido. Ética na pesquisa.
Métodos quantitativos em pesquisa social Obrigatória comum (núcleo I)  

2

População e amostragem. Definição de variáveis. Estatística descritiva, escalas. Dados agregados. Média, variância, desvio e erro padrão. Distribuição normal. Teste de hipótese. Poder estatístico e efeito do tamanho da amostra. Análise paramétrica: Teste t de Student, Análise de variância (ANOVA). Análise não paramétrica. Correlação. Regressão.
 Eletivas Eletivas / Optativas (núcleo II) 10 Estudante em conjunto com o(a) orientador(a) escolhe as disciplinas eletivas/optativas que pretende cursar, visando a conclusão e  aprofundamento de sua pesquisa (núcleo II).
 Seminário II Atividade obrigatória (núcleo III)  2 Elaboração de projeto de dissertação ao longo do semestre e seminário de socialização e debate dos projetos, envolvendo discentes e banca formada por docentes do Programa e externos.
3º semestre Natureza Créditos  Ementas
Estágio docente Atividade obrigatória A educação superior na Brasil. A docência como uma profissão e o papel do docente no processo ensino aprendizagem.
Exame de Qualificação Atividade obrigatória (núcleo IV) 4 Exame de qualificação da dissertação em formato de banca de defesa composta por orientador(a) e docentes do PPGPS e externos ao Programa.
Elaboração da dissertação Atividade obrigatória (núcleo IV) Elaboração da pesquisa de dissertação.
4º semestre Natureza Créditos  Ementas
Elaboração e defesa da dissertação Atividade obrigatória (núcleo V) 4 Elaboração e apresentação da dissertação em formato de banca de defesa composta por orientador(a) e docentes do PPGPS e externos ao Programa.

 

 

 

 

Disciplinas eletivas

Abaixo, segue lista das disciplinas eletivas oferecidas com regularidade pelo Programa.

Obs.: Outras disciplinas também podem ser oferecidas a cada semestre. O estudante também pode cursar disciplinas de outros Programas de Pós-graduação da UNIFAL-MG ou de outras universidades, mediante concordância de seu orientador(a), e solicitar ao Colegiado do PPGPS que as mesmas sejam integralizadas em seu histórico como disciplinas eletivas.

Disciplina Natureza Créditos Ementas
 

Prática de pesquisa

 

Eletiva (núcleo II)

 

2

Aspectos linguísticos e estruturais dos gêneros acadêmicos. Aspectos éticos da pesquisa científica. Elementos da pesquisa científica. Sistema de publicação em periódicos.
Teoria Crítica – psicanálise e atualidades Eletiva (núcleo II) 4 Noções sobre a Teoria Crítica: história e principais conceitos; Freud como pensador da cultura e da sociedade: a psicologia das massas e o mal-estar na cultura; a Teoria Crítica hoje.
Relações Raciais Eletiva (núcleo II) 4 Formação do Estado brasileiro e a questão racial; Colonização e escravidão; Raça, Racismo, preconceito e discriminação racial; Construção social e discursiva da raça; Desigualdades raciais; Políticas Públicas de promoção da igualdade racial e ações afirmativas.
Saúde e Previdência Eletiva (núcleo II) 4 A seguridade social. Saúde como direito social e suas interações com o setor privado. Previdência social (pública) e a previdência complementar (privada).
Vieses cognitivos e erros na tomada de decisões Eletiva (núcleo II) 4  
Desenvolvimento, Sociedade e Sustentabilidade Eletiva (núcleo II) 4 Antropoceno e o novo regime climático. Colapso global. Desenvolvimento sustentável: conceito, contradições e desafios. Ecologia política. Grande transição planetária.

 

Estágio docente

Para cumprir o estágio docente, o estudante deverá realizar atividades práticas (preparação e ministração de aulas) e teóricas. Para tanto, deve estar matriculado na disciplina de Formação docente (2 créditos) oferecida no 3o semestre letivo, a qual propõe os seguintes tópicos para debate: A educação superior na Brasil. A docência como uma profissão e o papel do docente no processo ensino aprendizagem.

 


Grade curricular (2012-2021)

Até 2021 (inclusive), a grade curricular do PPGPS era composta por outras disciplinas e exigia do discente o cumprimento de 36 créditos, mais o estágio docente (2 créditos, não incluídos na integralização). Destes 36, 24 eram em disciplinas, sendo 12 em obrigatórias e 12 em eletivas. Os 12 créditos restantes estão divididos entre os seminários de dissertação I e II (2 créditos cada), qualificação (4) e defesa (4).

Clique aqui para acessar a grade curricular vigente entre 2012 e 2021.