Balanço do ano de 2018

O ano de 2018 apresentou muitos desafios mas pudemos avançar em diversas questões relacionadas à área de Tecnologia da Informação na UNIFAL-MG, trazendo várias melhorias aos usuários.

Apresentamos a seguir os principais destaques do ano:

Merece destaque a implantação do SEI, que trouxe muito mais agilidade na tramitação de processos. Desde sua implantação até a presente data, foram criados 10628 processos, contendo 62232 documentos. A infraestrutura disponibilizada pelo setor de redes é composta servidores, storage para armazenamento de arquivos e estrutura de backup. O curso de utilização, realizado em conjunto com o setor de protocolo, capacitou presencialmente cerca de 500 pessoas, entre servidores e colaboradores.

Foi lançado também o novo portal da Universidade, instalado em um novo servidor web, dando mais confiabilidade ao serviço. Entre as principais melhorias apresentadas, se destacam as mudanças de layout que tornaram o site mais moderno, dando maior visibilidade às notícias e eventos de interesse à comunidade externa. Além disso, o desenvolvimento foi feito levando em consideração questões como responsividade e acessibilidade.

Foi implantada ao longo do ano, após um detalhado processo de credenciamento e configuração do serviço junto à RNP a Eduroam, que será a nova rede wireless da UNIFAL-MG. O serviço se encontra em fase final de testes, com previsão de divulgação em massa para uso pela comunidade no mês de janeiro. É uma rede mundial de pesquisa, que poderá ser usara pelos usuários com o mesmo login da UNIFAL-MG em todas as instituições participantes, 94 no Brasil além da presença em mais de 100 países. As principais vantagens são a autenticação única, no ato de configuração da rede, que elimina a necessidade da inserção de login e senha em todas as utilizações, além de permitir a conexão de vários dispositivos simultaneamente.

No que tange à atualização do parque de computadores, foi feita ao longo do ano, em parceria com as unidades acadêmicas, a atualização de 7 laboratórios didáticos, seja através da instalação de novos computadores ou upgrade dos já existentes. Foi feita também a instalação de computadores em 40 consultórios da Clínica de Especialidades Médicas, além da atualização de vários computadores em locais diversos da instituição. Foram disponibilizados ainda os equipamentos de videoconferência para a sede e Campus de Poços de Caldas e Varginha, proporcionando maior qualidade e confiabilidade na realização de reuniões e eventos com presença virtual.

Na área de sistemas, além de novos módulos e melhorias em vários sistemas, se destacam a implantação do novo Sistema de Contratos, Sistema do Centro de Bioterismo, Sistema de Ingresso de Calouros, Sistema de Gestão da Clínica de Especialidades Médicas, Sistema de Localização, em parceria com a Proplan, Módulos de TCC e Responsabilidade de Disciplinas no Sistema Acadêmico, entre outros.

Em relação ao suporte ao usuário, foram atendidas 542 solicitações de suporte, correções e alterações em sistemas, 430 web e/ou vídeo conferências, 288 solicitações de criação ou manutenção de websites, 367 solicitações relacionadas à impressoras, 1776 solicitações de suporte em computadores e 523 solicitações de suporte em redes, totalizando, 3926 atendimentos ao usuário registrados. Foi dado ainda suporte tecnológico a eventos da instituição, como o simpósio integrado. É importante destacar que aqui constam apenas o atendimento ao usuário final, o que não engloba desenvolvimento de novos projetos de sistemas e redes, execução e monitoramento de backup, monitoramento de rede e serviços, proteção contra ameaças, entre outros.

Desafios para o próximo ano

Para o início de 2019, estão no horizonte a continuação da atualização de laboratórios didáticos, com previsão de substituição de equipamentos em 8 laboratórios. Além disso, se encontram em avançadas fases de desenvolvimento para que se entre em uso o novo Sistema de Gestão da Assistência Estudantil, o novo Porteiro Web, o módulo de Gestão de Horários do Sistema Acadêmico e o Sistema do Comitê de Ética no Uso de Animais. Na área de redes, além da divulgação da rede Eduroam, será feita uma massiva ampliação da área de cobertura da rede com um aumento previsto cerca de 70% no número de pontos de acesso disponíveis. Também está sendo trabalhado um conjunto de melhorias no Datacenter, com trocas de baterias de no breaks e racks, ampliação da capacidade de processamento e backup, entre outras. Essas mudanças muitas vezes são invisíveis aos usuários finais, mas acarretam melhorias significativas na disponibilidade dos serviços à comunidade. Será implantada ainda a Central de Atendimento, que ampliará o atendimento on line e organizará de maneira uniforme e padronizada o atendimento ao usuário do NTI.

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