A Ouvidoria é um órgão suplementar da Reitoria da UNIFAL-MG e tem como objetivos receber, encaminhar e responder às manifestações do público interno e externo relacionadas à Universidade. É responsável pelo tratamento das reclamações, solicitações, denúncias, sugestões e elogios relativos às políticas e aos serviços públicos prestados pela UNIFAL-MG, sob qualquer forma ou regime, com vistas ao aprimoramento da gestão pública e à garantia da transparência em suas ações.
Envie suas manifestações: veja os procedimentos na aba “Fale com a Ouvidoria“
Atendimento Presencial: segunda a sexta, das 8h às 12h
Atendimento Remoto:
E-mail: ouvidoria@unifal-mg.edu.br
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WhatsApp institucional: (35) 9 9153-2031
Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG
Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700, Centro
Sala AL-O-411-A
37.130-001 – Alfenas-MG
Profa. Dra. Geovania Lúcia dos Santos
Ouvidora
Portaria nº 316, de 31 de janeiro de 2023
Currículo Lattes
Khárythas Yashmin Soares Bröckelmann
Auxiliar Administrativa II
A Ouvidoria Universitária surgiu no Brasil em 1992, na Universidade Federal do Espírito Santo. Em 2001, o país já contava com 28 ouvidorias. Na Universidade Federal de Alfenas, foi criada como órgão suplementar da Reitoria pela Resolução nº 004 (Cap V, Art. 22) de 09 de abril de 2010, do Conselho Superior. O Magnífico Reitor prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, por meio da Portaria n° 524 de 28 de abril de 2010, nomeou como Ouvidor o prof. Geraldo Alves da Silva que iniciou os trabalhos para a implantação e funcionamento da Ouvidoria.
O site e o formulário eletrônico para envio de manifestações ficaram sob a responsabilidade da Eliara Maria Tavares, TAE do Núcleo de Tecnologia de Informação, que desenvolveu com dedicação e competência a proposta apresentada pela Ouvidoria. Durante esse tempo, o Regimento Interno foi proposto em parceria com a Procuradoria Jurídica e a Reitoria.
No dia 23 de setembro de 2010 a Ouvidoria iniciou seus trabalhos por meio do atendimento online. No final de 2010 já constavam 43 manifestações, chegando a 88 manifestações em fevereiro de 2011, quando foi inaugurada a sala da Ouvidoria para atendimento aos públicos interno e externo. Dessa forma, a Ouvidoria ficou localizada no prédio O – Sala 410A, próximo à Procuradoria Jurídica, à Auditoria Interna e ao NIPI.
A Ouvidoria filia-se ABO-MG – Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seção Minas Gerais, tornando-se assim Sócio Efetivo, ou seja, aquele que exerce, por pelo menos 1 (um) ano, ininterruptamente, ou exerce as funções de Ouvidor/Ombudsman tanto na administração pública como na área privada, desde a sua efetivação na função.
O Conselho Universitário, sob a presidência do prof. Paulo Márcio de Faria e Silva, decide na 23a Reunião de 28 de abril de 2011, aprovar o Regimento Interno da Ouvidoria através da Resolução n° 024/2011.
Procurando melhorar seus serviços e atendendo à solicitação do prof. Tomás Dias Sant´Ana, Pró-Reitor de Planejamento, Orçamento e Desenvolvimento Institucional, em 01 de setembro de 2011, a Ouvidoria é transferida para a sala O-409C, onde começa a oferecer os serviços de secretaria sob a responsabilidade do servidor Márcio Silva. Nesta sala também funcionará a CPPD (Comissão Permanente de Pessoal Docente), sob a presidência da profa. Denise Aparecida Corrêa Moreira.
Em setembro de 2011, a Ouvidoria participa do treinamento para o novo sistema de protocolo implantado na Unifal-MG, ministrado pelo Técnico do NTI, Gustavo Ferreira Afonso.
No mês de outubro de 2011, atendendo à solicitação da Ouvidoria, o NTI faz a adequação do sistema de envio e acompanhamento de manifestações. Esse procedimento permitiu encaminhar para o e-mail do manifestante a descrição cronológica dos encaminhamentos. Essas e outras informações também poderão ser acessadas no site da Ouvidoria por meio do número de protocolo da manifestação.
Com o lançamento, no final de 2014, do Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv), pela Controladoria-Geral da União (CGU), a UNIFAL-MG passa a receber também manifestações por meio deste sistema. Em 1º de agosto de 2019, por sua vez, a CGU lança a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação Fala.BR, plataforma informatizada que resulta da integração entre o e-Ouv e o e-SIC (sistema eletrônico web para envio de pedidos de informação, em atendimento à Lei de Acesso à Informação (LAI), Lei nº 12.527/2011). Assim, a Ouvidoria da UNIFAL-MG também passa a receber manifestações por meio do Fala.BR.
Em 2018, por meio da Portaria nº 1017 de 11 de maio de 2018, foi constituída comissão para coordenar a estruturação, execução e monitoramento do Programa de Integridade no âmbito da UNIFAL-MG.
Histórico de Dirigentes:
- Prof. Dr. Geraldo Alves da Silva – Ouvidor – Portaria n° 524 de 28 de abril de 2010
- Profa. Dra. Denise Aparecida Corrêa – Ouvidora – Portaria nº 1082 de 24 de maio de 2017
- Profa. Dra. Márcia Helena Miranda Cardoso Podestá – Ouvidora Adjunta – Portaria nº 1671 de 7 de agosto de 2017
- Profa. Dra. Kellen Rocha de Souza – Ouvidora – Portaria nº 2052 de 24 de setembro de 2018
- Profa. Dra. Denise Aparecida Corrêa – Ouvidora Adjunta – Portaria nº 2142 de 4 de outubro de 2018
- Prof. Dr. Antônio Donizetti Gonçalves de Souza – Ouvidor Adjunto – Portaria nº 98 de 18 de janeiro de 2021
- Profa. Dra. Geovania Lúcia dos Santos – Ouvidora – Portaria nº 316 de 31 de janeiro de 2023
- Profa. Dra. Janaina de Mendonça Fernandes – Ouvidora Adjunta – Portaria nº 317 de 31 de janeiro de 2023
Acesse aqui o mapeamento de processos da Ouvidoria
Matriz de Risco da Ouvidoria
Planos de ação da Ouvidoria
Relatórios semestrais referentes às manifestações recebidas na Ouvidoria
Ano (clique no número) | ||||||||||
Semestre | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 | 2017 | 2018 | 2019 |
1º | – | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2016 – 2017 | 2018 | 2019 | |
2º | 2010 | 2011 | 2012 | 2013 | 2014 | 2015 | 2018 | 2019 |
Relatórios referentes às manifestações recebidas no SIC
Ano (clique no número) | ||||||||||
Ano | 2023 | |||||||||
Antes de 2021, a UNIFAL-MG tinha um sistema próprio de envio de solicitações e manifestações para a Ouvidoria. Caso você queira consultar algum protocolo anterior a esta data, CLIQUE AQUI.