Curso: Técnica de estudo da Fotossíntese com uso do IRGA (Infrared Gas Analyser)

Unifal-MG, câmpus Sede – Alfenas, 29 de agosto a 02 de setembro de 2016.

Apresentação
Atualmente grandes avanços têm sido evidenciados na área de Fisiologia Vegetal. Após grande marcos como o descobrimento da fotossíntese (fase fotoquímica e bioquímica) hoje se consegue facilmente tecnologias para medi-la. Estudos recentes mostram que os países em desenvolvimento em seus institutos de pesquisa vêm adquirindo aparelhos medidores de fotossíntese, com bastante freqüência aumentando a qualidade de suas pesquisas. Nesse sentido este curso tem como proposta estudar as teorias envolvidas no uso e funcionamento do aparelho analisador de trocas gasosas por infravermelho (IRGA) LI 6400XT que é utilizado para medir a fotossíntese. Espera-se contribuir com o aluno de graduação, pós-graduação, técnicos e professores do Instituto Ciências da Natureza na formação sobre fotossíntese em plantas.

O curso
O curso é gratuito e será ministrado pelo Professor da UNIFAL-MG Thiago Corrêa de Souza, com carga horária 20 horas.
Aspectos a serem abordados: Teoria Aula 1 – Noções básicas de ecofisiologia da fotossíntese. Variáveis importantes no ambiente e seu controle: Déficit de pressão de vapor (DPV), temperatura, luz, gás carbônico, fluxo, pressão atmosférica Fotossíntese: Curva de luz, CO2, Temperatura Regulação da fotossíntese pela luz Acúmulo de carbono Resistências durante a fotossíntese (limitação estomática e não estomática) Fotossíntese e respiração Medições hídricas e fotossíntese (Potencial hídrico e teor relativo de água); Eficiência do uso: água, nutrientes e luz Aula 2: Medidas de fotossíntese Medidor de Oxigênio (monitor de oxigênio) e IRGA Introdução do IRGA, tipos e marcas. O IRGA: Licor LI-6400 XT Equações para cálculo de A (fotossíntese), Ci (carbono interno, E (transpiração), gs (condutância estomática) e outros. O aparelho: partes do IRGA; peças; Aula 3: “Como ligar o aparelho” e “O menu do IRGA” Welcome Menu Config Menu Calib Menu New Msmnts Utility Menu Aula 4: Continuação de “ O menu do IRGA”: New Msmnts Aula 5: Calibração do aparelho; controle das variáveis ambientais Calibrando de CO2 Calibração de H2O Calibração do fluxo Controle de luz, temperatura e fluxo Uso do checklist Práticas Aula 1: Manuseando o aparelho Montagem e desmontagem da câmara Ligando o IRGA Calibrações Aula 2 Ligando o IRGA Medições Dicas de melhores medições Retirada dos dados do IRGA.

Agenda
As aulas serão ministradas das 17 às 19 horas, na sala V011, câmpus Sede – Alfenas, da Unifal-MG.

A quem se destina
Estudantes e profissionais que atuam em projetos de pesquisa com o meio ambiente ou produção agrícola que necessitarão em seus estudos (TCC, dissertação) do Analisador de trocas Gasosas por infravermelho. Para efetivação, uma análise do currículo lattes será realizada após a inscrição.

As inscrições abertas até o encerramento das vagas.
Para se inscrever é necessário estar cadastrado no CAEX – Sistema de Controle de Ações de Extensão da Universidade Federal de Alfenas: http://www.unifal-mg.edu.br/caex/inscricoes/
Após concluir seu cadastro, clique na aba “INSCRIÇÃO”.

Candidatos selecionados
ALEXANDRA DOS SANTOS AMBRÓSIO