Biblioteca Extensionista

Coleção Extensão Universitária:
(Iniciativa do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX para facilitar o acesso aos documentos produzidos, discutidos e aprovados pelas plenárias do Fórum)

.: 1. Plano Nacional de Extensão Universitária.

.: 2. Sistema de Dados e Informações.

.: 3. Avaliação Nacional da Extensão.

.: 4. Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão e a Flexibilização Curricular: uma Visão da Extensão.

.: 5. Institucionalização da Extensão nas Universidades Públicas Brasileiras: Estudo Comparativo 1993/2004.

.: 6. Extensão Universitária: Organização e Sistematização.

.: 8. Avaliação da Extensão Universitária: práticas e discussões da comissão permanente de avaliação da extensão

Política Nacional de Extensão Universitária
Política Nacional de Extensão Universitária (versão publicada em julho de 2012)

Fôlderes das comissões de Áreas Temáticas de Extensão
Conforme previsto no Plano de Trabalho 2001 / 2002 do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, foram estruturadas as áreas temáticas para o desenvolvimento das ações de Extensão, a partir das discussões e encaminhamentos do XVII Encontro Nacional do Fórum, realizado em Vitória, de 29 a 31 de maio de 2001.
Como resultado desse trabalho, entre os anos de 2001 e 2003, foram publicados fôlderes e documentos de referência para cada área temática. Os fôlderes, distribuidos aos membros do fórum e a seus contatos institucionais, definem e descrevem a atuação da Extensão Universitária em cada uma das áreas temáticas e listam suas linhas programáticas.
A denominação “linhas de extensão” substituiu, a partir de 2006, a denominação anterior “linhas programáticas”. Estas, atualmente, não são necessariamente ligadas a uma área temática, e têm especial importância para a nucleação das ações de extensão – ou seja, para a construção de programas. As áreas temáticas de Direitos Humanos e de Tecnologia foram, em novembro de 2004, renomeadas “Direitos Humanos e Justiça” e “Tecnologia e Produção”, respectivamente.
Apesar dessas e outras modificações na organização da Extensão Universitária, hoje pautadas pelo documento “Extensão Universitária: organização e Sistematização”, disponível em nossa “biblioteca”, tornamos disponíveis também os arquivos digitais daqueles fôlderes por serem, provavelmente, a única descrição publicada de cada uma das áreas temáticas.
O documento “Coordenação Nacional” apresenta o Fórum e traz as Diretrizes para Ações de Extensão e os Objetivos do Plano Nacional de Extensão Universitária.

.: 1. Comunicação

.: 2. Cultura

.: 3. Direitos Humanos

.: 4. Educação

.: 5. Meio ambiente

.: 6. Saúde

.: 7. Tecnologia

.: 8. Trabalho

.: 9. Coordenação Nacional