Caracteriza-se pela realização de trabalho oferecido pela Instituição de Educação Superior ou contratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público etc.), podendo ser classificada como:

I – atendimento ao público em espaços de cultura, ciência e tecnologia;
II – serviço Eventual (consultoria, assessoria, curadoria, pesquisa encomendada, restauração de bens móveis e imóveis e outras prestações de serviço eventuais);
III – atividades de propriedade intelectual (depósito de patentes e modelos de utilidades; registro de marcas e softwares; contratos de transferência de tecnologia; registro de direitos autorais, outros);
IV – exames e laudos técnicos;
V – atendimento jurídico e judicial;
VI – atendimento em saúde humana (consultas ambulatoriais, consultas de emergência e urgência, internações, cirurgias, exames laboratoriais, exames secundários, intervenções odontológicas e outros atendimentos);
VII – atendimento em saúde animal.

O seu registro, acompanhamento e avaliação seguem o disposto no Regulamento Geral da Extensão Universitária no âmbito da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG (Resolução CEPE nº 57, de 22 de setembro de 2022).

EDITAL PROEC 10/2023 – Fluxo contínuo de PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS – Registro de Prestação de Serviços


Gerente: Maria Regina Martinez
Telefone: (35) 3701-9302
Celular (pessoal)35 988832702 
E-mail: proec.prestacao@unifal-mg.edu.br

Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, presencial ou online, mediante agendamento via e-mail proec.prestacao@unifal-mg.edu.br

POÇOS DE CALDAS
Técnica em Assuntos Educacionais: Keri Ribeiro Prosperi
Horário de Atendimento: de segunda à sexta, de 8h às 12h e de 13h às 17h. Setor em teletrabalho – atendimento presencial às quintas de 8h às 11h.
Contato: Telefone/WhatsApp:  (35) 3697 4635 – E-mail: proec.pocos@unifal-mg.edu.br

VARGINHA
Técnico em Assuntos Educacionais: Eduardo José Vieira
Horário de Atendimento: de segunda à sexta, de 7h30 às 11h30 e de 13h às 17h. Setor em teletrabalho – atendimento presencial às quartas e quintas pela manhã.
Contato: Telefone/WhatsApp:  (35) 3219 8631 – E-mail: proec.varginha@unifal-mg.edu.br


A prótese dentária visa substituir um ou mais dentes ou tecidos de proteção e sustentação ausentes, reabilitando o equilíbrio neuromuscular do sistema estomatognático, possibilitando o desempenho e manutenção de suas funções, promovendo o bem-estar físico, mental e social.

Assim, muitos pacientes necessitam de agendamento de consultas para verificar a existência e lesões que acometem a cavidade bucal, que são decorrentes do uso de próteses removíveis mal adaptadas ou mal higienizadas pelo paciente, em resposta principalmente a uma orientação inadequada do dentista. A maior parte das lesões recorrentes na cavidade bucal, poderão ser evitadas se após a instalação da prótese parcial removível o profissional realizasse seções adicionais para personalizar e realizar um ajuste adequado posterior a sua instalação, orientação adequada do paciente principalmente com relação técnicas de higienização e o esclarecimento a respeito das possíveis lesões bucais por falta de consultas posteriores.

O Presente projeto propõe a execução de trabalhos de prestação de serviço em processamento de minérios atendendo às necessidades técnicas de indústrias de mineração e correlatas, por meio da condução de experimentos laboratoriais e do tratamento/interpretação de dados. A execução dos serviços será realizada, sob demanda, em fluxo contínuo. Cada prestação de serviço terá uma equipe com qualificações necessárias ao cumprimento das tarefas exigidas. Os recursos arrecadados serão empregados na execução dos serviços e na estruturação necessária para o desenvolvimento das atividades do Grupo de Pesquisa em Processamento Mineral (GPPM), bem como do campus avançado da UNIFAL-MG. Esperamos atender às demandas das empresas, além de beneficiar a Universidade e capacitar as equipes executoras formadas por alunos, professores e membros externos.

Orientação e acompanhamento adequados para a higiene bucal do paciente, incluindo técnicas de limpeza e consultas de acompanhamento

Serviços de processamento de minérios para impulsionar as atividades do Grupo de Pesquisa em Processamento Mineral (GPPM) da UNIFAL-MG.

A leishmaniose visceral é uma doença parasitária crônica e sistêmica, e os cães são considerados os principais reservatórios domésticos do parasito. É uma doença que possui sintomatologia semelhante a outras enfermidades nos animais, sendo que a infecção canina precede a infecção humana. Dessa forma, o monitoramento da infecção na espécie canina, na região de Alfenas-MG, contribui para a prevenção do surgimento e disseminação dessa doença em uma região considerada não endêmica, porém que possui microrregiões em sua proximidade que apresentam um grande número de casos para essa parasitose, como o caso da região de Lavras-MG.

O grupo especial de trabalho da Comissão das Águas será responsável por analisar e estudar os agravos ambientais cometidos nos recursos hídricos do município de Poços de Caldas, tendo como uma das metas a elaboração do Plano Diretor. Com isso, a presente proposta tem como objetivos identificar ações de gestão, programas, projetos, obras e investimentos prioritários nos recursos hídricos do município.

Monitoramento das infecções na espécie canina, na região de Alfenas-MG

Criação da Comissão das Águas para identificar ações de gestão, programas, projetos, obras e investimentos prioritários nos recursos hídricos do município.

No Brasil, cidades inteligentes são cidades comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, em seus aspectos econômico, ambiental e sociocultural que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede, promovem o letramento digital, a governança e a gestão colaborativas e utilizam tecnologias para solucionar problemas concretos, criar oportunidades, oferecer serviços com eficiência, reduzir desigualdades, aumentar a resiliência e melhorar a qualidade de vida de todas as pessoas, garantindo o uso seguro e responsável de dados e das tecnologias da informação e comunicação. Motivo pelo qual a Associação 101 Líderes, o empresariado local, comunidade civil, instituições de ensino e o poder público municipal estão contribuindo conjuntamente para o desenvolvimento sustentável da cidade de Poços de Caldas (MG).

Muitas parasitoses ainda consistem em um grande problema de saúde pública. A doença de Chagas por exemplo pode ser transmitida pelo triatomíneo, popularmente conhecido como barbeiro. Outra importante parasitose é a Leishmaniose Tegumentar, que pode causar lesões frequentemente confundidas com outras patologias. Outra importante parasitose é a malária, que possui elevadas taxas de mortalidade em todo o mundo. Sabe-se que todas as parasitoses citadas, dentre outras também existentes, podem ocasionar infecções preocupantes em humanos. Dessa forma, o objetivo desse projeto é realizar análises clínicas e entomológicas como Centro Colaborador da Macrorregião Sul de Minas Gerais. Dessa forma, espera-se contribuir com a Vigilância Epidemiológica da região, para que essas infecções possam ser melhores  diagnosticadas e controladas.

Proposta de transformações digitais sustentáveis em parceria com a associação 101 Líderes  para a cidade de Poços de Caldas.

Centro Colaborador na Macrorregião Sul de Minas Gerais, visando contribuir com a Vigilância Epidemiológica local.

A farmácia universitária (FarUni) é um laboratório didático-especializado e representa um cenário de prática obrigatório para os cursos de Farmácia. Possui espaço para a manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, seguindo a legislação vigente, em especial as Boas Práticas de Fabricação. Nesse contexto, pode realizar atividades técnico-gerencias e de manipulação com vistas a assegurar a saúde e o bem-estar dos clientes. A linha de cosméticos FarmaSkin é uma linha de produtos voltados para cuidado para o rosto, para a boca, para o corpo, para as mãos e para os pés. associado ao bem-estar dos clientes, visando a qualidade e o custo-benefício vantajoso. Além disso, alguns dos nossos produtos são baseados na fitocosmética, alinhando os benefícios da fitoterapia com os cuidados para a pele.

No seguimento farmacêutico e cosmético, desde a concepção da molécula ativa  passando para o desenvolvimento de uma formulação e avançando para a fabricação e avaliação da qualidade, se faz necessário o cumprimento de vários requisitos regulatórios a fim de prevenir e evitar riscos de qualidade, segurança e eficácia clínica ao usuário. A proposta visa a garantir a qualidade de insumos farmacêuticos ativos (IFAs), medicamentos, cosméticos e água (potável e purificada), oriundos de farmácias de manipulação e empresas cosméticas de Alfenas e região de forma a atender demandas da sociedade na área da saúde humana e animal. O serviço será realizado no NCQ-FCF/Unifal-MG, com possibilidades de agregar a realização de estágios curriculares dos cursos de graduação em Biotecnologia, Farmácia e Química, Bacharelados, consolidados pelo envio de amostras para análises físico-químicas e microbiológicas, permitindo vivenciar a realidade da prática profissional além da execução de projetos de pesquisa.

Linha de cosméticos FarmaSkin da Farmácia Universitária (FarUni) oferece produtos de qualidade focados no bem-estar e custo-benefício, incluindo opções de fitocosméticos.

Qualidade e segurança de insumos farmacêuticos, medicamentos e cosméticos, cumprindo requisitos regulatórios visando proporcionar estágios em análises físico-químicas e microbiológicas no NCQ-FCF/Unifal-MG.

A neuromodulação cerebral não invasiva é uma abordagem de tratamento que se utiliza de tecnologias para produzir efeitos de modulação, inibição ou estimulação para regular a atividade elétrica e química do sistema nervoso central, autônomo ou periférico. A neuromodulação cerebral não invasiva pode ser dividida em algumas técnicas, entre elas: a Estimulação Transcraniana de Corrente Corrente Continua (TDCS), a Eletroestimulação do Ramo Auricular do Nervo Vago (taVNS) e a Estimulação Magnética Transcraniana (TMS). Dessa forma, o objetivo desse projeto é o atendimento especializado em Neuromodulação não invasiva, com vistas a assegurar o acesso aos tratamentos para a saúde, em benefício da saúde do indivíduo, da família e da comunidade.

Tratamentos especializados em neuromodulação não invasiva para promover a saúde individual, familiar e comunitária.