ISSN/ISBN

A Gerência de Publicações e Outros Produtos Acadêmicos é o setor da UNIFAL-MG responsável por auxiliar a comunidade acadêmica na obtenção de ISSN.

O que é ISSN?

O ISSN (International Standard Serial Number), sigla em inglês para Número Internacional Normalizado para Publicações Seriadas, é o código aceito internacionalmente para individualizar o título de uma publicação seriada. Esse número se torna único e exclusivo do título da publicação ao qual foi atribuído.

O código ISSN identifica o título de uma publicação seriada durante todo o seu ciclo de existência (fase de lançamento, circulação e encerramento da revista). É composto por oito dígitos distribuídos em dois grupos de quatro dígitos cada, ligados por hífen e precedido sempre por um espaço e a sigla ISSN, exemplo: ISSN 1018-4783. Para cada suporte (online, impresso e demais suportes) ou sendo o título em um novo idioma da publicação é atribuído um código ISSN diferente.

A partir do momento em que o ISSN foi atribuído para uma publicação seriada, ele deve aparecer em cada exemplar.

Quais publicações recebem ISSN?

Recebe o código ISSN todas as publicações seriadas. Por publicação seriada entende-se que é uma publicação editada em partes sucessivas que pretende ser continuada indefinidamente, podendo ser publicada em qualquer suporte (físico e/ou eletrônico). Nesse conceito, incluem: periódicos, monografia seriada, suplemento independente e número especial independente.

Como solicitar o ISSN?

Para todos os tipos de suporte da publicação, além do envio dos documentos, o Centro Brasileiro do ISSN (CBISSN) observará:

1. Se o título aparece escrito de forma idêntica em todos os locais da publicação (ex.: capa, folha de rosto, expediente, editorial ou apresentação etc);

2. Se a publicação apresenta designação numérica e/ou cronológica (ano, volume, fascículo), na capa do periódico, independente de possuir a menção de periodicidade;

O termo edição não deverá ser usado na área de designação numérica para publicações periódicas (Fonte: ABNT NBR 6021:2015. 5.7.2.3).
3. Se a instituição responsável (autor corporativo) apresenta o logradouro completo no expediente, editorial ou na folha de rosto da publicação;

4. Se for solicitar dois ISSN para o mesmo titulo em suportes diferentes (físico e eletrônico), cada solicitação deverá vir acompanhada de seu próprio formulário e documentos.

5. Para comprovação de periodicidade, no caso dos Anais de eventos, o ISSN somente poderá ser solicitado a partir do segundo número publicado, tendo o mesmo título e o mesmo suporte. O código ISSN será retroagido ao primeiro número;

6. Para comprovação de periodicidade, no caso de publicações de divulgação, o ISSN somente poderá ser solicitado a partir do segundo número publicado. O código ISSN será retroagido ao primeiro número.

Observações importantes

– Para comprovação de periodicidade, no caso de publicações de divulgação, o ISSN somente poderá ser solicitado a partir do segundo volume/número completo disponíveis na internet.
– Para comprovação de periodicidade, no caso dos Anais de eventos, o ISSN somente poderá ser solicitado a partir do segundo número publicado, tendo o mesmo título e o mesmo suporte. O código ISSN será retroagido ao primeiro número.
– O ISSN somente será atribuído às publicações técnicas/científicas online que já estejam disponíveis na internet (primeiro volume/número completo).
– O termo edição não deverá ser usado na área de designação numérica para publicações técnico-científicas (Fonte: ABNT NBR 6021:2015. 5.7.2.3).

Fonte: site oficial do Centro Brasileiro do ISSN.

O que é ISBN?

Criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972, o ISBN – International Standard Book Number – é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição.

O sistema ISBN é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega funções às agências nacionais.

No Brasil, a Biblioteca Nacional coordena e supervisiona as atividades técnicas da Agência Brasileira ISBN, em parceria com a Fundação Miguel de Cervantes responsável pela gerência administrativa e pela interface com a Agência Internacional.

Como solicitar o ISBN para publicações produzidas no âmbito da UNIFAL-MG?

A Biblioteca Central é o setor da UNIFAL-MG responsável por auxiliar a comunidade acadêmica interessada em obter o ISSN.

Para mais informações, favor consultar o Chefe da Biblioteca Central, Marlom César da Silva.

Telefone: (35) 3701-9051.

E-mail: isbn@unifal-mg.edu.br