XII Mostra de Extensão da Unifal-MG

Universidade Federal de Alfenas – Unifal-MG, câmpus Alfenas, 17 a 19 de novembro de 2010.


Apresentação

Programação

Cadastro de avaliadores “ad hoc”

Inscrição

Apresentação de Projetos (Divulgação do dia e local das apresentações)

Comissão Organizadora

Apoio

 

 

 

Apresentação
A política de extensão implementada pelas Instituições Públicas Brasileiras de Ensino Superior define como diretrizes: uma atuação transformadora e de impacto sobre questões nacionais e regionais prioritárias, o caráter bidirecional da relação da universidade com os outros setores da sociedade, a interdisciplinaridade, a interprofissionalidade e a indissociabilidade extensão-ensino-pesquisa.
Para a consecução de sua missão fundamental – dar respostas às necessidades da sociedade, optou-se por sistematizar o trabalho de extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas de acordo com oito áreas temáticas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos,Educação, Meio Ambiente, Saúde,Tecnologia e Trabalho.
As ações em cada uma dessas áreas devem ser executadas com estímulo à interdisciplinaridade, o que supõe a existência de interfaces e interações entre elas. Ênfase comum a todas as áreas é a participação da extensão universitária na implementação de políticas públicas voltadas para a maioria da população, na qualificação e educação permanente de profissionais de sistemas sociais e na disponibilização de novos meios e processos de produção, inovação e transferência de conhecimentos, de forma a contribuir para ampliar o acesso ao saber e o desenvolvimento social e tecnológico do país.
Em virtude de sua origem histórica, a extensão universitária da Unifal-MG sempre teve uma ação preponderante na área de saúde. Esta predominância tende a diminuir, à medida que novos cursos em diferentes áreas têm sido criados.
Com o propósito de estimular ações de extensão na área da cultura, escolhemos o tema “Extensão em Sint(f)onia com a Cultura” para a XII Mostra de Extensão, promovendo espaços de discussão, divulgação e apresentação das ações de extensão que são desenvolvidas nesta área.
Pretendemos, assim,dar inicio a um processo de motivação e ampliação de ações que atendam as demais áreas temáticas, bem como o estímulo às interações entre elas.

Justificativa
Um dos desafios da sociedade brasileira é a constituição de um sistema cultural democrático, descentralizado e acessível que fomente, difunda e preserve a produção cultural, respeitando e valorizando a ampla diversidade de manifestações.
Além da produção de cultura, do estudo crítico e da formação de quadros, as universidades têm responsabilidade no estímulo à criação experimental, na preservação do patrimônio, na criação de novos espaços e na ampliação e formação do público de modo que os valores tradicionais e contemporâneos sejam conhecidos e incorporados, sobretudo pelas novas gerações e pelos historicamente excluídos.
As Universidades podem e devem ter um papel preponderante no processo de descentralização e ampliação do sistema cultural, constituindo uma rede de instituições que inclua a comunidade universitária – discentes, docentes e servidores – e o público variado que freqüenta os campi universitários como produtor de cultura e público participativo.
Entretanto, é necessário ter o cuidado para que os projetos de extensão na área de cultura não pretendam substituir o Estado, ou assumir um perfil assistencialista ou, ainda, suprir lacunas profissionais. A prioridade deve ser a elaboração de projetos que primem pelas parcerias institucionais, acadêmicas ou não, sobretudo com o Estado, onde o que deve prevalecer é a cooperação.
É necessário ressaltar, também, que, mesmo na área de cultura, os projetos devem considerar a indissociabilidade entre ensino pesquisa e extensão – amálgama que caracteriza o fazer acadêmico – visando a formação integral, a produção e difusão do conhecimento e a capacitação de recursos humanos.

Objetivo
A XII Mostra de Extensão tem como objetivo a avaliação e divulgação das ações de extensão realizadas pela UNIFAL-MG. Pretende-se, também, proporcionar a criação de espaços para discussões e reflexões sobre
– o importante papel da Extensão Universitária na formação integral dos acadêmicos e do compromisso da Universidade perante as questões sociais;
– a possibilidade de reconhecimento e constatação de que a universidade não é a detentora absoluta do conhecimento e dos saberes;
– as diferentes áreas de atuação da extensão universitária como canal de comunicação entre a universidade e a sociedade;
– o papel preponderante da universidade no processo de descentralização e ampliação do sistema cultural e
– a responsabilidade da universidade no reconhecimento e divulgação dos valores culturais tradicionais e contemporâneos de forma que sejam conhecidos e incorporados, sobretudo pelas novas gerações e pelos historicamente excluídos.

Metodologia
Com a temática “Extensão em sint(f)onia com a Cultura” como eixo norteador, serão realizadas, durante a XII Mostra de Extensão, palestras, oficinas, uma mesa-redonda, e apresentações artístico culturais.
A palestra de abertura versará sobre “Cultura e Cidade: atuação do poder público municipal”, em que a Secretaria de Educação de Alfenas apresentará a situação atual da cultura no município.
O tema da cultura será discutido também na mesa-redonda “Cultura e Universidade – experiências e perspectivas de atuação da academia”. O objetivo dessa mesa é promover a discussão sobre a função da universidade no desenvolvimento da cultura.
O papel da extensão universitária na formação acadêmica será abordado na palestra “Produção acadêmica na extensão Universitária”, e vivenciado em um momento especialmente reservado para experiência do exercício de cidadania, o “Clube de Troca”.
Apresentação dos projetos:
A Mostra de Extensão tem sido um evento aberto para a divulgação e avaliação de ações de extensão desenvolvidas pela Unifal-MG e instituições de ensino superior da região. Entretanto, por questões de ordem temporal, a Mostra de Extensão em 2010 terá um caráter mais interno, ou seja, haverá a divulgação e avaliação somente dos projetos de extensão desenvolvidos pela Unifal-MG. Os projetos aprovados e registrados na Pró-Reitoria de Extensão serão apresentados somente de forma oral, em salas temáticas (Comunicação, Cultura, Direitos Humanos, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Trabalho). Será um momento dedicado à avaliação e troca de experiências entre as diversas ações desenvolvidas. O objetivo com esta forma de apresentação é o de oferecer a oportunidade de uma visão mais detalhada das ações de extensão que vem sendo desenvolvidas pela universidade, uma vez que uma metodologia para um acompanhamento mais efetivo dessas ações ainda não foi possível de ser estabelecida. Pretende-se conhecer de foma mais aprofundada as dificuldades, os obstáculos, os resultados infrutíferos e os êxitos dessas ações, tendo sempre em mente que a Extensão Universitária é uma metodologia de ensino-aprendizagem e um espaço para a construção de conhecimento.
As apresentações serão abertas à comunidade acadêmica em geral e à comunidade externa. Serão conferidos certificados aos apresentadores e aos participantes.