Abertos os editais de Extensão Proext e Fapemig

Clique aqui para mais informações sobre a inserção de propostas, no SigProj, ao PROEXT 2009.

30/05/2009
Encontram-se abertas as inscrições de propostas de ações de extensão ao edital do “Programa de Extensão Universitária ” – PROEXT 2009 – MEC/SESU – e ao edital FAPEMIG 12/2009 – “Apoio a Projetos de Extensão em Interface com a Pesquisa”.

PROEXT 2009, publicado no DOU de terça-feira, 26 de maio, vem com novidades: O edital unifica os editais PROEXT, ProExt Cultura e Proninc, publicados separadamente até o ano passado. Além disso, as propostas, agora, deverão ser encaminhadas por meio de sistema próprio, do Ministério da Educação, o SIGPROJ – Sistema de Informação e Gestão de Projetos.

O Edital, que menciona mais de uma vez a priorização de ações que enfatizem a inclusão social, destinará quase dois terços da verba disponível, de dezenove milhões e duzentos mil reais, às ações desenvolvidas na linha temática “Educação, Desenvolvimento Social e saúde”. Os programas e projetos deverão se enquadrar nessa linha temática ou nas linhas “Gestão Cultural, Economia da Cultura e Desenvolvimento de Linguagens Artísticas”, “Preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro” ou, ainda, “Trabalho, Emprego e Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários”. Serão financiados até cem mil reais por programa e até trinta mil reais por projeto aprovado. Cada Instituição Federal de Ensino Superior poderá apresentar, no total, até vinte projetos e sete programas. As propostas, que deverão ser elaboradas via internet, pelo SIGPROJ, serão apreciadas, selecionadas (caso se supere a quantidade máxima de projetos e programas apresentados) e encaminhadas ao MEC pela Pró-Reitoria de Extensão.  A coordenação da ação deverá estar a cargo de um docente, com título de Doutor ou Mestre, pertencente ao quadro efetivo da instituição, que poderá apresentar apenas uma proposta como coordenador.

Solicitamos aos proponentes que aguardem orientações, que serão divulgadas em breve neste mesmo website, a respeito da forma de cadastro no SigProj, pois alguns dias serão necessários até que a Unifal-MG efetue o seu cadastro no sistema, e sobre o prazo de apresentação das propostas à Pró-Reitoria de Extensão.

Sugerimos aos interessados em submeter propostas, bem como aos demais membros de sua equipe, que atualizem seus currículos Lattes, já que a pontuação atribuída à equipe executora basear-se-á em sua análise.

Uma vez que o prazo de envio das propostas ao MEC encerra-se no dia 3 de julho, sugerimos também que, de conhecimento do edital, disponível em http://sigproj.mec.gov.br/edital_blank.php?id=210, iniciem a elaboração de suas propostas de acordo com as diretrizes do mesmo, tomando como referência, para forma de redação, seus ítens:

“9.1.3.1.2       explicitação detalhada dos fundamentos teóricos que a orientaram, bem como caracterização e justificativa;
9.1.3.1.3       clareza e precisão dos objetivos definidos;
9.1.3.1.4       explicitação dos procedimentos metodológicos;
9.1.3.1.5       indicação do público-alvo e do número estimado de pessoas beneficiadas;
9.1.3.1.6       cronograma de execução;
9.1.3.1.7       descrição do processo de acompanhamento e avaliação, com a explicitação dos indicadores e da sistemática de avaliação”

O edital FAPEMIG 12/2009 vem confirmar o compromisso da Agência mineira com a Extensão Universitária, mantendo a regularidade de sua publicação anual, que teve início em 2007. Serão destinados um milhão de reais para o financiamento de “projetos de extensão, em interface com a pesquisa científica e/ou desenvolvimento tecnológico, a serem executados em Minas Gerais, com a finalidade de fortalecer a ação transformadora da pesquisa sobre os problemas sociais e estabelecer uma relação dialógica entre pesquisadores e sociedade”.

As propostas deverão ser submetidas por meio do aplicativo AgilFap, acessível no endereço: www.fapemig.br/agilfap.

O coordenador e proponente do projeto, obrigatoriamente docente da instituição e portador do título de doutor, deve ter atualizado seu currículo Lates e estar cadastrado na Fapemig.

O prazo para submissão de propostas encerra-se às dezessete horas do dia 22 de julho de 2009.

.: Clique aqui para acessar o edital FAPEMIG 12/2009.

Maria  Regina Fernandes da Silva