Ações de Extensão: O Porquê? Para quê? Como?

Unifal-MG, câmpus Sede e ambiente virtual de aprendizagem Moodle Unifal-MG, 29 de abril a 30 de agosto de 2016.

O Curso, oferecido na modalidade semipresencial pela Pró-reitoria de Extensão da UNIFALMG, com 45 horas de carga horária, objetiva discutir vários aspectos da ação extensionista, em quatro eixos: 1 – O Porquê fazer extensão?; 2 – Para que fazer extensão?; 3 – Como melhor elaborar as propostas?; 4 – O que e como avaliar uma proposta e uma ação de extensão?.

Serão tratados temas desde a concepção da proposta, perpassando pelo desenvolvimento, seus produtos, exemplos de ações e a elaboração do relatório final.

Essa atividade esta vinculada ao Programa de Desenvolvimento Profissional e Formação Pedagógica Docente (PRODOC).

Momentos presenciais: (das 08 às 12 horas)

Nota: Os encontros serão transmitidos simultaneamente por webconferência nos câmpus de Poços de Caldas e Varginha.

1 – Encontro presencial do primeiro eixo: dia 29 de abril de 2016 – Local: R102, campus sede.
1) Porquê? (10h) Porquê fazer extensão? – Trabalhar com a sociedade executando as cinco diretrizes de extensão; – Exercitar a prática produzindo novos conhecimentos. – Quais os problemas municipais, as demandas, motivam as propostas de ação de extensão? – Porquê a universidade deve atuar nas 08 (oito) áreas do saber?

2 – Encontro presencial do segundo eixo: dia 27 de maio de 2016 (alterado) 03 de junho de 2016. Local: Auditório Leão de Faria, campus sede.
2) Para quê? (10h) Para que fazer extensão? – PNE e cursos de graduação; – Qualificação do ensino; – Para orientar Práticas Pedagógicas, que podem ser discutidas nos Núcleos Docentes estruturantes (NDE) dos cursos de graduação.

3 – Encontro presencial do terceiro eixo: dia 24 de junho de 2016 (alterado) 01 de julho de 2016 – Local: R102, campus sede.
3) Como? (10h) Como melhor elaborar as propostas? – Os cinco tipos de ação e o que fazem; – A relevância das parcerias; – A relevância da aprovação na Unidade Acadêmica; – Os possíveis produtos; – A relevância de trabalhar inter-unidades (a institucionalização)

4 – Encontro presencial do quarto eixo: dia 19 de agosto de 2016 – Local: R102, campus sede.
4) Avaliação (15h) O que e como avaliar uma proposta e uma ação de extensão? – instrumento de avaliação de propostas; – acompanhamento da ação; – relatório final.

Após os encontros presenciais o curso apresentará, em cada eixo, textos com fóruns on line utilizando a plataforma moodle para terminar as reflexões de cada temática.

carga horária total do curso: 45 horas

Ministrantes encontros presenciais: Professoras: Eliane Garcia Rezende; Ana Rute do Vale e Vanessa Cristina Girotto, Keila Kill.

Nos encontros presenciais haverá participação de professores convidados de outras instituições públicas visando mostrar exemplos e experiências de programas e projetos extensionistas. Estes ministrantes serão da: UFMG, UFSJ e da UFSCar convidados pelas professoras Eliane Garcia Rezende e Ana Rute do Vale.

Inscrições
O curso é gratuito e aberto a servidores da Unifal-MG e demais interesados no tema.
As inscrições permanecerão abertas até o dia 26 de abril, no CAEX – Sistema de Controle de Ações de Extensão:

Coordenadora:
Eliane Garcia Rezende