Cem anos da Revolução Russa: múltiplos olhares

Unifal-MG,câmpus Sede – Alfenas, 16 a 19 de outubro de 2017.

Apresentação
O evento pretende reunir intelectuais da Universidade, de diferentes áreas, para pensarem os diversos olhares e significados dos cem anos da Revolução Russa. Este fato histórico, com marco simbólico de 1917, completa cem anos e continua a produzir efeitos políticos, debates e novos eventos ainda hoje. A partir dela muitas outras revoluções ocorreram, durante o século XX, em países do mundo todo. Seu processo histórico, encaminhamentos e divisões políticas encontraram e ainda encontram ressonância em formas de se pensar o capitalismo e na organização de partidos, organizações e movimentos políticos e culturais. Intelectuais de todo mundo e do Brasil se articulam hoje para repensar a importância dessa revolução, um marco divisor político que levou à bipolarização do mundo e que mantém conflitos, consensos e dissensos à esquerda e à direita. Diante da importância de tal evento, a Universidade Federal de Alfenas não poderia permanecer à parte do debate.
O evento contará com professores das mais diferentes áreas. Haverá duas mesas que tratarão de análises historiográficas, sociológicas, filosófica, literária, artística e científica. Na mesa haverá professores da História, Ciências Sociais, Psicologia, Artes, Literatura, Poesia, Biologia, Física e Educação.

Público-alvo
Docentes e discentes da Universidade; professores e alunos das escolas públicas; público externo.

Inscrições gratuitas no CAEX – 200 Vagas
Inscrições abertas até 18 de outubro