É variada a definição de cultura e, de acordo com a especificidade de cada contexto, pode fazer referência aos modos de viver dos povos, às tradições populares, à gastronomia, às linguagens e às manifestações artísticas, dentre outras possibilidades. No âmbito extensionista, a cultura é uma das oito áreas temáticas propostas pelo Plano Nacional de Extensão Universitária.
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Alfenas atua na promoção cultural por meio de programas, projetos, cursos e eventos. Neste contexto, a Coordenação de Cultura atua no apoio a atividades culturais, em busca de ações sistematizadoras e potencializadoras do campo cultural na instituição. Projeta-se, assim, a conservação, difusão e expansão do patrimônio cultural como um de nossos princípios norteadores, em consonância com o Estatuto da universidade.
CONTATOS E INFORMAÇÕES
- EQUIPE
- TELEFONE: (35) 3701 9305
- E-MAIL: proec.cultura@unifal-mg.edu.br
Envie informações sobre o evento que você está realizando para WhatsApp institucional da Coordenação de Cultura 35 9 9153-1922.
Carta aos/às jovens aspirantes a escritores/as foi escrito por Rosângela Vieira Rocha e é direcionado aos escritores iniciantes, que têm dúvidas sobre os processos que envolvem a escrita, a publicação e a divulgação de um livro. Por meio de uma linguagem fluida e descontraída, que aproxima o leitor da obra, a autora fornece dicas para auxiliar na construção de uma história, obtidas a partir de sua experiência pessoal. Reforça também a importância da revisão, da leitura crítica, e explica os diversos meios para a publicação de um original. Além disso, a obra enfatiza a importância dos leitores para o sucesso dos escritores e desmistifica a realidade do mercado literário na contemporaneidade.
“A ideia de escrever este texto nasceu de visitas a escolas públicas e particulares de diversas regiões do país, especialmente no entorno do DF e nos estados de Goiás e Minas Gerais. Como escrevo também livros infantojuvenis, converso com crianças e jovens de todas as faixas etárias – principalmente a partir dos oito anos – e observei que algumas questões são recorrentes nesses encontros. Por isso, resolvi agrupá-las e discuti-las, a fim de oferecer minha contribuição a um público maior.” (Rosângela Vieira Rocha).
Download gratuito AQUI.