Curso Capacitação em Instrumentação Cirúrgica – 2016/1

Maria José Souto Camilo – Instrumentadora da Santa Casa de Alfenas
Ingrind da Costa Freitas – Enfermeira do C. C. da Sta C. de Alfenas
Cirurgiões e instrumentadores da Santa Casa de Alfenas

A instrumentação cirúrgica nasceu no século XX devido à necessidade de profissionais mais qualificados para auxiliar os cirurgiões em procedimentos que, com a evolução tecnológica, se tornaram cada vez mais diversificados e complexos.
O instrumentador cirúrgico, no Brasil, é um profissional de nível técnico que tem a função de ajudar o cirurgião durante o ato cirúrgico, desde a preparação dos instrumentos até o curativo cirúrgico. É responsável pelo instrumental cirúrgico e zela pela qualidade e segurança do procedimento, atendendo ao cliente com eficácia e eficiência.
Este curso visa preparar enfermeiros, técnicos de enfermagem, estudantes de medicina e de enfermagem para atuar em toda a evolução do ato cirúrgico.

PÚBLICO ALVO
Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem;
Estudantes de Cursos de Graduação em Enfermagem;
Estudantes de Medicina;
Estudantes de Curso Técnico de Enfermagem.

LOCAIS DE REALIZAÇÃO
Universidade Federal de Alfenas – Rua Gabriel Monteiro da Silva 700, Centro, Alfenas-MG, 37130-000   –    Escola de Enfermagem, Prédio R, Sala R-208.
Santa Casa de Alfenas – Rua Martins Alfenas, 1616 – Centro, Alfenas – MG, 37130-000  (35) 3299-6464

CARGA HORÁRIA, DATAS e HORÁRIOS
Início:   05 de março de 2016.
Término:  09 de julho de 2016.

Carga Horária Total: 160 horas
50 horas teórico-práticas;
40 horas de atividades complementares;
30 horas de prática em campo e
40 horas de estágio.

Aulas teórico-práticas: Serão oferecidas quinzenalmente das 8 às 13 horas aos sábados. Podendo ser estendidas para o período da tarde para aqueles alunos que necessitarem de reforço nos treinamentos.

05 e 19 de março
02, 16 e 30 de abril
14 e 21 de maio
04 e 18 de junho
09 de julho

Atividades Complementares: Trata-se de atividades realizadas pelo aluno extraclasse, tais como trabalhos e relatórios.
Prática em campo: Esta atividade será desenvolvida na Santa Casa de Alfenas em dias e horários de agendamento de cirurgias eletivas, de segunda a sexta feira. Período em que o aluno estará no centro cirúrgico observando o ato cirúrgico ou instrumentando cirurgias (em dias e horários agendados conforme a disponibilidade do aluno e do supervisor).

Nota: As horas em aulas extras no sábado à tarde serão computadas na carga horária de práticas em campo.

Estágio: Consta da prática da instrumentação cirúrgica. Serão computadas em simulação de instrumentação cirúrgica, cirurgias instrumentadas com supervisão de profissional integrante do curso e instrumentação sob a responsabilidade de cirurgião da escolha do aluno em instituição de sua preferência.
O aluno deverá instrumentar no mínimo 20 cirurgias, das quais 5 (cinco) sob supervisão de profissional integrante do curso. Após essas 5 (cinco) primeiras cirurgias instrumentadas o aluno poderá instrumentar as demais em instituições de sua preferência.
O curso conta com a colaboração de cirurgiões que trabalham na Santa Casa de Alfenas no momento em que o aluno participa do ato cirúrgico como instrumentador cirúrgico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
•    Estrutura física e recursos humanos no Centro Cirúrgico;
•    Aspectos éticos e legais no centro cirúrgico;
•    Nomenclatura em técnica cirúrgica;
•    Tempos cirúrgicos: diérese e dissecção, hemostasia e síntese;
•    Medidas de biossegurança no ambiente cirúrgico: biossegurança, prevenção da infecção do sítio cirúrgico e cirurgia segura;
•    Instrumental cirúrgico: histórico, identificação e manejo;
•    Fios e agulhas cirúrgicas;
•    Metodização cirúrgica: degermação e paramentação; montagem das mesas auxiliares; disposição da equipe cirúrgica; antissepsia do campo operatório; apresentação do campo cirúrgico; sinalização cirúrgica; trânsito dos instrumentos e dinâmica do conjunto cirúrgico.

NÚMERO DE VAGAS
Serão oferecidas 24 vagas.

INSCRIÇÃO
Valor: R$ 60,00
Para se inscrever é necessário:
1) fazer a inscrição do curso por meio do CAEX
2) efetuar o pagamento do boleto referente à taxa de inscrição e
3) enviar ao endereço de e-mail instr-cir@unifal-mg.edu.br ou entregar na Pró-Reitoria de Extensão ou à Secretária da Escola de Enfermagem da UNIFAL-MG, cópia dos seguintes documentos:
.: Documento que comprove ser estudante do curso de Enfermagem ou de Medicina ou Técnico de Enfermagem;
.: Declaração ou certificado ou diploma de conclusão de curso – Enfermagem ou de Técnicos de Enfermagem;

Horários de funcionamento da Pró-Reitoria de Extensão: 8 às 11 horas e das 13 às 17h30 e das 18h30 às 22 horas. – (35) 32991077
Importante: O sistema aceitará a inscrição de todos os interessados, no entanto, se houver mais candidatos que o número de vagas oferecido, a seleção será feita obedecendo a seguinte prioridade:
1. Enfermeiros;
2. Técnicos de Enfermagem;
3. Estudantes de Enfermagem e de Medicina;
4. Estudantes de técnicos de enfermagem.
Os casos omissos serão analisados pela coordenação.

INVESTIMENTO
Matrícula – 200,00 (referente ao mês de março com vencimento no dia 10)
1 (um) pagamento de R$ 750,00 ou
2 (dois) pagamentos de R$ 390,00 (Total –R$ 780,00) ou
4 (quatro) pagamentos de R$ 200,00 (Total – R$ 800,00)
O pagamento das parcelas será até o dia 10 (dez) de cada mês iniciando em abril.

NOSSOS CONTATOS:
Maria Silvana Totti da Costa   (35) 3299 1381  ou (35) 3299 1380– UNIFAL-MG
(35) 99921 9010 (oi)    ou     (35) 99156 1357 (tim) whatsApp
Maria Betânia Tinti de Andrade    (35) 3299 1381  ou (35) 3299 1380 UNIFAL-MG
(35) 98856 2500 (oi) whatsApp
Eretuza Gonçalves (35) 9 9218 6804  (35) 9 8816 5397oi  ou   (35) 9 8212 6804tim
E-mail: instr-cir@unifal-mg.edu.br   Facebook: Instrumentação Unifal-MG