Curso de Biossegurança de OGM em contenção

Unifal-MG, câmpus Sede – Alfenas, dias 25 e 26 de setembro de 2017.

Apresentação
O curso visa capacitar os participantes quanto às normas de biossegurança voltadas para atividades com OGM em contenção, utilizando enfoque teórico-prático de suas aplicações e impactos na rotina de trabalho. Será importante como ferramenta não só de aprendizados e formação de pessoal qualificado em Biossegurança de OGM na UNIFAL, como também uma grande oportunidade de interação com pesquisadores de sociedades como o Conselho de Informaçoes em Biotecnologia (CIB) e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.
A biossegurança está relacionada aos riscos das biotecnologias, que, em seu sentido mais amplo, compreendem a manipulação de microorganismos, plantas e animais, visando à obtenção de processos e produtos de interesses diversos. O uso da expressão biossegurança é decorrente do avanço das biotecnologias a partir de 1970, notadamente, das tecnologias associadas à produção de transgênicos (ou Organismos Geneticamente Modificados – OGMs) e seus derivados, potencialmente causadores de efeitos adversos à saúde humana ou animal e ao meio ambiente.

Público-alvo
Alunos de graduação e pós graduação, professores e técnicos envolvidos com laboratórios físico-químicos e responsáveis por projetos envolvendo OGM. Técnico principal responsável por armazenamento, manipulação e descarte de OGM e membros das CIBios constituídas e em formação.

Horário Dia 25 de setembro
13:30 Abertura
14:00 Biossegurança em Laboratório de ensino e pesquisa.

•      EPC e EPI nos laboratórios de física, química e ciências biológicas
  •      Risco de acidentes
  •      Programa de prevenção de acidentes
  •     Brigada de incêndio
Ministrante: Prof. Dr. Mario H. Hirata

Professor Titular da Universidade de São Paulo, PhD. FCF – USP.

15:30 Coffee Break
15:45 Conceitos de Boas práticas de laboratório

•       Avaliação de risco físico, químico, biológico dos laboratórios de ensino e pesquisa
  •      Armazenamento, manipulação e descarte de produtos químicos e biológicos
  •     Resolução de casos.
Ministrante: Dra. Gisele Medeiros Bastos

Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia – SP

Horário Dia 26 de setembro
9:00 – 10:00 Biossegurança da biotecnologia no Brasil: cenário atual e perspectivas
Ministrante: Dra. Adriana Brondani – Diretora executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), PhD em Ciências Biológicas pela UFRGS.
10:00 – 10:15 Coffee Break
10:15 – 11:15 Detalhamento das Resoluções e Instruções Normativas Relacionadas às Atividades com OGM em Contenção

•      CTNBio RN01: Requisitos para obtenção e manutenção do Certificado de Qualidade em Biossegurança – CQB
  •      CTNBio RN02: Classificação de riscos de OGM e níveis de biossegurança de OGM em contenção