Curso de Capacitação em Instrumentação Cirurgica 2016/2

ASSESSORIA TÉCNICA: Profª Maria Betânia Tinti de Andrade
APOIO TÉCNICO: Eretuza Gonçalves  – Instrumentadora Cirúrgica
Nailza Santos da Silva – Escola de Enfermagem

A instrumentação cirúrgica nasceu no século XX devido à necessidade de profissionais mais qualificados para auxiliar os cirurgiões em procedimentos que, com a evolução tecnológica, se tornaram cada vez mais diversificados e complexos.
O instrumentador cirúrgico, no Brasil, é um profissional de nível técnico que tem a função de ajudar o cirurgião durante o ato cirúrgico, desde a preparação dos instrumentos até o curativo cirúrgico. É responsável pelo instrumental cirúrgico e zela pela qualidade e segurança do procedimento, atendendo ao cliente com eficácia e eficiência.
Este curso visa preparar enfermeiros, técnicos de enfermagem, estudantes de medicina e de enfermagem para atuar em toda a evolução do ato cirúrgico.

PÚBLICO ALVO
Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem;
Estudantes de Cursos de Graduação em Enfermagem;
Estudantes de Medicina;
Estudantes de Curso Técnico de Enfermagem.

LOCAIS DE REALIZAÇÃO
Universidade Federal de Alfenas – Rua Gabriel Monteiro da Silva 700, Centro, Alfenas-MG, 37130-000   –    Escola de Enfermagem, Prédio R, Sala R-208.
Santa Casa de Alfenas – Rua Martins Alfenas, 1616 – Centro, Alfenas – MG, 37130-000  (35) 3299-6464

CARGA HORÁRIA, DATAS e HORÁRIOS
Início:   06 de agosto de 2016.
Término: 10 de dezembro de 2016.

Carga Horária Total: 160 horas
50 horas teórico-práticas;
40 horas de atividades complementares;
30 horas de prática em campo e
40 horas de estágio.

Aulas teórico-práticas: Oferecidas quinzenalmente das 8 às 13 horas aos sábados. Podendo ser estendidas para o período da tarde para aqueles alunos que necessitarem de reforço no treinamento.
DATAS das aulas teórico-práticas
*   06 e 20 de agosto;
*   03 e 17 de setembro;
*   01 e 22 de outubro;
*   05 e 19 de novembro;
*   03 e 10 de dezembro;

Além de aulas teóricas e práticas de laboratório são oferecidas atividades extraclasse, atividades práticas com simulação da instrumentação cirúrgica, prática de instrumentação cirúrgica em centro cirúrgico com supervisão direta do professor.
As práticas em campo serão programadas conforme a disponibilidade dos alunos, supervisores e instituição hospitalar.
Para a conclusão do curso o aluno deverá apresentar comprovante de, no mínimo, 20 cirurgias instrumentadas, sendo que 5 (cinco) cirurgias serão sob a supervisão de profissional integrante do curso. O aluno poderá instrumentar as demais em instituições de sua preferência.

Nota: O curso conta com a colaboração dos cirurgiões que trabalham na Santa Casa de Alfenas, que permitem que os alunos participem das cirurgias e os orientam durante as mesmas no momento que os alunos desenvolvem suas atividades práticas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
•    Estrutura física e recursos humanos no Centro Cirúrgico;
•    Aspectos éticos e legais no centro cirúrgico;
•    Nomenclatura em técnica cirúrgica;
•    Tempos cirúrgicos: diérese e dissecção, hemostasia e síntese;
•    Medidas de biossegurança no ambiente cirúrgico: biossegurança, prevenção da infecção do sítio cirúrgico e cirurgia segura;
•    Instrumental cirúrgico: histórico, identificação e manejo;
•    Fios e agulhas cirúrgicas;
•    Metodização cirúrgica: degermação e paramentação; montagem das mesas auxiliares; disposição da equipe cirúrgica; antissepsia do campo operatório; apresentação do campo cirúrgico; sinalização cirúrgica; trânsito dos instrumentos e dinâmica do conjunto cirúrgico.

MINISTRANTES
Profa. Maria Silvana Totti da Costa – UNIFAL-MG
Profa. Maria Betânia Tinti de Andrade – UNIFAL-MG
Eretuza Gonçalves – Instrumentador da Santa Casa de Alfenas
Maria José Souto Camilo – Instrumentador da Santa Casa de Alfenas
Ingrind da Costa Freitas – Enfermeira do C.C.

NÚMERO DE VAGAS
Serão oferecidas 20 vagas.

INVESTIMENTOS
Matrícula – 200,00 (referente ao mês de agosto) –  deve ser paga até o dia 10/08/2016
1 (um) pagamento de R$ 750,00 ou
2 (dois) pagamentos de R$ 390,00 (Total –R$ 780,00) ou
4 (quatro) pagamentos de R$ 200,00 (Total – R$ 800,00)
O pagamento das parcelas será até o dia 10 (dez) de cada mês.

COMO SE INSCREVER
Para se inscrever no curso é necessário estar cadastrado no CAEX – Sistema de Controle de Ações de Extensão da Universidade Federal de Alfenas: http://www.unifal-mg.edu.br/caex/inscricoes/
O cadastro no CAEX é simples e gratuito.
Após concluir seu cadastro:

clique na aba “INSCRIÇÃO”;
selecione* “Curso de Capacitação em Instrumentação Cirurgica 2016/2” e clique em “Avançar”;
preencha o “Formulário de Inscrição” e clique em “Avançar”;
confirme atentamente os dados de sua inscrição e clique em “salvar”.
Para efetuar o pagamento da taxa de inscrição, clique novamente na aba “INSCRIÇÃO” e clique no botão “Boleto”** à direita de sua inscrição neste evento.

Importante:
* Atente-se para o fato de que pode haver mais de uma ação com inscrições abertas. Por isso, no momento de efetuar a sua inscrição, tenha certeza de que a ação desejada foi selecionada.
** A opção de imprimir o boleto para pagamento ficará disponível após a conclusão de todos os passos da inscrição e permanecerá disponível até o término do período de inscrições. A inscrição somente será confirmada após o pagamento do boleto referente à taxa de inscrição.

NOSSOS CONTATOS:
Maria Silvana Totti da Costa