Curso de Capacitação em Instrumentação Cirurgica 2017-2

Unifal-MG, câmpus Sede – Alfenas e Santa Casa de Alfenas

de 05 de agosto a 09 de dezembro de 2017

Apresentação
Este curso é oferecido pela Escola de Enfermagem em parceria com a Santa Casa de Alfenas, desde 1999, tem a proposta de preparar profissionais da área da saúde – enfermeiros, técnicos de enfermagem, estudantes de enfermagem, de medicina e de técnicos de enfermagem, para atuar em toda a evolução cirúrgica – tempos cirúrgicos, desenvolvendo habilidades para o desempenho da função de instrumentador cirúrgico.O instrumentador cirúrgico, no Brasil, é um profissional de nível técnico que tem a função de ajudar o cirurgião durante o ato cirúrgico, desde a preparação dos instrumentos até o curativo cirúrgico. É responsável pelo instrumental cirúrgico e zela pela qualidade e segurança do procedimento, atendendo ao cliente com eficácia e eficiência.

Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem;
Estudantes de Cursos de Graduação em Enfermagem;
Estudantes de Medicina;
Estudantes de Curso Técnico de Enfermagem.

Objetivo gerais
Qualificar profissionais de enfermagem (enfermeiro e técnico de enfermagem) e estudantes de medicina para o exercício da instrumentação cirúrgica, desenvolvendo a competência técnico-científica na abordagem à saúde.

Carga Horária
Início:   05 de agosto de 2017
Término:  09 de dezembro de 2017

Carga Horária Total: 160 horas
50 horas teórico-práticas;
40 horas de atividades complementares;
30 horas de prática em campo e
40 horas de estágio.
Aulas teórico-práticas: Oferecidas quinzenalmente das 8 às 13 horas aos sábados.

DATAS das aulas teórico-práticas
• 05 e 19 de agosto;
• 02, 16 e 30 de setembro;
• 21 e 28 de outubro;
• 11 e 25 de novembro;
• 09 de dezembro

Além de aulas teóricas e práticas de laboratório são oferecidas atividades extraclasse, atividades práticas com simulação da instrumentação cirúrgica, prática de instrumentação cirúrgica em centro cirúrgico com supervisão direta do professor. As práticas em campo serão programadas conforme a disponibilidade dos alunos, supervisores e instituição hospitalar.
Para a conclusão do curso o aluno deverá apresentar comprovante de, no mínimo, 20 cirurgias instrumentadas, sendo que 5 (cinco) cirurgias serão sob a supervisão de profissional integrante do curso. O aluno poderá instrumentar as demais em instituições de sua preferência.
Nota: O curso conta com a colaboração dos cirurgiões que trabalham na Santa Casa de Alfenas, que permitem que os alunos participem das cirurgias e os orientam durante as mesmas no momento que os alunos desenvolvem suas atividades práticas.

Programa do curso
1. Estrutura física e recursos humanos no Centro Cirúrgico;
2. Aspectos éticos e legais no centro cirúrgico;
3. Nomenclatura em técnica cirúrgica;
4. Tempos cirúrgicos: diérese e dissecção, hemostasia e síntese;
5. Medidas de biossegurança no ambiente cirúrgico: biossegurança, prevenção da infecção no sitio cirúrgico e cirurgia segura;
6. O instrumental cirúrgico: histórico, identificação e manejo;
7. Metodização cirúrgica: degermação e paramentação; montagem das mesas auxiliares; disposição da equipe cirúrgica; antissepsia do campo operatório; apresentação do campo cirúrgico; sinalização cirúrgica e trânsito dos instrumentos; dinâmica do conjunto cirúrgico.

Ministrantes
Profa. Maria Silvana Totti da Costa – UNIFAL-MG
Profa. Maria Betânia Tinti de Andrade – UNIFAL-MG
Eretuza Gonçalves – Instrumentadora da Santa Casa de Alfenas
Rosangela Aparecida Olimpio dos Santos – Instrumentadora da Santa Casa de Alfenas
Maria José Souto Camilo – Instrumentadora da Santa Casa de Alfenas
Ingrind da Costa Freitas – Enfermeira do Centro Cirúrgico da Santa Casa de Alfenas

Inscrições – Leia atentamente
ENCERRAMENTO DAS INSCRIÇÕES EM 18/08/2017

Valor da inscrição: R$ 70,00. Inscrições abertas

Acesse o link: https://www.unifal-mg.edu.br/caex/inscricoes/
Efetuar o pagamento do boleto referente à taxa de inscrição
Enviar ao endereço de e-mail – instr-cir@unifal-mg.edu.br
Documento que comprove ser estudante do curso de Enfermagem ou de Medicina ou Técnico de Enfermagem;
Declaração ou certificado ou diploma de conclusão de curso – Enfermagem ou de Técnicos de Enfermagem;
Comprovante de vacinação (hepatite B) e
Comprovante de pagamento de inscrição.
Funcionamento: de segunda a sexta feira, das 7:30 as 10:30 e das 13:30 as 16:30. Informações pelo telefone – (35) 3701 9471 ou 3701 9300 (Pró-Reitoria de Extensão).

Sobre as vagas – Aviso importante
O sistema aceitará a inscrição de todos os interessados, no entanto, se houver mais candidatos que o número de vagas oferecido, a seleção será feita obedecendo a seguinte prioridade:

Enfermeiros;
Técnicos de Enfermagem;
Estudantes de Enfermagem e de Medicina;
Estudantes de técnicos de enfermagem.
Os casos omissos serão analisados pela coordenação. A lista de inscritos selecionados será divulgada antes de iniciar o curso.

Custo do investimento e formas de pagamento
R$ 1.250,00 (5 parcelas de R$ 250,00 – de agosto a dezembro) ou
R$ 1.170,00 (1 parcela de R$ 250,00 – em agosto e 2 parcelas de R$ 460,00 – setembro e outubro) ou
R$ 1.100,00 (1 parcela de R$ 250,00 – em agosto e 1 parcela de R$  850,00 – em setembro).

Equipe Responsável
COORDENADORA: Profª  Maria Silvana Totti da Costa
ASSESSORIA TÉCNICA: Profª Maria Betânia Tinti de Andrade

APOIO TÉCNICO:
Eretuza Gonçalves  – Instrumentadora Cirúrgica
Rosângela Aparecida Olímpia dos Santos – Instrumentadora cirúrgica
Nailza Santos da Silva – Escola de Enfermagem

Maiores Informações entre em Contato:
Maria Silvana Totti da Costa
(35) 3701 9477 ou (35) 3701 9471 – UNIFAL-MG