Cursos de Extensão ministrados em 2012

Curso de Organização de Arquivo Histórico

.: Código PREAE: 1097
.: Coordenação: Alisson Eugênio
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 09/03/2012 a 06/07/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Este curso visa preparar alunos de história para organizar arquivos históricos. Sabe-se que grande parte da documentação histórica espalhada pelo vasto interior do país, particularmente as produzidas por instituições públicas, como as câmaras municipais, prefeitura e fóruns, encontra-se desorganizada e, muitas vezes, depositadas em ambientes onde ela deteriora-se rapidamente, devido à ação do tempo, do clima e de insetos. Assim, ela acaba se perdendo, prejudicando preservação da memória, desde o nível municipal até o nacional, e o estudo histórico das cidades. Considerável parte desse problema está relacionado não somente com a falta de sensibilidade das autoridades governamentais.

Curso de Capacitação em Instrumentação Cirúrgica I – 2012

.: Código PREAE: 1112
.: Coordenação: Maria Silvana Totti da Costa
.: Subcoordenação: Maria Betânia Tinti de Andrade
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 24/03/2012 a 10/11/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Trata-se de um curso de capacitação para o profissional de enfermagem em instrumentação cirúrgica.

Fundamentos da Matemática Elementar

.: Código PREAE: 1127
.: Coordenação: Guilherme Henrique Gomes da Silva
.: Subcoordenação: Cláudia Adam Ramos
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 13/03/2012 a 17/04/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao Programa: PIEPEX do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Economia 
Resumo:
Trabalhar com os estudantes de graduação da Unifal-MG assuntos básicos da matemática para uma melhor compreensão da disciplina Matemática I e Matemática II bem como as disciplinas que utilizam da linguagem matemática. (2) (1) Trabalhar com os estudantes de graduação da Unifal-MG assuntos básicos da matemática para uma melhor compreensão da disciplina Matemática I e Matemática II bem como as disciplinas que utilizam da linguagem matemática. (2) (1) Trabalhar com os estudantes de graduação da Unifal-MG assuntos básicos da matemática para uma melhor compreensão da disciplina Matemática I e Matemática II bem como as disciplinas que utilizam da linguagem matemática. (2) (1) Trabalhar com os estudantes de graduação da Unifal-MG assuntos básicos da matemática para uma melhor compreensão da disciplina Matemática I e Matemática II bem como as disciplinas que utilizam da linguagem matemática. (2)

Atenção Farmacêutica aos portadores de HIV

.: Código PREAE: 1135
.: Coordenação: Ricardo Radighieri Rascado
.: Subcoordenação: Luciene Alves Moreira Marques
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 22/03/2012 a 22/03/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Trata-se de mini-curso para acadêmicos e profissionais da área de saúde que trabalham ou pretendem atuar na área de Atenção Farmacêutica com pacientes portadores do vírus HIV.

Espanhol Básico I

.: Código PREAE: 1144
.: Coordenação: Kátia Aparecida da Silva Oliveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Línguas estrangeiras
.: Período de Realização: 16/04/2012 a 20/06/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso Espanhol Básico I, oferecido pelo PIBID Letras/Espanhol para os alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio da E. E. Dr. Emílio da Silveira é uma alternativa de apoio e continuidade dos estudos desses estudantes que, embora tenham tido aulas desse idioma no 1º ano do Ensino Médio nessa instituição de ensino, não têm atualmente, acesso a essas aulas, uma vez que são oferecidas somente aos alunos ingressantes no EM. (2) Com esse curso pretende-se oferecer aos discentes conhecimentos básicos da língua espanhola, tornando-os capazes de desenvolver, em nível básico, as quatro habilidades linguísticas (falar, ler, escrever e ouvir) em espanhol e a competência comunicativa, além de terem acesso a elementos de cultura hispânica. (3) Esse tipo de curso tem importância para a formação dos alunos de EM uma vez que o idioma espanhol ocupa um lugar importante no mundo atualmente. É a terceira língua mais falada mundialmente, depois somente do mandarim e do inglês. Com isso, oferecer esse tipo de curso aos alunos da E. E. Dr. Emílio da Silveira pode ser uma contribuição para o seu futuro profissional e sua formação individual, uma vez que o estudo de língua estrangeiras contribui significativamente para a reflexão acerca da identidade de cada um e para o reconhecimento da diversidade cultural presente não só na cultura estrangeira, como na materna. (4) Vale recordar também que o espanhol passou a integrar, como opção de língua estrangeira, ao lado do inglês, o ENEM. Com isso, o oferecimento do presente curso transforma-se em uma opção para os alunos de EM que queiram optar pela prova de língua espanhola do ENEM, embora a proposta do curso não seja preparar os alunos para um exame, mas ensinar a língua espanhola em nível básico.

Espanhol para o Enem I

.: Código PREAE: 1145
.: Coordenação: Kátia Aparecida da Silva Oliveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Línguas estrangeiras
.: Período de Realização: 14/04/2012 a 30/06/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso Espanhol para o Enem, oferecido pelo PIBID Letras/Espanhol para os alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio da E. E. Dr. Emílio da Silveira é uma alternativa de apoio aos estudantes dessa instituição de ensino que não têm acesso às aulas de língua espanhola, oferecidas somente aos 1º anos do EM. Com esse curso pretende-se oferecer aos discentes que venham a participar dele conhecimentos instrumentais da língua espanhola, tornando-os capazes de desenvolver leituras de textos escritos nesse idioma, além de propiciar-lhes acesso a elementos de cultura hispânica. Esse tipo de curso tem importância para a formação dos alunos de EM uma vez que o idioma espanhol começou a integrar, como opção de língua estrangeira, ao lado do inglês, o ENEM. Com isso, o oferecimento do presente curso transforma-se em uma opção para os alunos de EM que queiram não só optar pela prova de língua espanhola do ENEM, como também aqueles que queiram desenvolver a habilidade leitora em língua espanhola. Finalmente, vale ressaltar que o curso será oferecido para duas turmas de alunos: uma as terças e quintas na própria escola, das 14h ás 15h15 e outra aos sábados, na UNIFAL-MG das 9h às 11h30. Optou-se por oferecer duas turmas do curso por dois motivos, o primeiro se refere ao número de alunos por turma (30), uma vez que uma turma muito numerosa poderia inviabilizar o curso; o segundo se refere ao fato de que a escola tem turmas de EM pela manhã e pela tarde, assim, o curso oferecido à tarde atenderá aos alunos que estudem pela manhã e o de sábado àqueles que estudam pela tarde (a escola não tem disponibilidade de salas para que ofereçamos o curso pela manhã e a UNIFAL-MG atualmente não conta com muitas salas disponíveis nesse horário durante a semana, por esse motivo optou-se pelo sábado).

Uso de Mídias Interativas Integradas Online (RE-MIIO) na educação

.: Código PREAE: 1147
.: Coordenação: Luciene Aparecida Gouvêa Nogueira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 11/04/2012 a 06/06/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso “Uso de mídias interativas integradas online (RE-MIIO)” propõe aos interessados a aprendizagem de construção e utilização de uma ferramenta multimídia altamente adaptável à realidade do professor e alunos baseado na manipulação de template.

Introdução ao Grego Antigo

.: Código PREAE: 1148
.: Coordenação: Wellington Ferreira Lima
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Línguas estrangeiras
.: Período de Realização: 17/04/2012 a 29/11/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Trata-se de um pequeno grupo de estudo composto por estudantes de línguas, com conhecimento de teoria linguística e rudimentos de língua latina, que dedicar-se-á ao estudo orientado do Grego Antigo, em sua modalidade escrita.

Redação e análise da produção científica em Etologia

.: Código PREAE: 1154
.: Coordenação: Rogério Grassetto Teixeira da Cunha
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Temas específicos / Desenvolvimento humano
.: Período de Realização: 06/11/2012 a 09/11/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso auxiliará alunos de graduação e pós-graduação a redigir artigos de acordo com tendências observadas em revistas internacionais.

Manejo do aleitamento materno

.: Código PREAE: 1155
.: Coordenação: Patrícia Mônica Ribeiro
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 08/05/2012 a 26/06/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao Projeto: Minha Mama, Meu Leite 
Resumo:
O Manejo do Aleitamento Materno busca prestar assistência às nutrizes durante o início, meio e final do período de amamentação. Esse período é recomendado até os seis meses de vida do bebê, sendo indicado o aleitamento materno exclusivo;isto e´, não há oferta de nenhum outro tipo de alimento. O Ministério da Saúde vem, ao longo dos anos, incentivando e apoiando o aleitamento materno, haja vista a Rede Nacional de Aleitamento Materno , os Hospitais Amigos da Criança e a Rede Nacional de Bancos de Leite Humano. Porém, as nutrizes apresentam algumas dificuldades durante esse processo, por falta de orientação e conhecimento adequado. Esse curso visa atender às necessidades do município, pois segundo pesquisa realizada em 2010(Ribeiro,PM et al. 2012, inédito), o município de Alfenas apresenta um índice de desmame precoce elevado, isto e´, de 188 nutrizes entrevistadas, 74% já haviam desmamado seus bebês antes do sexto mês de vida, e introduziram precocemente outros alimentos durante o aleitamento.

Grupo de Estudos Arqueológicos da Unifal-MG

.: Código PREAE: 1214
.: Coordenação: Cláudio Umpierre Carlan
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 17/04/2012 a 04/12/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Trata-se de grupo de estudo composto por estudantes da Unifal-MG e, principalmente do ICHL, com conhecimento de teoria arqueológica, que dedicar-se-á ao estudo orientado da Arqueologia, prática e teórica. Contamos com o apoio do Centro de Estudos Avançados da Unicamp, coordenado pelo professor doutor Pedro Paulo Abreu Funari e do Centro para el Estudio de la Interdependencia Provincial en al Anigüedad Clásica (CEIPAC), Universitát de Barcelona, Catalunha, Espanha, coordenado pelos professores doutores José Remesal-Rodrígez e Antonio Aguilera-Martín. Tanto Funari, quanto Aguilera-Martín, já travaram contato com o grupo, ministrando duas palestras no mês de março de 2012 (2).

Capacitação em Pesquisa Científica

.: Código PREAE: 1221
.: Coordenação: Adílio Renê Almeida miranda
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 03/04/2012 a 10/04/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: PIEPEX – Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – Varginha 
Resumo:
Será ministrado um curso de capacitação em pesquisa científica para todos os estudantes da Unifal-MG.

Introdução ao laTex

.: Código PREAE: 1224
.: Coordenação: Letícia Lima Milani Rodrigues
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 13/04/2012 a 13/04/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao Ação Institucional: PIEPEX – Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão – Varginha 
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Técnica de estudo da Fotossíntese com uso do IRGA (Infrared Gas Analyser)

.: Código PREAE: 1261
.: Coordenação: Marcelo Polo
.: Subcoordenação: Thiago Correa de Souza
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento tecnológico
.: Período de Realização: 04/06/2012 a 16/06/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Curso teórico-prático do estudo da fotossíntese com o uso do equipamento IRGA. Serão abordados os seguintes tópicos: Conceituação de fenômenos físicos; Fenomenologia da Fotossíntese e suas características; Descrição e componentes do IRGA; Montagem e cuidados com o aparelho; Aplicações e recursos do aparelho; Condições de uso e experimentação; Ensaios de fotossíntese e interpretação dos resultados; Análise dos resultados obtidos; Conclusão.

Familiarização com o ambiente virtual de aprendizagem – MOODLE

.: Código PREAE: 1262
.: Coordenação: Gabriel Gerber Hornink
.: Subcoordenação: Luiz Eduardo da Silva
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 01/06/2012 a 30/06/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Curso de Aperfeiçoamento em Cafeicultura

.: Código PREAE: 1278
.: Coordenação: Marcelo Lacerda Rezende
.: Subcoordenação: Paulo Romualdo Hernandes
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento rural e questão agrária
.: Período de Realização: 28/10/2012 a 20/06/2012
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Curso de aperfeiçoamento em cafeicultura para técnicos da Emater-MG e membros da comunidade da Unifal-MG, oferecido na modalidade a distância, de acordo com o termo de convênio anexo assinado entre a Unifal-MG e Emater-MG. O curso tem como objetivo geral , além de transmitir informações técnicas, munir os alunos de recursos para pesquisar, questionar e estruturar toda cadeia produtiva cafeeira, para melhor atender os seus clientes e também contribuir com os demais setores da sociedade com o conhecimento adquirido.

Ciclo de Mini-curso para o PET-Fisioterapia

.: Código PREAE: 1284
.: Coordenação: Leonardo César Carvalho
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: não informado
.: Período de Realização: 18/06/2012 a 27/10/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O PET- Fisioterapia, criado em Novembro de 2010, visa a formação diferenciada de seus petianos, buscando oferecer formas de conhecimento extracurriculares. Neste intuito, será oferecido ao acadêmicos pertencentes ao PET-Fisioterapia um Ciclo de Mini-cursos que contemplam várias áreas distintas de atuação deste profissional. Serão oferecidos os seguintes mini-cursos: (1) Atividade física e percepção corporal – Buscará desenvolver nos acadêmicos métodos para aquisição de habilidades para a percepção dos segmentos corporais que é requisito fundamental para a interação diária com o meio, além disso servirá como guia para a elaboração dos movimentos. (2) Terapia Manual – buscará promover uma análise sobre a mobilização articular de Membros Inferiores, de caráter teórico/prático, abrangerá o conhecimento de técnicas de terapia manual, pela osteopatia, muscle energy, verrulège e maitland, aplicadas à reabilitação de algumas lesões dos membros inferiores. (3) Mobilização neural – promoverá a análise da técnica de Terapia Manual que visa, liberar aderências que impeçam o movimento e o deslizamento adequados dos nervos espinais em todo seu trajeto, podendo ser fonte de dores locais e referidas. (4) Métodos quantitativos de avaliação Postural – visa a promoção da aprendizagem da avaliação da postura que é um método amplamente utilizado na fisioterapia para compreensão do alinhamento dos segmentos corporais e influência diretamente na conduta terapêutica. (5) Reabilitação Virtual – A realidade virtual é definida como uma experiência interativa por meio de um sistema computacional em três dimensões que ocorre em tempo real e permite um feedback sensorial, seja ele, visual, auditivo ou tátil. O emprego do ambiente virtual tem crescido na última década e sua aplicação se estendeu para outras áreas que não o entretimento, dentre elas se destacam a indústria e a medicina, em que os médicos podem ser treinados em técnicas cirúrgicas, técnicas laringoscópicas e broncoscópicas.

Curso de Capacitação em Geoprocessamento – Programa Terrawiew

.: Código PREAE: 1295
.: Coordenação: Eduardo Carvalho Dias
.: Subcoordenação: Osvail André Quaglio
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Tecnologia da informação
.: Período de Realização: 17/05/2012 a 28/06/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Tecnologia Assistiva

.: Código PREAE: 1303
.: Coordenação: Débora Felício Faria
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 11/08/2012 a 24/11/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa do Núcleo de Acessibilidade Institucional – ProNAI/Unifal-MG 
Resumo:
A Universidade Federal de Alfenas, por intermédio de seu Núcleo de Acessibilidade Institucional (NAI/Unifal-MG), assumiu definitivamente a responsabilidade por fomentar a política de inclusão, legitimada pelos documentos oficiais brasileiros, o que implica o reconhecimento das instituições de ensino como um espaço comum à todos. Por isso a Unifal-MG tem buscado desenvolver ações que garantam a acessibilidade de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nos diversos espaços e cenários sociais. Considerando que entende-se por acessibilidade “a condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida”, o NAI/Unifal-MG propõe o curso de TECNOLOGIA ASSISTIVA, como ação capaz de contribuir para a promoção e proteção dos direitos da pessoa com deficiência. Destinado a qualificar profissionalmente os professores, técnicos e estudantes da Unifal-MG, assim como os professores da Educação Básica da rede pública de ensino, o curso tem o propósito de oportunizar aos participantes, experiências que favoreçam a atuação profissional no que tange o uso e produção dos recursos de tecnologia assistiva.

“Uso Racional de Medicamentos” para agentes Comunitários de Saúde

.: Código PREAE: 1308
.: Coordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 11/06/2012 a 11/06/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
As soluções propostas pelo Organização Mundial de Saúde para diminuir o uso irracional de medicamentos devem adotar educação e informação da população. O fornecimento de informações à população assistida pode ser realizado por equipes do programa Saúde da Família, que atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade. O Minicurso “Uso Racional de Medicamentos” tem como finalidade apresentar aos agentes comunitários de saúde os cuidados a serem tomados com os medicamentos bem como apresentar as formas corretas da utilização dos mesmos. Assim, espera-se ampliar o conhecimento dos profissionais da área de saúde sobre o uso racional de medicamentos para que possam difundir a informação para a população por eles assistida.

Treinamento Teórico e Prático das Atividades desenvolvidas no laboratório de Microbiologia de Alimentos da UNIFAL-MG

.: Código PREAE: 1309
.: Coordenação: Patrícia Lunardelli Negreiros de carvalho
.: Subcoordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 04/05/2012 a 07/05/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao Projeto: Águas, Minas e Nascentes e Higiene dos Alimentos 
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Curso de Acupuntura

.: Código PREAE: 1311
.: Coordenação: Sandra Maria Oliveira Morais Veiga
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 31/05/2012 a 31/05/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Considerando a acupuntura como um método terapêutico da medicina alternativa atualmente reconhecido pelo Ministério da Saúde e incorporado ao Sistema Único de Saúde, esta atividade de extensão tem como objetivo oferecer uma visão do contexto histórico e da utilização/efeitos desta prática no tratamento de doenças. Ressalta-se ainda que, atualmente todos os profissionais de saúde podem exercer a acupuntura desde que devidamente capacitado. (2)

O Uso do Método Lógico para Estruturação de Manuscrito Internacional

.: Código PREAE: 1313
.: Coordenação: Rogério Grassetto Teixeira da Cunha
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Temas específicos / Desenvolvimento humano
.: Período de Realização: 04/10/2012 a 04/10/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
A exigência por publicação internacional de bom nível é condição sine qua non, tanto para atender os preceitos da Capes quanto para acompanharmos a evolução do Brasil no cenário internacional. Além disso, é condição necessária para qualquer ciência. Este curso foca exatamente o como atingir tal meta. Visa mostrar, com exercícios e acompanhamento dos manuscritos, como os conceitos gerais sobre redação científica se aplicam na prática da estruturação do texto. Mediante exposições do ministrante, os alunos reorganizam seus manuscritos e as dúvidas são debatidas para o aprimoramento de todos.

Biologia Molecular: Ferramenta Importante no Desenvolvimento Biotecnológico e diagnóstico de Doenças

.: Código PREAE: 1314
.: Coordenação: Marcos José Marques
.: Subcoordenação: Rita de Cássia Viveiros da Silveira
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: não informado
.: Período de Realização: 19/04/2012 a 31/05/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Conversação em Espanhol I

.: Código PREAE: 1326
.: Coordenação: Kátia Aparecida da Silva Oliveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Línguas estrangeiras
.: Período de Realização: 04/09/2012 a 20/11/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso de Conversação em espanhol I é uma alternativa para o desenvolvimento da expressão oral em língua espanhola para alunos do curso de Letras que têm a necessidade de aprimorar essa habilidade linguística. Esse tipo de curso se propõe a trabalhar a expressão oral de forma concentrada, de forma diferente do que acontece no curso de graduação em Letras, no qual há a necessidade de se trabalhar diversos aspectos da língua estrangeira, desde aspectos teóricos a aspectos mais práticos.

Espanhol Básico I

.: Código PREAE: 1327
.: Coordenação: Kátia Aparecida da Silva Oliveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Línguas estrangeiras
.: Período de Realização: 01/09/2012 a 24/11/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso Espanhol Básico I, oferecido pelo PIBID Letras/Espanhol para os professores das suas escolas parceiras, E. E. Samuel Engel e E.E. Napoleão Sales,é uma iniciativa que visa a aproximar a comunidade escolar do projeto PIBID.Com esse curso pretende-se oferecer conhecimentos básicos da língua espanhola, a fim de tornar os alunos que venham a cursá-lo capazes de desenvolver, em nível básico, as quatro habilidades linguísticas (falar, ler, escrever e ouvir) em espanhol e a competência comunicativa, além de terem acesso a elementos de cultura hispânica. (3) Esse tipo de curso tem importância para a formação dos professores das escolas parceiras uma vez que o idioma espanhol ocupa um lugar importante no mundo atual. É a terceira língua mais falada mundialmente, depois somente do mandarim e do inglês. Com isso, oferecer esse tipo de curso aos professores das escolas parceiras pode ser uma contribuição para o sua vida profissional e sua formação individual, uma vez que o estudo de língua estrangeiras contribui significativamente para a reflexão acerca da identidade de cada um e para o reconhecimento da diversidade cultural presente não só na cultura estrangeira, mas também na materna.

Espanhol para o ENEM II

.: Código PREAE: 1329
.: Coordenação: Kátia Aparecida da Silva Oliveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Línguas estrangeiras
.: Período de Realização: 01/09/2012 a 24/11/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso Espanhol para o Enem II, oferecido pelo PIBID Letras/Espanhol para os alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio da E. E. Dr. Emílio da Silveira é uma proposta de continuidade do curso “Espanhol para o Enem I”, oferecido no primeiro semestre de 2012. Com esse curso pretende-se continuar a oferecer, aos discentes que venham a participar dele, conhecimentos instrumentais da língua espanhola, tornando-os capazes de desenvolver leituras de textos escritos nesse idioma, além de propiciar-lhes acesso a elementos de cultura hispânica. (3) Esse tipo de curso tem importância para a formação dos alunos de EM uma vez que o idioma espanhol começou a integrar, como opção de língua estrangeira, ao lado do inglês, o ENEM. Com isso, o oferecimento do presente curso transforma-se em uma opção para os alunos de EM que queiram não só optar pela prova de língua espanhola do ENEM, como também aqueles que queiram desenvolver a habilidade leitora em língua espanhola.

Espanhol para o ENEM I

.: Código PREAE: 1330
.: Coordenação: Kátia Aparecida da Silva Oliveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Línguas estrangeiras
.: Período de Realização: 01/09/2012 a 24/11/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso Espanhol para o Enem, oferecido pelo PIBID Letras/Espanhol para os alunos de 2º e 3º anos do Ensino Médio da E. E. Samuel Engel e da E.E. Napoleão Sales é uma alternativa de apoio aos estudantes dessa instituição de ensino que não têm acesso às aulas de língua espanhola, oferecidas somente aos 1º anos do EM. Com esse curso pretende-se oferecer aos discentes que venham a participar dele conhecimentos instrumentais da língua espanhola, tornando-os capazes de desenvolver leituras de textos escritos nesse idioma, além de propiciar-lhes acesso a elementos de cultura hispânica. Esse tipo de curso tem importância para a formação dos alunos de EM uma vez que o idioma espanhol começou a integrar, como opção de língua estrangeira, ao lado do inglês, o ENEM. Com isso, o oferecimento do presente curso transforma-se em uma opção para os alunos de EM que queiram não só optar pela prova de língua espanhola do ENEM, como também aqueles que queiram desenvolver a habilidade leitora em língua espanhola.

Treinamento em atenção Farmacêutica

.: Código PREAE: 1341
.: Coordenação: Lara Cristina Silva
.: Subcoordenação: Ricardo R. Rascado
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 01/08/25012 a 30/09/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Curso sobre o Uso Didático das Plataformas de Mapeamento do sistema Google (Maps, Earth e MapMarker)

.: Código PREAE: 1347
.: Coordenação: Clibson Alves dos Santos
.: Subcoordenação: Sandra de Castro Pereira
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 14/08/2012 a 29/08/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
As ferramentas de mapeamento disponíveis nas plataformas Google Earth, Maps e Mapmaker podem ser consideradas como de grande potencial para o uso didático, referentes as análises espaciais, consistindo num excelente conjunto de possibilidades de uso de imagens de satélite de alta resolução, entre outros recursos, que estão disponíveis para o uso no ensino de Geografia na Educação Básica. Dentre as inúmeras possibilidades, podem se destacar as aplicações na área de cartografia, climatologia, sensoriamento remoto, geoprocessamento, mapeamento das transformações do uso da terra, mobilidade urbana, compreensão do espaço e de suas representações culturais, sociais e econômicas, compreensão interdisciplinar do espaço, entre outras possibilidades. Assim, compreende-se que o uso didático no ensino de Geografia dessas ferramentas pode auxiliar na compreensão de conteúdos que muitas vezes se fazem abstratos para os alunos. Além disso, as possibilidades de manipulação e interação dos sistemas tornam-se um valoroso e motivador material de apoio didático nas diversas áreas do ensino da Geografia escolar. Diante do exposto, será desenvolvido o curso intitulado Uso Didático das Plataformas de Mapeamento do Sistema Google (Maps, Earth, Mapmaker) para bolsistas do PIBID Geografia da Universidade Federal de Alfenas-MG, com carga horária de 24 horas, a ser realizado no Laboratório de Informática da Unidade Educacional II da UNIFAL-MG. Será desenvolvido em três módulos de 8 horas, sendo: (2) Módulo 1: Principais recursos do Google Earth e Maps e exercícios. (3) Módulo 2: Roteiros de propostas didáticas e discussão sobre as possíveis aplicações do Google Earth e Maps no ensino de Geografia; Principais recursos de mapeamento do Google Mapmaker. (4) Módulo 3: Apresentação de estudos de caso desenvolvidos pelo participantes do curso.

Técnicas Instrumentais de Análise e Caracterização de Farmacos

.: Código PREAE: 1351
.: Coordenação: Marcello Garcia Trevisan
.: Subcoordenação: Jerusa S. Garcia
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Fármacos e medicamentos
.: Período de Realização: 27/10/2012 a 24/11/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Tendo em vista o crescente comércio mundial de medicamentos e a importância de se desenvolver formulações farmacêuticas com uma garantia de qualidade aceitável, as análises de estabilidade e compatibilidade nestes produtos são importantes para fornecer dados que comprovem a qualidade e eficácia do mesmo. O estudo de estabilidade/compatibilidade avalia as características intrínsecas do fármaco tanto no estado sólido como em solução bem como a sua estabilidade na presença de outros componentes da formulação. Neste sentido, o principal objetivo deste grupo de pesquisa é obter dados sobre a estabilidade/compatibilidade de fármacos em formulações, pelo estudo com diferentes excipientes e análise de possíveis alterações polimórficas. Para alcançar estes objetivos é necessário o emprego de diversas técnicas analíticas, recomendadas pelo International Conference on Harmonisation, ICH e por compêndios oficiais, como as farmacopéias, sendo elas: cromatografia líquida, difração de raios X, Infravermelho médio, termogravimetria e calorimetria exploratória diferencial. A realização destes curso de curta duração tem como objetivos fornecer aos alunos dos cursos de Farmácia; e Química Bacharelado, introdução sobre os fundamentos das técnicas analíticas e suas aplicações na análise; e na caracterização de fármacos.

Programa de Capacitação e Atualização para os Cursos de Educação a Distância

.: Código PREAE: 1367
.: Coordenação: Luiz Eduardo da Silva
.: Subcoordenação: Gabriel Gerber Hornink
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 23/11/2012 a 23/11/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Como parte do programa de treinamento e capacitação dos cursos de EaD, previstos pela CAPES, serão realizadas palestras, cursos, grupos de trabalho para os coordenadores de curso, coordenadores de tutoria, professores, tutores presenciais e a distância. Os tutores presenciais (que trabalham no polo), virão dos seus polos para participar do evento.

Tópico de Matemática Elementar

.: Código PREAE: 1372
.: Coordenação: Guilherme Henrique gomes da Silva
.: Subcoordenação: michele Barbosa
.: Área Temática: não informado
.: Linha de Extensão: não informado
.: Período de Realização: 27/11/2012 a 13/12/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Trabalar com os estudantes de graduação da Unifal-Mg assuntos básicos da matemática para uma melhor compreensão da disciplina Matemática I e Matemática II bem como as disciplinas que utilizam da linguagem matemática.

Curso de Capacitação do Software Estátistico SPSS – Versão 17.0

.: Código PREAE: 1375
.: Coordenação: Sueli Leiko Takamatsu Goyatá
.: Subcoordenação: Flávia de Oliveira
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 30/11/2012 a 14/12/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Curso de Introdução e análise de dados com o SOFTWARE SPSS, tendo como objetivo capacitar os participantes do Grupo de Pesquisa “Fundamentação Teórica, Metodológica e tecnológica de Assistência à Saúde do indivíduo, família e coletividade” , nos fundamentos e ferramentas de utilização do SPSS. Ao final do curso, o usuário será capaz de usar o software para as análises estatísticas dos dados de pesquisas quantitativas.

Métodos Computacionais aplicados a Inferência

.: Código PREAE: 1377
.: Coordenação: Deive Ciro de Oliveira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Tecnologia da informação
.: Período de Realização: 19/11/2012 a 23/11/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Oficina de Planejamento Estratégico da CIES Macrosul para o ano de 2013

.: Código PREAE: 1381
.: Coordenação: Sueli Leiko Takamatsu Goyatá
.: Subcoordenação: Walnéia Aparecida de Souza
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 06/12/2012 a 06/12/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Introdução ao LATEX

.: Código PREAE: 1403
.: Coordenação: Luiz Henrique de Barros Vilas Boas
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 26/10/2012 a 26/10/2012
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.