Cursos de Extensão ministrados em 2013

Curso de Capacitação em Instrumentação Cirúrgica I – 2013

.: Código PREAE: 1384
.: Coordenação: Maria Silvana Totti da Costa
.: Subcoordenação: Maria Betânia Tinti de Andrade
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 02/03/2013 a 23/11/2013
.: Atividade Realizada em Ano(s) Anterior(es)
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Trata-se de curso de capacitação em instrumentação cirúrgica, direcionado a profissionais de enfermagem e estudantes de enfermagem e medicina.

Método Lógico para Redação Científica Internacional

.: Código PREAE: 1398
.: Coordenação: Rogério Grassetto Teixeira da Cunha
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Temas específicos / Desenvolvimento humano
.: Período de Realização: 27/05/2013 a 28/05/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
A exigência por publicação internacional de bom nível é condição sine qua non, tanto para atender os preceitos da Capes quanto para acompanharmos a evolução do Brasil no cenário internacional. Além disso, é condição necessária para qualquer ciência. Este curso foca exatamente o como atingir tal meta. É disponível para quaisquer pessoas que sejam, ou serão, cientistas. Com o curso os alunos terão referenciais adequados para se guiarem rumo à publicação internacional, o que requer também uma ciência de boa qualidade.

Curso de introdução a simulação de circuitos de cominuição de minérios

.: Código PREAE: 1408
.: Coordenação: Mauricio Guimarães Bergerman
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento tecnológico
.: Período de Realização: 14/02/2013 a 15/02/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Trata-se de curso a ser ministrado por representante da empresa Interfusão sobre simulação de circuitos de cominuição de minérios. O conteúdo do curso será o seguinte: Conceitos Básicos, Energia Específica, Modelos Clássicos de Moagem, Modelo Geral de Moagem (Modelo Balanço Populacional), Ciclones, Otimização de Circuitos Industriais, IV Lei, Corpos Moedores – tipos e aplicações.

Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas: Curso Prático sobre o Trabalho Científico

.: Código PREAE: 1415
.: Coordenação: Aline Lourenço de Oliveira
.: Subcoordenação: João Estevão Barbosa Neto
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Organizações da soc. civil e movimentos sociais e populares
.: Período de Realização: 20/02/2013 a 20/02/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
No curso de Bacharelado Interdisciplinar em Ciência (BICE) existem diversos projetos que oferecem oportunidades aos estudantes de se envolverem com a pesquisa científica (PIEPEX, TCP, TCC, Iniciação Científica), porém, verifica-se frequentemente a dificuldade dos mesmos em lidarem com questões práticas do processo de pesquisa e da redação dos textos científicos. O curso de “Metodologia de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas: Curso Prático sobre o Trabalho Científico” se propõe a abordar de forma clara e didática elementos básicos do trabalho científico, como problematização do tema de pesquisa, construção do referencial teórico, classificação metodológica, redação do texto científico, gerenciamento de referências, locais e formas de publicação de pesquisas científicas.Espera-se com este curso capacitar os discentes para melhor desempenharem suas atividades acadêmicas relacionadas a pesquisa.

Cuidado Integral à pessoas portadoras de hipertensão arterial sistêmica

.: Código PREAE: 1429
.: Coordenação: Sueli Leiko Takamatsu Goyatá
.: Subcoordenação: Flávia de Oliveira
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde da família
.: Período de Realização: 28/02/2013 a 11/05/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
A maior causa de morbi-mortalidade em Minas Gerais e região de Alfenas tem sido as condições crônicas, que correspondem a 66% (MINAS GERAIS, 2008). Tal fato se justifica uma vez que o Brasil, como o Estado de Minas Gerais e regiões estão passando por uma rápida transição demográfica, epidemiológica e nutricional com aumento da expectativa de vida e a diminuição da mortalidade por doenças infecto-contagiosas, causando aumento da prevalência das doenças e dos agravos não transmissíveis, como a hipertensão e o diabetes mellitus tipo 2, fatores de risco para a morbidade e mortalidade cardiovasculares (BRASIL, 2001; BRASIL, 2005; FARJADO, 2006; MANSUR et al. 2001; MANSUR et al, 2009). Para o enfrentamento desse quadro epidemiológico é fundamental rever as práticas e os saberes dos profissionais de saúde nos diferentes níveis de atenção à saúde e da formação dos futuros profissionais para o cuidado integral às pessoas com condições crônicas. Assim sendo, para garantir a integralidade é necessário operar mudanças na produção do cuidado e na formação de profissionais de saúde para o cuidado integral e interdisciplinar. Dessa forma, para atender a necessidade de formar profissionais capacitados para enfrentar esse cenário, o curso visa capacitar graduandos bolsistas do Pet-saúde e residentes em Saúde da Família da UNIFAL-MG para o cuidado integral a pessoas portadoras de hipertensão arterial.

Aperfeiçoamento em Educação Infantil, Infância e Artes

.: Código PREAE: 1445
.: Coordenação: Ronaldo Auad Moreira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Alfabetização, leitura e escrita
.: Período de Realização: 20/04/2013 a 07/12/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
A formação continuada dos professores da educação básica encontra-se entre as prioridades do Ministério da Educação explicitadas no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), para garantir educação de qualidade, centrada no aprendizado do educando. A criação da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica é uma das respostas a esse compromisso. Instituída pelo Decreto 6.755 de 29 de janeiro de 2009, a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, tem por finalidade apoiar, em regime de colaboração entre a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, a formação inicial e continuada dos professores das redes públicas da educação básica. Dentre os princípios da política nacional está a formação docente construída em bases científicas e técnicas sólidas, como compromisso público de Estado. Pretende o Ministério aumentar o número de professores formados por instituições públicas de educação superior e garantir um referencial de qualidade para os cursos de formação inicial e continuada, sintonizando-os às necessidades formativas da educação básica e aos problemas da sala de aula.Como estratégia de planejamento do apoio técnico e financeiro aos Estados, Municípios e Distrito Federal para o alcance dos compromissos postos no PDE, o MEC instituiu o Plano de Ações Articuladas (PAR), por meio do qual cada uma dessas instâncias consolida suas demandas, entre elas as ações de formação. Também como instrumento de planejamento, o MEC definiu o Catálogo de Cursos de Formação Continuada e criou, em 2012, o PDEInterativo, que possibilitou levantar o interesse dos professores, por meio da internet, nos cursos de formação oferecidos com base na demanda identificada nos PAR. A partir deste levantamento, foi disponibilizada na matriz orçamentária da referida Instituição recursos que viabilizaram este curso. A Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) assumindo sua ação transformadora frente às demandas da sociedade brasileira responsabiliza-se em conjunto com o Ministério da Educação no que se refere a propor ações de formação aos professores em exercício, especificamente, das profissionais que atuam na educação infantil.

Revisão de textos em Língua Portuguesa

.: Código PREAE: 1466
.: Coordenação: Rosângela Rodrigues Borges
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 21/03/2013 a 21/10/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O Curso Revisão de Textos em Língua Portuguesa está estruturado em sete módulos e será realizado no período de março a outubro de 2013 com o objetivo de formar profissionais para atuação na área de revisão de textos de diversos gêneros, principalmente os acadêmicos, com ampla circulação na sociedade letrada. O projeto insere-se como uma ação que objetiva formar, inicialmente, capacitar petianos, bolsistas e não-bolsistas, do Grupo PET/Conexões de Saberes – Letras da UNIFAL-MG atendendo a um dos princípios do Programa de Educação Tutorial, isto é, formar profissionais altamente qualificados. Além disso, busca atender ao Edital 01/2010 (MEC/SESu) em que se determina a necessidade de oferecer aos petianos dos grupos Conexões oportunidades de aprendizagem de estudos de língua portuguesa e de metodologia científica, incluindo-se, nesse caso, os gêneros textuais acadêmicos. Espera-se que, com a realização desse Curso, a formação de profissionais capacitados para atuarem na área de revisão de textos, tendo, para isso, adquirido os conhecimentos, competências e habilidades da estrutura da língua padrão, fundamentada no estudo das gramáticas descritiva, normativa e prescritiva, para, futuramente, trabalharem na perspectiva da gramática funcional.

Escrita acadêmica: o gênero Resenha

.: Código PREAE: 1467
.: Coordenação: Rosângela Rodrigues Borges
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 20/05/2013 a 20/06/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O Curso Escrita acadêmica: o gênero Resenha está estruturado em quatro módulos e será realizado no período de maio a junho de 2013 com o objetivo de capacitar acadêmicos do 1º Período de Letras (1º semestre/2013) a reconhecerem e a utilizarem adequadamente este gênero textual. Para tanto, serão propostas atividades diversas, com a utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA – moodle), para que os cursistas possam se inteirar do tema de forma colaborativa. Haverá a proposição de leituras e discussões acerca do tema e os cursistas farão diversas atividades nas quais lhes será exigida a prática da escrita. A ação se relaciona às atividades propostas pelo Grupo PET Conexões de Saberes – Letras e alinha-se a um dos objetivos do grupo: contribuir para a formação do acadêmico e para a melhoria do curso de graduação ao qual se vincula. Espera-se que, com a realização deste Curso, contribuir também para a melhoria do desempenho acadêmico dos cursistas atendidos e coletar dados e informações que possam subsidiar a elaboração de projetos de iniciação científica e de iniciação à docência.

Curso de Redação para o Enem

.: Código PREAE: 1486
.: Coordenação: Rosângela Rodrigues Borges
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 20/03/2013 a 20/12/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

O novo acordo ortográfico

.: Código PREAE: 1487
.: Coordenação: Rosângela Rodrigues Borges
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 06/07/2013 a 06/07/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O minicurso O Novo Acordo Ortográfico será ministrado em dois dias, das 17h às 19h. Destina-se aos petianos preferencialmente. Nos dois dias de minicurso, propõe-se auxiliar na observância das regras do Novo Acordo Ortográfico, aprovado em 2009, com a utilização de atividades escritas e aula expositivo-dialogada.

Programa Anual de Capacitação Continuada

.: Código PREAE: 1488
.: Coordenação: Eduardo Gomes Salgado
.: Subcoordenação: Luiz Eduardo da Silva
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 15/04/2013 a 25/05/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Como parte do programa de treinamento e capacitação dos cursos de EaD, previstos pela CAPES, serão realizadas palestras, cursos, grupos de trabalho para os coordenadores de curso, coordenadores de tutoria, professores, tutores presenciais e a distância. Os tutores presenciais (que trabalham no polo), virão dos seus polos para participar do evento.

CURSO DE ATUALIZAÇÃO SOBRE INTERVENÇÃO BREVE E ACONSELHAMENTO MOTIVACIONAL EM CRACK E OUTRAS DROGAS

.: Código PREAE: 1516
.: Coordenação: Dênis da Silva Moreira
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 03/05/2013 a 19/07/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Introdução à Geometria Dinâmica através do software Geogebra

.: Código PREAE: 1525
.: Coordenação: Guilherme Henrique Gomes da Silva
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 30/07/2013 a 31/07/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Durante 2 encontros de 5 horas os participantes do curso de extensão desenvolverão atividades no software Geogebra a fim de manusear e utilizar tal recurso em seu cotidiano escolar.

Tópicos de História da Matemática: Matemática egípcia, babilônica e grega

.: Código PREAE: 1526
.: Coordenação: Guilherme Henrique Gomes da Silva
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 07/08/2013 a 08/08/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
estudo de tópicos de história da matemática visando a utilização de atividades pedagógicas que propiciem o relacionamento da história com a construção de conhecimentos matemáticos.

Curso Teórico-Prático em Ressonância Magnética Nuclear

.: Código PREAE: 1527
.: Coordenação: Marisi Gomes Soares
.: Subcoordenação: Marcelo Henrique dos Santos
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento tecnológico
.: Período de Realização: 08/07/2013 a 09/07/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
A ação visa a inauguração e divulgação do equipamento de Ressonância Magnética Nuclear e oferecimento do Curso Teórico-Prático em Ressonância Magnética Nuclear.

Curso de Metrologia

.: Código PREAE: 1546
.: Coordenação: Amanda Rezende Costa Xavier
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 04/06/2013 a 08/06/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O Curso de Metrologia é uma ação de capacitação de professores e alunos de universidades públicas do estado de Minas Gerais, na busca da formação de multiplicadores e técnicos em metrologia, capazes de promover a adequação do laboratório para o cumprimento dos requisitos necessários ao reconhecimento de competência técnica, segundo normalização internacional.

Metodologias de Ensino e Aprendizagem: confecção e uso de fantoches na Educação Básica

.: Código PREAE: 1552
.: Coordenação: Rosângela Rodrigues Borges
.: Subcoordenação: Fernanda Aparecida Ribeiro
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 15/07/2013 a 15/07/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso Metodologias de ensino e aprendizagem: confecção e uso de fantoches na Educação Básica tem o objetivo de capacitar os petianos do Grupo PET/Conexões de Saberes – Letras, licenciandos do Curso de Letras e Pedagogia, além de professores da Educação Básica na confecção de fantoches (e seu uso na Educação Básica) a partir de materiais recicláveis com o intuito de que esses produtos sejam instrumentos para a prática docente tanto em língua materna quanto em língua estrangeira. Ressalta-se a relevância de produtos como esses, principalmente no ensino de leitura, oralidade e escuta por serem instrumentos auxiliadores no aprimoramento e desenvolvimento de habilidades durante a aprendizagem de uma língua, em práticas de produção de leitura e de textos. Espera-se que, com o curso, os participantes sejam capazes de criar seus próprios fantoches utilizando materiais recicláveis e de utilizá-los em atividades de estágio e na docência na Educação Básica.

Curso de Formação em Avaliação da Extensão Universitária

.: Código PREAE: 1554
.: Coordenação: Maria de Fátima Sant’Anna
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Alfabetização, leitura e escrita
.: Período de Realização: 07/08/2013 a 09/08/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
A CPAE ( Comissão Permanente de Avaliação da Extensão) instituída pelo FORPROEX- Fórum de Pró- Reitores de Extensão nas Universidades Públicas Brasileiras elaborou a proposta de um Programa de Avaliação da Extensão nas Universidades Públicas Brasileiras, articulando em três eixos:Realização de diagnóstico da extensão nas IPES Brasileiras. Capacitação das equipes da IES para um processo interno de avaliação da extensão Realização de uma avaliação de impacto do PROEXT 2009/2010. No caso específico do Curso de Avaliação em Extensão Universitária os recursos obtidos pela SESU permitiram a realização de apenas um curso em cada regional, oferecendo somente 40 vagas por região.Tendo em vista a pertinência e a importância da metologia de avaliação na melhoria da qualidade dos programas e projetos de extensão, a UNIFAL-MG, se propôs a subsidiar as despesas dos professores ministrantes agendado mais uma edição do curso na regional sudeste. Assim a Pró – Reitoria de Extensão da UNIFAL-MG, com o apoio do Fórum de Pró- Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras – FORPROEX- realizará de 07 á 09 de agosto de 2013 , o curso de Formação em Avaliação da Extensão Universitária, no Hotel Golden Park, em Poços de caldas.

Oficina “Experiência Prezi”

.: Código PREAE: 1558
.: Coordenação: Rosângela Rodrigues Borges
.: Subcoordenação: Ferrnanda Aparecida Ribeiro
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 09/08/2013 a 09/08/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Oficina “Experiência Prezi” Resumo:
O de Experiência Prezi, destina-se á comunidade interna da Universidade federal de alfenas que deseja obter conhecimento quanto ao uso desta ferramenta, tornando sua aula e/ou apresentação de trabalhos mais dinâmicas e objetivas.Tem como objetivo aproximar o público- alvo de novas ferramentas tecnológicas que venham a tornar mais dinâmicas as aulas e/ou a apresentação de trabalhos, de uma maneira fácil e objetiva e bem mais interativa do que power point.Com esta oficina, propõe-se auxiliar os cursistas no desenvolvimento e no aprimoramento de habilidade no uso de novas formas de tecnologias online, de maneira fácil , objetiva e dinâmica.

Mini-curso-Currículo Lattes

.: Código PREAE: 1568
.: Coordenação: Cibele marli Cação Paiva Gouvêa
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 13/08/2013 a 15/08/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
A atividade consistirá em curso sobre o preenchimento das informações referentes ao currículo de cada participante, na Plataforma Lattes do CNPq e ainda para os que não possuem currículo Lattes, serão fornecidas as instruções para o cadastro. O currículo cadastrado na Plataforma lattes e uma ferramenta utilizada pelo PET e demais programas ligados á pós -graduação e pesquisa, tais como programas institucionais de Bolsas de Iniciação Científica, Ciências sem Fronteiras, Programas de Pós -graduação entre outros.Assim, todos os alunos que fazem parte de algum programa institucional precisam ter o Currículo Lattes.É comum que os alunos de graduação tenham muita dificuldade no preenchimento das informações, que devem ser o mais corretas e completas possível.Assim,como parte das atividades coletivas dos Grupos PET-Biologia oferecerá o mini-curso sobre o Currículo Lattes.

Oficina “Experiência Moodle”

.: Código PREAE: 1569
.: Coordenação: Rosângela Rodrigues Borges
.: Subcoordenação: Fernanda Aparecida Ribeiro
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 06/08/2013 a 07/08/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso de experiência Moodle destina-se aos discentes do 3º período do curso de letras da Universidade federal de alfenas que necessitam obter conhecimento quanto ao uso desta ferramenta para desenvolvimento de atividade semestral que será realizada através do espaço Moodle. Tem como objetivo aproximar o público -alvo de novas ferramentas tecnológicas. Com esta oficina, propõe-se auxiliar os cursistas no desenvolvimento e no aprimoramento de habilidades no uso de novas formas de tecnologia online, e de maneira fácil, objetiva e dinâmica.

Curso de Capacitação de Preceptores da Rede de Atenção à Saúde de Alfenas

.: Código PREAE: 1584
.: Coordenação: Sueli Leiko Takamatsu Goyatá
.: Subcoordenação: Flávia de Oliveira
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 05/08/2013 a 19/12/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Curso Prático de Bandagens Funcionais

.: Código PREAE: 1585
.: Coordenação: Marcelo Lourenço da Silva
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Pessoas c/ deficiências, incapacidades e necess. especiais
.: Período de Realização: 18/10/2013 a 25/10/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
.: Atividade Vinculada ao Programa: Programa de Estudos da Postura e do Movimento 
Resumo:
As bandagens funcionais tem o objetivo de promover o posicionamento da articulação ou do segmento, a fim de se evitar amplitudes de movimento exageradas dentro da biomecânica articular, diminuindo a sobrecarga e favorecendo a evolução do processo de reabilitação. (2) Conteúdo Programático: Histórico, Objetivo da Bandagem, Classificação das Bandagens, Efeitos e Indicações Clínicas, Avaliação das Lesões e Tratamento Fisioterapêutico, Técnicas de Bandagem Funcional para Tornozelo, Fasciíte Plantar, Valgo e Varo de Joelho, Síndrome Patelo-Femural e Luxação Patelar, Hálux, Cotovelo, Punho, Polegar e Interfalangianas.

Curso de Gestão em EAD

.: Código PREAE: 1594
.: Coordenação: Eduardo Gomes Salgado
.: Subcoordenação: Luiz Eduardo da Silva
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 21/10/2013 a 06/12/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Como parte do programa de treinamento e capacitação dos cursos de EaD, previstos pela CAPES, serão realizadas palestras, cursos, grupos de trabalho para os coordenadores de curso, coordenadores de tutoria, professores, tutores presenciais e a distância. (2) Os tutores presenciais (que trabalham no polo), virão dos seus polos para participar do evento.

Diálogo em Redes

.: Código PREAE: 1605
.: Coordenação: Débora Felício Faria
.: Subcoordenação: Merelym Ketterym de Oliveira
.: Área Temática: Comunicação
.: Linha de Extensão: Formação de professores
.: Período de Realização: 04/10/2013 a 22/02/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Curso de Busca em Bases de Patentes 3° Edição

.: Código PREAE: 1609
.: Coordenação: Marcia Paranho Veloso
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Propriedade intelectual e patente
.: Período de Realização: 23/11/2013 a 23/11/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Patente é um direito concedido ao titular a exclusividade de comercialização ou reprodução da tecnologia desenvolvida, por isso desenvolvemos um curso de busca em bancos de dados de patentes de modo a ensinar aos pesquisadores a evitar desenvolver uma pesquisa que já tenha sido patenteada evitando desperdício de recursos financeiro e humano. (2) Através deste curso os pesquisadores podem explorar essas ferramentas de modo a aperfeiçoar alguma tecnologia que já tenha sido patenteada, desenvolvendo uma técnica melhor, mais simples, mais barata entre outras. (3) Ministrantes: (4) Professora Marcia Paranho Veloso, Doutora, Universidade Federal de Alfenas (5) Ana Maria Santana do Amaral, Mestre, Agência de Inovação e Empreendedorismo da UNIFAL-MG, Assessora de Propriedade Intelectual. (6) O curso será realizado no dia 23 de novembro de 2013, com início às 8:00 horas com intervalo das 12:00 às 14:00 horas, terminando o curso às 18:00 horas. O local será no laboratório de informática da matemática (V201).

Curso de Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas

.: Código PREAE: 1610
.: Coordenação: Dênis da Silva Moreira
.: Subcoordenação: Cristiane da Silva Marciano Grasselli
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 20/09/2013 a 08/11/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Trata-se de um curso vinculados aos 28 municípios do CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL DE SAÚDE DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DOS LAGOS DO SUL DE MINAS – CISLAGOS, inscritos nos cursos de capacitação do Centro Regional de Referência sobre Drogas da UNIFAL-MG. O Curso capacitará aos profissionais das Redes SUS e SUAS (médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, da assistência social, educadores e lideranças religiosas), contribuirá também para um momento de reflexão sobre os desafios da Política Nacional sobre Drogas e a Política Nacional sobre o Álcool e propiciará um espaço para compartilhamento de ações que possam minimizar o impacto do uso de crack e outras drogas.

Curso de aperfeiçoamento em crack e outras drogas para profissionais atuantes no Programa de Saúde da Família – PSF e no Núcleo de Assistência à Saúde da Família – NASF

.: Código PREAE: 1612
.: Coordenação: Dênis da Silva Moreira
.: Subcoordenação: Cristiane da Silva Marciano Grasselli
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 20/09/2013 a 08/11/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Minicurso de Espanhol para o Enem

.: Código PREAE: 1620
.: Coordenação: Rosângela Rodrigues Borges
.: Subcoordenação: Fernanda Aparecida Ribeiro
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Patrimônio cultural, histórico e natural
.: Período de Realização: 23/10/2013 a 23/10/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O Minicurso de Espanhol para o Enem, que será ministrado pelo Grupo PET/Conexões de Saberes – Letras, tem como objetivo apresentar, a seus participantes, alguns aspectos da cultura dos países falantes da Língua Espanhola a fim de que possam adquirir informações relevantes sobre esses países, auxiliando-os na realização da prova do Enem. O minicurso, com carga horária de…3h, será oferecido aos alunos do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas da cidade de Alfenas e do Projeto de Extensão Curso Preparatório para o Enem que optaram pela Língua Espanhola na prova do Enem. Além de contribuir com o desenvolvimento de habilidades necessárias à prova do Enem, espera-se que os participantes tenham uma visão geral da cultura de países como a Argentina, Uruguai, Peru, Espanha, México e Chile a fim de que possam, a partir de aspectos culturais, começar a entender melhor o outro e a si próprio. Espera-se também contribuir com a formação dos ministrantes no que diz respeito ao desenvolvimento de metodologias de ensino e aprendizagem.

Círculo de Estudos Docente

.: Código PREAE: 1623
.: Coordenação: Virgínia Donizete de Carvalho
.: Subcoordenação: Fernanda Santinelli
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 24/10/2013 a 07/11/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O Círculo de Estudos Docentes consiste em uma espécie de minicurso que pretende possibilitar aos discentes do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade refletirem e discutirem o exercício da docência na educação superior numa perspectiva freiriana. Tendo em vista se tratar de alunos de um mestrado acadêmico, destaca-se a relevância da oferta de uma ação de extensão que proporcione o conhecimento acerca da proposta de um dos mais eminentes educadores desse país, com vistas a que os mesmos possam pensar e pautar sua prática futura nas linhas de trabalho propostas por Paulo Freire. Tendo em vista que, além da opção por uma educação libertadora enquanto princípio, a proposta crítica de Paulo Freire supõe uma ação transformadora, ao se inspirar em Paulo Freire, espera-se que esses futuros docentes possam propor e desenvolver uma prática pedagógica humanizadora, dialogal, entre sujeitos; que não repita a relação dominante – dominado da sociedade mais ampla no espaço da educação e da formação humana.

Pré Cálculo

.: Código PREAE: 1624
.: Coordenação: Michele Barbosa
.: Subcoordenação: Cláudia Adam Ramos
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
.: Período de Realização: 28/10/2013 a 03/12/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso de Pré- Calculo visa propiciar experiência que facilite aos alunos o estudo de Matemática de nível superior, em especial para disciplinas de Matemática I e II, incentivando a autonomia e autocrítica no estudo e a superação das dificuldades.

Curso de Cultura Empreendedora nas Instituições de Ensino Superior

.: Código PREAE: 1626
.: Coordenação: Marcia Paranho Veloso
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Educação
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 25/10/2013 a 25/10/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O curso tem como objetivo geral promover a semeação da cultura empreendedora e da inovação nas instituições de ensino superior, com efeito de motivar novas possibilidades no processo de ensino-aprendizagem centralizadas no mercado.

II Ciclo de minicurso PET-FISIOTERAPIA

.: Código PREAE: 1628
.: Coordenação: Leonardo César Carvalho
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Educação profissional
.: Período de Realização: 09/11/2013 a 17/12/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Não fornecido em formato digital editável.

Curso: Intervenção Breve e Atenção Farmacêutica

.: Código PREAE: 1634
.: Coordenação: Luciene Alves Moreira Marques
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 09/11/2013 a 09/11/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Este curso é parte das atividades que serão promovidas pelo Programa: De perto ninguém é normal, fomentado pelo PROEXT/MEC/SESU . O objetivo é promover a formação da equipe de trabalho e também de outros participantes em intervenção breve para usuários de benzodiazepínicos, crack e outras drogas, além de seus familiares.

Introdução aos métodos de PCR e PCR em tempo real para identificação de micro-organismos

.: Código PREAE: 1636
.: Coordenação: Fábio Antônio Colombo
.: Subcoordenação: Mateus de Souza Terceti
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Saúde humana
.: Período de Realização: 17/10/2013 a 18/10/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
A ação se realizará como um curso de introdução as principais técnicas de biologia molecular utilizadas na identificação de micro-organismos. Este curso será dividido em uma abordagem teórica, onde serão apresentados aos alunos os princípios básicos de extração, amplificação e analise de resultados, seguida de uma parte prática.

Noções Básicas de Análises de Haplótipos

.: Código PREAE: 1642
.: Coordenação: Vanessa Roma Moreno Cotulio
.: Subcoordenação: Tereza Cristina Orlando
.: Área Temática: Meio Ambiente
.: Linha de Extensão: Questões ambientais
.: Período de Realização: 06/11/2013 a 06/11/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
arquivo PDF na pasta do PREAE

Curso de capacitação PET Saúde / Redes de Atenção Psicossocial: Pesquisa Edidemiológica e Constituição de Redes de Atenção Psicossocial (RAS)

.: Código PREAE: 1646
.: Coordenação: Sueli de Carvalho Vilela
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Saúde
.: Linha de Extensão: Alfabetização, leitura e escrita
.: Período de Realização: 06/11/2013 a 18/12/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
O PET/ Saúde Redes como um de seus propósitos ofertar um curso de capacitação para os bolsistas, que será realizado em dois módulos. Os temas serão Pesquisa epidemiológica que será direcionado aos alunos bolsistas com intuito de capacitá-los para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, ocorrendo durante o mês de outubro. O segundo tema integrará o modulo II que engloba Redes de Atenção Psicossocial e as suas articulações, sendo realizado durante o mês de novembro. Objetivo: Capacitar os discentes bolsistas do PET Saúde/Redes e preceptores a desenvolver projeto de pesquisa epidemiológica e o trabalho sobre redes de atenção psicossocial. O curso terá uma carga horaria de 70 horas, sendo 40 horas presenciais e 30 horas de dispersão. Módulo I: PESQUISA EPIDEMIOLOGICA. Ementa: Definição de pesquisa de campo e de base populacional. Delineamento da pesquisa. Seleção do sujeito da pesquisa. Aspectos Legais e Éticos. Amostragem. Instrumentos: Assist e Audit. Banco de dados e elaboração de pesquisa. Objetivo Geral: Capacitar o discente para realizar estudos epidemiológicos com ênfase no perfil sócio-demográficos, clínico epidemiológico de uma população. Módulo II : REDES DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL. Ementa: Conceituação de Redes, características e especificidades; Redes de Atenção Psicossocial; Desenho de Rede; Instituições e serviços de rede.

Oficina de Dança Contemporânea

.: Código PREAE: 1655
.: Coordenação: Ivanei Salgado
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Cultura
.: Linha de Extensão: Artes cênicas
.: Período de Realização: 10/12/2013 a 13/12/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
A Oficina de Dança Contemporânea possibilitará a vivência em dança com propostas de Linguagens da Dança: Arte e Ensino, de Isabel Marques. O Objetivo Geral é promover vivências somáticas em Dança. São Objetivos Específicos: Contribuir para iniciação em dança, aprimorar a consciência corporal e ritmo, garantir situações em que o lúdico esteja presente, promover a ruptura de preconceitos e esteriótipos. Como metodologia serão utilizadas abordagens contemporâneas de metodologias do ensino da dança, com ênfase no Sistema Laban-Bartenieff e métodos de composição coreográfica por improvisação.

Curso sobre classificação e bombeamento de polpas

.: Código PREAE: 1661
.: Coordenação: Mauricio Guimarães Bergerman
.: Subcoordenação:
.: Área Temática: Tecnologia e Produção
.: Linha de Extensão: Desenvolvimento tecnológico
.: Período de Realização: 01/11/2013 a 01/11/2013
.: Classificação do Curso: Presencial
Resumo:
Trata-se de seminário que será ministrado pela empresa Weir Minerals, sobre tópicos especiais de bombeamento de polpa e classificação em ciclones, que irão incluir dimensionamento de ciclones, bombas para polpa com espuma, dimensionamento de bombas para moagem e bombas para líquidos viscosos. Trata-se de assunto complementar ao já visto pelo alunos em sala de aula nas UCs de mecânica dos fluidos, operações unitárias I e beneficiamento de minérios I. Os profissionais que irão ministrar o curso são profissionais com mais de 10 anos de experiência na área de classificação e bombeamento de polpas. Trata-se de uma excelente oportunidade para que alunos e professores tenham contato com outros aspectos do bombeamento de polpas, principalmente relacionado a tópicos pouco comentados na literatura em português.